A minha TransBrasil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

A minha TransBrasil

#1 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 11, 2018 6:01 pm

https://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2018/01/transbrasil-767200-960x640.jpg

FALIDA EM 2002, TRANSBRASIL AINDA “VIVE” NOS TRIBUNAIS
Há exatos 62 anos, companhia aérea brasileira era fundada como Sadia Transportes Aéreos, mas até hoje sua falência repercute na Justiça

https://airway.uol.com.br/falida-em-200 ... tribunais/

Eu simplesmente não consigo me conformar... :oops: :(

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: A minha TransBrasil

#2 Mensagem por Bruno Falcão » Seg Fev 12, 2018 12:35 am

É realmente uma pena. Incrível como todas as grandes aéreas de décadas atrás caíram todas, uma por uma.
Mas a Transbrasil, Varig e Vasp foram escolas importantíssimas para a aviação atual. Muitos pilotos e mecânicos que hoje atuam nas atuais Azul, Latam, Gol e Avianca começaram nas pioneiras que fecharam as portas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: A minha TransBrasil

#3 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 12, 2018 3:35 pm

Se eu acertasse na mega sena da virada sozinho, eu dava um jeito de resgatar ao menos o nome da empresa e dar à clientela de hoje o que havia de melhor naqueles tempos.

Existe até hoje uma demanda reprimida de parte do público que era daquelas empresas e que não é atendido, ou mal atendido, pelas aéreas atuais. Virou tudo Interbairros como a Gol e o seu modelo low cost. A TAM logo no começo tinha tudo para substituir bem a Varig, mas depois que o cmte Rolim se foi, assim como no caso do Cmte Fontana, as empresas que eles fundaram e o sonho deles foi-se junto. A TranBrasil faliu e a TAM virou um arremedo de transporte aéreo muito longe do que o seu mentor sonhou para ela. Ai chegou a Azul e terminou o serviço.

Mesmo a Avianca, apesar de tentar dar um tratamento melhor a sua clientela, ainda está muito longe do que foram as aéreas de outrora. Mas é o que temos de menos ruim hoje em dia. Só não sei porque deles operarem para PV e não virem até Manaus e Belém, os dois maiores aeroportos da região. E olha que eu já perguntei...

No fim, ficamos nessa situação em que estamos, com 4 grandes empresas dominando o mercado, estorquindo os clientes de todas as formas possíveis e ainda reclamando da vida. Para não falar da aviação regional que praticamente foi extinta no Brasil

Estamos em um mato sem cachorro, ou para ser mais coerente, estamos voando em um pombo sem asas.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: A minha TransBrasil

#4 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 12, 2018 3:42 pm

Imaginando... :P

https://fsbrasil.files.wordpress.com/2010/08/e175_transbrasil_pt-tbr-b.jpg

Aliás, a marca TRANSBRASIL com certeza seria a maior e melhor propaganda para os novos E-Jet E-2 da Embraer.

Uma nova empresa operando com os 3 modelos seria algo simplesmente sensacional, fora de série. E com esta cabine então. 8-]

https://runwaygirlnetwork.com/wp-content/uploads/2014/07/Staggered-Three-Quarter-BKWD.jpg
http://www.embraercommercialjets.com/PublishingImages/interior_e2/first_class.jpg

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A minha TransBrasil

#5 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 12, 2018 4:04 pm

A Transbrasil degringolou depois da morte do Omar Fontana. Assim como a Varig, a Vasp e outras grandes empresas aéreas que não existem mais, sempre tive a impressão que elas eram muito mal administradas, contraiam dívidas impagáveis e chegavam nessa situação de falência. Não sei se é muito jogo defender essas empresas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A minha TransBrasil

#6 Mensagem por joao fernando » Seg Fev 12, 2018 4:19 pm

Bolovo escreveu:A Transbrasil degringolou depois da morte do Omar Fontana. Assim como a Varig, a Vasp e outras grandes empresas aéreas que não existem mais, sempre tive a impressão que elas eram muito mal administradas, contraiam dívidas impagáveis e chegavam nessa situação de falência. Não sei se é muito jogo defender essas empresas.
Livre mercado passa longe desses camaradas. Era um mercado fechado, preços absurdos, enfim...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: A minha TransBrasil

#7 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 12, 2018 5:07 pm

Eram outros tempos, outra economia, outra mentalidade. Mas todas elas tinham dívidas que acabaram não sendo pagas não apenas por má gestão, mas principalmente pela condução econômica do país, que muito contribuiu para que fossem à falência.

Se bem que no caso da Varig até hoje, apesar do GF ter perdido em todas as instâncias judiciais possíveis, ele continua no "devo não nego, pago quando quiser..." de sempre. :x

A TransBrasil faliu porque seus gestores não souberam se adaptar aos novos tempos, e deu no que deu. Até hoje a empresa deve e não tem como pagar. E o nosso judiciário, e a legislação pertinente, não ajuda muito nisso. Os 3 767 da empresa poderiam muito ter sido vendidos e pago o montante principal enquanto valiam alguma coisa. Mas se nem uma simples decisão judicial se consegue em tempo hábil. imagina outras coisas mais complicadas.

Talvez fosse em outro país, elas ainda estivessem aí, mas como estamos no Brasil, claro, isso seria coisa de comunista, de esquerdopatas, de viciados nas tetas do Estado... :roll: :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A minha TransBrasil

#8 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 12, 2018 5:47 pm

Mas oras, a talvez maior e mais importante empresa aérea de todos os tempos, a americana PanAm, faliu em 1991 por motivos parecidos. E o governo americano deixou a história seguir. Sem contar outras empresas como a TWA que foram adquiridas e etc. Eu também sou um fã dessas antigas empresas aéreas, elas eram mil vezes melhor do que as atuais, mas ressuscita-las me parece sem sentido. São outros tempos. Melhor criar outras novas empresas que não tenham justamente os vícios que levaram essas antigas empresas a falência. Mas o cenário atual é assustador: a maior empresa aérea "nacional" é na verdade chilena, a segunda é uma porcaria sem tamanho, a terceira é americana e a quarta é colombiana. E, se não me engano, nenhuma delas é uma "flag carrier".




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: A minha TransBrasil

#9 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 12, 2018 9:57 pm

Não proponho ressuscitar nenhuma Bolovo. O que está morto está morto e não volta. É infelizmente o caso daquelas empresas.
Hoje infelizmente aviação comercial brasileira está jogada ao Deus dará e pior, nas mãos de gente que sequer é ligada ao setor, no governo.
A ANAC é um apanágio da corrupção e incompetência estatal, e praticamente não fez e não faz nada pelo setor. O pessoal do antigo DAC deve estar se virando no túmulo. Infraero nem se comenta.
É lamentável a nossa situação. Andar de avião no Brasil é como pegar o ônibus ou metrô para voltar pra casa na hora do hush. Um verdadeiro descalabro.
A consequência estão aí. E o GF parece não estar satisfeito, já que ainda insiste na proposta de um PL que abre os céus nacionais a outras empresas aéreas para voos internos. Algo fora de qualquer propósito e sem recorrência em qualquer país.
Para não falar dos planos de céus abertos com os USA.
Aí que falta faz uma aviação regional.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: A minha TransBrasil

#10 Mensagem por Bruno Falcão » Ter Fev 13, 2018 1:12 am

FCarvalho escreveu:Mesmo a Avianca, apesar de tentar dar um tratamento melhor a sua clientela, ainda está muito longe do que foram as aéreas de outrora. Mas é o que temos de menos ruim hoje em dia. Só não sei porque deles operarem para PV e não virem até Manaus e Belém, os dois maiores aeroportos da região. E olha que eu já perguntei... .
Falta de demanda é o motivo, infelizmente. Com esta crise o número de voos caiu para menos da metade aqui em Manaus. Mas a Avianca está prevista para Agosto em diante por aqui, vai chegar primeiro em Belém. Para Belém na verdade abriram vagas na semana passada para diversas áreas (manutenção, despacho, rampa e outros) então em questão de um ou dois meses ja devem estar por lá.
E o papo que ouço sobre a Avianca em Manaus é que irão fazer daqui um centro de conexão dos estados do norte para voos para os EUA, mas por enquanto são só boatos.. Nada confirmado sobre esse centro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: A minha TransBrasil

#11 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 13, 2018 11:32 am

Boa informação Bruno. Espero que realmente isso ocorra.
E quanto a demanda, bem, isso é visível a olhos nus no Eduardo Gomes.
Além do aeroporto ter ficado horrível depois da reforma, que até hoje nunca acabou, e deixou ele parecendo um enorme banheiro, o movimento de aeronaves no pátio é minúsculo. Esses dias estive lá e nem o tradicional voo da tarde para SP da Latam estava escalado.
Vou repetir de novo.: que falta faz uma aviação regional.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder