EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#976 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mai 23, 2017 1:01 pm

vplemes escreveu:Mas essas type 23 pelo que andei lendo estarão só o osso quando forem descomissionadas. Será que valeriam a pena?

Algumas estão sendo modernizadas. O fato e que existem poucas opções para obtenção de navios de escolta por oportunidade.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#977 Mensagem por pmicchi » Ter Mai 23, 2017 2:32 pm

Só pra me atualizar, qual é calendário de desativação das Niteroi, Type22 e Inhaúma?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#978 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:43 pm

Lord Nauta escreveu:
vplemes escreveu:Mas essas type 23 pelo que andei lendo estarão só o osso quando forem descomissionadas. Será que valeriam a pena?
Algumas estão sendo modernizadas. O fato e que existem poucas opções para obtenção de navios de escolta por oportunidade.
Compras por oportunidade não estão sendo mais consideradas pela MB atualmente. Ou é a CV-3 ou é nada.
As atuais escoltas vão ser mantidas o quanto possível, até a última dar baixa.
Se vamos ter com o que substituí-las, acho muito difícil prever isso agora. Com o atual cenário político e econômico do jeito que está, qualquer decisão provavelmente só deverá ser tomada pelo próximo governo a partir de 2019, que como de praxe, deverá deixar para 2020 ou mais adiante qualquer decisão sobre investimentos nas ffaa's após a "revisão das contas" que sempre se faz a cada governo.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#979 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mai 23, 2017 5:04 pm

FCarvalho escreveu:
Lord Nauta escreveu: Algumas estão sendo modernizadas. O fato e que existem poucas opções para obtenção de navios de escolta por oportunidade.
Compras por oportunidade não estão sendo mais consideradas pela MB atualmente. Ou é a CV-3 ou é nada.
As atuais escoltas vão ser mantidas o quanto possível, até a última dar baixa.
Se vamos ter com o que substituí-las, acho muito difícil prever isso agora. Com o atual cenário político e econômico do jeito que está, qualquer decisão provavelmente só deverá ser tomada pelo próximo governo a partir de 2019, que como de praxe, deverá deixar para 2020 ou mais adiante qualquer decisão sobre investimentos nas ffaa's após a "revisão das contas" que sempre se faz a cada governo.

abs.


O fato e que o maior interesse do MD de plantão em relação a navios novos para a MB e o projeto dos NaPa 500 BR. A MB caminha inexoravelmente para se tornar nos próximos anos uma força de guarda costeira. :evil: :evil: :evil:

Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#980 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mai 23, 2017 9:27 pm

pmicchi escreveu:Só pra me atualizar, qual é calendário de desativação das Niteroi, Type22 e Inhaúma?

Prezado Colega,

A titulo de informação histórica, uma vez que os cronogramas de baixa e incorporação de novos navios originariamente previstos pelo almirantado da MB se tornaram peças da melhor ficção cientifica.

1. Programação de desincorporações:

2020 – uma F classe Greenhalgh
2021 – uma F classe Greenhalgh e uma classe Niterói
2022 – uma F classe Greenhalgh e uma classe Niterói
2023 – uma F classe Niterói
2024 – uma F classe Niterói
2025 – uma F classe Niterói
2026 – uma F classe Niterói
2030 – uma V classe Inhaúma
2032 – uma V classe Inhaúma
2033 – uma V classe Inhaúma
2034 – uma V classe Inhaúma
2030 – V Barroso

2. Programação de incorporações:

2017 – uma escolta de 6.000 ton
2019 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2020 – uma escolta de 6.000 ton
2021 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2022 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2023 – uma CV03

Em 2023 seria contratado um lote adicional de 5 navios de 6.000 ton que começariam a ser incorporados anualmente a partir de 2028.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#981 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 24, 2017 12:20 am

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:Compras por oportunidade não estão sendo mais consideradas pela MB atualmente. Ou é a CV-3 ou é nada. As atuais escoltas vão ser mantidas o quanto possível, até a última dar baixa. Se vamos ter com o que substituí-las, acho muito difícil prever isso agora. Com o atual cenário político e econômico do jeito que está, qualquer decisão provavelmente só deverá ser tomada pelo próximo governo a partir de 2019, que como de praxe, deverá deixar para 2020 ou mais adiante qualquer decisão sobre investimentos nas ffaa's após a "revisão das contas" que sempre se faz a cada governo.
O fato e que o maior interesse do MD de plantão em relação a navios novos para a MB e o projeto dos NaPa 500 BR. A MB caminha inexoravelmente para se tornar nos próximos anos uma força de guarda costeira. :evil: :evil: :evil:
Sds
Lord Nauta
Nauta, eu tenho opinião formada quanto a isso. A MB não pode reclamar de se tornar uma guarda costeira, porque ela já é uma! :?

O trabalho das capitanias dos portos e dos distritos navais tem caráter essencialmente administrativo e policialesco, naquilo que se refere as fluviais e marítimas do país. A MB tem funções de polícia naval desde sempre. Competindo inclusive com o DPF em algumas questões.

Convenhamos meu velho amigo, se a MB resolvesse largar esse osso, e dar espaço para a criação de uma verdadeira guarda costeira, com certeza, no mínimo, ela poderia se concentrar em assuntos que realmente são pertinentes a uma esquadra de mar azul, como ela mesma quer se fazer crer.

O que se passa em águas marrons é, e deve ser, prioritariamente, responsabilidade de uma guarda costeira. Não adianta. A MB vai ser tratada como guarda costeira pelo resto de sua existência enquanto ela continuar não abrindo mão de carregar este fardo com ela. Os políticos entendem o porque de termos uma guarda costeira, que para eles rima com segurança pública, mas não uma marinha de guerra.

Sejamos honestos, o tempo que a MB perde com projetos de navios patrulha, ela poderia estar investindo em corvetas, fragatas e outros navios e aviação naval que compõe realmente uma esquadra.
Aliás, talvez fosse até mais fácil conseguir a atenção, e os recursos necessários para isso dentro de um planejamento de longo prazo no qual se pudesse fazer os investimentos necessários aos poucos na industria naval nacional e na BID. Como sempre se tentou fazer com as Niterói, Inhaúma e Barroso.

Compra 4 corvetas agora, depois mais 4, depois parte para as fragatas, desenvolve uma família destes navios, e por aí vai.Para não falar dos navios de apoio. Enfim, projetos é o que não falta no CPN.

Ademais, vamos ter muita sorte se pelo menos os Napa 500 BR saírem do papel até 2020. Na verdade penso que além das CV-3 os NaPaOc BR deveriam ser prioridade agora. Ou fazemos com que sobrou da nossa capacidade de projetar e construir navios militares consiga manter o nariz fora d'água, ou vamos estar repetindo os mesmos erros de 40, 30 anos atrás.

Acredito que o almirantado consiga aprender com os erros da MB. Ao menos assim espero.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#982 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mai 24, 2017 10:04 am

Uma GC poderia seguir os moldes da PRF, só que atuaria nos mares e rios do Brasil, também poderia ser de incumbência dos estados a fiscalização das áreas utilizadas para banho nas prais, ficaria sob sua responsabilidade fiscalizar, por exemplo, embarcações como jet-skis que causam tantos acidentes em nossas praias.

Nossa MB quer abraçar o mundo, mas não consegue...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#983 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 24, 2017 11:53 am

J.Ricardo escreveu:Uma GC poderia seguir os moldes da PRF, só que atuaria nos mares e rios do Brasil, também poderia ser de incumbência dos estados a fiscalização das áreas utilizadas para banho nas prais, ficaria sob sua responsabilidade fiscalizar, por exemplo, embarcações como jet-skis que causam tantos acidentes em nossas praias.
Nossa MB quer abraçar o mundo, mas não consegue...
A MB nunca teve pernas e braços sequer para dar conta de si mesma quanto mais do resto.
É o que dá querer fazer tudo sem conseguir fazer o pouco.
Propostas para organização de uma guarda costeira, inclusive com divisão de responsabilidades entre União, Estados e Municípios é o que não falta.
O que falta mesmo é vergonha na cara e humildade do almirantado em abrir mão de um papel que eles mesmo sempre criticaram.
Vai entender.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#984 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 24, 2017 12:45 pm

FCarvalho escreveu:
Lord Nauta escreveu: O fato e que o maior interesse do MD de plantão em relação a navios novos para a MB e o projeto dos NaPa 500 BR. A MB caminha inexoravelmente para se tornar nos próximos anos uma força de guarda costeira. :evil: :evil: :evil:
Sds
Lord Nauta
Nauta, eu tenho opinião formada quanto a isso. A MB não pode reclamar de se tornar uma guarda costeira, porque ela já é uma! :?

O trabalho das capitanias dos portos e dos distritos navais tem caráter essencialmente administrativo e policialesco, naquilo que se refere as fluviais e marítimas do país. A MB tem funções de polícia naval desde sempre. Competindo inclusive com o DPF em algumas questões.

Convenhamos meu velho amigo, se a MB resolvesse largar esse osso, e dar espaço para a criação de uma verdadeira guarda costeira, com certeza, no mínimo, ela poderia se concentrar em assuntos que realmente são pertinentes a uma esquadra de mar azul, como ela mesma quer se fazer crer.

O que se passa em águas marrons é, e deve ser, prioritariamente, responsabilidade de uma guarda costeira. Não adianta. A MB vai ser tratada como guarda costeira pelo resto de sua existência enquanto ela continuar não abrindo mão de carregar este fardo com ela. Os políticos entendem o porque de termos uma guarda costeira, que para eles rima com segurança pública, mas não uma marinha de guerra.

Sejamos honestos, o tempo que a MB perde com projetos de navios patrulha, ela poderia estar investindo em corvetas, fragatas e outros navios e aviação naval que compõe realmente uma esquadra.
Aliás, talvez fosse até mais fácil conseguir a atenção, e os recursos necessários para isso dentro de um planejamento de longo prazo no qual se pudesse fazer os investimentos necessários aos poucos na industria naval nacional e na BID. Como sempre se tentou fazer com as Niterói, Inhaúma e Barroso.

Compra 4 corvetas agora, depois mais 4, depois parte para as fragatas, desenvolve uma família destes navios, e por aí vai.Para não falar dos navios de apoio. Enfim, projetos é o que não falta no CPN.

Ademais, vamos ter muita sorte se pelo menos os Napa 500 BR saírem do papel até 2020. Na verdade penso que além das CV-3 os NaPaOc BR deveriam ser prioridade agora. Ou fazemos com que sobrou da nossa capacidade de projetar e construir navios militares consiga manter o nariz fora d'água, ou vamos estar repetindo os mesmos erros de 40, 30 anos atrás.

Acredito que o almirantado consiga aprender com os erros da MB. Ao menos assim espero.

abs.

Concordo plenamente com o ponto de vista do colega.
[009]


Sds


Lord Nauta




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#985 Mensagem por pmicchi » Sex Mai 26, 2017 1:41 pm

Lord Nauta escreveu:
pmicchi escreveu:Só pra me atualizar, qual é calendário de desativação das Niteroi, Type22 e Inhaúma?

Prezado Colega,

A titulo de informação histórica, uma vez que os cronogramas de baixa e incorporação de novos navios originariamente previstos pelo almirantado da MB se tornaram peças da melhor ficção cientifica.

1. Programação de desincorporações:

2020 – uma F classe Greenhalgh
2021 – uma F classe Greenhalgh e uma classe Niterói
2022 – uma F classe Greenhalgh e uma classe Niterói
2023 – uma F classe Niterói
2024 – uma F classe Niterói
2025 – uma F classe Niterói
2026 – uma F classe Niterói
2030 – uma V classe Inhaúma
2032 – uma V classe Inhaúma
2033 – uma V classe Inhaúma
2034 – uma V classe Inhaúma
2030 – V Barroso

2. Programação de incorporações:

2017 – uma escolta de 6.000 ton
2019 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2020 – uma escolta de 6.000 ton
2021 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2022 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2023 – uma CV03

Em 2023 seria contratado um lote adicional de 5 navios de 6.000 ton que começariam a ser incorporados anualmente a partir de 2028.
Valeu Lord Nauta

Nem perguntei das incorporações pois o momento é incerto, mas as baixas são inexoráveis. Quem sabe em 2030 tenhamos 4 fragatas e 4-6 corvetas apoiados por bons Navios Patrulha armados.

São poucos navios, mas se forem novos e modernos valem mais que 13 ou 14 navios antigos e defasados. Devíamos priorizar a qualidade e evitar embarcar (literalmente) na ideia de pegar navios de segunda mão.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#986 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mai 26, 2017 3:49 pm

pmicchi escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Prezado Colega,

A titulo de informação histórica, uma vez que os cronogramas de baixa e incorporação de novos navios originariamente previstos pelo almirantado da MB se tornaram peças da melhor ficção cientifica.

1. Programação de desincorporações:

2020 – uma F classe Greenhalgh
2021 – uma F classe Greenhalgh e uma classe Niterói
2022 – uma F classe Greenhalgh e uma classe Niterói
2023 – uma F classe Niterói
2024 – uma F classe Niterói
2025 – uma F classe Niterói
2026 – uma F classe Niterói
2030 – uma V classe Inhaúma
2032 – uma V classe Inhaúma
2033 – uma V classe Inhaúma
2034 – uma V classe Inhaúma
2030 – V Barroso

2. Programação de incorporações:

2017 – uma escolta de 6.000 ton
2019 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2020 – uma escolta de 6.000 ton
2021 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2022 – uma escolta de 6.000 ton e uma CV 03
2023 – uma CV03

Em 2023 seria contratado um lote adicional de 5 navios de 6.000 ton que começariam a ser incorporados anualmente a partir de 2028.
Valeu Lord Nauta

Nem perguntei das incorporações pois o momento é incerto, mas as baixas são inexoráveis. Quem sabe em 2030 tenhamos 4 fragatas e 4-6 corvetas apoiados por bons Navios Patrulha armados.

São poucos navios, mas se forem novos e modernos valem mais que 13 ou 14 navios antigos e defasados. Devíamos priorizar a qualidade e evitar embarcar (literalmente) na ideia de pegar navios de segunda mão.

Prezado Colega,

Na tabela apresentada o ano da baixa da Barroso esta errado. O ano e 2035 e não 2030. Notar também que foram antecipadas as baixas de uma classe Greenhalgh e duas Inhaúmas.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#987 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2017 4:00 pm

A realidade é clara. Antes de 2030, se nada for feito, a MB vai realmente poder ser chamada de guarda costeira, pois pelo atraso e incertezas do projeto da CV-3, é muito difícil se esperar que estes navios possam substituir a tempo as Inhauma.

Pior ainda a situação das fragatas, que sequer contam com um plano de substituição.

O Prosuper, tal como o conhecemos, está morto.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#988 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 28, 2017 12:51 am

Eita porra... :roll:

27 de maio de 2017 at 19:42
EXCLUSIVO: LEAL FERREIRA E ALMIRANTADO JÁ EXAMINAM TROCAR CLASSE ‘TAMANDARÉ’ POR BARCO ESTRANGEIRO E, ASSIM, POUPAR ATÉ USD 240 MILHÕES
Posted by Roberto Lopes

http://www.planobrazil.com/exclusivo-le ... m=facebook

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#989 Mensagem por vplemes » Dom Mai 28, 2017 11:29 am

Qual o problema? Vamos estar trocando um projeto que mal e mal está no auto cad por um que provavelmente vai estar na mesma situação, mas poderá sair mais em conta. Não defendo o cancelamento pura e simples da CV3, mas um estudo sério e aprofundado sobre a conveniência de utilizarmos um projeto de uma empresa com expertise comprovada, que além de tudo ainda nos transfira tecnologia e construa aqui em banânia, criando empregos e dando capacitação técnica a mão de obra nacional.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#990 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 28, 2017 11:42 am

Projetos por aí na classe da CV-3 exitem as dezenas. Se é mais barato trazer de fora, bem, o aspecto econômico é apenas uma parte da equação no processo decisório, embora no nosso caso, não raras vezes, acabe sendo o principal a orientar as nossas decisões no campo da defesa.

A ver no que isso vai dar.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder