ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#1 Mensagem por Túlio » Sex Jan 12, 2018 7:35 pm

Primeira morte por febre amarela em 2018 é confirmada no Rio de Janeiro.

https://noticias.uol.com.br/saude/ultim ... aneiro.htm

Imagem

Se liguem, esse troço está se espalhando e matando gente pelo Brasil. Quem é das províncias que ainda não foram afetadas pode se vacinar fácil. Não deem chance pro azar, é verão e mosquito tem por toda parte!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#2 Mensagem por delmar » Sex Jan 12, 2018 7:44 pm

Tomei a vacina 12 anos atrás, numa viagem à Amazônia. Na fronteira entre o Brasil e a Guyana fui aconselhado a tomar a vacina pois a febre amarela era comum na região e, no mês anterior, alguns garimpeiros que retornaram da Guyana haviam batido as botas vítimas da febre. A orientação era para fazer nova aplicação passados dez anos. Quando fui procurar uma nova aplicação, para revalidar um certificado internacional de vacinação que tenho, fui informado de que não é mais necessário, a vacinação é permanente.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#3 Mensagem por Túlio » Sex Jan 12, 2018 8:15 pm

delmar escreveu:Tomei a vacina 12 anos atrás, numa viagem à Amazônia. Na fronteira entre o Brasil e a Guyana fui aconselhado a tomar a vacina pois a febre amarela era comum na região e, no mês anterior, alguns garimpeiros que retornaram da Guyana haviam batido as botas vítimas da febre. A orientação era para fazer nova aplicação passados dez anos. Quando fui procurar uma nova aplicação, para revalidar um certificado internacional de vacinação que tenho, fui informado de que não é mais necessário, a vacinação é permanente.

Pois é, vivente, tomei um balaio de vacina quando era piá mas não tenho a menor ideia se tinha para isso no meio (tive sarampo e caxumba porque não existia vacina; isso sim, sei que estou imunizado pro resto da vida), daí que, como a minha antitetânica expirou, queria ver se já fazia as duas de uma vez só, apenas não sei se pode...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#4 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 12, 2018 8:16 pm

Eu tomei a vacina num posto de saúde público em 2012 quando viajei para Brasília, então estou teoricamente protegido até 2022.

Tomem a vacina! Custa nada e pode te salvar!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#5 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 13, 2018 11:56 am

Bolovo escreveu:Eu tomei a vacina num posto de saúde público em 2012 quando viajei para Brasília, então estou teoricamente protegido até 2022.

Tomem a vacina! Custa nada e pode te salvar!
Verdade! Basta olhar para aquele diagrama com os sintomas e...quem quer isso para si ou para seus afetos? E com risco de óbito, ainda por cima?

Mas sobre as datas que citaste, me parece que tomaste a dose integral, logo, creio que estás protegido é pelo resto da vida, cupincha...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#6 Mensagem por felipexion » Sáb Jan 13, 2018 12:57 pm

Túlio escreveu:
delmar escreveu:Tomei a vacina 12 anos atrás, numa viagem à Amazônia. Na fronteira entre o Brasil e a Guyana fui aconselhado a tomar a vacina pois a febre amarela era comum na região e, no mês anterior, alguns garimpeiros que retornaram da Guyana haviam batido as botas vítimas da febre. A orientação era para fazer nova aplicação passados dez anos. Quando fui procurar uma nova aplicação, para revalidar um certificado internacional de vacinação que tenho, fui informado de que não é mais necessário, a vacinação é permanente.

Pois é, vivente, tomei um balaio de vacina quando era piá mas não tenho a menor ideia se tinha para isso no meio (tive sarampo e caxumba porque não existia vacina; isso sim, sei que estou imunizado pro resto da vida), daí que, como a minha antitetânica expirou, queria ver se já fazia as duas de uma vez só, apenas não sei se pode...
Não há mais necessidade de reforço para FA. dT continua com reforço:
http://www.who.int/mediacentre/news/rel ... 130517/en/

Locais que são recomendadas a vacinação:
https://wwwnc.cdc.gov/travel/news-annou ... ine-brazil




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#7 Mensagem por felipexion » Sáb Jan 13, 2018 1:00 pm

Bolovo escreveu:Eu tomei a vacina num posto de saúde público em 2012 quando viajei para Brasília, então estou teoricamente protegido até 2022.

Tomem a vacina! Custa nada e pode te salvar!
Teoricamente, para a vida inteira:
"A single dose of YF vaccine is sufficient to confer sus
-
tained life-long protective immunity against YF disease;
a booster dose is not necessary. In view of the ongoing
transmission of YF virus, and the proven efficacy and
safety of YF vaccination, WHO recommends that all en-
demic countries should introduce YF vaccine into their
routine immunization programmes. "
http://www.who.int/wer/2013/wer8827.pdf




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#8 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 13, 2018 2:03 pm

Sei lá, Doc véio, como disse, nem sei se estava no menu de vacinas que tomei ali pelo fim dos anos 60 e a antitetânica sempre me foi recomendado tomar de 10 em 10 anos...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#9 Mensagem por felipexion » Sáb Jan 13, 2018 2:20 pm

Túlio escreveu:Sei lá, Doc véio, como disse, nem sei se estava no menu de vacinas que tomei ali pelo fim dos anos 60 e a antitetânica sempre me foi recomendado tomar de 10 em 10 anos...
dT: dupla adulto para imunizar contra difteria e tétano.
Seu calendário vacinal é composto por:
Febre amarela (se tomou, não precisa mais);
dT (10/10 anos);
Hep´B (se tomou, não precisa mais);
Em campanhas: influenza (anual) e pneumocócica (VPP23).

Você também pode pagar na rede privada pela VPC13, hep A, herpes-zóster, SRC, meningocócica conjugada (ACWY).




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#10 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 13, 2018 3:36 pm

felipexion escreveu: dT: dupla adulto para imunizar contra difteria e tétano.
Seu calendário vacinal é composto por:
Febre amarela (se tomou, não precisa mais);
dT (10/10 anos);
Hep´B (se tomou, não precisa mais);
Em campanhas: influenza (anual) e pneumocócica (VPP23).

Você também pode pagar na rede privada pela VPC13, hep A, herpes-zóster, SRC, meningocócica conjugada (ACWY).
Primeiramente, muito obrigado por participar deste tópico, já que és PRO, Doc véio! Ambos sabemos (tu mais do que todos nós juntos) o quão importante é, e nem tanto individualmente, mas para todos. Que não se descuide daquilo que vai além de um prejuízo individual, por ruim que seja, mas que afete o coletivo. Eu e/ou ou qualquer outro podemos estar pouco ligando para morrer deste ou daquele jeito (afinal, cedo ou tarde a gente vai acabar indo) mas qual de nós aceitaria de bom grado ser a causa, ainda que indireta, de um mal gravíssimo a uma criança?

Assim, fica uma dúvida: tomei Hep B/C em 2006 mas tinha que tomar outra dose um tempo depois. Como ODEIO injeção e certamente sabes que esta (uma em cada braço) dói que é o inferno, não tomei a segunda.

Então? Eu e quem fez que nem eu, é começar de novo ou simplesmente tomar a segunda dose e fim (azar que o índio passe dois dias com raiva até de mexer um braço)? E a da Febre Amarela e Tétano, dá pra tacar tudo junto e só sofrer uma vez?

O resto (Influenza & quetales) nunca tomei, nem pego gripe mesmo, com vírus e tudo, sistema imunológico à prova de bala, até a do Tétano só tomo porque uma Profe minha, ainda no então segundo grau, descreveu os sintomas (tipo o chamado "riso tetânico") de maneira tão gráfica (ela falava e eu praticamente via acontecer) que quase me borrei e fui fazer, porque morrer sofrendo como o diabo e ainda por cima rindo está acima e além da minha capacidade de compreensão...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#11 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 13, 2018 11:07 pm

felipexion escreveu:
Túlio escreveu:Sei lá, Doc véio, como disse, nem sei se estava no menu de vacinas que tomei ali pelo fim dos anos 60 e a antitetânica sempre me foi recomendado tomar de 10 em 10 anos...
dT: dupla adulto para imunizar contra difteria e tétano.
Seu calendário vacinal é composto por:
Febre amarela (se tomou, não precisa mais);
dT (10/10 anos);
Hep´B (se tomou, não precisa mais);
Em campanhas: influenza (anual) e pneumocócica (VPP23).

Você também pode pagar na rede privada pela VPC13, hep A, herpes-zóster, SRC, meningocócica conjugada (ACWY).
Eu não lembro se tomei a dose fracionada ou a integral pra febre amarela... acredito que deva ter sido a ultima.
A dT eu tomei acho que faz uns 5 anos mais ou menos. A de Hepatite B eu tenho quase certeza que não tomei, não tenho certeza. Talvez já.

São essas que importa?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#12 Mensagem por delmar » Sáb Jan 13, 2018 11:34 pm

Eu não lembro se tomei a dose fracionada ou a integral pra febre amarela... acredito que deva ter sido a ultima.
A dT eu tomei acho que faz uns 5 anos mais ou menos. A de Hepatite B eu tenho quase certeza que não tomei, não tenho certeza. Talvez já.

São essas que importa?
Pelo que sei em 2012 não aplicava-se a dose fracionada no caso da vacinação contra febre amarela. A dose fracionada só é aplicada em casos de ser necessária uma aplicação em massa da vacina, para deter um epidemia. Assim com a mesma quantia de vacinas consegue-se imunizar uma quantidade muito maior de pessoas. São recomendações da OMS para o combate de epidemias pelo que estão falando.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#13 Mensagem por Túlio » Ter Jan 16, 2018 12:28 pm

OMS inclui todo o estado de São Paulo em área de risco de febre amarela

Organização Mundial da Saúde considera aumento da atividade do vírus no estado e recomenda que estrangeiros tomem a vacina. Foram confirmadas 21 mortes pela doença em um ano.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/notic ... rela.ghtml




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#14 Mensagem por felipexion » Ter Jan 16, 2018 10:28 pm

Túlio escreveu:
felipexion escreveu: dT: dupla adulto para imunizar contra difteria e tétano.
Seu calendário vacinal é composto por:
Febre amarela (se tomou, não precisa mais);
dT (10/10 anos);
Hep´B (se tomou, não precisa mais);
Em campanhas: influenza (anual) e pneumocócica (VPP23).

Você também pode pagar na rede privada pela VPC13, hep A, herpes-zóster, SRC, meningocócica conjugada (ACWY).
Primeiramente, muito obrigado por participar deste tópico, já que és PRO, Doc véio! Ambos sabemos (tu mais do que todos nós juntos) o quão importante é, e nem tanto individualmente, mas para todos. Que não se descuide daquilo que vai além de um prejuízo individual, por ruim que seja, mas que afete o coletivo. Eu e/ou ou qualquer outro podemos estar pouco ligando para morrer deste ou daquele jeito (afinal, cedo ou tarde a gente vai acabar indo) mas qual de nós aceitaria de bom grado ser a causa, ainda que indireta, de um mal gravíssimo a uma criança?

Assim, fica uma dúvida: tomei Hep B/C em 2006 mas tinha que tomar outra dose um tempo depois. Como ODEIO injeção e certamente sabes que esta (uma em cada braço) dói que é o inferno, não tomei a segunda.

Então? Eu e quem fez que nem eu, é começar de novo ou simplesmente tomar a segunda dose e fim (azar que o índio passe dois dias com raiva até de mexer um braço)? E a da Febre Amarela e Tétano, dá pra tacar tudo junto e só sofrer uma vez?

O resto (Influenza & quetales) nunca tomei, nem pego gripe mesmo, com vírus e tudo, sistema imunológico à prova de bala, até a do Tétano só tomo porque uma Profe minha, ainda no então segundo grau, descreveu os sintomas (tipo o chamado "riso tetânico") de maneira tão gráfica (ela falava e eu praticamente via acontecer) que quase me borrei e fui fazer, porque morrer sofrendo como o diabo e ainda por cima rindo está acima e além da minha capacidade de compreensão...
Frouxo.
Ainda não existe vacina contra Hep C. Você tomou para Hep B. Você tomou quantas doses? Tem que tomar 3 doses (0,2 e 6 meses) e fazer um teste chamado Anti-hbs. Ele deve dar reagente (positivo), se der não-reagente (negativo) significa que não produziu anticorpos suficientes.
Devido ao tempo, você irá iniciar novo esquema para Hep B. A primeira dose tomará junto com a dT. Após 2 meses e 6 meses, você tomará as duas doses finais de Hep B e fará o teste do Anti-hbs (esse é pago).




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: ALERTA: FEBRE AMARELA!!!

#15 Mensagem por felipexion » Ter Jan 16, 2018 10:36 pm

Bolovo escreveu: Eu não lembro se tomei a dose fracionada ou a integral pra febre amarela... acredito que deva ter sido a ultima.
A dT eu tomei acho que faz uns 5 anos mais ou menos. A de Hepatite B eu tenho quase certeza que não tomei, não tenho certeza. Talvez já.

São essas que importa?
Acrescente na lista Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba- SRC).
Para a hepB, verifica o cartão. Se tiver esquema vacinal completo (3 doses), faça o Anti-hbs.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder