ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3661 Mensagem por juarez castro » Qua Mai 23, 2018 10:27 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 23, 2018 9:49 pm Vai ter muita coisa pra gente receber. E faz tempo que não chega uma quantidade de material tão grande assim. Então, vai haver muito trabalho pela frente.
Só lamento os m-119 não terem vindo no mesmo pacotão de bondades do tio Sam.

Abs
Virão, algo entre 40 e 50 peças, junto com Humvees.

G abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3662 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 24, 2018 10:15 am

Hummvee? Agora o pessoal pegou pesado de verdade.
Pra quê?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2914
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3663 Mensagem por saullo » Qui Mai 24, 2018 2:25 pm

Juarez, serão aproximandamente quantos Humvees ?
Tens ideia da quantidade ?

Abraços




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3664 Mensagem por juarez castro » Qui Mai 24, 2018 10:38 pm

saullo escreveu: Qui Mai 24, 2018 2:25 pm Juarez, serão aproximandamente quantos Humvees ?
Tens ideia da quantidade ?

Abraços
Em torno de uns 50.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3665 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 25, 2018 1:25 am

Flábio Iserhardt Pinto – 1º Sgt MB Mnt Armt Monitor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos – Ten Cel Comandante do CI Bld


Dando continuidade ao projeto de modernização da frota blindada em uso no Exército Brasileiro, chegou a vez da arma de Artilharia ver seus meios sofrerem renovação em busca da atualização de suas viaturas em virtude da evolução tecnológica no cenário mundial atual.

No início da década de 1990 do século passado, o Brasil recebeu e equipou seus Grupos de Artilharia com as VBC OAP M109 A3, perfazendo um total de 37 (trinta e sete) peças, distribuídas ao 29º GAC AP (Cruz Alta/RS), 16º GAC AP (São Leopoldo/RS) e 15º GAC AP (Lapa/PR).

Cada Unidade recebeu um total de 12 (doze) viaturas, ficando ainda 01 (uma) viatura como Meio Auxiliar de Instrução (MAI) na extinta Escola de Material Bélico (EsMB), na Guarnição do Rio de Janeiro/RJ, sendo esse MAI posteriormente realocado para as instalações do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld).

O Exército Brasileiro assinou, recentemente, um contrato com o Exército dos EUA, valendo-se de uma sistemática adotada por aquela Força, chamada Foreign Military Sales (FMS) – Vendas de Artigos Militares à Nações Estrangeiras, segundo o qual o EB receberá, em doação (EDA – Excess Defense Article), em um primeiro lote, 40 (quarenta) VBC OAP M109 A5+ BR e, no 2º lote, 60 (sessenta) carros.

Some-se a essa doação uma gama de produtos que serão adquiridos, tais como ferramental, suprimento, insumos, capacitação de recursos humanos, atualização de manuais técnicos, configurando um Suporte Logístico Integrado (SLI).

- Na 1ª fase, as peças serão distribuídas ao 3º GAC AP (Santa Maria/RS) e ao 5º GAC AP (Curitiba/PR).

- Na 2ª fase, as OM contempladas serão o 15º GAC AP e o 29º GAC AP.

Serão distribuídos, ainda, 02 (dois) simuladores para treinamento, individual e coletivo, de operação das peças, com previsão inicial de serem alocados junto ao 3º GAC AP e no 5º GAC AP.

O Brasil receberá, ainda, diversas viaturas pertencentes à família M, como é conhecida a frota de blindados americanos, a saber: M109 A5 – posteriormente atualizados para a versão A5 + BR; e M992 FAASV (Field Artillery Ammunition Support Vehicle) – Vtr remuniciadora das VBC OAP.



Principais diferenças entre os modelos M109 A3 e M109 A5+ BR:

- Aumento da potência do conjunto de força, passando de 405 Hp (A3) para 440 Hp (A5 / motor LHR - Low Heat Rejection);

- Aumento do comprimento (de 6,05m para 6,09m) e nº de calibres¹ do tubo (de 39,032 para 39,290), além da adição de medidor de velocidade inicial (V0), junto à boca de fogo, gerando maior eficiência no acerto dos alvos;

- Aumento no alcance dos tiros com munição assistida (carga 7 – de 14.600m para 18.000m; carga 8 – de 18.000m para 22.000m; carga 8 HE M549 – de 23.500m para 30.000m);

- Adição do sistema VFPS (Ventilated Face Piece System), que fornece à tripulação ar condicionado filtrado e aquecido, assegurando operações em ambiente QBN, sistema esse ausente no modelo A3;

- No tocante à parte de eletrônica embarcada, inserção de diversos componentes, muitos presentes no modelo A6, tais como: sistema de posicionamento global (GPS / AFATDS - Advanced Field Artillery Tactical Data System) e navegação inercial, unidades de exibição de comando (telas “touch screen”), sistema eletrônico de pontaria, dotado de computador balístico de tiro inserido ao sistema de controle de armas, além do incremento do rádio Harris Falcom III, da empresa norte-americana Harris, o mesmo que equipa as VBTP em uso atualmente no EB, o M113 e o GUARANI, aumentando a eficácia e a segurança na transmissão das mensagens;

- Aumento da segurança dos integrantes da peça, com a adição de sistema de controle remoto do bloqueio de viagem (trava do tubo), possibilitando ao motorista da VB a operação de desbloqueio e bloqueio do tubo diretamente de seu compartimento, sem necessidade de saída e exposição do mesmo. Tais mudanças estão ocorrendo através de uma modernização das viaturas realizada pela empresa britânica BAE Systems, na cidade de York, no Estado da Pensilvânia/USA. Posteriormente, o Parque Regional de Manutenção da 5ª RM conduzirá os trabalhos de modernização das viaturas, atualizando-as do modelo A5 para A5+ BR, na cidade de Curitiba/PR.

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!


¹Calibres - comprimento da alma de uma boca-de-fogo expresso pelo número de diâmetros de sua boca que podem ser contidos ao longo da alma. Ou seja, mede-se o comprimento da alma, dividindo-se em seguida pelo calibre.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/n ... R-pelo-EB/




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3666 Mensagem por eligioep » Sex Mai 25, 2018 9:28 am

Não virão mais HUMWEES.
Foram adquiridas 32 unidades do LMV IVECO, direto da Itália, e mais 74 que serão produzidos no Brasil.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3667 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Mai 25, 2018 10:34 am

eligioep escreveu: Sex Mai 25, 2018 9:28 am Não virão mais HUMWEES.
Foram adquiridas 32 unidades do LMV IVECO, direto da Itália, e mais 74 que serão produzidos no Brasil.
Excelente notícia!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3668 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 25, 2018 4:10 pm

Torço honestamente que seja apenas a quantidade suficiente para "manter a doutrina" e que mais adiante as viaturas nacionais sejam privilegiadas para a composição da frota de VBMT-LR.
Os LMV podem ser utilizados sem maiores problemas nas missões da ONU até que os projetos nacionais tenham maturidade suficiente para encarar tais ações.
Ao menos assim espero.
Do contrário, será um novo tiro no pé.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3669 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 25, 2018 6:45 pm

Até ai nenhuma novidade, Humvee era viagem mesmo e ainda bem que não veio. O LMV é um baita veículo!

De nacional e pronto só o Guará, que é quase quatro toneladas mais pesado, quase outra categoria. O Gladiador II, até agora, não vi nada sobre testes em campo.

Mas espero que o Titio tenha mais algumas doaçõss vindo de Sierra e Anniston.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3670 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 25, 2018 10:25 pm

Em artilharia apenas os M-119 comentados, mas que oficialmente não tem nada acertado. Não de público.
Aliás, eu presumo que a quantidade desses obuseiros seja pequena, dado que não existem tantos assim em serviço nos USA que possam estar despachando estes obuseiros a título de doação.
Na verdade não conheço nenhuma doação de M-119 de parte dos americanos para ninguém. Mas deve haver boas fontes no EB para afirmar que eles virão, ou no mínimo, estão sendo negociados. Resta esperar.
No final, além do material de artilharia de tubo que estamos recebendo, e dos M-113 comando e M-88 recuperadores, não há muito o que esperar mais do deserto americano. A não ser os AH-1W que tudo indica devem vir mesmo.
O resto, a BID por aqui tem produtos a disposição para fornecer. Se vão conseguir, já é outra história.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3671 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 25, 2018 10:42 pm

Bom, se o que precisamos não acharmos na Europa...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3672 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 25, 2018 10:51 pm

Vai demorar ainda tempo para esta questão ser posta em evidência. Mas se o tempo urgir mais depressa do que o esperado, eu particularmente não duvido de nada. Mesmo porque, do jeito que as coisas vão por aqui, e dado o quão fã nossos militares são de quinquilharia norte-americana, bem, vale o dita popular... é melhor um na mão do que dois no sutiã.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3673 Mensagem por jambockrs » Sex Jun 01, 2018 2:10 pm

Meus prezados
Novo morteiro de 81mm, fabricado pelo Exército.
http://www.planobrazil.com/tiro-tecnico ... rasileiro/




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3674 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 01, 2018 2:50 pm

Agora parece que vai. Falta o 60mm.
Engraçado, resolveram começar pelo maior e mais complicado para depois ir para os menores e mais fáceis.
Tem coisas que só acontecem no Brasil mesmo.

Abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#3675 Mensagem por EDSON » Sex Jun 01, 2018 10:47 pm

Frederico Vitor escreveu: Sex Mai 25, 2018 10:34 am
eligioep escreveu: Sex Mai 25, 2018 9:28 am Não virão mais HUMWEES.
Foram adquiridas 32 unidades do LMV IVECO, direto da Itália, e mais 74 que serão produzidos no Brasil.
Excelente notícia!
Graças a Deus!!




Responder