Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11116 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 30, 2018 5:31 pm

Tá, tudo bem querer receber menos do que o encomendado, etc e tal. Só tem que combinar com o vendedor e ver as multas do contrato.
Depois decidem o que fazer.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11117 Mensagem por Zelhos » Sex Nov 30, 2018 8:31 pm

knigh7 escreveu: Sex Nov 30, 2018 5:09 pm O MD quer reduzir para 40 os excelentes H225M.

Pretende ficar assim as quantidades distribuídas (desde de que aprovado pelo governo. Provavelmente a decisão recairá sobre o Governo Bolsonaro):

14 para o EB
14 para a MB
12 para a FAB.

Não é bem para economia de dinheiro, pois viriam para a FAB 6 Pave Hawks e o EB começaria a receber Black Hawks.

A propósito, a revista italiana Panorama Difesa publicou a nova programação militar francesa até 2025. E o que está agendado de 2025 até 2030. A França que tem a grande quantidade de 8 H225M, que segundo alguns foristas os franceses adoram, não receberá nenhum. Ao contrário do NH-90.
Resta saber qual será o fim da Helibrás, atrelaram a empresa num projeto ruim, entubado, com a desculpa de absorção de tecnologia, e agora? Gastou-se bilhões para falir a empresa? Porque dali não sai projeto nacional algum.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11118 Mensagem por Tikuna » Sex Nov 30, 2018 9:48 pm

Zelhos escreveu: Sex Nov 30, 2018 8:31 pm Resta saber qual será o fim da Helibrás, atrelaram a empresa num projeto ruim, entubado, com a desculpa de absorção de tecnologia, e agora? Gastou-se bilhões para falir a empresa? Porque dali não sai projeto nacional algum.
Do que adianta você gastar dinheiro para receber a tecnologia, se não gastar dinheiro para empregá-la?

Eu comprei o projeto de um motor Stirling aqui. Se eu não investir na concretização dele não é culpa de quem me vendeu o projeto.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11119 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 30, 2018 11:00 pm

Zelhos escreveu: Sex Nov 30, 2018 8:31 pm
knigh7 escreveu: Sex Nov 30, 2018 5:09 pm O MD quer reduzir para 40 os excelentes H225M.

Pretende ficar assim as quantidades distribuídas (desde de que aprovado pelo governo. Provavelmente a decisão recairá sobre o Governo Bolsonaro):

14 para o EB
14 para a MB
12 para a FAB.

Não é bem para economia de dinheiro, pois viriam para a FAB 6 Pave Hawks e o EB começaria a receber Black Hawks.

A propósito, a revista italiana Panorama Difesa publicou a nova programação militar francesa até 2025. E o que está agendado de 2025 até 2030. A França que tem a grande quantidade de 8 H225M, que segundo alguns foristas os franceses adoram, não receberá nenhum. Ao contrário do NH-90.
Resta saber qual será o fim da Helibrás, atrelaram a empresa num projeto ruim, entubado, com a desculpa de absorção de tecnologia, e agora? Gastou-se bilhões para falir a empresa? Porque dali não sai projeto nacional algum.
Zelhos,

A Helibrás é uma empresa diversificada em serviços e produtos. Longe de ser o fim dela.
Mas ela perderia uma boa receita.

Mas vale ressaltar que uma eventual diminuição das encomendas tem de ter uma chancela governamental. A decisão disso aí é para o próximo governo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11120 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 01, 2018 3:39 pm

Honestamente falando, se investiu muito dinheiro nesse projeto - que bem ou mal produziu vários avanços e benefícios a indústria local, não só a helibras - para perto do fim simplesmente abrir mão dele.
E a questão está muito longe de ser o helo comprado.
Afinal, essa tara dos militares por coisas made in USA via de regra nunca nos trouxe nenhum benefício a mais do que dispor das sobras ou quando é se muito, um produto novo e a conta gotas é ainda por cima sem off set ou transferência de tecnologia nenhuma.
Bom, querem mais helos que pelo menos façam isso de maneira honesta, publica e coerente em uma concorrência aberta para todos com chances iguais pra todos.
Chega dessa babação de ovo em favor do tio Sam.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13505
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11121 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 01, 2018 3:44 pm

Se tivessen feito com o AW101, nada disso teria acontecido.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11122 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 02, 2018 10:31 am

Eu já mostrei aqui neste tópico os espaços e quantidade de helos que se abrirá na próxima década.
Se tiverem um mínimo de honestidade, há concorrência desde a instrução até helos pesados.
Mas esse sou eu pensando com os meus botões.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11124 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 13, 2018 6:30 pm

Lembro de gente que falou que isso nunca iria acontecer.





"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11125 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 13, 2018 8:15 pm

Bom, como de costume os militares estão fazendo a parte deles com o que lhes chega à mão.
Agora se o governo não faz a dele pagando as contas em dia já é outra coisa.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11126 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 13, 2018 8:29 pm

E o 2/10 sendo equipado com BH capado e com sonhos de operar Pavehawk...

Vai entender!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11127 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 13, 2018 8:42 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 13, 2018 8:15 pm Bom, como de costume os militares estão fazendo a parte deles com o que lhes chega à mão.
Agora se o governo não faz a dele pagando as contas em dia já é outra coisa.

Abs
Graças ao Caracal com sonda de reabastecimento, a FAB vai ter uma capacidade que poucas forças no mundo possuem.
Poucas mesmo, dá pra contar numa só mão. É ou não é pra comemorar?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11128 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 13, 2018 9:14 pm

Bolovo escreveu: Qui Dez 13, 2018 8:42 pm
FCarvalho escreveu: Qui Dez 13, 2018 8:15 pm Bom, como de costume os militares estão fazendo a parte deles com o que lhes chega à mão.
Agora se o governo não faz a dele pagando as contas em dia já é outra coisa.

Abs
Graças ao Caracal com sonda de reabastecimento, a FAB vai ter uma capacidade que poucas forças no mundo possuem.
Poucas mesmo, dá pra contar numa só mão. É ou não é pra comemorar?
Com a mais absoluta certeza.
Me referia ao fato de que hoje se fala em cortar parte dos helos do contrato. Para não falar do atraso em si do cronograma de entregas por pura falta de competência financeira do governo.
Os Caracal foram uma compra política. Até aí tudo bem, nada demais. Mas além disso eles também trouxeram dividendos extras do negócio que poucas vezes se reconhece aqui.
E convenhamos, é muito helo para nossas ffaa's.
Como estamos acostumados aqui a material via de regra "bom, nem tão bonito assim é essencialmente barato" ficar pensando em Pave Hawk quando temos aqui em casa algo melhor e já em operação soa até esquisito.
Mas como já disse, se querem helos novos, bom, que abram concorrência e deixa todo mundo em condições iguais.
Qualquer coisa fora disso é no mínimo motivo para boas explicações.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11129 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 13, 2018 9:19 pm

Carlos Lima escreveu: Qui Dez 13, 2018 8:29 pm E o 2/10 sendo equipado com BH capado e com sonhos de operar Pavehawk...

Vai entender!

[]s
CB
Entender dá e já foi explicado.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11130 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 13, 2018 9:20 pm

Bolovo escreveu: Qui Dez 13, 2018 6:30 pm Lembro de gente que falou que isso nunca iria acontecer.
Quem falava isso?




Responder