Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#31 Mensagem por Túlio » Seg Abr 27, 2015 11:53 am

alex escreveu:Nota-se quanto as FA gostam do 725, a linha está parando e nos compramos BlackHawk :lol: :lol: mesmo sendo classes diferentes de heli damos preferencia ao falcao.
Projeto imposto da nisso ai.
Uma boa noticia, realmente a primeira do ano.

Pura verdade, as FFAA não querem nada com aeronave que não seja da EMBRAER ou ianque (o que praticamente dá na mesma). Tentem achar um militar fora do pijama que acredite em invasão da Amazônia ou tenha medo de a IV Fleet tomar o Pré-Sal...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#32 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 27, 2015 12:53 pm

knigh7 escreveu:
FCarvalho escreveu: Os 20 helos do PROTEGER?
abs.
Os 20 Black Hawks que o EB pretende comprar foi inserido no programa PROTEGER? Então há esperanças...
Olá Knight7,

foi noticiado no tópico da Avex aqui há uns dois ou três anos atrás que o EB pretendia adquirir cerva de 20 helos através do programa Proteger.
Contudo, nada indica que haja uma preferência por este ou aquele modelo. Não há definições quanto a isso.
Mas em entrevista a revista ASAS, salvo engano, o próprio cmte da Avex admite que o desejo do EB é poder contar com 20 a 24 destes helos. Bom, se juntarmos 1+1, então... :wink:
Espero sinceramente que algo sai deste projeto. A Avex como comentei no referido tópico, hoje, não conta com projetos próprios para ajustar suas necessidades, estando inserida direta ou indiretamente em outras grandes linhas de ação do EB em termos de planejamento de investimento.
Só podemos desejar boa sorte para eles.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#33 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 27, 2015 1:06 pm

Túlio escreveu:
alex escreveu:Nota-se quanto as FA gostam do 725, a linha está parando e nos compramos BlackHawk :lol: :lol: mesmo sendo classes diferentes de heli damos preferencia ao falcao.
Projeto imposto da nisso ai.
Uma boa noticia, realmente a primeira do ano.
Pura verdade, as FFAA não querem nada com aeronave que não seja da EMBRAER ou ianque (o que praticamente dá na mesma). Tentem achar um militar fora do pijama que acredite em invasão da Amazônia ou tenha medo de a IV Fleet tomar o Pré-Sal...
As ffaa's oficialmente não tem preferencias quanto a este ou aquele equipamento. E não deveriam ter, de fato e de direito. Mas tem. :roll:
Contudo, mesmo com tais preferências, mais ou menos explicitadas nas compras que realizam, é importante que se compreenda que tais aquisições tem de subordinar a um novo conceito de operacionalidade, que não mais apenas visa dar esta capacidade apenas e tão somente a veia militar de nossa defesa... é preciso agora pensar a logística nacional, a tecnologia e a industria, a formação/capacitação de mão de obra não militar, e por aí vai. Componentes da defesa que não necessariamente aparecem muito no cotidiano das discussões deste assunto, mas que são, também, imprescindíveis a sua melhor operacionalidade. Ponto.
Se os produtos americanos conseguirem atender a este novo pesamento(perspectiva) - que de novo nem é tanto assim, convenhamos - que se quer dar a política de defesa nacional, não tem porque negar-lhes qualquer negócio que se possa fazer.
Os militares brasileiros sabem muito bem como a banda toca por aqueles lados quanto a oferta e suporte de material militar para os vizinhos abaixo da linha do equador. E a importância, ou a falta dela, que esta parte do continente tem em relação as políticas externas americana. Então, cada um dever saber bem onde lhe aperta o calo.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#34 Mensagem por Túlio » Seg Abr 27, 2015 1:16 pm

FCarvalho escreveu:
As ffaa's oficialmente não tem preferencias quanto a este ou aquele equipamento. E não deveriam ter, de fato e de direito. Mas tem. :roll:
Contudo, mesmo com tais preferências, mais ou menos explicitadas nas compras que realizam, é importante que se compreenda que tais aquisições tem de subordinar a um novo conceito de operacionalidade, que não mais apenas visa dar esta capacidade apenas e tão somente a veia militar de nossa defesa... é preciso agora pensar a logística nacional, a tecnologia e a industria, a formação/capacitação de mão de obra não militar, e por aí vai. Componentes da defesa que não necessariamente aparecem muito no cotidiano das discussões deste assunto, mas que são, também, imprescindíveis a sua melhor operacionalidade. Ponto.
Se os produtos americanos conseguirem atender a este novo pesamento(perspectiva) - que de novo nem é tanto assim, convenhamos - que se quer dar a política de defesa nacional, não tem porque negar-lhes qualquer negócio que se possa fazer.
Os militares brasileiros sabem muito bem como a banda toca por aqueles lados quanto a oferta e suporte de material militar para os vizinhos abaixo da linha do equador. E a importância, ou a falta dela, que esta parte do continente tem em relação as políticas externas americana. Então, cada um dever saber bem onde lhe aperta o calo.

abs.

