caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1501 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 19, 2018 10:39 am

Sempre achei uma pena não termos uma linha de produção para os UNIMOG aqui na MBB do Brasil. Vai saber o porquê... :roll:

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2015/04/25008_resize_620_380_true_false_null.jpg

http://www.defesanet.com.br/terrestre/n ... -a-Europa/

As versões do Unimog “extreme off-roader”, U 4023 e U 5023 "nariz curto", foram submetidas a uma renovação total, apresentando o conceito do motor no meio do veículo...

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1502 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 20, 2018 9:26 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 17, 2018 10:57 pm O que falta para adotarmos caminhões 8x8?
Verba, requisitos, necessidade, infraestrutura, tudo junto?

Abs
A indústria nacional não fabrica aqui. No mercado civil não há demanda, ainda.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1503 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 21, 2018 9:32 pm

Interessante. Tenho visto cada vez mais este tipo de veículo por aí. Não em grandes quantidades, mas já são bem mais comuns do que eram 5 anos atrás.
Pelo pouco que sei desse mercado, ao menos as grandes do setor têm investido nos 8x8.
Só torço pra que não seja mais um desses modismos locais que logo passam.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1504 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Mai 22, 2018 7:08 am

O que vc vê não é 8x8, mas sim caminhões com 4 eixos. Caminhões 8x8 tem tração nos 4 eixos, esses que se vê rodando por aí, apenas em 1 ou nos 2 eixos traseiros (8x2 ou 8x4).




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1505 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 22, 2018 12:20 pm

Aqui em São Paulo é relativamente comum ver caminhões 8x8, a principal função deles é guindaste, não sei o modelo, nunca cheguei a ver de muito perto, mas eles tem apenas 2 rodas em cada eixo e usa pneus bem maiores do que o normal.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1506 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 22, 2018 1:07 pm

Penso que é só questão de tempo esses modelos chegarem nas ffaa's.
Ao menos assim espero.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1507 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Mai 22, 2018 3:01 pm

Esses guindastes não podem ser considerados caminhões, os mais sofisticados são plataformas especializadas para a função de guindaste, construidas pelo próprio fabricante do equipamento, os que eventualmente são montados sobre caminhões não são 8x8.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1508 Mensagem por Bourne » Ter Mai 22, 2018 5:34 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mai 21, 2018 9:32 pm Interessante. Tenho visto cada vez mais este tipo de veículo por aí. Não em grandes quantidades, mas já são bem mais comuns do que eram 5 anos atrás.
Pelo pouco que sei desse mercado, ao menos as grandes do setor têm investido nos 8x8.
Só torço pra que não seja mais um desses modismos locais que logo passam.

Abs
Transporte é feito de modismo. Mudou a legislação ou tecnologia, as fabricantes de implementos e montadoras respondem com novos produtos. Além disso, no caso do Brasil tem uma legislação que é bipolar. Cada dia uma aventura diferente. Até os responsáveis pelos laudos podem ter interpretações diferentes sobre o mesmo equipamento e configuração. Ou seja, pode ou não se legal, a polícia rodoviária pode ou não aceitar, e mesmo multado pode recorrer na justiça que pode ou não dar ganho de causa.

Recapitulando a história do transporte brasileiro. Por exemplo, esses caminhões com quatro eixos existiam na década de 1960. Não pegaram.

http://1.bp.blogspot.com/-9eA--rNi-yc/Ukxt2yxzIkI/AAAAAAAAAao/hrqi6utY1Vo/s1600/fnm03op1.jpg

Aí surgiram as versões de quatro eixos com três eixos traseiros. Tinham modelos da FIAT, Mercedes e Scania. Teve certo sucesso em idos da década de 1970, mas foi proibido pode não fazer curvas tão bem. Também consumiam muito pneu, eram péssimos de manobra e com tração deficiente que não despertava tando interesse.

https://cache-assets.flogao.com.br/photos/full/141945875.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_E727coIO2Hk/TLCXgbjPgYI/AAAAAAAAAJI/pdK9LxLQwXs/s1600/4.jpg

No meio do caminho tinham as carretas dois eixos. A justificativa que faziam curva, boas de manobra e adequadas para os caminhões fracos que tinham na época. Era um nicho interessante e preenchiam um papel intermediário entre os caminhões leves (trucks e tocos) e as carretas três eixos. O modelo mais famoso e ainda tem muitos rodando são as Mercedes 1519 e 1524. Também tinha os modelos da Ford, Scania, FIAT entre outros.

https://i.pinimg.com/originals/31/ec/63/31ec63394868591c9c71f452ef428ca7.jpg

https://planetacaminhao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/FORD-F-8500.png

http://planetacaminhao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/6.jpg

https://i.pinimg.com/originals/f2/d1/96/f2d19693461d9f8ad31e4a8fa0cb2147.jpg

Com o tempo acabaram caindo no esquecimento. Agora que voltaram com a legislação mais simpática esse tipo de configuração. Além de outras configuração que fizeram sucesso, morreram, voltaram e morreram de novo.

É o caso dos cavalos mecânico 6X4 que acredito ser coisa da década de 1930 ou 1920. Nos EUA virou a configuração padrão na década de 1960 junto com carreta dois eixos. Porque a regulamentação nacional de peso era pesada e praticamente só permitia essa configuração. Até hoje é assim o padrão do caminhão nos EUA. Já na Europa cavalo mecânico é 4X2 com carreta três eixos. Acabou. Na Austrália e Canada permitem que os modelos de caminhões dos EUA e Europa transportem mais peso e utilizem composições articuladas. Portanto, o caminhão é uma configuração diferente.

No Brasil, dada a legislação, cresceu a configuração carreta 6X2 com carreta três eixos. Os 8X2 e rodotrens idem. São configurações nacionais considerando a legislação nacional e o tipo de transporte. Até acha em outros países, mas com diferenças substanciais.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1509 Mensagem por juarez castro » Ter Mai 22, 2018 8:34 pm

Marechal-do-ar escreveu: Ter Mai 22, 2018 12:20 pm Aqui em São Paulo é relativamente comum ver caminhões 8x8, a principal função deles é guindaste, não sei o modelo, nunca cheguei a ver de muito perto, mas eles tem apenas 2 rodas em cada eixo e usa pneus bem maiores do que o normal.
Na verdade, a maioria dos "guindautos" que você vê por aí, tem quatro eixos, mas na maioria das vezes são 8x2, ou 8x4, e não 8x8 o número eixos é para distribuir o peso do equipamento




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1510 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 26, 2018 11:36 pm

Eu estou torcendo para que cedo ou tarde a entrada da Scania e da Agrale em segmentos ainda dominados por VW e veículos antigos, possa trazer novos ares para a frota de caminhões do EB e demais forças. Espero honestamente que esse seja apenas o primeiro passo para que tenhamos uma frota mais equilibrada, e principalmente, adequada as reais necessidades que temos em termos de logística e apoio militar, do 4x4 ao 10x10.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1511 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 07, 2018 9:16 pm

A Scania conseguiu colocar o seu P-360 no EB. Agora só falta a Iveco com o Traccker e correndo por fora a Shacman com os seus modelos.

Mas meu sonho de consumo é ver um AM-51 de cinco ton e um AM-100 de 10 ton nas cores das ffaa's. Do 4x4 ao 8x8. E com várias opções de chassi e empregos.

Se podemos comprar caminhão sueco por quase um milhão de reais, também podemos comprar Agrale por menos do que isso. É só querer.

Alguém quer?

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1512 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 07, 2018 9:43 pm

Meu sonho é ver Actros rebocando Leo REVO e/ou M1A1BR, isso sim é um sonho.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1513 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 09, 2018 5:03 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jun 07, 2018 9:43 pm Meu sonho é ver Actros rebocando Leo REVO e/ou M1A1BR, isso sim é um sonho.
Acho que não estás longe de ver o teu sonho realizado Gabriel.

Já o meu...

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1514 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 09, 2018 7:51 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 09, 2018 5:03 pm
gabriel219 escreveu: Qui Jun 07, 2018 9:43 pm Meu sonho é ver Actros rebocando Leo REVO e/ou M1A1BR, isso sim é um sonho.
Acho que não estás longe de ver o teu sonho realizado Gabriel.

Já o meu...

Abs
Depende de pra qual Oficial General você pergunte...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1515 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 09, 2018 10:05 pm

Sem problemas. De um jeito ou de outro o Actros é oferecido no mercado nacional. Os modelos da Mercedes dão e sobram para ambas opções.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder