TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72856 Mensagem por kirk » Ter Nov 18, 2014 8:58 pm

Pessoal, vamos imaginar que de fato venham os Sea Gripens e os tais 108 ...

48 para a Marinha + 108 são 156 caças, muito próximo a um número já mencionado la´em dezembro/13 quando da divulgação do FX-2, na ocasião falou-se em 160 Gripens ...

Caras ! ... 160 GRIPENS, todos interligados, interoperalidade com radares em terra e mar, todos com AESA, capitaneados por AEW&Cs, linkados a satélites ... nossas Forças Armadas como um todo operando em NCW, coordenados ... 30 reabastecedores KC-390 ...

Gente ... é um FORÇA do "caraio" ! 8-]




Editado pela última vez por kirk em Ter Nov 18, 2014 9:00 pm, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72857 Mensagem por Energys » Ter Nov 18, 2014 8:58 pm

kirk escreveu:Precisamos considerar aquele "cobertor curto" !

Cada HV de um 5ªG requer no mínimo 35 horas de manutenção, isso compromete os custos e sobretudo a disponibilidade, assim, o 5ªG ainda não é um vetor consistente, não entrou em combate, os radares vêm se aprimorando, ainda é uma tecnologia experimental, dessa forma, não dá AINDA pra confiar toda nossa defesa aérea nessa possibilidade ... promete, mais ainda não é uma realidade, os russos por exemplo continuam adquirir SU-35 ...
Então estamos mesmo em um patamar muito aquém. Somos "cobertor comprido" para o Sea Gripen e para um 5ª Geração é melhor "esquecer" e ir de UCAVs? É isso? Não posso concordar. E a Estratégia Nacional de Defesa? Rasgamos como papel velho? Inadmissível, no meu ponto de vista.

Dizer que o 5ª geração é "experimental" talvez seja para nós, que não temos noção nem sobre como se fabrica uma parafuso deste tipo de vetor.

Att.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72858 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 18, 2014 9:07 pm

160 caças de 4 geração 2030/40/50...

Eu acho isso muito aquém do que poderíamos ser... mas se é para nivelar assim... tudo bem. Cada país com o seu planejamento! :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72859 Mensagem por kirk » Ter Nov 18, 2014 9:19 pm

Energys escreveu:
kirk escreveu:Precisamos considerar aquele "cobertor curto" !

Cada HV de um 5ªG requer no mínimo 35 horas de manutenção, isso compromete os custos e sobretudo a disponibilidade, assim, o 5ªG ainda não é um vetor consistente, não entrou em combate, os radares vêm se aprimorando, ainda é uma tecnologia experimental, dessa forma, não dá AINDA pra confiar toda nossa defesa aérea nessa possibilidade ... promete, mais ainda não é uma realidade, os russos por exemplo continuam adquirir SU-35 ...
Então estamos mesmo em um patamar muito aquém. Somos "cobertor comprido" para o Sea Gripen e para um 5ª Geração é melhor "esquecer" e ir de UCAVs? É isso? Não posso concordar. E a Estratégia Nacional de Defesa? Rasgamos como papel velho? Inadmissível, no meu ponto de vista.

Dizer que o 5ª geração é "experimental" talvez seja para nós, que não temos noção nem sobre como se fabrica uma parafuso deste tipo de vetor.

Att.
Até onde sei, a FAB continua afirmando que nosso objetivo é o 5ªG (talvez com a própria Saab).

Mas reafirmo, minha opinião, que o 5ªG ainda não é uma tecnologia madura e consolidada, tudo indica que será ... mas ainda é uma engolidora de orçamentos ...

A sugestão de UCAVs stealth´s capitaneados por uma aeronave tripulada é uma excelente ideia em minha opinião ela faria os primeiros ataques furtivos arrasando a defesa aérea inimiga sem a necessidade de risco de vidas humanas ... e mesmo em combate ar-ar, essa estratégia coloca "terror" no "meio" da defesa aérea inimiga a 200 km antes das aeronaves tripuladas efetivamente entrarem no combate ...

Porém isso é somente uma ideia, do qual não sei se há fundamentação, as há uma frase na matéria da flightGlobal ... que chama a atenção :
Brazil has been in discussions with the US Navy regarding the ideal mix of single- and two-seater aircraft that the force needs, plus it has been talking to the South African air force, which also operates the Gripen.

“Our air force staff force is assessing again the number of one-seater to two,” he adds.
Isso me parece uma mudança de doutrina.

A Força Aérea da África do Sul, proporcionalmente encomendou mais bipostos que qualquer outro operador de Gripen são 17 Gripen C e 9 D. Os demais operadores têm muito mais monopostos do que bipostos, incluindo a própria Suécia.

Mas isso é somente um "achômetro" meu ... uma elucubração!




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72860 Mensagem por kirk » Ter Nov 18, 2014 9:25 pm

Carlos Lima escreveu:160 caças de 4 geração 2030/40/50...

Eu acho isso muito aquém do que poderíamos ser... mas se é para nivelar assim... tudo bem. Cada país com o seu planejamento! :lol:

[]s
CB_Lima
Nada impede que se inicie estudos sobre um 5ªG e mesmo o final dessas entregas já sejam caças da próxima geração ...

Mas se continuar assim, vou tê que te mandar um lenço pra conter as lagrimas ! :P




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72861 Mensagem por Energys » Ter Nov 18, 2014 9:28 pm

Carlos Lima escreveu:160 caças de 4 geração 2030/40/50...

Eu acho isso muito aquém do que poderíamos ser... mas se é para nivelar assim... tudo bem. Cada país com o seu planejamento! :lol:

[]s
CB_Lima
O número de 160 caças nem é descabido, o que realmente me deixa preocupado é não estarmos pensando ainda em um caça de 5ª geração... Lá vamos nós perder o "bonde da história" novamente? Bobeando, perderemos até para a Turquia! :?

Att.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72862 Mensagem por kirk » Ter Nov 18, 2014 9:32 pm

Energys escreveu:
Carlos Lima escreveu:160 caças de 4 geração 2030/40/50...

Eu acho isso muito aquém do que poderíamos ser... mas se é para nivelar assim... tudo bem. Cada país com o seu planejamento! :lol:

[]s
CB_Lima
O número de 160 caças nem é descabido, o que realmente me deixa preocupado é não estarmos pensando ainda em um caça de 5ª geração... Lá vamos nós perder o "bonde da história" novamente? Bobeando, perderemos até para a Turquia! :?

Att.
Não vejo dessa forma, se o objetivo da FAB e as diretrizes da END se mantiverem, os estudos da próxima geração começam imediatamente ... era um requisito no FX-2 ... talvez depois de entregue metade ... já comecem a serem entregues o FXX-BR da próxima geração.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Hector0352
Júnior
Júnior
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Jan 31, 2014 10:02 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72863 Mensagem por Hector0352 » Ter Nov 18, 2014 9:52 pm

Mas não era pra estarmos comemorando a noticia da compra de mais caças ? É melhor que continuar com os F5




A chave para vitoria é a persistência.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72864 Mensagem por Brasileiro » Ter Nov 18, 2014 10:09 pm

Hector0352 escreveu:Mas não era pra estarmos comemorando a noticia da compra de mais caças ? É melhor que continuar com os F5
Poxa, eu comemoro!

E devemos ter em mente também que, ao longo das entregas podem haver evoluções. Conforme a sequência de entrega dos lotes, por exemplo, um motor mais potente, da mesma família, poderia ser adotado, e por aí vai.

Na verdade o Gripen E/F já nasce tão completinho que nem consigo imaginar o que poderia estar faltando e o que pode surgir de novidade depois de 2024 :mrgreen:




----------------
amor fati
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72865 Mensagem por kirk » Ter Nov 18, 2014 10:13 pm

Hector0352 escreveu:Mas não era pra estarmos comemorando a noticia da compra de mais caças ? É melhor que continuar com os F5
Tem gente que "NUN GOSTA" Hector ! :P

Estranho, né ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72866 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 18, 2014 10:25 pm

Energys escreveu:
Carlos Lima escreveu:160 caças de 4 geração 2030/40/50...

Eu acho isso muito aquém do que poderíamos ser... mas se é para nivelar assim... tudo bem. Cada país com o seu planejamento! :lol:

[]s
CB_Lima
O número de 160 caças nem é descabido, o que realmente me deixa preocupado é não estarmos pensando ainda em um caça de 5ª geração... Lá vamos nós perder o "bonde da história" novamente? Bobeando, perderemos até para a Turquia! :?

Att.
Bom... para a Turquia já perdemos a muitos anos... Eles já tem 200 e tantos caças de 4 geração hoje e vão começar a receber os seus F-35 em breve.

Não acho que gastar $$$$ em 160 caças de 4 Geração lá pelos anos 2030 é a melhor maneira de se gastar $$$, mas esse sou eu.

Na minha opinião íamos até quem sabe, +/- 72 Gripens (4 esquadrões) e em seguida partíamos para 5 geração.

Com isso cobriríamos os nossos 4 esquadrões de Defesa Aérea (1 GavCa, 1/14, GDA, 1/4), já que os AM-X podem aguentar mais um pouco e depois passaríamos os Gripens Substituindo os Am-x e transformaríamos esses 4 esquadrões em 5 Geração.

PS: É bom lembrar que a matéria é um "rumor".

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72867 Mensagem por Energys » Ter Nov 18, 2014 10:28 pm

Hector0352 escreveu:Mas não era pra estarmos comemorando a noticia da compra de mais caças ? É melhor que continuar com os F5
Comemoraremos... no dia em que esta notícia for oficial. Por enquanto, de oficial, apenas os 36 iniciais.

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72868 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 18, 2014 10:28 pm

Apenas uma questão de tempo.

O último Gripen E/F chega para a FAB apenas em 2024. A partir desta data, é que provavelmente a FAB, diga-se o governo, se permitirá começar a pensar em um caça de 5a G. Por quê? Porque simplesmente teremos dados concretos suficientes para saber se vale apena continuar neste projeto em parceria com os suecos, ou se vamos sozinhos, ou se precisaremos de outros parceiros.

Vamos levar em consideração colegas que somente na metade da próxima décadas é que teremos os nossos Gripen E/F totalmente operacionais, com tudo o que tem direito. E neste sentido, ainda vamos levar uns dois anos, no minimo, para nos inteirar de todas as suas potencialidades em sua full edition.

Se o Gripen E/F da FAB se mostrar viável, em todos os sentidos, a MB poderá chancelar uma versão naval. E esta deverá levar não menos que cinco anos até estar totalmente pronta. Ou seja, Gripen naval somente depois de 2030.

Bom, aí fica a pergunta: antes de 2024 teremos condições fiáveis de decidir-nos pelo seguimento da END no desenvolvimento autóctone de um caça de 5a G, ou vamos ter que esperar pelos resultados do Gripen E/F e sua pretensa versão naval para depois de 2030? E se ficar para depois disso, e em se tratando de Brasil, é um fato mais que relevante, seria lícito continuarmos a pensar na continuidade da linha de produção de um caça de 4,5a G em plena década de 2030/2040 do século XXI, quando esta tecnologia já estará plenamente superada a pelo menos uns 10/15 anos?

São situações que devemos pensar. A FAB pode até querer 108 Gripen E/F e ficar satisfeita, assm como a MB com os seus 48 caças navais, pois elas sabem o tipo de país, e de sociedade, que tem a obrigação de defender. Mas isso não significa dizer também que chegaremos nos 108 ou nos 48 pretendidos por aquelas forças.

No meio do caminho havia uma pedra.... havia uma pedra no meio do caminho.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72869 Mensagem por Energys » Ter Nov 18, 2014 10:39 pm

Carlos Lima escreveu:Bom... para a Turquia já perdemos a muitos anos... Eles já tem 200 e tantos caças de 4 geração hoje e vão começar a receber os seus F-35 em breve.

Não acho que gastar $$$$ em 160 caças de 4 Geração lá pelos anos 2030 é a melhor maneira de se gastar $$$, mas esse sou eu.

Na minha opinião íamos até quem sabe, +/- 72 Gripens (4 esquadrões) e em seguida partíamos para 5 geração.

Com isso cobriríamos os nossos 4 esquadrões de Defesa Aérea (1 GavCa, 1/14, GDA, 1/4), já que os AM-X podem aguentar mais um pouco e depois passaríamos os Gripens Substituindo os Am-x e transformaríamos esses 4 esquadrões em 5 Geração.

PS: É bom lembrar que a matéria é um "rumor".

[]s
CB_Lima
Sim, quanto aos 4ª geração não tenho dúvidas, estamos chegado atrasadíssimos! O que digo sobre a Turquia é sobre o desenvolvimento local de um caça de 5ª geração. Não era uma intenção recente deles? Bobearmos e eles desenvolvem antes de nós. :?

Sim, 160 realmente é um pouco exagerado. Mas penso que aprox. 72 também não atenderia se pensarmos nos 50-e-tantos F-5 e 40-e-poucos A-1 a serem substituídos. Na casa dos 90 caças, no mínimo. E desenvolvimento de um caça 5ª geração o mais rápido quanto possível!

Att.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72870 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 18, 2014 10:39 pm

Perfeito,FCarvalho !




Responder