Bueno, estou falando do que ouvi das bocas de uma pá de graúdos das FFAA (as três). Os EUA são um País amigo e aliado, segundo a tchurma fardada. Claro, eles têm consciência dos limites desta relação, tanto que foram aprender a fazer SSN na França.

Quanto a logística, basta-lhes que a fábrica da maior parte dos insumos fique por aqui. Já viste alguém da FAB ou MB reclamar de turbina GE? Ou do EB largar de mão a torre ARES REMAX porque a empresa agora é da Elbit (Israel)? Não, né? :wink: 8-]

Verdade verdadeira é que o Lula queria ser potência mundial gastando pouco dinheiro e muita vaselina; as FFAA querem ser potência apenas na região e realizar umas missõezinhas pelo mundo afora pra ganhar experiência e verba para material (além dos aumentos no soldo, diárias, etc)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#35 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 27, 2015 1:37 pm

É como sempre vivemos, e resolvemos as coisas, por aqui meu caro amigo gaudério.
Sempre divididos entre dois pesos e duas medidas. Entre o sonho e a realidade. Entre o pior e o menos ruim... :roll: :wink:
E salve-se quem puder.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#36 Mensagem por juarez castro » Seg Abr 27, 2015 3:13 pm

Túlio escreveu:
alex escreveu:Nota-se quanto as FA gostam do 725, a linha está parando e nos compramos BlackHawk :lol: :lol: mesmo sendo classes diferentes de heli damos preferencia ao falcao.
Projeto imposto da nisso ai.
Uma boa noticia, realmente a primeira do ano.

Pura verdade, as FFAA não querem nada com aeronave que não seja da EMBRAER ou ianque (o que praticamente dá na mesma). Tentem achar um militar fora do pijama que acredite em invasão da Amazônia ou tenha medo de a IV Fleet tomar o Pré-Sal...
No caso específico desta aeronave, versão ASW full, missão esta que não existe a versão do EC 725 e sabemos que ele não cumpre devido a limitação do pairado em 20 minutos tão somente, a marinha comprou o que tem de melhor junto com o Merlin para esta missão.
A Marinha comprou o vetor que cumpre a missão, já estão para lá de de Bagdá com coisas que não precisam e que não cumprem a missão.
Caso alguém tenha por aí um documento oficial do comando do marinha requisitando uma aeronave com as características do EC 725 por favor me avise, pois até hoje ninguém me mostrou.

Grande abraço




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#37 Mensagem por Túlio » Seg Abr 27, 2015 3:16 pm

Ei, não estou falando mal do BlackHawk nem das FFAA por gostarem dele, que eu saiba é o melhor de sua categoria. Já o SeaHawk eu acho pouco mais do que um Super Linx anabolizado. Nem Exocet ele dispara, deveríamos pedir licença de fabricação do Sea King, esse sim, é FEROZ!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#38 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 27, 2015 5:51 pm

Não queres dizer Merlin?

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#39 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 27, 2015 5:59 pm

O Merlin sem dúvida é um outro mundo (3 motores!!!!), o Sea Hawk é um ótimo heli anti-sub e vem com tudo o que tem direito para essa tarefa.

Para Anti-superfície o nosso EC-725 e os seus Exocets serão excelentes aeronaves e por tudo que li e vi do projeto temos tudo para termos um Sr heli nas nossas mãos.

Essa coisa de Sea Hawk x EC-725 é pura bobagem para ser honesto.

Mas aí vai uma história real contada pelo pessoal do HS-1 (Sea Hawk!!!) ... Em termos de velocidade e estabilidade de vôo o EC-725 é o Rei da Macega. ;)

E isso foi dito pelo pessoal que voa Sea Hawk todos os dias!!! ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#40 Mensagem por knigh7 » Ter Abr 28, 2015 6:26 am

FCarvalho escreveu:
knigh7 escreveu: Os 20 Black Hawks que o EB pretende comprar foi inserido no programa PROTEGER? Então há esperanças...
Olá Knight7,

foi noticiado no tópico da Avex aqui há uns dois ou três anos atrás que o EB pretendia adquirir cerva de 20 helos através do programa Proteger.
Contudo, nada indica que haja uma preferência por este ou aquele modelo. Não há definições quanto a isso.
Mas em entrevista a revista ASAS, salvo engano, o próprio cmte da Avex admite que o desejo do EB é poder contar com 20 a 24 destes helos. Bom, se juntarmos 1+1, então... :wink:


abs
Mas acho que essa aquisição de 20 Black Hawks que o EB pretende, deve comprar de pouco em pouco, como a FAB e a MB vem fazendo.

Porque em lote maior, mais vistoso e mais caro, atrai a atenção dos políticos e vão tentar empurrar goela abaixo mais EC725.

Abraços




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#41 Mensagem por juarez castro » Ter Abr 28, 2015 9:42 am

Na minha modesta opinião, o EB tem é que colocar o que tem hoje para funcionar, pois está com boa parte da frota de Panher no chão por falta de grana e aguardando modernização, vem por aí os IRAN dos SP mais antigos e do BHs e não tem $$$$ para fazer o serviço, então meus amigos, antes de agregar mais custos sem saber de onde vai vir o dinheiro, não para comprar, isto a gente já viu que acertando os "detalhes" do negócio a grana aparece, mas depois para manter e operar é que é o suplício.
Outra coisa importante, a meu ver, esta salda de frutas a moda Indiana que está acontecendo na Avex lá adiante vai cobrar um custo tanto na doutrina de operação quanto na de manutenção, sabendo que a Avex consome até 50% do orçamento de treinamento do EB quando posta em voo.
Só vejo a possibilidade de se adicionar de paulatina mais células de BHs se o EB na mesma proporção que o EC 725 for sendo entregue se livrar dos SP mais antigos, tirando uma linha de manutenção dos ombros do orçamento.

Grande abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#42 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 28, 2015 11:00 am

knigh7 escreveu:
FCarvalho escreveu: Olá Knight7,
foi noticiado no tópico da Avex aqui há uns dois ou três anos atrás que o EB pretendia adquirir cerva de 20 helos através do programa Proteger.
Contudo, nada indica que haja uma preferência por este ou aquele modelo. Não há definições quanto a isso.
Mas em entrevista a revista ASAS, salvo engano, o próprio cmte da Avex admite que o desejo do EB é poder contar com 20 a 24 destes helos. Bom, se juntarmos 1+1, então... :wink:
abs
Mas acho que essa aquisição de 20 Black Hawks que o EB pretende, deve comprar de pouco em pouco, como a FAB e a MB vem fazendo.
Porque em lote maior, mais vistoso e mais caro, atrai a atenção dos políticos e vão tentar empurrar goela abaixo mais EC725.
Abraços
Eu creio que a idéia básica seja essa mesmo Knight7. Ir comprando a conta gotas, para não chamar a atenção demais. E dentro do possível ir adquirindo esses helos até se chegar as quantidades desejadas.
Este tem sido o modelo utilizado pela FAB e MB, e até este presente momento tem dado certo. A ver se o EB consegue seguir o mesmo script. Mesmo porque os olhos da politicagem em geral está voltada para os EC-725.
Vamos torcer para que as coisas deem certo.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#43 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 28, 2015 11:06 am

juarez castro escreveu:Na minha modesta opinião, o EB tem é que colocar o que tem hoje para funcionar, pois está com boa parte da frota de Panher no chão por falta de grana e aguardando modernização, vem por aí os IRAN dos SP mais antigos e do BHs e não tem $$$$ para fazer o serviço, então meus amigos, antes de agregar mais custos sem saber de onde vai vir o dinheiro, não para comprar, isto a gente já viu que acertando os "detalhes" do negócio a grana aparece, mas depois para manter e operar é que é o suplício.
Outra coisa importante, a meu ver, esta salda de frutas a moda Indiana que está acontecendo na Avex lá adiante vai cobrar um custo tanto na doutrina de operação quanto na de manutenção, sabendo que a Avex consome até 50% do orçamento de treinamento do EB quando posta em voo.
Só vejo a possibilidade de se adicionar de paulatina mais células de BHs se o EB na mesma proporção que o EC 725 for sendo entregue se livrar dos SP mais antigos, tirando uma linha de manutenção dos ombros do orçamento.
Grande abraço
O cmdo da Avex, creio eu, deve ter conhecimento destas limitações Juarez, mas infelizmente não é o dono do cheque.

Acho que os BH e Cougar mais antigos ainda serão utilizados por muitos anos. O exército não tem um histórico de desuso de material com vida útil que possa ser mantido a base de modernizações e manutenção. É o caso destes helos. A nossa tradição é usar até o osso e depois ver o que se faz.

Mas concordo, seria o caso de substituir tais modelos pelos EC-725, mais novos e adaptados aos requisitos do EB. Para quem trabalha com logística seria o ideal. Mas pelo que li ultimamente, o cmdo da Avex não pensa assim. Então podemos esperar que vários modelos continuem sendo usados.

E com o sério risco de mais um modelo pesado para funções não cobertas pelos BH e EC.

A ver.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#44 Mensagem por talharim » Qui Abr 30, 2015 8:19 am

ADITIVO NUMERO 5 !!!!!!!!!!!!

DIRETORIA DE AERONÁUTICA
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 5/2015
(Aditivo n° 5 da Carta de Oferta e Aceite BR-P-SDE) PROCESSO
NUP: 63003.000001/2008-18. Objeto: Aquisição de 06 Helicópteros
Multi-Emprego, sobressalentes, equipamentos de apoio. Art, 24, inciso
XIV da Lei 8.666/93, Justificativa: Acordo com o governo dos
Estados Unidos da América com condições mais vantajosas para o
Poder Público. Valor US$ 406.604.864,00



O valor esta aumentando sera que vem mais Seahawk por ai ?????




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Primeira noticia boa do ano !!!!!!!!!!!!!!!!!

#45 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 01, 2015 1:17 am

Até onde eu sei, a MB no médio prazo pretende obter pelo menos 12 SH para manter uma disponibilidade mínima do HS-1.
Esperemos que consiga.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder