Desmilitarização das PM's

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Você é a favor da desmilitarização das PM's?

( ) Sim
28
41%
( ) Não
34
49%
( ) Talvez
4
6%
( ) Outras respostas
3
4%
 
Total de votos: 69

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#76 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 13, 2017 6:52 pm

J.Ricardo escreveu:
FCarvalho escreveu:O que os colegas acham da idéia da criação de um Ministério do Interior, que fosse responsável por toda a questão da segurança pública e gerenciasse todas as atividades das forças de segurança - PM's, PC's, GM's, PF's, PRF's, FNS...etc - além de prover o planejamento e gestão da área, controlando a questão das armas para civis, e as empresas de que trabalham com a área de segurança?

A concentração da gestão e planejamento em um único órgão federal poderia ajudar na solução dos problemas e limitações enfrentados hoje, inclusive na questão da militarização ou não das PM's e sua união com as PC's?

Um adendo. Em minha opinião, acho que se conseguíssemos estabelecer o ciclo completo para todas as 3 forças policiais existentes, PM, PC e GM, a questão da militarização poderia ser dirimida com algumas mudanças necessárias na formação e no treinamento destas instituições.

Não vejo porque uma cidade de menos de 10 mil abitantes precisar de uma guarnição PM ou PC se a prefeitura poderia fazer isso com a sua GM, desde que devidamente preparada para isso, ou seja, prover o ciclo completo. Sabe-se que mais da metade dos municípios brasileiros não chega a sequer 10 mil habitantes, variando entre 1000 e 10 mil. Neste sentido, acredito que uma GM bem equipada, adestrada e organizada neste ciclo completo de prevenção e combate ao crime poderia resolver imensa maioria dos problemas com segurança das cidades brasileiras. Dessa forma, muitos efetivos das PM poderia ser destacado para as cidades grandes e médias, onde são mais necessários, e/ou para outras atividades que não poderiam prescindir da sua efetiva presença e participação.

abs.
Carvalho, acho que o impedimento desta iniciativa, vai do Brasil ser uma federação, onde em teoria, cada estado tem liberdade e é responsável pela segurança pública.
O federalismo no Brasil sempre foi na prática uma faixada J. Ricardo.
Em se querendo, e sendo do interesse geral da cambada de Brasília, a coisa anda.
Salvo engano, ainda no tempo dos militares existia um ministério do interior, não sei se exatamente com as mesmas funções que dispus acima, mas havia. Depois de 84 foi devidamente defenestrado da história.
Eu sempre que vejo alguma reportagem mundo afora abordando essa questão da segurança interna, vem a baila a existência de um ministério assim por tratar destas questões, até mesmo de terrorismo.
Infelizmente como em nossa historiografia as PM's e PC's sempre foram usadas como uma espécie de "cangaço oficial do Estado", mesmo ainda hoje, é muito difícil para os governadores abrirem mão desta mamata, e da influência, sobre elas para resolverem suas questões/desavenças internas. Tem sido assim desde o final do século XIX.
Mas hoje, com outros olhos, principalmente em se levando a questão da melhoria da gestão, penso que tal ministério podeira ser uma alternativa ao verdadeiro descalabro que se tornou a segurança pública no Brasil, do qual ninguém que assumir a responsabilidade, diga-se de passagem.
Mas acho que isso deveria ser muito discutido antes, posto que mais um ministério além dos que já existem só para cumprir burocracia e não fazer nada, já temos até demais.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder