Reabastecimento FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#346 Mensagem por irlan » Sex Dez 20, 2013 7:19 pm

Esses dois devem dar por agora,o KC-390 possui versão tanker?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13510
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#347 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 20, 2013 7:52 pm

O KC-390 é um cargueiro multi-missão, podendo ser aprontado para outra missão rapidamente.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#348 Mensagem por sapao » Sex Dez 20, 2013 8:39 pm

irlan escreveu:Esses dois devem dar por agora,o KC-390 possui versão tanker?
A principio todos terão capacidade operar como tanker, caso contrario teríamos o C-390 e o KC-390.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#349 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 20, 2013 8:50 pm

gabriel219 escreveu:O KC-390 é um cargueiro multi-missão, podendo ser aprontado para outra missão rapidamente.
Acho que mesmo sem os tanques auxiliares, um KC390 deve ter capacidade para abastecer uns 2 ou 3 F5/AMX/Gripen caso realmente necessário, já que todos deverão ter as cestas nas asas por padrão.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7450
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#350 Mensagem por FOXTROT » Sex Dez 20, 2013 9:07 pm

A FAB vai comprar 1 KC-390 para cada Gripen que for adquirido (36 atualmente)! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:


Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#351 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 20, 2013 10:36 pm

FOXTROT escreveu:A FAB vai comprar 1 KC-390 para cada Gripen que for adquirido (36 atualmente)! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:


Saudações
Será que seria inviável ter uma unidade configurada com os tanques internos para cada esquadrão de caças?




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#352 Mensagem por NovaTO » Sáb Dez 21, 2013 12:12 am

bcorreia escreveu:
FOXTROT escreveu:A FAB vai comprar 1 KC-390 para cada Gripen que for adquirido (36 atualmente)! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:


Saudações
Será que seria inviável ter uma unidade configurada com os tanques internos para cada esquadrão de caças?
O kit de reabastecimento é fácil de instalar e desinstalar. E todos os KC-390 virão prontos para reabastecer.

[]'s




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#353 Mensagem por bcorreia » Sáb Dez 21, 2013 12:38 am

NovaTO escreveu:
bcorreia escreveu: Será que seria inviável ter uma unidade configurada com os tanques internos para cada esquadrão de caças?
O kit de reabastecimento é fácil de instalar e desinstalar. E todos os KC-390 virão prontos para reabastecer.

[]'s
Sim, eu sei, a princípio creio que todos teriam as cestas por padrão, senão se chamariam C390, a questão seria se é viável alocar uma unidade dedicada para essa função em cada esquadrão já com os tanques auxiliares instalados.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#354 Mensagem por joao fernando » Sáb Dez 21, 2013 10:32 am

bcorreia escreveu:
NovaTO escreveu: O kit de reabastecimento é fácil de instalar e desinstalar. E todos os KC-390 virão prontos para reabastecer.

[]'s
Sim, eu sei, a princípio creio que todos teriam as cestas por padrão, senão se chamariam C390, a questão seria se é viável alocar uma unidade dedicada para essa função em cada esquadrão já com os tanques auxiliares instalados.
Pra que? Se a EMBRAER fala que monta rápido, basta o KC e já era




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#355 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 21, 2013 1:05 pm

Para as missões que necessitem de REVO, existe um planejamento de horas de vôo feito pelos esquadrões de caça da FAB, para quando as mesmas sejam necessárias, informar-se previamente aos esquadrões que possuirão os KC-390, a fim de que antes destas ocorrerem, as aeronaves seja adequadamente preparadas, sem correria e nem pressa.

É feito assim hoje, funciona muito bem e não há porque mudar-se isso amanhã por causa dos KC-390. Até pelo, contrario, a Embraer deu esta capacidade a este aviões justamente visando atender aos requisitos de REVO da FAB com base na sua organização operacional atual, que é bom que se diga, será exponencialmente aumentada com a chegada dos jatos da Embraer.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
cascavel51
Júnior
Júnior
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 4:06 pm
Contato:

Re: Reabastecimento FAB

#356 Mensagem por cascavel51 » Seg Fev 10, 2014 4:51 pm

Penso que a Embraer está no caminho certo para o KC-390, entretanto, ainda vejo com muito cuidado esta afirmação de que será o substituto do C-130, que diga-se de passagem, é a plataforma de teste do KC-390, falo isso, pois pude pessoalmente presenciar algumas visitas do pessoal da Embraer ao 1°GTT, e sei que eles também participaram de várias missões no Hércules. O "bingo" do 390 será justamente o fato da Embraer estar ouvindo e entendendo o que cada tripulante dos nossos esquadrões falam, e mais do que isto, colocando esses "insights" dentro do projeto. Numa referência prática, o loadmaster mais antigo em operação de c-130 na FAB, está em São José dos Campos "fulltime", e será o responsável pela formatação de todo o "checklist" do LM, e e posteriormente dará todo o curso teórico e prático para os militares desta função.

Sds
Leonardo Dantas
"...o C-130 é forte! é audaz! missão sempre cumpre! troféu sempre traz!..."




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#357 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 10, 2014 11:54 pm

A Embraer sempre soube que esta parceria com a FAB seria condição indispensável para se chegar a uma solução capaz de oferecer ao KC-390 não somente ser uma aeronave superior aos Hércules, mas sobretudo, ser um substituto à altura deste. E para isso, a base de conhecimento da FAB sobre as operações com os Hércules, é o melhor referencial que a empresa poderia ter.

O KC-390 não se propõe somente a substituir e concorrer com outro avião. Ele tem o desafio de, senão destronar, ao menos fazer uma boa sombra a um mito, um ícone da aviação militar.

Não é um desafio qualquer. E monos ainda para qualquer um.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder