TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80641 Mensagem por Plinio Jr » Qui Jun 15, 2017 2:09 pm

Sendo o primeiro vôo é normal procedimentos comuns como utilização total da pista na decolagem e pouso e mesmo a não utilização de equipamentos como IRST , isto tudo fica para depois, para outros voos e qualificação do mesmo....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60652
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6368 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80642 Mensagem por Túlio » Qui Jun 15, 2017 2:27 pm

Plinio Jr escreveu:Sendo o primeiro vôo é normal procedimentos comuns como utilização total da pista na decolagem e pouso e mesmo a não utilização de equipamentos como IRST , isto tudo fica para depois, para outros voos e qualificação do mesmo....
Não citei como CRÍTICA, apenas como uma curiosidade, tanto que está entre parênteses. Muito do que será o Gripen E sequer está pronto e devidamente testado, como o radar AESA híbrido, que provavelmente nem estava a bordo. So what? Quando estiver vai aparecer e quando nossos Pilotos começarem a testar vão dar suas impressões, haverá muita coisa a ser debatida, a meu ver começando de verdade em 2018.

Por enquanto me basta saber que las viejas copuchentas y las tías cahuineras estão ficando sem munição, porque o que era PPT já fez roll-out e agora decolou. O resto é consequência, as viúvas que se consolem, porque o nosso caça está chegando. Pode até acabar não oferecendo coisas miraculosas e de que só ouvimos falar mas nunca vemos, mas o FATO é que não vai ter nada comparável (e por muito tempo) aqui no nosso cantinho.

Por enquanto tá bão! :D :D :D :D




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80643 Mensagem por Plinio Jr » Qui Jun 15, 2017 3:23 pm

Túlio escreveu:
Plinio Jr escreveu:Sendo o primeiro vôo é normal procedimentos comuns como utilização total da pista na decolagem e pouso e mesmo a não utilização de equipamentos como IRST , isto tudo fica para depois, para outros voos e qualificação do mesmo....
Não citei como CRÍTICA, apenas como uma curiosidade, tanto que está entre parênteses. Muito do que será o Gripen E sequer está pronto e devidamente testado, como o radar AESA híbrido, que provavelmente nem estava a bordo. So what? Quando estiver vai aparecer e quando nossos Pilotos começarem a testar vão dar suas impressões, haverá muita coisa a ser debatida, a meu ver começando de verdade em 2018.

Por enquanto me basta saber que las viejas copuchentas y las tías cahuineras estão ficando sem munição, porque o que era PPT já fez roll-out e agora decolou. O resto é consequência, as viúvas que se consolem, porque o nosso caça está chegando. Pode até acabar não oferecendo coisas miraculosas e de que só ouvimos falar mas nunca vemos, mas o FATO é que não vai ter nada comparável (e por muito tempo) aqui no nosso cantinho.

Por enquanto tá bão! :D :D :D :D
Concordo contigo cupincha....este ano deve ser voltado para o comportamento da aeronave em voo e coisa e tal, o ano que vem deve ser voltado para a parte de eletrônica, sistemas e armas....aí sim....vai ficar legal....levou uma eternidade e parece que aos poucos o novo caça da FAB está chegando.... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80644 Mensagem por vplemes » Qui Jun 15, 2017 5:47 pm

Acredito que vamos ter muita coisa interessante ainda este ano. Sendo verdade o que disse o executivo da Saab, uma das principais causas de problemas em novas aeronaves, o software, está bem maduro, o que deve acelerar bastante o projeto a partir de agora. Mas vamos esperar pra ver, ainda tem um bocado de chão a se percorrer (ou de preferência, ar. rsrs).




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80645 Mensagem por mmatuso » Qui Jun 15, 2017 6:30 pm

Com mais de 6 meses de atraso mas saiu do chão.

Alguém tem o video apenas com trechos dele voando?




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80646 Mensagem por Penguin » Qui Jun 15, 2017 7:09 pm

Plinio Jr escreveu:
Túlio escreveu: Não citei como CRÍTICA, apenas como uma curiosidade, tanto que está entre parênteses. Muito do que será o Gripen E sequer está pronto e devidamente testado, como o radar AESA híbrido, que provavelmente nem estava a bordo. So what? Quando estiver vai aparecer e quando nossos Pilotos começarem a testar vão dar suas impressões, haverá muita coisa a ser debatida, a meu ver começando de verdade em 2018.

Por enquanto me basta saber que las viejas copuchentas y las tías cahuineras estão ficando sem munição, porque o que era PPT já fez roll-out e agora decolou. O resto é consequência, as viúvas que se consolem, porque o nosso caça está chegando. Pode até acabar não oferecendo coisas miraculosas e de que só ouvimos falar mas nunca vemos, mas o FATO é que não vai ter nada comparável (e por muito tempo) aqui no nosso cantinho.

Por enquanto tá bão! :D :D :D :D
Concordo contigo cupincha....este ano deve ser voltado para o comportamento da aeronave em voo e coisa e tal, o ano que vem deve ser voltado para a parte de eletrônica, sistemas e armas....aí sim....vai ficar legal....levou uma eternidade e parece que aos poucos o novo caça da FAB está chegando.... :idea:
Do press briefing depois do voo:
O piloto Hans Einerth, respondendo a uma questão sobre quais as diferenças entre o Gripen E 39-8 pré-série e as aeronaves de produção de série, disse que o Gripen 39-8 utiliza todos os computadores e aviônica dos aviões de produção, mas não leva todos os sensores. Em seu lugar, o 39-8 leva equipamentos de medição e por isso é mais pesado que os aviões de série.
Vídeo acima ou http://www.aereo.jor.br/2017/06/14/dele ... na-suecia/
With 39-8 being used mainly for airframe and general flight control tests, a second prototype (39-9) will be used as a tactical systems testbed, while the third and final single-seat prototype (39-10) will fly as a production-standard airframe. The twin-seat Gripen NG demonstrator (39-7) that provided much of the risk mitigation for the Gripen E will continue to serve as a general test platform throughout the flight trials effort.
http://www.janes.com/article/71455/grip ... den-flight




Editado pela última vez por Penguin em Qui Jun 15, 2017 8:55 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80647 Mensagem por Boss » Qui Jun 15, 2017 10:31 pm

Túlio escreveu:Tigrada, agora sim, vamos começar (apenas começar) a poder debater com alguma propriedade coisas como o que o NOSSO caça poderá ou não fazer, como será vista a FAB como A ÚNICA de toda a América Latina a ter um caça 4,5G (e ainda operando em data-link com um AEW&C) e o quanto o Gripen E ainda tem para evoluir (p ex nos vídeos, e o YT está ficando cheio deles, não se vê o IRST, apenas a previsão do local onde será instalado, em amarelo), além da opinião de Pilotos Brasileiros, quando começarem a voar o avião, ainda na Suécia, provavelmente.

Ano que vem a discussão estará BOMBANDO!
Será que a discussão melhora ?

Desde que a decisão saiu sempre tem viúva resmungando que o seu caça não foi escolhido.

Eu era defensor do Rafale e na hora da decisão já aceitei o fato, triste ver gente quase quatro anos depois ainda no mimimi.

O pior é quando ultrapassa o mimimi e vai para a torcida contra.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80648 Mensagem por NovaTO » Qui Jun 15, 2017 10:58 pm

Agora quero ver que diferenças existirão em relação à versão sueca, além do WAD, mais especificamene itens que segundo dizem melhorariam o quesito furtividade.... seria... o Mare?!?!? :shock:

[]'s




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80649 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 16, 2017 6:36 am

Acho melhor todos se acalmarem.

Ninguém aqui é dono da verdade, E esse papo de carteirada na falta de argumento já está ficando velho!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80650 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 16, 2017 6:38 am

Agora é hora de ficar feliz que depois de trocentas anos o protótipo do Gripen voou e torcer para os modelos Suecos terem pedaços made in Brazil além de CAD.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80651 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2017 11:31 am

Bom, o primeiro avião de papel finalmente alçou voo. Ainda faltam dois outros para completar o trio de teste/avaliações. Até o ano que vem teremos fatos concretos, além de teorias de cada um de nós aqui, para poder avaliar o que realmente será entregue pelo Gripen E.

Agora é acompanhar, avaliar e cobrar o que nos foi prometido. É com isso que a FAB está ocupada agora. E penso é com isso que devemos manter o foco nos debates por aqui.

E isso inclui quem gostou e quem não gostou da escolha do Gripen E.

Bons debates a todos.

abs,




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60652
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6368 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80652 Mensagem por Túlio » Sex Jun 16, 2017 2:12 pm

mmatuso escreveu:Com mais de 6 meses de atraso mas saiu do chão.

Alguém tem o video apenas com trechos dele voando?
Tá, mas este atraso é tão salientado porque avião nenhum atrasa ou só porque é o Gripen? Vemos constantes atrasos e sobrecustos até no F-35 e eu mesmo fui um dos últimos a parar de falar mal (curiosamente, no entanto, não recordo de, à falta de "argumento" melhor, ter que recorrer a "isso"), porque venci a maldita ignorância ao encontrar um artigo que explicava o que ele realmente significava para a Aviação de Caça dos EUA e demais Países capazes de adquiri-lo; grosso modo, é que será o Gripen E/F aqui na América do Sul, algo que irá praticamente reinventar o conceito de Aviação de Caça e contra o qual ninguém das redondezas tem nada capaz de ser visto como oposição séria. Isso não vale alguns meses de atraso?

Ainda mais num País que levou mais de DEZ ANOS para fazer uma mera Corveta (Barroso), com o agravante de a esmagadora maioria dos insumos ser importada de Países onde o mote "tempo é dinheiro" já foi compreendido faz décadas! Pior, até o KC-390, levado a cabo pela EMBRAER, empresa com inegável competência, contabiliza atrasos. E daí, vai ser um mau Cargo por causa disso?

Boss escreveu: Será que a discussão melhora ?

Desde que a decisão saiu sempre tem viúva resmungando que o seu caça não foi escolhido.

Eu era defensor do Rafale e na hora da decisão já aceitei o fato, triste ver gente quase quatro anos depois ainda no mimimi.

O pior é quando ultrapassa o mimimi e vai para a torcida contra.
Já mostrei mais de uma vez aqui um print do meu voto, é um dos 613 do Rafale. Estava a favor dele até o Gripen ser escolhido, daí já era. E antes disso eu era um dos que dava mais paulada nos dois, porque o FLANKER estava no páreo.

A coisa mais irritante para muitos na internet é que existe algo chamado REALIDADE! É o que refiro como "Síndrome do Policarpo Quaresma", que é quando tenta-se subordinar a Realidade às nossas fantasias e sonhos. Eu não entendo como nem por que as pessoas fazem isso, apenas acho de um mau gosto atroz! Será que não param um momento sequer para pensar na imagem pública que constroem de si próprias? Acho que não, ou teriam mudado seus modos, passando a se portar como pessoas com quem todo mundo gosta de conversar, porque escrevem coisas que merecem ser lidas e comentadas.

De qualquer modo, que sigam arrastando suas correntes e chorando e rangendo os dentes em seus mundinhos de fantasia; a Realidade é que, se juntarmos as palavras "próximo caça" e "Força Aérea Brasileira", o resultado será invariavelmente GRIPEN! Não há "argumento" de algum "Policarpo" que mude isso.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
hunter
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 127
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80653 Mensagem por hunter » Sex Jun 16, 2017 6:50 pm

Quero muito ver uma apresentacao com o R99 gripen e kc 390 em formacao




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80654 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jun 17, 2017 1:58 am

15 de junho... Com big atraso o primeiro voo da mini jaca sueca.
Agora é acompanhar o desenvolvimento e torcer para que não haja novos atrasos, ou a FAB receberá o seu primeiro caça em 2026...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80655 Mensagem por alexmabastos » Sáb Jun 17, 2017 1:21 pm

hunter escreveu:Quero muito ver uma apresentacao com o R99 gripen e kc 390 em formacao
Não seria F-39?




Responder