Vida do Sargento nas três forças

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#16 Mensagem por Opdol » Sáb Set 08, 2018 3:46 am

FCarvalho escreveu: Qui Set 06, 2018 1:21 pm Apenas uma opinião pessoal. Não use a vida militar como escada para alçar outros degraus na vida.
Tenha certeza, vai ser tu e a torcida do Flamengo pensando a mesma coisa. Além dos que já estão lá fazendo exatamente isso agora.
Sim, agora com a possibilidade do curso superior as cifras de graduados a pedir desligamento pode ser grande ou astronômica. Só Deus sabe o que vai ser do EB.

Abração!




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#17 Mensagem por Bourne » Sáb Set 08, 2018 9:49 am

Ao redor do mundo é comum usar forças armadas, setor público e universidades como ponte para avançar na carreira. Não tem problema moral nenhum. Precisa sim abrir as perspectivas. É até saudável para essas instituições que isso acontece. Já ajuda a oxigenar o quadro de pessoal, incentivar maior esforço e dedicação.

A realidade dura e crua é que essas instituições não tem condições de competir em remuneração e oportunidades com setor privado. E um percentual muito pequeno vai de fato fazer a vida profissional lá. A perda de pilotos, engenheiros, técnicos e mecânicos, oficiais da marinha, oficiais em geral para setor privado é bem comum nas forças armadas ao redor do mundo ou desinteresse na carreira militar.

Além disso, a dinâmica da carreira militar, especialmente de oficiais, vai se afunilar ao longo do tempo. A primeira leva de oficiais são dispensado como capitão e não chegam as camadas superiores. Depois outros tantos são reformados como coronel e ainda jovens para setor privado. E finalmente pouquíssimos de cada turma ganham a estrela de general. E já trombei com vários ex-sargentos e jovens ex-oficiais que pediram desligamento e foram trabalhar com outras coisas. Esses tempos até encontrei uma sargentona no tinder que estava com a mesma ideia. Estava terminando o curso superior e iria pedir desligamento. Geralmente, a justificativa é dinheiro, flexibilidade e família.

O Brasil que era o ponto fora da curva. Porém a coisa mudou com as reformas de carreira e previdência, somados as próximas que virão que acredito em 2019/2020, tende a convergir para a situação dos países desenvolvidos na relação entre setor público e privado. Os novinhos (como eu :mrgreen: ) podem entrar, mas vão acabar saindo ou montando negócios paralelos.

--------------
Uns anos atrás quase me candidatei a vaga de oficial temporário da EB. Parecia bom. Não fui porque era lá em Goias e estava enrolado com umas paradas aí. A EB sempre lança editais para contratar esses oficiais e sargentos temporários em diversas áreas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#18 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 08, 2018 11:52 am

Parece que finalmente o pessoal de farda se tocou que manter quadros profissionais qualificados e ainda concorrer com o mercado privado é perda de tempo e dinheiro.
Tanto que FAB e MB já começam a diminuir o número de pessoal permanecer e abrindo a porteira para os temporários em todo os escalões praticamente.
Haverá ganhos e perdas nesse processo mas ele se tornou inevitável.
Só o EB que continua, como sempre, teimando em ser o último da fila...

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#19 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 08, 2018 11:55 am

Opdol escreveu: Sáb Set 08, 2018 3:46 am
FCarvalho escreveu: Qui Set 06, 2018 1:21 pm Apenas uma opinião pessoal. Não use a vida militar como escada para alçar outros degraus na vida.
Tenha certeza, vai ser tu e a torcida do Flamengo pensando a mesma coisa. Além dos que já estão lá fazendo exatamente isso agora.
Sim, agora com a possibilidade do curso superior as cifras de graduados a pedir desligamento pode ser grande ou astronômica. Só Deus sabe o que vai ser do EB.
Abração!
Com o EB não vai acontecer nada. Se muito terá de se adaptar à realidade, como as demais forças já estão fazendo.
Ou é isso, ou nada. Infelizmente há lá dentro não poucas pessoas que desejam a segunda opção sem pensar.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#20 Mensagem por Opdol » Sáb Set 08, 2018 1:12 pm

Já vi até alguns camaradas que diziam que depois de um servir um tempo como sargento no exército iria zarpar para a legião estrangeira, até achei estranho mas alguns são bem animados. :D :D :D :D

E eles nem entraram na EsSA e estavam se planejando para a Legião.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#21 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 08, 2018 5:39 pm

Liga não. Tem doido pra tudo nessa vida.
Coisas da idade. :|

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#22 Mensagem por Opdol » Sáb Set 08, 2018 6:01 pm

As vezes me vejo caindo nesses devaneios e logo pulo fora. Esses pensamentos de "hollywood" (costumo nomeá-los assim) acabam muito com a realidade do camarada.

E ele se vê em uma uma espiral achando que vai guerrear no mato e ser o famoso exército de um homem só. (Salve Rambo e Braddock) [003] [003] [003] [003]

O Serviço militar ensina coisas valiosas (disciplina e responsabilidade) mas fantasiam muito também em cima disso. :twisted:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#23 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 08, 2018 10:09 pm

Essa geração de hoje tá muito viciada em God of Wars e coisas do gênero.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#24 Mensagem por Bourne » Seg Set 10, 2018 12:13 am

Se quiser ser mercenário é só se candidatar. Tem várias vagas bem pagas nas "consultorias de segurança" ou forças paramilitares e guerrilhas pegando qualquer um que queira uma aventura. A Síria, Iraque, Norte da África, Ucrânia estão cheio de estrangeiros e com brasileiros. E notícias relatam que na América Central existem recrutamentos para começar o conflito de baixa intensidade contra o governo.

Só que não é BF3 ou BF4. É a vida real e que pode fazer puff a qualquer momento. Pode ter um fim esperado como o caso abaixo
Quem é o guerrilheiro brasileiro capturado na Ucrânia
Marina Wentzel
Da Suíça para a BBC Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/geral-44019578
Espera. O Brasil pode ser um enorme mercado para soldados da fortuno. Há indicações de que irá trilhar o caminho da Turquia, o chamado "erdogan way" com um líder e governo autoritário disfarçado. Nesse caso, o governo vai demandar grupos paramilitares para fazer o trabalho sujo e oposição idem para defender seus interesses. E digo mais, Roraima e fronteira com Venezuela seriam bem propícias para esse tipo de conflito não declarado. Loucura? Não. Infelizmente, não.




Avatar do usuário
Brunswickers
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Set 15, 2018 12:17 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#25 Mensagem por Brunswickers » Sáb Set 15, 2018 12:26 am

Isso cura qualquer depressão que o camarada tiver!

Brincadeiras a parte, você podia me dar mais informação desses grupos do Oriente Médio e Norte da África ?

As que conheço é só a de Donbass no caso do Rafael que lutou lá.

OBS: Sou o "Opdol" só que perdi a senha da conta hehehe. Acontece ai criei essa mas segue o jogo camaradas :D :D :D :D




Avatar do usuário
Brunswickers
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Set 15, 2018 12:17 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#26 Mensagem por Brunswickers » Seg Set 17, 2018 3:56 pm

Eles ainda usam esse uniforme de passeio ?

Imagem




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2061
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#27 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Out 31, 2018 10:31 am

NOVO UNIFORME HISTÓRICO RESGATA A TRADIÇÃO EM ESTABELECIMENTOS FORMADORES DE SARGENTOS DE CARREIRA

Imagem

Brasília (DF) – Alunos dos Cursos de Formação de Sargentos (CFS) passarão a utilizar o uniforme escolar 1º A (uniforme de gala) e o Sabre do Fuzil Mauser 1894 (Sabre Max Wolf Filho), que foram utilizados pelos pioneiros na Era da Fortaleza de São João (Urca) e remontam à época de criação do estabelecimento em 1894.

