EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#976 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2019 5:36 pm

Resumo da ópera bufa... o Estado se omitiu, e agiu de manira intencionalmente passional, negligenciou o negócio e todos os seus desdobramentos ao passo que a Embraer, e seus donos, tratou a questão do ponto de vista meramente financeiro administrativo. O mercado obviamente respondeu de acordo com seus próprios ditames e interesses.
Os políticos como sempre, quando viram que não tinham como tirar o seu por fora, fizeram vista grossa.
Enfim, era uma vez um país que um dia teve um sonho de voar mais alto.. e voou. Aí olhou para baixo e caiu.

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#977 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jun 04, 2019 5:02 pm

http://www.cavok.com.br/blog/spirit-air ... a-embraer/

Spirit desiste de comprar aviões da Embraer.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#978 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 04, 2019 7:33 pm

O presidente nomeado da empresa falou estes dias que irão desenvolver um novo avião... turbohélice. :roll:

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#979 Mensagem por Bourne » Qua Jun 05, 2019 10:21 am

Ué... O mercado de avião turbo-hélice é enorme e possui grande potencial. E tem uma competição bem menor do que aviação executiva.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#980 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jun 05, 2019 11:18 am

o Chineses estão entrando forte nesse mercado, com um avião até maior que o ATR.

Vi uma notícia que a Embraer estava até pesquisando sobre aviões híbridos a hélice, mas não sei o desfecho disso...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#981 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 05, 2019 12:56 pm

Bourne escreveu: Qua Jun 05, 2019 10:21 am Ué... O mercado de avião turbo-hélice é enorme e possui grande potencial. E tem uma competição bem menor do que aviação executiva.
Só existem duas empresas no mercado, sendo que ele praticamente é dominado pela ATR, seguido meio de longe da Bombardier.
Russos e Chineses tem produtos que estão chegando ao mercado, prontos ou em vias de.
Não será exatamente um mercado inexplorado e com tão grandes expectativas assim.
Em todo caso, o mercado brasileiro possui um potencial gigantesco para turbohélice de pequeno e médio porte, assim como números nada desprezíveis em termos de aeronaves na faixa de 50 a 90 assentos. Mas a Embraer deixou esse mercado há muitos anos, e por aqui não houveram empresas nacionais com projetos e capacidade de substituir os Bandeirante, Brasília e outros produzidos sob licença pela Neiva.
Temos algumas incubadoras no CTA e algumas ideias, mas é só. Nada que garanta efetivamente a sobrevivência econômica das iniciativas lá dispostas. E pior, o governo tá cagando e andando para qualquer tipo de apoio a tais iniciativas.
Ou seja, se não for pela FAB, nenhum projeto de avião sai mais das pranchetas da engenharia aeronáutica brasileira.
O projeto ATL e do IPE-014 são, por assim dizer, dentre muitos outros, apenas uma vã tentativa de substituir um processo que está fechado há décadas no Brasil e se praticamente se encerrou com a desativação da Neiva e sua absorção pela Embraer, quer por sua vez deixou de lado o mercado regional de turbohélices para quem quiser.
A concorrência agradeceu, e agradece, muito.

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#982 Mensagem por Cassio » Qua Jun 05, 2019 6:27 pm

Desenvolver um turboélice comercial agora pode ser um bom negócio... o mercado, apesar de não ser muito grande, é dominado hoje por duas aeronaves... com grande vantagem o ATR72 e bem atrás o Q400. São duas propostas bem diferentes. O ATR é uma aeronave bem simples, leve e muito econômica, mas com uma performance fraca em muitos quesitos, além de ter alguns problemas operacionais que incomodam clientes e empresas aéreas. Já o Q400 tem um proposta de um turboélice de alta performance, mas se paga o preço de um custo operacional mais alto... O baixo custo de operação do ATR é o seu principal atrativo para as empresas aéreas, e por isso está na dianteira no mercado. O Q400 é atrativo para aquelas empresas e mercados onde a performance é fundamental.
Entretanto são duas propostas já antigas... um novo turboélice, muito mais avançado, com baixo custo de operação é um tremendo desafio de desenvolvimento, mas poderia atrair a interesse do mercado. Entretanto, desenvolver uma nova aeronave custo muito dinheiro. A pergunta principal é: valeria a pena???
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60652
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6368 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#983 Mensagem por Túlio » Qua Jun 05, 2019 6:45 pm

Cassio escreveu: Qua Jun 05, 2019 6:27 pm Desenvolver um turboélice comercial agora pode ser um bom negócio... o mercado, apesar de não ser muito grande, é dominado hoje por duas aeronaves... com grande vantagem o ATR72 e bem atrás o Q400. São duas propostas bem diferentes. O ATR é uma aeronave bem simples, leve e muito econômica, mas com uma performance fraca em muitos quesitos, além de ter alguns problemas operacionais que incomodam clientes e empresas aéreas. Já o Q400 tem um proposta de um turboélice de alta performance, mas se paga o preço de um custo operacional mais alto... O baixo custo de operação do ATR é o seu principal atrativo para as empresas aéreas, e por isso está na dianteira no mercado. O Q400 é atrativo para aquelas empresas e mercados onde a performance é fundamental.
Entretanto são duas propostas já antigas... um novo turboélice, muito mais avançado, com baixo custo de operação é um tremendo desafio de desenvolvimento, mas poderia atrair a interesse do mercado. Entretanto, desenvolver uma nova aeronave custo muito dinheiro. A pergunta principal é: valeria a pena???
Um não-Engenheiro mas por anos usuário regular do ATR diria às companhias para trocar aqueles assentos estreitos e lisos que nem sabão, que no meu caso me obrigavam sempre a voar 100% do tempo com o cinto apresilhado. A uma Indústria disposta a concorrer diria apenas "resolvam o problema do barulho e da vibração entre o 12 e o 8 (ABCD), não dá pra conversar, não dá pra ouvir música, nada". Mesmo hoje, se for "buquear" um voo Porto Alegre/Santa Maria/Porto Alegre, o assento que escolho ou é antes do 8 ou depois do 12. Se está tudo tomado, remarco para outro dia...

Já seria um começo, não?
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#984 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 06, 2019 11:33 am

Pois é Cassio. Aparentemente esta era a pergunta do milhão que o pessoal da gestão de mercado da Embraer vinha se debruçando nos últimos anos e que agora, em sendo viável, vai ficar de herança para encher os bolsos da Boeing.
Como disse, o mercado regional brasileiro sempre foi atrativo e com uma demanda reprimida que só não é tão grande quanto o americano porque os governos aqui mais atrapalham do que ajudam, além da negligência e desestruturação do setor. Para não falar na pressão das grandes para que empresas regionais não façam concorrência com elas usando os hubs regionais. Enfim, é um jogo de cartas marcadas e sempre pesado.
A Azul foi a única que se arriscou a trabalhar regional e nacional e por incrível que pareça está dando muito certo. Mesmo que isso tenha significado o desaparecimento de outra empresa regional. Mas fazer o que...

ps: aqui na minha região turbohélices não fazem muito sentido, ao mesmo tempo que são necessários e adequados as demandas. Mas fato é que viajar, por exemplo na rota Mao-TBT em um ATR é a coisa mais horrível que se possa fazer. Por outro lado, Mao-Tefé já dá para engolir. De qualquer jeito, para rotas de no máximo 500 kms um turbohélice sempre será a melhor opção. Mas no caso da região norte, não são muitas as rotas que cumprem esse quesito se você quiser, por exemplo, fazer a ligação entre as principais cidades do interior entre os estados, ou mesmo entre as capitais. A menor distância de Manaus para outra capital no norte tem mais de 600 kms. Um E-175/E-190 E-2 fariam mais sentido. Mas pergunta se alguma regional por aqui consegue ou quer comprar um destes?

abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#985 Mensagem por Zelhos » Sex Jun 07, 2019 7:25 am

Bourne escreveu: Qua Jun 05, 2019 10:21 am Ué... O mercado de avião turbo-hélice é enorme e possui grande potencial. E tem uma competição bem menor do que aviação executiva.
Acontece que esse turboélice já estava sendo desenvolvido pela Embraer sozinha, esse é mais um projeto que a Boeing pegou de graça, pior, os defensores do "acordo" diziam que agora, a Embraer iria focar nos turboélices, eu avisei.
No mais, tinha gente aqui que jurava de pés juntos que Boeing traria seus projetos para cá, inclusive, dizendo que o 797 seria projetado e produzido integralmente aqui e que isso justificaria a "parceria", está aí a parceria. Até agora, tudo o que os defensores do acordo disseram está se provando mentira.
Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60652
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6368 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#986 Mensagem por Túlio » Sex Jun 07, 2019 5:58 pm

Zelhos escreveu: Sex Jun 07, 2019 7:25 am eu avisei.

Demorô... :lol: [082] [091] [089] [091] [082] :lol:
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#987 Mensagem por Cassio » Sex Jun 07, 2019 6:38 pm

Isso mesmo Zelhos... vai postando suas afirmações sem ter conhecimento do que rola na realidade vai...

Vc pega retalhos de informação (nem sempre verídicas) e monta um cenário conveniente que supostamente sustenta sua teoria. Por estar envolvido em vários projetos sei de estudos que você nem imagina, mas que não se pode divulgar ou comentar até que seja feito um anúncio oficial. Então teremos de aguardar os fatos concretos.


E vamos indo...
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2402
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 681 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#988 Mensagem por EduClau » Sex Jun 07, 2019 6:42 pm

Sei lá qual o futuro de um turbo hélice, eu nunca esqueço uma vez um cara (um moleque de un 18/20 anos) conversando com a gente, ele estava na Bahia se não me engano e pegou um regional pra outro estado da região, contando a viagem o cara falou mais ou menos assim: "Então, aí eu fui embarcar e vi que O AVIÃO TINHA HÉLICE!! Eu fiquei me borrando de medo de voar numa coisa velha dessas." Perguntei mais detalhes e claro que o cara não fazia idéia, mas pelo que me recordo ele foi de Azul, acho que devia ser um ATR.

sds.
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#989 Mensagem por Cassio » Sex Jun 07, 2019 7:29 pm

EduClau...

Isso se chama no ramo de Fator "Turboprop Avoidance"... existe uma resistência do público leigo em voar turboprop, pois acham que ter hélice significa coisa velha e menos segura. Esse "fator" é mais forte nos EUA e um pouco por aqui também... E em mercados como Europa e Asia é bem menor.

Porém, para rotas curtas, um turboprop ainda é imbatível no quesito custos de operação, além de poder (em geral) operar em pistas mais curtas.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13520
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#990 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 07, 2019 9:29 pm

Cassio escreveu: Sex Jun 07, 2019 6:38 pm Isso mesmo Zelhos... vai postando suas afirmações sem ter conhecimento do que rola na realidade vai...

Vc pega retalhos de informação (nem sempre verídicas) e monta um cenário conveniente que supostamente sustenta sua teoria. Por estar envolvido em vários projetos sei de estudos que você nem imagina, mas que não se pode divulgar ou comentar até que seja feito um anúncio oficial. Então teremos de aguardar os fatos concretos.


E vamos indo...
Cara, você ta falando que é bem informado nisso e aquilo faz mais de um ano, mas quando é lhe perguntado você diz "nem imagina o que está por vim". Por que tanto segredo? Se só você sabe das informações corretas, poste-as! Até onde sei, não há nenhuma cláusula impedindo a liberação de informações do negócio.

Quando eu recebo uma informação - até outros colegas aqui, como o Túlio, Knight, Lord Nauta e entre outros - sempre abrimos o fato, mesmo que não revele a fonte. Esse seu comportamento de "vocês comentam sem saber de nada, só eu que sei", mas sem dá detalhe nenhum, me leva a crer que você, no fim, não sabe de nada.

Eu torço muito pra você trazer a informação, detalhar e calar a boca de todo mundo, de verdade, pois o que saiu na imprensa é que este negócio é uma merda!
Trancado