Há pessoas nesse fórum que afirmam, com declarações duvidosas, que o caça russo de quinta geração Su-57, mais conhecido pelo nome do programa PAK-FA, tem o a mesma assinatura radar (RCS) do que os chamados eurocanards, os caças europeus de 4,5 geração (Eurofighter, Gripen e Rafale). A afirmação é no mínimo controversa pelo fato do primeiro ser um programa de quinta geração desde a prancheta, com características como fuselagem facetada e armamento guardado em bainhas internas, enquanto o segundo tem nada disso, sendo avançados caças de quarta geração.
A acusação diz que o Su-57 tem um RCS estimado entre 0.1~0.4m², o que seria equivalente ao RCS dos eurocanards e muito longe do alegados 0.0001m² de RCS para o F-22 e 0.001m² de RCS para o F-35. Por outro lado, os russos utilizam outra metodologia, tanto que estudos deles colocam como o RCS máximo para o F-22 de 0.3m² devido a propriedade construtiva das aeronaves. Além disso, há a acusação de uma suposta "falta de qualidade dos equipamentos russos". Como eu não tenho medo de enquetes, eu deixo o nosso juri popular tirar as suas conclusões e decidir.
O Su-57 tem o mesmo RCS que um eurocanard?