Partido Novo

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Partido Novo

#91 Mensagem por Bourne » Qua Jun 27, 2018 3:18 pm

Os senadores tem o papel de representar o estado no governo federal e servirem como poder moderador. De um lado, os senadores são extensões diretas do executivo estadual. De outro, podem ou devem não ser do mesmo partido ou grupo político do atual governador. Além de terem mandados por voto direto e com mandato de 8 anos com alternância ao longo das eleições exatamente para dar maior estabilidade. A ideia original é boa.

O problema é como se constrói o legislativo. A forma de que são votados os vereadores, deputados estaduais e federal cria incentivos para o país ser ingovernável. O executivo criar base de apoio em cima de favores e cargos. Não ter partidos fortes que negociam projetos. O voto distrital seria uma das medidas para evitar a ingovernabilidade e forçar que esses políticos sejam aderentes a sua região de origem. Aí não adianta ser famoso e bem relacionado, previsa conquistar os eleitores do distrito.

Outro problema é que eleição legislativa ocorre ao mesmo tempo que do legislativo que cria confusão. Outros países são descoladas por meses. Ou existe um mandato mais longo (5-6 anos) com renovações parciais a cada 2 ou 3 anos. O objetivo é evitar crises políticas insolúveis, ingovernabilidade ou que o executivo faça o que quiser.




Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Partido Novo

#92 Mensagem por Rurst » Qua Jun 27, 2018 3:56 pm

Clermont escreveu: Qua Jun 27, 2018 3:00 pm
Rurst escreveu: Qua Jun 27, 2018 1:43 amO correto é uma pessoa = um voto, distrital puro + RECALL + possível senado estadual / federal com apenas 1 único mandato de 8 anos, sem chance de se candidatar de novo definitivamente.
Eu penso que o voto distrital puro para deputados federais, estaduais e vereadores, deveria ser feito em dois turnos, como é o voto para os cargos majoritários. Quanto aos senadores, acho que não deviam ser eleitos, mas indicados pelos governadores com algum tipo de participação das assembléias estaduais. E só devia existir um único senador por estado.
Não queremos ser uma França com isso de dois turnos.

Por mim seria algo parecido na Alemanha, parlamentarismo em todos os níveis (Federal / Estadual / Municipal). Agrada a todos.

Colocando prefeitos, governadores e presidentes vamos continuar no caminho onde o Brasil está desde 15 de novembro de 1889, o caminho da instabilidade.

Senadores estaduais poderiam ser por RM, 2 para cada RM.

Senado pode continuar existindo 2 para cada estado, bastaria cortar os salários.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Partido Novo

#93 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 28, 2018 3:50 pm

Cara, eu até gosto do parlamentarismo, mas já imaginou, que, se fossemos parlamentaristas, o Rodrigo Maia seria o presidente?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Partido Novo

#94 Mensagem por Bourne » Qui Jun 28, 2018 5:27 pm

Nesse caso o Rodrigo Maia seria primeira Ministro. E poderia cair a qualquer momento se não tivesse mais base no parlamento. Aí forma outro governo. Na atual situação, o Rodrigo Maia é melhor que o Presidento Temer e os quatro principais candidatos.

Outra coisa, no parlamentarismo pressupõe que tem muita limitação na indicação de cargos e favores, a forma de eleição dos parlamentares e organização. Então, muita coisa mudaria ou funcionaria de forma diferente.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Partido Novo

#95 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 28, 2018 8:04 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Jun 28, 2018 3:50 pm Cara, eu até gosto do parlamentarismo, mas já imaginou, que, se fossemos parlamentaristas, o Rodrigo Maia seria o presidente?
Tenho uma opinião que vocês provavelmente nunca virão: O problema do congresso brasileiro é o federalismo.

O jeito mais fácil de um bandido se eleger é ir para um estado do norte ou nordeste com população pequena e comprar os votos e apoio necessários, ai ele vai para Brasília com o mesmo poder que um deputado ou senador dos estados mais ao sul.

Há sim exemplos de criminosos que foram eleitos mais ao sul, principalmente no senado (que é mais parecido com o voto distrital, e por isso que não tenho esperanças nesse sistema), mas na câmara eles não são maioria, acho que a solução passa por um caminho que ninguém cogita hoje: fazer que os legisladores precisem de bem mais votos do que hoje e votos do Brasil inteiro.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Partido Novo

#96 Mensagem por Rurst » Dom Jul 01, 2018 3:59 am

Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 28, 2018 8:04 pm
J.Ricardo escreveu: Qui Jun 28, 2018 3:50 pm Cara, eu até gosto do parlamentarismo, mas já imaginou, que, se fossemos parlamentaristas, o Rodrigo Maia seria o presidente?
Tenho uma opinião que vocês provavelmente nunca virão: O problema do congresso brasileiro é o federalismo.

O jeito mais fácil de um bandido se eleger é ir para um estado do norte ou nordeste com população pequena e comprar os votos e apoio necessários, ai ele vai para Brasília com o mesmo poder que um deputado ou senador dos estados mais ao sul.

Há sim exemplos de criminosos que foram eleitos mais ao sul, principalmente no senado (que é mais parecido com o voto distrital, e por isso que não tenho esperanças nesse sistema), mas na câmara eles não são maioria, acho que a solução passa por um caminho que ninguém cogita hoje: fazer que os legisladores precisem de bem mais votos do que hoje e votos do Brasil inteiro.
Você está pensando no parlamentarismo com o modelo atual de eleição.

Por isso o voto distrital puro precisa ser implementado junto com o parlamentarismo.

Ele vai acabar ou diminuir isso, é uma candidatura por distrito e esse oba-oba como é hoje vai acabar.

Quem tem mais chances de eleito no distrito, alguém que vive na região, conhece os problemas, é conhecido pelo povo ou alguém que veio de outro canto do país para ser candidato lá ?

Senado somente 1 mandato de 8 anos e sem reeleição para sempre com o objetivo de evitar essa perpetuação de poder.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Partido Novo

#97 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 01, 2018 7:53 am

Um grande número de políticos hoje ganham eleições majoritárias longe de sua terra natal.

É ilusão achar que o voto distrital vai resolver alguma coisa, ele só vai garantir que os coronéis se elejam.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Partido Novo

#98 Mensagem por Rurst » Seg Jul 02, 2018 8:51 am

Marechal-do-ar escreveu: Dom Jul 01, 2018 7:53 am Um grande número de políticos hoje ganham eleições majoritárias longe de sua terra natal.

É ilusão achar que o voto distrital vai resolver alguma coisa, ele só vai garantir que os coronéis se elejam.
É ilusão achar que com o sistema atual onde 90% são eleitos indiretamente vai mudar alguma coisa, só vai garantir que os puxadores de votos continuem se reelegendo junto com uma porrada de políticos que o povo sequer votou.

Todo o sistema tem seus prós e contras, e o atual tem mais contras do que prós.

Distrital puro + recall.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Partido Novo

#99 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 02, 2018 10:52 am

O problema dos "puxadores de voto" é bem menor do que aparenta, dentro de um partido (ou coligação) as vagas são preenchidas pelos que tiverem mais votos, então a competição acaba meio que sendo dentro de cada partido.

E isso tem vantagens um eleitor não precisa votar em um ladrão bem cotado nas pesquisas para evitar que alguém com ideias opostas se eleja, é só escolher alguém que ele ache honesto dentro do partido preferido.

Lembrando que quem barrou a última anistia para a lava jato no congresso foi justamente o baixo clero, aqueles que se elegeram com votos "de outros".

Não é difícil imaginar o porque de ter tanto bandido pedindo por voto distrital.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Partido Novo

#100 Mensagem por Rurst » Seg Jul 02, 2018 3:18 pm

Marechal-do-ar escreveu: Seg Jul 02, 2018 10:52 am O problema dos "puxadores de voto" é bem menor do que aparenta, dentro de um partido (ou coligação) as vagas são preenchidas pelos que tiverem mais votos, então a competição acaba meio que sendo dentro de cada partido.

E isso tem vantagens um eleitor não precisa votar em um ladrão bem cotado nas pesquisas para evitar que alguém com ideias opostas se eleja, é só escolher alguém que ele ache honesto dentro do partido preferido.

Lembrando que quem barrou a última anistia para a lava jato no congresso foi justamente o baixo clero, aqueles que se elegeram com votos "de outros".

Não é difícil imaginar o porque de ter tanto bandido pedindo por voto distrital.
Vamos fazer uma suposição que o bandido pede voto por distrital, agora vê se ele pede Recall também ?

O problema do distrital se resolve com o Recall, coisa que não existe no sistema atual e nem tem como existir.

A maioria da população não se sente representada, e nem tem como se sentir mesmo com o sistema atual.

No distrital aquele morador sabe quem o representa e de quem cobrar, se a população não estiver satisfeita seja pela corrupção ou incompetência ela usa o RECALL e novas eleições são convocadas naquele distrito.

Distrital puro + Recall >>> Sistema atual

O sistema atual não tem como usar o recall, é um cheque em branco para o político com um mandato de 4 anos / 8 anos (senador).




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Partido Novo

#101 Mensagem por wagnerm25 » Seg Jul 02, 2018 3:33 pm

Candidato ao governo do RS pelo Novo. Fortemente focado em segurança pública.







Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Partido Novo

#102 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 02, 2018 8:21 pm

Rurst escreveu: Seg Jul 02, 2018 3:18 pm O problema do distrital se resolve com o Recall, coisa que não existe no sistema atual e nem tem como existir.
Eu sou muito favorável ao Recall, mas, tenho sérias dúvidas, de que os lugares que elegem Sarney, Renan Calheiros, ACM entre outros de fato exerceriam o Recall, muito mais gente tem bandido de estimação do que gosta de admitir.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Partido Novo

#103 Mensagem por Rurst » Ter Jul 03, 2018 9:26 am

Marechal-do-ar escreveu: Seg Jul 02, 2018 8:21 pm
Rurst escreveu: Seg Jul 02, 2018 3:18 pm O problema do distrital se resolve com o Recall, coisa que não existe no sistema atual e nem tem como existir.
Eu sou muito favorável ao Recall, mas, tenho sérias dúvidas, de que os lugares que elegem Sarney, Renan Calheiros, ACM entre outros de fato exerceriam o Recall, muito mais gente tem bandido de estimação do que gosta de admitir.
Então o problema não é o sistema, o problema são as pessoas e ele vai continuar existindo no sistema atual ou distrital, entre esses dois eu prefiro o distrital puro + Recall.

O que não pode é continuar com esse atual sistema que foi empurrado pela ONU na constituição de 1988, o Brasil já teve voto distrital e foi na época da império.

Sou totalmente favorável a Monarquia Constitucional Parlamentar, pois o passado político do Brasil com suas corrupções no legislativo / executivo, como por exemplo o mensalão a República parlamentar entraria em crise do mesmo jeito, certamente menos pior do que o sistema atual.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Partido Novo

#104 Mensagem por Clermont » Sáb Jul 07, 2018 9:18 pm





Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Partido Novo

#105 Mensagem por Bourne » Dom Jul 08, 2018 8:21 pm

Tentaram me cooptar para entrar no Novo. [003] :lol:

Disse não. Porque eles ainda são muito "liberbobo". Mas começam a ter realismo nas posições. Por exemplo, evitar se confundir com os estatistas da extrema direta semi-fascista ou os moralistas da bancada do boi, bala e bíblia. E deixar claro que a defesa da liberdade individual não implica em instituições excludentes ou ignorar falhas de mercados.




Responder