Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#46 Mensagem por saullo » Qua Mai 22, 2013 3:50 pm

Gosto muito dessa classe, que é mesmo um multipropósito, pois além de atuar no apoio logístico e como tanqueador, ele consegue levar uma companhia reforçada de soldados, equipamentos e helicópteros pesados.
É realmente um multipropósito, mais comprido que um Rotterdam em quase 40,00 m.

Abraços




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#47 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 22, 2013 5:35 pm

FCarvalho escreveu:Andando a ver umas informações sobre o projeto holandês da classe JSS, e em sendo que a classe Roterdã de LPD's, está bem cotada para ser a escolhida para construção aqui, eu acredito ser pertinente uma análise mais próxima deste futuro navio de apoio logístico da armada holandesa, e que estaria sendo oferecido ao projeto Prosuper.

Comparativamente ao demais projetos que sabemos estarem aí na corrida para esta classe de navios, e verificando que suas qualidades de 'navio-multipropósito' são bem mais destacas do que nos outros, desde o projeto base, até as tecnologias envolvidas na construção, tendo a concordar que se os LPD Roterdã forem os escolhidos para construção aqui, numa boa negociação talvez fosse interessante incorporar a classe JSS aquela decisão, já que no PAEMB estão previstos 5 navios desta categoria, e como esperamos construir dois, ou talvez até quatro LPD's, em substituição a todos os atuais NDD's e NDCC's da marinha, tal quantidade, ao invés de 2 navios, mas de 7 a 9 unidades, poderiam nos dar não só melhores condições de barganha, junto ao fornecedor, como também com o próprio GF, no sentido da liberação de recursos sob as justificativas de ganhos comerciais, industriais, tecnológicos e humanos de consenso que o poder político tanto gosta de ouvir, e que no final, é o que lhe interessa de fato.

http://i.imgur.com/t71y2xr.png?1

http://www.realitymod.com/forum/f22-mil ... s-jss.html

A ver se tal negócio não prospera ainda este ano. As condições são propícias. Resta-nos saber se a oportunidade poderá ser aproveitada, ou não.

ps edit.: a classe JSS, segundo a Wikipedia tem um custo de E$363 milhões de euros ou US$ 480 milhões USD

abs.
Não entendi.

Propõe que em vez de adquirir navios de apoio logístico + navios de assalto anfíbio (mistral), poderíamos adquirir este navio para as duas tarefas???




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#48 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 22, 2013 8:19 pm

Luís Henrique escreveu:Não entendi.
Propõe que em vez de adquirir navios de apoio logístico + navios de assalto anfíbio (mistral), poderíamos adquirir este navio para as duas tarefas???
Não Luís, a idéia seria aproveitar a atual procura da MB por um projeto de NDD's (LPD), com fins de construir 2 navios em estaleiros nacionais para substituir, em princípio, os antigos Ceará e Rio de Janeiro, de modo que, uma vez tomada a decisão a favor do projeto holandês - a classe Roterdã - poderíamos nos servir desta para alçarmos, dentro do planejamento do PAEMB, também, a compra de uma tacada só dos 5 navios logísticos que nos pretendemos, e que no caso presente, seria a nova classe JSS hora em construção para a marinha daquele país.

Poderia ser feito um negócio governo a governo, não se tratando apenas 2 navios, mas de até 9 unidades - 4 NDD Roterdã e 5 JSS - entre as duas classes de navios. Assim, teríamos argumentos relevantes não só na justificação, para convencer quem assina o cheque, como obteríamos as vantagens consequentes que citei no post anterior, como vem acontecendo no caso do PROSUB e o será, também, nos casos do PROSUPER e do PRONAE.

Enfim, no PROANF, tanto com relação ao NApLog, como aos NMP's e os NTrp, podemos lançar mão dos mesmos critérios e da lógica de negócios utilizados naqueles outros projetos da MB, que visam, é sempre bom lembrar, além da aquisição de meios, também a capacitação de nossa industria naval e de toda a cadeia que a acompanha. Neste sentido, a aquisição casada destes dois navios, a meu ver, em nada compromete/comprometeria a aquisição dos demais meios do PROANF, os NPM's e os NaTrp, até pelo contrário, penso eu que seja muito mais fácil convencer os donos da caneta a "gastar" o erário público comprando navios 'multipropósito' do que 'navios de guerra'.

Como disse, é questão de ajustar a fome com a vontade de comer.

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#49 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 23, 2013 11:47 am

Poderia explicar melhor as necessidades da MB.
São tantas siglas que eu me confundo.

Pelo que sei a MB deseja 5 NapLog e 4 NPM.

O NPM seria navios como o Mistral.
O NapLog seriam navios como o Roterdã???

E este JSS entraria no lugar do Mistral???

É isto? Ou ainda tem uma terceira classe de navios que a MB deseja?




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#50 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 23, 2013 12:41 pm

Luís Henrique escreveu:Poderia explicar melhor as necessidades da MB.
São tantas siglas que eu me confundo.
Pelo que sei a MB deseja 5 NapLog e 4 NPM.
Correto.
O NPM seria navios como o Mistral.
Correto.
O NapLog seriam navios como o Roterdã???
Não, seria a Classe JSS. Os Roterdã são o que a MB chana de NDD - Navio de Desembarque Doca, ou na sigla em Inglês, LPD - Landing Plataform Dock
E este JSS entraria no lugar do Mistral???
Não, seria seu complemento, assim como os Navios de Transporte e NDD's.
É isto? Ou ainda tem uma terceira classe de navios que a MB deseja?
Luís, o PAEMB, originalmente, só prevê três tipos de navios para o seu projeto de navio anfíbio, o PROANF, que seriam:
NPM - Navios de Propósitos Múltiplos;
NApL - Navios de Apoio Logístico; e
NT - Navios de Transporte.
Como nem tudo em defesa no Brasil são flores, e a MB consciente de que o plano original poderá não ser alcançado em sua integra, e sendo os atuais meios anfíbios, em pequeno número e idade de casco já bem avançada, resolveu por bem, a fim de poder manter uma capacidade mínima e efetiva de apoio anfíbio ao CFN - enquanto aqueles navios do PROANF não são adquiridos conforme o planejamento - a aquisição de um projeto de NDD's novos, para construí-los aqui, em substituição aos vestutos NDD's Ceará e Rio de Janeiro. que são os mais antigos da nossa frota anfíbia. Assim, até que haja a liberação de verbas para a aquisição dos navios do PROANF pelo governo, a MB irá "se virando" com estes dois novos NDD's. Esta ação - a aquisição dos novos NDD/LPD - que não faz parte do PAEMB , pode, ou não, vir a modificar o planejamento original do PROANF, no sentido de que os meios indicados originalmente no mesmo terem suas quantidades alteradas para mais ou para menos. Aí, o tempo, as operações e os interesses do GF é que vão ditar o que vai acontecer.
Espero ter ajudado.
[009]
abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#51 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 23, 2013 5:45 pm

Obrigado. Ajudou muito.

O que realmente confundiu é que estes NDD não estavam mais nos planos da MB.

Porém, pelo que entendi, devido aos contingenciamentos e a demora em decidir alguma coisa, a MB está se virando...

Só peço mais uma gentileza, estes navios de transporte, o que seriam?
Uma classe abaixo dos NDD?

Quais são as opções que a MB está analisando sobre estes navios?

Obs.: nossa, não sabia que existiam tanta variedade para navios de apoio.
Se a MB adquirir navios de transporte + NDD + Naplo + NPM vai acabar comprando poucas unidades, pois são 4 tipos diferentes de navios.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#52 Mensagem por eagle » Qui Mai 23, 2013 7:05 pm

Também é minha dúvida o quê seriam exatamente os navios de transporte previstos no PAEMB. Estaria a MB planejando suas futuras forças-tarefa anfíbias em torno somente dos NPM ? Acredito que o transporte de um GDB ( Grupo Desembarque Batalhão ) completo, aos moldes da "MEU" americana, seria a conjugação de NPM com NDD.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#53 Mensagem por Marino » Qui Mai 23, 2013 7:27 pm

O NPM possui doca alagável, pode lançar embarcações exatamente como o NDD.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#54 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 23, 2013 10:46 pm

Luís Henrique escreveu:Obrigado. Ajudou muito.
O que realmente confundiu é que estes NDD não estavam mais nos planos da MB.
Porém, pelo que entendi, devido aos contingenciamentos e a demora em decidir alguma coisa, a MB está se virando...
Só peço mais uma gentileza, estes navios de transporte, o que seriam?
Uma classe abaixo dos NDD?
Quais são as opções que a MB está analisando sobre estes navios?
Obs.: nossa, não sabia que existiam tanta variedade para navios de apoio.
Se a MB adquirir navios de transporte + NDD + Naplo + NPM vai acabar comprando poucas unidades, pois são 4 tipos diferentes de navios.
Os Navios Transporte de Apoio - NTrpAp, até onde onde se sabe, seriam de construção nacional, a partir de um projeto do CPN da marinha, e que basicamente seriam como uma espécie de "burro de carga" da FFE e da Esquadra, devendo suprir a frota em suas necessidades mais variadas.

No site do CPN não há o indicativo de projeto deste tipo de navio. O que mostra lá seria o projeto do navio de apoio logístico.

https://www.mar.mil.br/cpn/

Talvez o Marino saiba dizer alguma coisa sobre isso.

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#55 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 23, 2013 11:02 pm

Marino escreveu:O NPM possui doca alagável, pode lançar embarcações exatamente como o NDD.
Marino, se me permite um adendo, neste mister a classe JSS holandesa me parece destacar-se dos demais concorrentes para o NaApLog, pois as suas características de poder ao mesmo tempo operar com helos médios e pesados, enquanto lança embarcações, como as nossas EDVM/EDCG e/ou Clanf - além de prover o apoio logístico da frota, claro - torna-o, a meu ver, mais que interessante às nossas necessidades, e possibilidades/probabilidades de emprego, levando-se em consideração os materiais/recursos que já empregamos.

Ademais, esta mesma capacidade não é vista, ao menos não as conheço, nos demais projetos oferecidos à MB.

Do meu ponto de vista, a complementaridade entre estes navios e os futuros NPM's é singular e absolutamente propícia a nós. Se pudéssemos então casar esta proposta com a dos novos NDD com a classe Roterdã, como citei anteriormente, creio que teríamos muito, mas muito mesmo a ganhar, em todos os sentidos.

Quem sabe, este 'desvio' no planejamento original não nos sai como uma ótima oportunidade de matarmos dois coelhos com uma única cajadada, como expus? :roll: :wink:

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#56 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mai 24, 2013 11:28 am

O JLSS (Joint Logistic Support Ship) da classe Karel Doorman desloca 27.800 ton, mede 204.7 metros de comprimento, 30,4 metros de boca e 7,8 metros de calado. Este navio pode operar com até 6 NH-90 e tem capacidade de transferir combustível, água potável, cargas secas e frigorificas além de contar com instalações hospitalares completas. As capacidades de carga são de aproximadamente 8.000 m3 de combustível, mais de 1000 m3 de combustível de aviação, cerca de 450 m3 de água potável e cerca de 400 toneladas de munição. Entretanto para operações anfíbias a classe e limitada pela capacidade de transporte de pessoal adicional (cerca de 150 militares) e pela dimensão da doca. Este navio e uma alternativa adequada ao programa de navios de apoio logístico.
Em relação ao projeto do navio de transporte de apoio (NaTrAp) que já se encontrava em sua 7ª atualização no CPN ocorreu uma paralisação no desenvolvimento do mesmo.

Sds

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#57 Mensagem por saullo » Sex Mai 24, 2013 11:46 am

O JLSS é um navio bem polivalente, e para uma marinha de poucos recursos como a nossa, acho uma bela opção.
Só que um só é pouco, precisa ao menos de umas 3 unidades do navio.

Abraços




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#58 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 24, 2013 2:45 pm

Lord Nauta escreveu:O JLSS (Joint Logistic Support Ship) da classe Karel Doorman desloca 27.800 ton, mede 204.7 metros de comprimento, 30,4 metros de boca e 7,8 metros de calado. Este navio pode operar com até 6 NH-90 e tem capacidade de transferir combustível, água potável, cargas secas e frigorificas além de contar com instalações hospitalares completas. As capacidades de carga são de aproximadamente 8.000 m3 de combustível, mais de 1000 m3 de combustível de aviação, cerca de 450 m3 de água potável e cerca de 400 toneladas de munição. Entretanto para operações anfíbias a classe e limitada pela capacidade de transporte de pessoal adicional (cerca de 150 militares) e pela dimensão da doca. Este navio e uma alternativa adequada ao programa de navios de apoio logístico.
Em relação ao projeto do navio de transporte de apoio (NaTrAp) que já se encontrava em sua 7ª atualização no CPN ocorreu uma paralisação no desenvolvimento do mesmo.
Sds
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Pelo que pude apurar das informações disponíveis sobre o mesmo meu caro amigo Nauta, tendo a crer que ele é bem mais que uma opção adequada; é na verdade, frente aos seus concorrentes, o mais indicado para a realidade imediata e futura da MB, principalmente levando-se em consideração o que propõe a END em termos de nossas capacidades expedicionária, de projeção de força e de ações humanitárias e de Paz em longas distâncias, e nem tanto por suas características enquanto navio de apoio logístico, mas e principalmente, por suas qualidades enquanto "navio de múltiplos propósitos" - diria eu, um verdadeiro canivete suíço naval. :mrgreen:

Penso mesmo que se tivermos a oportunidade de casar este projeto com os dos Roterdã, temos tudo para sairmos ganhando em todos os sentidos. Afinal, que outra classe nos oferece a possibilidade de embarcar tropas, e transportá-las ao mesmo tempo em helos médios e pesados, e lanchas de desembarque e clanfs, enquanto executa suas 'obrigações' de apoio logístico?

Uma FT Anfíbia baseada em um 3 NPM, 2 Roterdã, dois NDD e três NaApTrp ficaria muito bem cotada para tornar efetiva novamente a nossa capacidade de transportar e lançar uma BgdaAnf do CFN. Creio que este deva ser o conceito a ser perseguido quanto ao projeto PROANF, e nada menos do que isso é aceitável.

Quanto ao navio de apoio transporte, é curioso que a estas alturas o projeto simplesmente tenha sido paralisado, já que, em tese, havia uma decisão por sua adoção dentro do PAEMB, esperando-se apenas a alocação das verbas necessárias ao início de sua construção, conforme o cronograma de planejamento da MB. Realmente muito estranho. Será que houve alguma mudança de conceitos quanto a sua utilização, ou será que a MB achou por bem encetar um projeto estrangeiro no lugar do mesmo?

Fica a dúvida.

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#59 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 24, 2013 2:50 pm

saullo escreveu:O JLSS é um navio bem polivalente, e para uma marinha de poucos recursos como a nossa, acho uma bela opção.
Só que um só é pouco, precisa ao menos de umas 3 unidades do navio.
Abraços
Saullo, o PAEMB prevê a aquisição/construção de 5 navios do tipo.

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#60 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 24, 2013 3:19 pm

Para ilustração a Classe Karel Dorman(JLSS)

http://img27.imageshack.us/img27/7956/81861250.jpg

E aqui um outro projeto holandês, este para a UE, também muito interessante:

http://i302.photobucket.com/albums/nn82/Vossiej/EUFSC.png

abs.




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