O uniforme de gala será utilizado em bailes de formaturas, recepção de autoridades, desfiles, guardas de honra e guarda-bandeiras, além de formaturas comemorativas de datas relevantes para o País e para o Exército. A finalidade é motivar os alunos durante o período de formação do praça no âmbito da Força, criando identidade própria para os estabelecimentos de ensino formadores de sargentos.

A criação do 1º uniforme escolar e do sabre para uso dos alunos do Curso de Formação de Sargentos contribui para a política de valorização da carreira do praça, empreendida pelo Exército Brasileiro na atualidade. Os símbolos permitem o desenvolvimento e a assimilação de valores, como o amor à profissão, a fé na missão do Exército e o patriotismo. Tais atributos são fundamentais para a formação do futuro líder de pequenas frações.

O uniforme será distribuído apenas no período de qualificação. A cerimônia de entrega do sabre deverá ser realizada anualmente, por ocasião da entrada nos portões das escolas de formação, na presença do Pavilhão Nacional e do estandarte do Corpo de Alunos, quando será proferido o juramento do aluno: “Recebo o Sabre do Sargento Max Wolf Filho como o próprio símbolo da honra militar!”

Imagem

Imagem

Imagem

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/notic ... e-carreira




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#28 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 31, 2018 6:25 pm

Uniformes tradicionais podem dizer pouca coisa em um país sem memória como o nosso. Mas de absoluta relevância para as academias de formação, e mesmo escolas da educação básica.

Saudações ao EB por mais esta iniciativa de valorização da história nacional.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brunswickers
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Set 15, 2018 12:17 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#29 Mensagem por Brunswickers » Ter Nov 06, 2018 10:39 pm

Ainda bem, criando uma identidade ao sargento. Assim que cria sargentos orgulhosos do seu posto, o EB acertou em cheio dessa vez.

Imagem




Avatar do usuário
Brunswickers
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Set 15, 2018 12:17 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#30 Mensagem por Brunswickers » Qui Nov 29, 2018 6:40 pm

Bourne escreveu: Sáb Set 08, 2018 9:49 am Ao redor do mundo é comum usar forças armadas, setor público e universidades como ponte para avançar na carreira. Não tem problema moral nenhum. Precisa sim abrir as perspectivas. É até saudável para essas instituições que isso acontece. Já ajuda a oxigenar o quadro de pessoal, incentivar maior esforço e dedicação.

A realidade dura e crua é que essas instituições não tem condições de competir em remuneração e oportunidades com setor privado. E um percentual muito pequeno vai de fato fazer a vida profissional lá. A perda de pilotos, engenheiros, técnicos e mecânicos, oficiais da marinha, oficiais em geral para setor privado é bem comum nas forças armadas ao redor do mundo ou desinteresse na carreira militar.

Além disso, a dinâmica da carreira militar, especialmente de oficiais, vai se afunilar ao longo do tempo. A primeira leva de oficiais são dispensado como capitão e não chegam as camadas superiores. Depois outros tantos são reformados como coronel e ainda jovens para setor privado. E finalmente pouquíssimos de cada turma ganham a estrela de general. E já trombei com vários ex-sargentos e jovens ex-oficiais que pediram desligamento e foram trabalhar com outras coisas. Esses tempos até encontrei uma sargentona no tinder que estava com a mesma ideia. Estava terminando o curso superior e iria pedir desligamento. Geralmente, a justificativa é dinheiro, flexibilidade e família.

O Brasil que era o ponto fora da curva. Porém a coisa mudou com as reformas de carreira e previdência, somados as próximas que virão que acredito em 2019/2020, tende a convergir para a situação dos países desenvolvidos na relação entre setor público e privado. Os novinhos (como eu :mrgreen: ) podem entrar, mas vão acabar saindo ou montando negócios paralelos.

--------------
Uns anos atrás quase me candidatei a vaga de oficial temporário da EB. Parecia bom. Não fui porque era lá em Goias e estava enrolado com umas paradas aí. A EB sempre lança editais para contratar esses oficiais e sargentos temporários em diversas áreas.
Que tipo de reforça é essa Bourne? Podia dizer mais ?




Responder