Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Leandro, para quem esperou 20 anos para ter um caça de 4a G, o que são 40 anos...
abs.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
É engraçado que acabou o FX-2, o programa em si virou um nada, e o foco agora é chorar por causa da 5ª geração.
Nem assinaram a p*rra do contrato com os suecos ainda...
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
FCarvalho escreveu:Leandro, para quem esperou 20 anos para ter um caça de 4a G, o que são 40 anos...
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MATOU!
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
LeandroGCard escreveu:Não esquecer o final da frase: Sem esta ilusão de 5° geração. E pelos próximos 40 anos.Túlio escreveu: Frase infeliz essa do Brig. Saito. Deu azo a todo tipo de tergiversação maliciosa. Para quem ler com isenção - coisa meio rara hoje em dia - a mensagem é clara: "não mete medo", ou seja, não estamos em uma corrida armamentista nem interessados em atacar algum vizinho; "impõe respeito", ou seja, é uma formidável máquina de guerra (leia-se "vem que tem!").
E concorcdo com o FCarvalho, tem que vir Gripen C/D para o pessoal - não apenas pilotos mas a tchurma da graxa também - ir aprendendo, se acostumando, fazendo relatórios e ajudando a criar o "nosso" Gripen.
E fim de chororô. Eu mesmo gosto mais da Marreta do Diabo mas se é Gripen que a FAB vai ter, então é o MEU caça. Nosso, a rigor, pois todos somos escorchados com impostos salgadíssimos. É bueno ver que alguma coisa de bão está sendo feita com o tutu que me tomaram na marra...
Comentários?
Leandro G. Card
Mas o Amorim separou a questão do FX2 com o caça de 5a geração. Uma não era excludente da outra. O fx2 é para agora. O 5a geração era para nós participarmos do projeto.
Eu não sei de onde alguns estão pegando essas coisas...
E não é porque o Pak Fa foi analisado em 2008 que significa que foi abandonado a intenção de participação num projeto de 5a geração ou mesmo determinado a nossa exclusão de participação naquele projeto.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
O Cabôco Orestes já falava que a ÚNICA maneira de se ver um HI-LO-MIX na FAB seria um 4G como LO e um 5G como HI. E ele entende a lógica da END. Neste enfoque, o Gripen é um LO de luxo...
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
E o Amorim está seguindo a END:
Trecho que trata da substituição da aviação combate:
página 18:
Trecho que trata da substituição da aviação combate:
página 18:
Dentre todas as preocupações a enfrentar no desenvolvimento da Força Aérea, a que inspira cuidados mais vivos e prementes é a maneira de substituir os atuais aviões de combate, uma vez esgotada a possibilidade de prolongar-lhes a vida por modernização de seus sistemas de armas, de sua aviônica e de partes de sua estrutura e fuselagem.
O Brasil confronta, nesse particular, dilema corriqueiro em toda parte: manter a prioridade das capacitações futuras sobre os gastos atuais, sem tolerar desproteção aérea. Precisa investir nas capacidades que lhe assegurem potencial de fabricação independente de seus meios aéreos e antiaéreos de defesa. Não pode, porém, aceitar ficar desfalcado de um escudo aéreo, enquanto reúne as condições para ganhar tal independência. A solução a dar a esse problema é tão importante, e exerce efeitos tão variados sobre a situação estratégica do País na América do Sul e no mundo, que transcende uma mera discussão de equipamento e merece ser entendida como parte integrante desta Estratégia Nacional de Defesa.
O princípio genérico da solução é a rejeição das soluções extremas – simplesmente comprar, no mercado internacional, um caça “de quinta geração”, ou sacrificar a compra para investir na modernização dos aviões existentes, nos projetos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), no desenvolvimento, junto com outro país, do protótipo de um caça tripulado do futuro e na formação maciça de quadros científicos e técnicos.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Já eram uma assuntada por ai?
Se não, é bom dar...o lobby da Dassault não está morto. Daqui a pouco vai parar na imprensa...
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Túlio escreveu:O Cabôco Orestes já falava que a ÚNICA maneira de se ver um HI-LO-MIX na FAB seria um 4G como LO e um 5G como HI. E ele entende a lógica da END. Neste enfoque, o Gripen é um LO de luxo...
Eu concordo.
Quando eu penso em 5a geração para uma imensa maioria das Forças Aéreas, eu me lembro de uma declaração, há 4 anos atrás, do Mikhail Pogosyan, CEO da Sukhoi, que segundo ele, somente poucas forças aéreas no mundo somente operarão com caças de 5a geração.
A tecnologia stealth demanda mais trabalho (aliás recentemente parece que os americanos conseguiram substituir a camada antireflexiva que estava dando um enorme trabalho e $, por uma melhor...), mas a gente sabe que, se um caça se pretenda ser "stealth" , vai ter muito gasto.
Mas é um gasto que compensa. Nos testes entre a USAF o F-22, num combate contra 6 F-15, mesmo assim ele leva vantagem.
Mas ao mesmo eles custam caro.
Demandam bastante manutenção, gerando indisponibilidade.Uma Força Aérea rica pode resolver isso, tendo um bom número do mesmo tipo. Mas as outras não.
Aí entra a questão do Lo da FAB, e da outras Forcas Aéreas que pretendam ter um caça de 5a geração. Vai precisar de um caça Lo, de 4,5 g, de manutenção mais simples, sem tanta frescura quanto aos caças de 5g, barato.
A USAF ainda está nesse quadro, com mix de 4a e 5a. Tanto o F-22 quanto o F-35 " são os caças do 1o dia". Procuram eliminar as ameaças antiaéreas deixando caminho livre para os outras caças. Num futuro, achoq eu a FAB fará o mesmo com seus GripenNG X seu caça de 5g.
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Senhores uma duvida!
Super cruise: aplicaçõoes praticas?
Super cruise: aplicaçõoes praticas?
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Antes da resposta dois dados:
1- O F-35 tem uma velocidade máxima estimada em 1600km/h em supercruise. Sua missão e ataque ao solo de primeiro momento e combate aereo em auto defesa ou em apoio ao caça de superioridade aerea(F-22).
Por isso não precisa ser mais rápido.
2- o gripen ng terá a mesma capacidade de supercruise porem apenas nas missões de interceptação podendo usar o pós combustor.
1- O F-35 tem uma velocidade máxima estimada em 1600km/h em supercruise. Sua missão e ataque ao solo de primeiro momento e combate aereo em auto defesa ou em apoio ao caça de superioridade aerea(F-22).
Por isso não precisa ser mais rápido.
2- o gripen ng terá a mesma capacidade de supercruise porem apenas nas missões de interceptação podendo usar o pós combustor.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
ciclope escreveu:Senhores uma duvida!
Super cruise: aplicaçõoes praticas?
Voo em velocidade supersônica sem uso do pos combustor q gera economia enorme de combustivel.
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Sim ei e que tá. Se o meu caça voa em super cruise em tão eu não preciso do pos combustor.
Só vou vuar em supercruise. Correto.
Só vou vuar em supercruise. Correto.
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Voar em super cruise. Tablet com teclado virtual e uma m.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Ciclope, o F-35 não possui a capacidade de voar em regime de supercruise.ciclope escreveu:Antes da resposta dois dados:
1- O F-35 tem uma velocidade máxima estimada em 1600km/h em supercruise. Sua missão e ataque ao solo de primeiro momento e combate aereo em auto defesa ou em apoio ao caça de superioridade aerea(F-22).
Por isso não precisa ser mais rápido.
2- o gripen ng terá a mesma capacidade de supercruise porem apenas nas missões de interceptação podendo usar o pós combustor.
A velocidade máxima do caça (ou seja, com os pós-combustores acionados) é tida como sendo de 1.6 Mach o que significa 1,6 vezes a velocidade do som. O que dependendo da altitude da uma velocidade maior ou menor, mas de qualquer forma é maior que 1600 km/h
Já, o Gripen possui velocidade máxima de 2.0 Mach (2 vezes a velocidade do som).
E possui capacidade de supercruise superior à 1.2 Mach (1,2 vezes a velocidade do som).
A maioria dos caças voam em velocidade subsônicas em regime de cruzeiro. Ou seja, velocidades de 1.000 à quase 1.200 km/h
O Gripen E vai voar a velocidade próximas de 1.500 km/h.
Vantagens da operação em supercruise:
Aumento do alcance, pois voando mais rápido, consumindo o mesmo combustível, você voa mais longe
Aumento do alcance das armas. Quanto maior for a velocidade do caça, maior será o alcance dos mísseis lançados por ele.
Portanto, é muito bem vinda esta capacidade de supercruise. Os nossos gripen poderão disparar seus Meteor de distâncias maiores do que aeronaves mais lentas.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Penguin
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Ninguém gosta de perder salário e/ou comissão. Mas faz parte da vida...knigh7 escreveu:Já eram uma assuntada por ai?
Se não, é bom dar...o lobby da Dassault não está morto. Daqui a pouco vai parar na imprensa...
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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