SALVAMAR

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36290
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

SALVAMAR

#1 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 11, 2015 1:30 pm

Estou abrindo este tópico para tratarmos especificamente do assunto SAR na nossa área de responsabilidade no Atlântico Sul.

https://www.mar.mil.br/salvamarbrasil/
https://www.mar.mil.br/salvamarbrasil/images/area.jpg

Sabemos que o Brasil por força de tratados internacionais se obriga a cobrir uma área do AS equivalente a mais ou menos 15 milhões de kms2 e que saindo do litoral brasileiro vai até o paralelo 10o W.

Cada DN tem responsabilidades sobre as suas respectivas áreas de atuação, tendo a sua disposição para executar o seu ofício os meios navais dispostos a si pela MB, bem como os meios navais e aeronavais da esquadra e da força aeronaval, respectivamente.

Entretanto, sabemos que os Dn's não possuem meios e/ou recursos suficientes para realizar a tarefa SAR que lhe cabem, muitas vezes tendo que acorrer, invariavelmente, ao apoio dos meios da MB alocados pontualmente para o exercício desta tarefa.

Neste sentido, penso que este trabalho, uma vez obrigados por força de tratado assinado, nos leva a duas questões práticas:

1. Os DN's e suas respectivas estruturas são hoje suficientes para cobrir integralmente as suas responsabilidades em termos de SAR de responsabilidade do SALVAMAR?

2. Os atuais meios previstos no PAEMB serão suficientes para dotar os DN's de forma coerente com o tamanho e as necessidades do SAR no AS diante das responsabilidades que temos por meio do SALVAMAR?

Ao longo deste tópico espero possamos debater tal questão â luz do que pensamos ter, queremos ter, e precisamos ter.

De certo que haverá impactos legais e internacionais na nossa improbidade no não exercício pleno desta missão. E é justamente pensando nisso, que observo que os DN's podem e devem assumir mais responsabilidades na medida em que alterarmos também o organograma de planejamento em relação ao reequipamento da nossa força naval.

Adicionar capacidades e competências, aos meios atuais, junto ao acréscimo de outros recursos material, humano e logísticos, sem necessariamente aumentar o layout da estrutura atual da força naval devem ser objetivos a serem perseguidos no médio/longo prazo.

A vida no mar é nossa responsabilidade. Como cuidamos de sua salvaguarda, inclusive dos não nacionais, é o melhor retrato que podem ter de nós lá fora. Ou não.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder