EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#991 Mensagem por Cassio » Sáb Jun 08, 2019 12:12 am

Existe um código de ética.
Não sei tudo. Aliás em empresas grandes poucos sabem tudo. Sei apenas dos projetos em que estou envolvido. Mas trabalho com informações que são consideradas confidenciais por ser tratar de produtos que poderão ser lançados (ou não). Ninguém que trabalha nestes novos projetos está autorizado a divulgar informações. A empresa possui seus canais próprios para isso.
Não acredite em tudo que lê na imprensa pois ela está carregada de opiniões ideológicas, achismos e cenários construídos com fragmentos de informações. Além de muita desinformação também.
Como sempre disse, não tenho bola de cristal para saber se este negócio será bom ou ruim... Mas posso dizer que, pelo que vejo até o momento, as perspectivas parecem boas.
Quer um exemplo... Falam em desemprego aos o negócio ser finalizado... Eu vejo que acontecerá o contrário pelos movimentos que já estão ocorrendo.
Dizem que a produção será tirada daqui... Pelo que estou vendo, também acho que será o contrário.
Então...
Não sei de tudo... Sei até pouco. Mas o que sei indica numa direção diferente do que muitos acreditam. Só isso.
Vamos ver. Os próximos anos serão interessantes e desafiadores.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#992 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 08, 2019 8:37 am

Cassio escreveu: Sáb Jun 08, 2019 12:12 am Existe um código de ética.
Não sei tudo. Aliás em empresas grandes poucos sabem tudo. Sei apenas dos projetos em que estou envolvido. Mas trabalho com informações que são consideradas confidenciais por ser tratar de produtos que poderão ser lançados (ou não). Ninguém que trabalha nestes novos projetos está autorizado a divulgar informações. A empresa possui seus canais próprios para isso.
Não acredite em tudo que lê na imprensa pois ela está carregada de opiniões ideológicas, achismos e cenários construídos com fragmentos de informações. Além de muita desinformação também.
Como sempre disse, não tenho bola de cristal para saber se este negócio será bom ou ruim... Mas posso dizer que, pelo que vejo até o momento, as perspectivas parecem boas.
Quer um exemplo... Falam em desemprego aos o negócio ser finalizado... Eu vejo que acontecerá o contrário pelos movimentos que já estão ocorrendo.
Dizem que a produção será tirada daqui... Pelo que estou vendo, também acho que será o contrário.
Então...
Não sei de tudo... Sei até pouco. Mas o que sei indica numa direção diferente do que muitos acreditam. Só isso.
Vamos ver. Os próximos anos serão interessantes e desafiadores.
Conta outra, enrolou e não disse nada, como sempre.

Além disso, é nítida a quantidade de "Acho que" no seu post. Pra quem, em posts anteriores, demonstra tamanha certeza do que está falando, esse seu post me mostra extrema insegurança do que fala.

E outra, as negociações da Embraer envolvem ações pertencentes ao Governo, por tanto aos contribuintes. Por que há cláusulas obrigando segredo de negócio em uma empresa que possui ações estatais, ainda mais Golden Share?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60727
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#993 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 08, 2019 12:28 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jun 08, 2019 8:37 am
Cassio escreveu: Sáb Jun 08, 2019 12:12 am Existe um código de ética.
Não sei tudo. Aliás em empresas grandes poucos sabem tudo. Sei apenas dos projetos em que estou envolvido. Mas trabalho com informações que são consideradas confidenciais por ser tratar de produtos que poderão ser lançados (ou não). Ninguém que trabalha nestes novos projetos está autorizado a divulgar informações. A empresa possui seus canais próprios para isso.
Não acredite em tudo que lê na imprensa pois ela está carregada de opiniões ideológicas, achismos e cenários construídos com fragmentos de informações. Além de muita desinformação também.
Como sempre disse, não tenho bola de cristal para saber se este negócio será bom ou ruim... Mas posso dizer que, pelo que vejo até o momento, as perspectivas parecem boas.
Quer um exemplo... Falam em desemprego aos o negócio ser finalizado... Eu vejo que acontecerá o contrário pelos movimentos que já estão ocorrendo.
Dizem que a produção será tirada daqui... Pelo que estou vendo, também acho que será o contrário.
Então...
Não sei de tudo... Sei até pouco. Mas o que sei indica numa direção diferente do que muitos acreditam. Só isso.
Vamos ver. Os próximos anos serão interessantes e desafiadores.
Conta outra, enrolou e não disse nada, como sempre.

Além disso, é nítida a quantidade de "Acho que" no seu post. Pra quem, em posts anteriores, demonstra tamanha certeza do que está falando, esse seu post me mostra extrema insegurança do que fala.

E outra, as negociações da Embraer envolvem ações pertencentes ao Governo, por tanto aos contribuintes. Por que há cláusulas obrigando segredo de negócio em uma empresa que possui ações estatais, ainda mais Golden Share?
Se eu fosse tu sossegava com o índio, cupincha: tua treta parece ser com qualquer um que não ache esse negócio um absurdo (tipo EU, p ex), e que razões CONCRETAS tens para mostrar? NECAS, puro achismo embasado em jorna, Wiki e GIT (Google Institute of Technology :mrgreen: ), além de supostas charlas com gente que, a meu ver, entende tanto de arma quanto eu de física quântica. Onde estavam tu e o "eu avisei" Zelhos quando as ações Ordinárias da EMBRAER estavam sendo massivamente vendidas a estrangeiros? Quantas VOSMEÇÊS patrioticamente compraram?

Por gentileza, nos mostres a tua bola de cristal, onde aparece a EMBRAER inteira indo embora do Brasil e a Indústria Aeronáutica aqui ficar igual à automobilística, ou seja, Made in Brazil só se for de fabricante estrangeiro. Assim, por favor, te moderes, pois não és (nem eu sou) oráculo de nada aqui.
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#994 Mensagem por Cassio » Sáb Jun 08, 2019 4:04 pm

"Por gentileza, nos mostres a tua bola de cristal, onde aparece a EMBRAER inteira indo embora do Brasil e a Indústria Aeronáutica aqui ficar igual à automobilística, ou seja, Made in Brazil só se for de fabricante estrangeiro. Assim, por favor, te moderes, pois não és (nem eu sou) oráculo de nada aqui."

Bem colocado Túlio... eu também não sou oráculo de nada. Foi só colocar aqui que existem sim novos desenvolvimento e novas surpresas por vir (o que já é uma informação) que vem os caras "entendidos" com pedras nas mãos. Já disse milhões de vezes... Não sei tudo, mas o que sei não divulgo aqui nem que a vaca voe por meios próprios!!!! Não devo, não posso e amo meu trabalho. Já vi colega ser demitido por falar o que não devia. Está no código de ética da empresa. E não tem nada a ver com ter ações em mãos do governo ou estatais... o que tem a ver uma coisa com a outra eu não sei.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#995 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 08, 2019 5:46 pm

Fato é que a Embraer já era como a conhecemos. O maior ativo tecnológico e financeiro da empresa - o setor comercial - foi vendido. Ponto. O resto que está aí não tem absolutamente pernas próprias para se sustentar sozinhos. Como vão fazer para que a EDS e a executiva sobrevivam só o tempo vai dizer.
A tal joint venture com a Boeing com o KC-390 é só uma promessa de vantagem comercial, nada real ou concreto. O Super Tucano vende a conta gotas e a encomenda da USAF pode ser a única vantagem que ele terá nos próximos dez anos em termos de produção, e que sequer será feita aqui. Mas já é um alento. Outras vendas externas tem pouca ou nenhuma probabilidade de acontecer em números significativos.
No mais, aparentemente não existe qualquer novo projeto que a FAB queira e/ou deseje ver a Embraer como fornecedora daqui até 2041. E até onde se possa saber, tudo dar a entender que não são poucas pessoas dentro do comando da aeronáutica que não gostaram de ver o país simplesmente entregar de bandeja a maior empresa de tecnologia a preço de banana.
Existe a necessidade de substituição dos Tucano, Universal, Bandeirante, Brasília e Caravan até o final da próxima década. E novamente, até prova em contrário, a FAB não tem a minima intenção de recorrer à Embraer, ou que sobrou dela, para encaminhar solução para essas substituições.
A empresa pode derivar um cargo lift militar de um turbohélice que eventualmente possa vir a ser produzido? Sim, com certeza. Pode oferecer soluções para outras demandas da FAB e demais forças? Sim pode. A questão é: a FAB irá admitir colocar dinheiro público em uma empresa que praticamente estará subordinada a interesses estrangeiros?
Já disse, e reafirmo, sou e fui contra essa falsa jont venture com a Boeing. Os argumentos usados foram fraquíssimos, ou no mínimo, tão suspeitos quanto subjetivos. Não há qualquer prova concreta que a Embraer poderia simplesmente ir à falência ou acabar fechando no médio ou longo prazo. A carteira de pedidos da empresa é robusta mais que suficiente para desconstruir essas falas. Mas trata-se de uma empresa privada, apesar de contar com participação pública. Se o governo, através da FAB, que é o representante legal da sociedade abaixou a cabeça e as calças para a Boeing em favor desse negócio, então que se há de fazer senão recorrer ao santos, anjos e terreiros que ainda existem por aí...

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#996 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 08, 2019 5:56 pm

Esqueci, embora não esteja em questão neste momento, a partir da próxima década a FAB precisará começar a pensar na substituição dos E-145, E-190, A-319ACJ, Lear 35, e Hawker 2000 e P-3.
São vários tipos para várias funções além daqueles citados no post acima. Para todos a Embraer poderia apor soluções, mas ainda assim fica a questão a responder: quão fiável é colocar dinheiro público em uma empresa que já não era nacional há tempos, e agora mais ainda está em mãos ( e interesses ) de estrangeiros?

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#997 Mensagem por Zelhos » Sáb Jun 08, 2019 6:03 pm

Isso se chama apelo à autoridade, se você fingir que tem autoridade em um assunto, pode falar qualquer coisa, sempre vai ter alguém te dando crédito pelo que diz, mesmo que não faça sentido algum. Perceberam como depois desse "acordo" começaram a pipocar na internet funcionários da Embraer sempre com o mesmo discurso? "Ah, vocês não sabem de nada", "espere e verá", "vocês estão se baseando em fakenews, nos, que temos autoridade para dizer, é que estamos certos"? No aéreo até inventaram uma tal de "engenheira gata" que se dizia funcionária da Embraer e logo depois foi desmascarada por gente que realmente tinha contatos lá dentro. Dizer que tem informações privilegiadas e não dizer que informações são essas é muito fácil, difícil é os fatos baterem com o discurso, coisa que não aconteceu até agora, só deram bola fora e até agora, todas as notícias, ditas falsas, estavam corretas, até o nome da empresa esses "jornalistas comunistas" acertaram, porque será? Será que eles têm bola de cristal ou tem contados, verdadeiros, na indústria?
No mais, Túlio, sei que você é novo nesse negócio de "liberalismo", mas não é assim que a banda toca em lugar nenhum, esse negócio de a empresa ser privada, do capital ser entrangeiro e então ninguém pode dar palpite é coisa de Youtuber de 20 anos, na sua maioria, que não tem dinheiro nem para pagar o aluguel e quer dar uma de oráculo do capitalismo. Na hora de pegar 40 bilhões dos nossos reais a Embraer era brasileira, não era? Na hora de assinar contratos bilionários, alguns que não faziam sentido algum, como o C 390, ela era brasileira, na hora de usar recursos da FAB para projetos próprios e aplicar esse capital intelectual em projetos civis a Embraer era brasileira, não era? Inclusive, eu desafio qualquer um aqui que diz que a Embraer pertence a fundos americanos a provar onde que o controle acionário da companhia está em mãos estrangeiras, inclusive, recomendo procurarem aí o GIT o que significa ação ordinária. Será que nunca deram uma lidinha no estatuto da Embraer antes de saírem por aí espalhando informação falsa?
No mais, se a Embraer não é brasileira, não significa nada para o país e ninguém pode dar palpite, porque cargas d'água essa mesma Embraer foi com o pires na mão para as FFAA e o GF dizer que depende de encomendas estatais para cumprir com sua obrigação de manter as portas abertas?
Quem está dando uma de oráculo aqui não sou eu, eu estou me baseando em fatos e nas informações divulgadas, que até agora se provaram verdadeiras, ou não? Não é assim que as discussões transcorrem nos fóruns? Com fatos e conjecturas? Dizer convenientemente que as informações são falsas, que os fatos não servem e seguir com um discurso ideológico para suprimir a discussão não é algo digno desse ambiente. Nunca na minha vida eu vi manterem um tópico aberto para suprimir a discussão. Se é assim, que fechem o tópico e não toquem mais no assunto.
Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#998 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 08, 2019 7:14 pm

Túlio escreveu: Sáb Jun 08, 2019 12:28 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Jun 08, 2019 8:37 am
Conta outra, enrolou e não disse nada, como sempre.

Além disso, é nítida a quantidade de "Acho que" no seu post. Pra quem, em posts anteriores, demonstra tamanha certeza do que está falando, esse seu post me mostra extrema insegurança do que fala.

E outra, as negociações da Embraer envolvem ações pertencentes ao Governo, por tanto aos contribuintes. Por que há cláusulas obrigando segredo de negócio em uma empresa que possui ações estatais, ainda mais Golden Share?
Se eu fosse tu sossegava com o índio, cupincha: tua treta parece ser com qualquer um que não ache esse negócio um absurdo (tipo EU, p ex), e que razões CONCRETAS tens para mostrar? NECAS, puro achismo embasado em jorna, Wiki e GIT (Google Institute of Technology :mrgreen: ), além de supostas charlas com gente que, a meu ver, entende tanto de arma quanto eu de física quântica. Onde estavam tu e o "eu avisei" Zelhos quando as ações Ordinárias da EMBRAER estavam sendo massivamente vendidas a estrangeiros? Quantas VOSMEÇÊS patrioticamente compraram?

Por gentileza, nos mostres a tua bola de cristal, onde aparece a EMBRAER inteira indo embora do Brasil e a Indústria Aeronáutica aqui ficar igual à automobilística, ou seja, Made in Brazil só se for de fabricante estrangeiro. Assim, por favor, te moderes, pois não és (nem eu sou) oráculo de nada aqui.
Túlio, lamentável mais uma vez. Você distorce o que eu falei e ainda faz uma insinuação que beira a mentira! Onde estava eu? O meu primeiro post sobre o tema foi ser totalmente contrário a venda total para a Boeing, você sabe muito bem disso, não finja que não se lembra, tentando fazer contorcionismo retórico para adequar a fala alheia num contexto em que eu possa refutar. A mesma coisa você fez no tópico do Leopard, em que MOMENTO ALGUM eu negligenciei NCW e Eletrônica embarcada, inclusive citando nominalmente os sistemas. Eu não minto sobre posicionamento de colegas!

Não tem absolutamente nada a ver com Patriotismo e Nacionalismo, esse negócio está uma merda. Vá no EUA sugerir a mesma coisa, com Embraer dominando 80% das ações e obrigando a transferência de tecnologia dos novos desenvolvimentos para uma JV que terá praticamente total domínio da Embraer? Acha que eles vão aceitar? Eu estou falando ESTRITAMENTE DO NEGÓCIO. Não venha mentir sobre meus posicionamentos que estão mais do que claros: a favor de uma parceria justa entre ambas, mesmo que seja JV, mas não esse negócio ridículo que está se desenhando.

Eu não me baseio em Wikipédia, você viu eu AFIRMANDO alguma coisa? Se você não viu, não invente coisas vindas da sua cabeça. Por favor, não me faça transcrever todos os meus posts sobre tema e depois desenhar tudinho. Tudo que eu postei foi baseado no que sai da imprensa, principalmente aquele famoso Relatório que seria da FAB sobre o negócio. Vai mentir sobre a existência dele ou que saiu do Wikipédia? Tenha dó!

Não venha me cobrar uma postura sobre "patriotismo" de uma coisa que você já sabe, pois não tem o menor direito de me cobrar coisas do tipo, ainda mais distorcendo de forma absurda o que eu falei.

O que eu questionei do Cássio é a postura dele de dizer que todo mundo está errado, ele está certo e tem todas as informações, porém quando eu pergunto sobre as informações vem com papo furado de "sigilo de negócio" que é inexistente, envolvendo em uma empresa que o Governo possui Golden Share. Se você diz que o outro está errado, dá uma de orgulhoso e praticamente detona que só você tem autoridade pra falar do assunto pois só você tem informações do caso, VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE REPASSAR A INFORMAÇÃO, mesmo que parcial e apresentar algo concreto. Ora, não foi você que acabou de me comprovar a concreticidade de informações, por que eu não posso questionar as informações vazias dos outros?

Quando eu falei que os 1A5 não tinha condições de operar, MUITO ANTES de você cair na real (isso em 2015, você só foi reconhecer isso um ano depois), eu falei as informações que tinha e inclusive detalhei. Eu posso ser ríspido muitas vezes, mas eu sou Honesto debatendo. Eu não fico me fazendo de "autoridade" no assunto e depois fico negando informações, depois desdenhando dos outros e muito menos distorço palavras ou minto sobre elas. É o princípio de um debate normal sem Ad Hominem e muito menos métodos de Schopenhauer, é pura Honestidade de Debate. Se tem as informações, poeste-as. Quero que me mostrem os motivos de haver cláusulas de segredos no negócio e o porque, pois vou imediatamente no STF questionar segredo em negócios que são feitos em empresas que o Governo Federal possui poder de veto. Nem com o Gripen foi assim!

Não precisa destrinchar, mostrar detalhe por detalhe. Pode ser um simples resumo, mostrando a base que tem pra isso. Simples!

Eu sempre lhe respeitei e continuo lhe respeitando, mas espero novamente que não venha mentir sobre meus posicionamentos - dos quais você já conhece, sobretudo do caso Embraer-Boeing - e nem distorcer para chegar ao ponto que você consiga discordar, igual aquele caso absurdo de você FINGINDO que eu neguei ou fui negligente quanto a eletrônica embarcada de blindados, inclusive eu transcrevi trechos das minhas falas MUITO anteriores das suas e você SE QUER respondeu até agora.

Aqui está meu primeiro posicionamento no assunto, datado do dia 11 de Abril de 2018:
Eu sou veementemente contra ao negócio como está se desenrolando.

Fica a questão: como vai se dar o setor de defesa e a tecnologia que está sendo adquirida e aprendida da SAAB?

Isso pode matar tudo pelo que o FX foi feito, não só aprender a fazer caças e seus componentes, como também usa-los para uma parceria em um programa de 5a geração com a mesma.

Ai depois ficam com raivinha quando a SAAB escolhe a aeronave da Bombardier pra ser plataforma de seu novo Erieye ER e volta atrás em outros casos. Estão mais que certo.

Que a Boeing não chegue nem perto do setor de defesa da Embraer e que, no máximo, só ajude a vender o KC-390. Se não o desastre já esta anunciado.
posting.php?mode=edit&f=1&p=5516130
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#999 Mensagem por Cassio » Sáb Jun 08, 2019 7:48 pm

Obrigação de passar informação... Você deve ser idiota né? Não existe obrigação de dar informação alguma aqui.
Vai dormir. Trabalhei hoje o dia todo num novo projeto de aeronave... Bom fiquem aí roendo as unhas.
E só para fundir a cuca de vocês... Eu também não gostei de ver o setor de aviação comercial estar sob controle do Boeing. Mas desde que invistam aqui, pouco importa quem está no controle. Importante é ter emprego, ter engenharia aqui...
E se pensam que as forças armadas deixarão de recorrer a Embraer para futuros projetos, devo dizer, estão errados.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1000 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 08, 2019 9:22 pm

Uma empresa que vive de vender aviões é mais que natural estar trabalhando em novos projetos, isso não é nenhuma novidade, é apenas questão de lógica de mercado e negócio. Espero e desejo que tudo vá bem e que dê certo.
Quanto a manter empregos, engenharia e trabalho por aqui, entendo que todos aqui concordam que essa é uma demanda geral, e nem poderia ser o contrário.
Para você como empregado da Embraer está certo dizer que pouco importa quem está no controle, desde que o salário e o emprego sejam mantidos. Mas o tipo de empresa que ela é, e o que ela significa para o país, de fato que os tomadores de decisão em Brasília não podem adotar o mesmo padrão de raciocínio. É assim aqui e em qualquer outro país que quer manter algum tipo de condição tecnológica moderna.
Quanto as ffaa's recorrerem a Embraer para projetos futuros, não vejo nenhum problema nisso, é e sempre será uma possibilidade, mas nunca uma impositividade.
Aloquei uma pequena lista de necessidades nos próximos 10/15 anos para a FAB. Outras demandas irão aparecer obviamente, sejam da FAB como das demais forças co-irmãs. Mas isso não significa necessariamente que a Embraer será a ponta de lança ou mesmo que participará deles. Pelo contrário, penso eu que a partir do momento que empresa passar ao controle efetivo de Seatle, e a FAB se ver obrigada a negociar com um americano em relação a seus projetos, bem, alguma coisa irá mudar na relação Estado-Empresa. Simplesmente não vai ser mais a mesma coisa. E nem poderia. O que vai mudar? O tempo vai dizer.
Não estou falando que a FAB vai fazer isso ou aquilo, ou que vai deixar de fazer isso ou aquilo em relação à Embraer, mas fazendo uma simples constatação: uma coisa foi a Embraer que até hoje conhecemos, outra será a Embraer, e o que sobrar dela, na década de 2020 e além.
Vamos ver de que forma a empresa irá responder as futuras demandas das ffaa's, e principalmente, de que forma também estas irão responder a nova situação da empresa.
Notar que a EDS no que compete ao KC-390 será organizada em uma joint venture com a Boeing. Bem, fico curioso em saber com quem a FAB terá de tratar em futuros negócios em relação a esta aeronave. Sabemos que americanos não dividem o poder. E não temos porque acreditar que mesmo em uma sociedade dita igual entre as partes isso seja diferente.
Vamos ver no que vai dar.

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1001 Mensagem por Cassio » Sáb Jun 08, 2019 9:36 pm

Uma coisa que você não entendeu ainda é como irá funcionar a JV do KC-390.... Em primeiro lugar basta dizer que não se pode fazer uma JV com um produto que não pertence a empresa, pois o proprietário do projeto KC390 é o governo (ou em outras palavras a FAB). Ou seja... A Boeing não terá nenhuma ingerência no KC390 da FAB. É uma parceria para explorar novos mercados. Assim como foi com Super Tucano.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1002 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 08, 2019 10:19 pm

Menos mau, mas mesmo assim vamos aguardar para ver também no que vai dar mais essa empreitada com os americanos.

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60727
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1003 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 08, 2019 10:29 pm

Isso está ficando realmente CHATO: dou apenas uma zoadinha básica no "eu avisei" do @Zelhos e lá vem textão mimizento; digo pro @gabriel219 que se seguir no bullying pra cima de Colega que discorde vai ter consequências (basta ler o Regulamento), e o que vem? Textão mimizento! :roll: :roll: :roll: :roll:

Pois vou contar um segredo:

AQUI NÃO É O FAKEBOOK, POWS!!!

Querem postar texto longo? Sem problemas, eu mesmo tenho montes deles, mas não é mimimi passivo-agressivo, prefiro tentar aprender e, se for de área na qual eu tenha bons conhecimentos (e não apenas teóricos, de preferência), ensinar algo. Testar pontos de vista, ideias e - por que não? - me divertir um pouco, que ninguém é de ferro.

Mas é o aviso final: bullying de Colega e encheção de saco de Moderador vai voltar a dar rabo e não vai demorar. Prestes a completar meu 13º ano como Moderador do DB, admito que cansei de ver marmanjo se portando como criancinha do jardim de infância. Vamos então dar uma mexida: agora as consequências virão a galope! O primeiro que for pego se fresqueando a partir de agora vai passar um tempo comentando "notícia" clickbait em site caça-níqueis ou na citada rede social ou equivalente, além de, se for o caso, poder optar por fóruns onde todo mundo sabe qual é o "lado certo da Força". Tenham as suas opiniões mas respeitem as dos outros, mesmo discordando (é para isso que existe DEBATE).

Está dito!
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1004 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 09, 2019 10:00 am

Cassio escreveu: Sáb Jun 08, 2019 7:48 pm Obrigação de passar informação... Você deve ser idiota né? Não existe obrigação de dar informação alguma aqui.
Vai dormir. Trabalhei hoje o dia todo num novo projeto de aeronave... Bom fiquem aí roendo as unhas.
E só para fundir a cuca de vocês... Eu também não gostei de ver o setor de aviação comercial estar sob controle do Boeing. Mas desde que invistam aqui, pouco importa quem está no controle. Importante é ter emprego, ter engenharia aqui...
E se pensam que as forças armadas deixarão de recorrer a Embraer para futuros projetos, devo dizer, estão errados.
Idiota é coisa de quem fica dando uma de autoridadezinha e não passa informação nenhuma. Se é o todo poderoso das informações, fazendo inveja a todo mundo, você tem que disponibiliza-la. Se não tem coragem pra fazer isso, você ao menos fique quieto, não tem absolutamente nenhum direito de desdenhar dos demais colegas e depois ser covarde em emitir informações.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1005 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 09, 2019 10:01 am

Túlio escreveu: Sáb Jun 08, 2019 10:29 pm
Isso está ficando realmente CHATO: dou apenas uma zoadinha básica no "eu avisei" do @Zelhos e lá vem textão mimizento; digo pro @gabriel219 que se seguir no bullying pra cima de Colega que discorde vai ter consequências (basta ler o Regulamento), e o que vem? Textão mimizento! :roll: :roll: :roll: :roll:

Pois vou contar um segredo:

AQUI NÃO É O FAKEBOOK, POWS!!!

Querem postar texto longo? Sem problemas, eu mesmo tenho montes deles, mas não é mimimi passivo-agressivo, prefiro tentar aprender e, se for de área na qual eu tenha bons conhecimentos (e não apenas teóricos, de preferência), ensinar algo. Testar pontos de vista, ideias e - por que não? - me divertir um pouco, que ninguém é de ferro.

Mas é o aviso final: bullying de Colega e encheção de saco de Moderador vai voltar a dar rabo e não vai demorar. Prestes a completar meu 13º ano como Moderador do DB, admito que cansei de ver marmanjo se portando como criancinha do jardim de infância. Vamos então dar uma mexida: agora as consequências virão a galope! O primeiro que for pego se fresqueando a partir de agora vai passar um tempo comentando "notícia" clickbait em site caça-níqueis ou na citada rede social ou equivalente, além de, se for o caso, poder optar por fóruns onde todo mundo sabe qual é o "lado certo da Força". Tenham as suas opiniões mas respeitem as dos outros, mesmo discordando (é para isso que existe DEBATE).

Está dito!
Que Bullyng? Cobrar informações de gente que se diz informada e chama os outros de desinformados é bulliyng? Eu perguntei as informações, ele se negou e eu sugeri que então ele não sabia de nada. Você quem mentiu a meu respeito, ainda mais querendo cobrar postura patriótica dos outros. Não venha se fazer de vítima.

Faz o seguinte então: deixa o tópico só pro Cassio comentar, já que ele sabe muito e ninguém aqui sabe mais nada. Todo mundo aqui é desinformado, só ele que é informado e não coloca informação alguma. Pedir explicações de argumento agora é bulliyng...

Vou usar essa tática agora, vou fingir que sei da informação real e depois chamar os outros de desinformados adoradores de "clickbait".
Trancado