Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16141 Mensagem por MasterCaiafa » Qui Set 13, 2018 12:56 am

P44 escreveu: Qua Set 12, 2018 6:22 am Brazilian Navy plans to buy Swedish MCMVs

Victor Barreira, Istanbul - IHS Jane's Defence Weekly
05 September 2018

The Brazilian Navy has plans to purchase two MCMV 47 Koster-class mine countermeasures vessels (MCMVs) from Saab Kockums through its Directorate of Naval Engineering, hoping to replace its existing maritime mine countermeasures (MCM) fleet.

A contract award to Saab Kockums is currently awaiting clearance by the top echelon of the navy, with the budget difficulties as the main obstacle for a rapid decision, a source told Jane’s .

At first, the navy had considered acquiring in-service MCMVs directly from other friendly navies for the project, known as the ‘Programa de Navios de Contramedidas de Minagem’, but no deal could be struck with one of the other services.

https://www.janes.com/article/82801/bra ... dish-mcmvs
Com todo o respeito ao rapaz da janes, mas não há absolutamente NENHUMA notícia aí. O 1° Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem (CICMM), realizado nos dias 17 e 18 de Outubro de 2017 já cristalizaram essas preferências, a Marinha deixou claro que entre a proposta alemã e a sueca, optaria pela segunda, e também deixou claro que não haveria escolha naquele momento devido as... CCT, o mesmo motivo de não haver nenhum posicionamento ainda um ano depois quase.

A SAAB certamente continua trabalhando para formalizar o contrato, mas como é fala corrente aqui, com o LOA 2019 existente, acho difícil......




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16142 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 13, 2018 9:37 am

Luís Henrique escreveu: Qua Set 12, 2018 11:46 pm
FCarvalho escreveu: Qua Set 12, 2018 6:45 pm Este projeto da nova fragata leve da marinha do Japão pode ser uma alternativa muito interessante, sendo pouco mais cara que as projetadas classe Tamandaré.
Com a diferença de ser uma fragata de verdade.

https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/09/Concep%C3%A7%C3%A3o-em-3D-do-futuro-combatente-de-superf%C3%ADcie-japon%C3%AAs-30DX-1024x637.jpg
Concepção em 3D do futuro combatente de superfície japonês 30DX

Um navio de 3900 toneladas, mas absolutamente capaz de várias missões e como ainda está no papel, com grande potencial para receber alterações que sejam de nosso interesse.

A ver.

abs.
Carvalho, também estou de olho nessa fragata japonesa há algum tempo.
Pouco mais de U$ 500 mi. Sensores no estado da arte. Sonares de casco E rebocado.
16 a 32 vls. SeaRam. 8 ssm. Helicóptero médio. Velocidade. Alcance. Etc.
E o deslocamento de 3.900 t eh leve. Já divulgaram na última feira de equipamentos militares que o deslocamento carregado eh de 5.500 toneladas.
Eu creio que tanto esse navio como as Type 054 são passiveis de lançar mão do mesmo esquema hora utilizado nas CCT.
Os programas da MB em termos de desenvolvimento tecnológico precisam ganhar massa e escala a fim de sair do papel e se tornar operacionais. As CCT servirão, também, para isso.
Uma negociação governo a governo pode ser um meio mais econômico e eficiente de conseguir tal objetivo.
Porque se não construirmos navios, de nada adianta pedir a indústria para gastar dinheiro nesse ou naquele produto e/ou projeto porque não rola. Ninguém aqui na BID tá tão doido de queimar dinheiro que não tem.
O Estado tem de fazer a sua parte.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16143 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 13, 2018 9:45 am

Apenas complementando, a Bradar tem no M200 a ponta de lança tanto para um radar AEW como um radar AESA naval.
Não tenho dúvidas de que tais possibilidades estão nos planos da empresa.
Só existe um porém, a onipresente falta de organização e planejamento conjunto na defesa quando o assunto é MEM nacional.
Continua tudo como sempre, com com cada um olhando para o seu umbigo.
Aí fica quase impossível fazer qualquer coisa.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16144 Mensagem por pmicchi » Qui Set 13, 2018 11:08 am

Vejo que as eleiçoes vao ser uma boa desculpa para nao se tomar nenhuma decisao sobre a compra das corvetas e praticamente qquer outra coisa. Os militares devem ter suas preferencias e dependendo do que acontecer (bem incerto no momento), tudo pode acontecer




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16145 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 13, 2018 5:31 pm

Ano de eleição e pós eleição é praticamente morto em termos de investimento por aqui em defesa. Pode esquecer.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16146 Mensagem por Lord Nauta » Seg Set 24, 2018 1:51 pm

Dez fragatas OHP continuam disponíveis para venda


https://www.naval.com.br/blog/2018/09/2 ... ara-venda/


Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16147 Mensagem por Lord Nauta » Seg Set 24, 2018 2:02 pm

Fragata OHP polonesa lança míssil Standard SM-1


https://www.naval.com.br/blog/2018/09/2 ... dard-sm-1/




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16148 Mensagem por J.Ricardo » Seg Set 24, 2018 5:49 pm

Pelo andar da carruagem, vai ter escolta americana por aqui de novo...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16149 Mensagem por FABIO » Seg Set 24, 2018 5:57 pm

Lord Nauta as fragatas OHP sem o lançador SM-2 não compensa, mas se vier com o, lançador seria uma boa compra
de oportunidade para MB.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16150 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 24, 2018 6:06 pm

Pelo andar da carruagem não teremos esquadra na MB antes do que imaginei.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16151 Mensagem por Lord Nauta » Seg Set 24, 2018 9:13 pm

FABIO escreveu: Seg Set 24, 2018 5:57 pm Lord Nauta as fragatas OHP sem o lançador SM-2 não compensa, mas se vier com o, lançador seria uma boa compra
de oportunidade para MB.


Justamente o que eu falei, lançador de SM-2, capaz de operar com 2 SH 60, canhão de 76 mm, MSS Exocet devidamente modernizadas/repotencializadas e o que se teria para hoje.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16152 Mensagem por FABIO » Seg Set 24, 2018 9:26 pm

Lord Nauta os EUA liberam o lançador SM-2 pro Brasil? compensaria o custo para integrar novos armamentos?




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54787
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16153 Mensagem por P44 » Ter Set 25, 2018 6:18 am

Lord Nauta escreveu: Seg Set 24, 2018 1:51 pm Dez fragatas OHP continuam disponíveis para venda


https://www.naval.com.br/blog/2018/09/2 ... ara-venda/


Sds


Lord Nauta

hummmm
Segundo o Secretário da Marinha dos EUA Richard V. Spencer, uma fragata OHP pode ser recolocada em operação por apenas US$ 35.000.



Segundo Spencer, por esse pequeno valor, “não há sistemas de combate, mas o navio está pronto para o mar, pronto para navegação, com radar funcionando. Essa é uma plataforma bastante barata e comprovada aqui”.

Segundo estimativa da US Navy, cada fragata OHP plenamente reativada com todos os sistemas de combate funcionando custaria US$ 432 milhões por 10 anos de operação (US$ 43,2 milhões por ano).
deve ser 35M e não 35 mil :mrgreen:

Acho esses valores muito baixos, em 2006 (portanto à 12 anos atrás), o custo de reativação duma OHP andava á volta dos 120 M USD




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16154 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 25, 2018 2:09 pm

P44 escreveu: Ter Set 25, 2018 6:18 am
Lord Nauta escreveu: Seg Set 24, 2018 1:51 pm Dez fragatas OHP continuam disponíveis para venda


https://www.naval.com.br/blog/2018/09/2 ... ara-venda/


Sds


Lord Nauta

hummmm
Segundo o Secretário da Marinha dos EUA Richard V. Spencer, uma fragata OHP pode ser recolocada em operação por apenas US$ 35.000.



Segundo Spencer, por esse pequeno valor, “não há sistemas de combate, mas o navio está pronto para o mar, pronto para navegação, com radar funcionando. Essa é uma plataforma bastante barata e comprovada aqui”.

Segundo estimativa da US Navy, cada fragata OHP plenamente reativada com todos os sistemas de combate funcionando custaria US$ 432 milhões por 10 anos de operação (US$ 43,2 milhões por ano).
deve ser 35M e não 35 mil :mrgreen:

Acho esses valores muito baixos, em 2006 (portanto à 12 anos atrás), o custo de reativação duma OHP andava á volta dos 120 M USD
Esse é o custo para o navio voltar a navegar SEM todos os sistemas de combate funcionando.

Uma VENDA para o Brasil teria outro valor. E se for incluir o funcionamento de todos os sistemas de armas o custo aumenta.

Taiwan comprou 2 OHP e pediu para reinstalar o velho lançador MK-13 que opera com Harpoon e SM-1.
E pagou U$ 190 MILHÕES pelas duas OHP.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16155 Mensagem por Lord Nauta » Ter Set 25, 2018 4:23 pm

Saiba mais sobre as fragatas classe ‘Oliver Hazard Perry’


https://www.naval.com.br/blog/2018/09/2 ... ard-perry/




Responder