François Hollande: Uma Nova Esperança para a Europa?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: François Hollande: Uma Nova Esperança para a Europa?

#166 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 08, 2018 3:13 pm

Portugal, Espanha, França e Itália vão apresentar documento comum à UE sobre Política Agrícola Comum

Portugal, Espanha, França e Itália vão apresentar ao Conselho de Ministros da União Europeia (UE) um documento comum para reivindicar uma Política Agrícola Comum (PAC) com forte orçamento, disse hoje o secretário-geral da Agricultura espanhol, Carlos Cabanas.

O responsável e os seus homólogos de França, Itália e Portugal decidiram, numa reunião, elaborar uma proposta com "pontos comuns" sobre a reforma da PAC para apresentá-la perante a Comissão Europeia e o Conselho de Ministros da Agricultura, em março, segundo a agência Efe.

Os representantes dos quatro países acordaram preparar o documento e enviá-lo aos ministros, embora já tenham chegado a acordo para manter fundos "ambiciosos" na PAC - além de 2020 - e que o novo modelo tenha um quadro comum que evite problemas e alterações de concorrência.

Em relação ao orçamento, Cabanas sublinhou que estão a ser analisadas "todas as possibilidades" do ponto de vista agrícola, com reflexões sobre o impacto do 'Brexit'.

"No nosso nível, acordámos que o orçamento deve ser suficiente para uma PAC ambiciosa", acrescentou Carlos Cabanas, citado pela Efe.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: François Hollande: Uma Nova Esperança para a Europa?

#167 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 09, 2018 2:23 pm

Novo mecanismo de protecção civil arranca antes do Verão?

RescUE terá uma equipa de profissionais e equipamento próprios, e orçamento anual de 250 milhões de euros. A sede será na capital belga.

É bem possível que a União Europeia tenha operacional, ainda antes do Verão, um novo mecanismo europeu de protecção civil que ficará sedeado em Bruxelas e que se destina a lidar com desastres naturais, catástrofes e terrorismo. A intenção é ter uma equipa própria de recursos humanos diversificada e especializada que inclui equipas médicas de emergência, assim como uma larga lista de equipamento na qual se incluem aeronaves, bombagem para lidar com inundações, materiais de busca e salvamento em meio urbano e hospitais de campanha, descreveu ao PÚBLICO a eurodeputada socialista Liliana Rodrigues

O rescUE, que está a ser discutido ainda no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional (e que tem ainda um longo caminho legislativo a percorrer), teria um orçamento entre os 250 e os 280 milhões de euros anuais. A ideia é complementar o actual mecanismo europeu de protecção civil, que se manteria, e que tem uma natureza voluntária – o que também levanta dificuldades, por exemplo, no Verão, quando vários países estão afectados por incêndios e não conseguem disponibilizar meios para outros. Já o rescUE passaria a ser um instrumento europeu formal, com uma estrutura permanente, que serviria como primeiro ponto de emergência para os Estados-membros.

A intenção é “aumentar a capacidade de resposta da União Europeia em situações de emergência” e também contribuir para o reforço das equipas de protecção civil dos Estados-membros, já que se pretende criar financiamentos de 75% para a formação das estruturas nacionais.

A escolha de Bruxelas para sediar esta entidade resolve eventuais problemas de discriminação de alguns países, aposta num ponto geográfico quase central que permite agilizar a prontidão e a capacidade de projecção das forças para o terreno. E tenciona igualmente servir para corrigir um problema grave sentido no coração da União Europeia depois dos atentados no aeroporto e no Metro da cidade em 2016. “Na altura, um dos problemas visíveis foi a falta de coordenação” entre as diversas estruturas de socorro, recorda a eurodeputada. Seria também este mecanismo rescUE a trabalhar com países terceiros como Marrocos ou o Chile, que habitualmente colaboram com Estados europeus na área dos incêndios.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder