QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça TAMPAO ideal para a FAB?

F-5
11
6%
F-16 MLU
34
20%
F-18 A/B
11
6%
Mirage 2000-9
57
33%
MIG 29
7
4%
SU-30 MK2
33
19%
nda...ficamos como estamos até o de 5 Geraçao
19
11%
 
Total de votos: 172

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#136 Mensagem por WalterGaudério » Sex Ago 17, 2012 3:04 pm

O melhor Tampão seria os Mirage 2000C modernizados ou superiores, claro. Mas os Mirage 2000-9 dos EAU estão fora da lista de possibilidades. No momento.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#137 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 17, 2012 5:49 pm

Enlil escreveu:Não creio. A necessidade de um novo caça independe disso. O F-5EM continua sendo um caça com airframe absolutamente obsoleto e com desempenho pífio e não há eletrônica no mundo que mude essa realidade.


[].
Em teoria você está correto,

Na prática da maneira como a nossa política de Defesa funciona... não apostaria nessa lógica.

Sim... o F-5 é muito aquém do M2k.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#138 Mensagem por WalterGaudério » Sex Ago 17, 2012 7:52 pm

Carlos Lima escreveu:
Enlil escreveu:Não creio. A necessidade de um novo caça independe disso. O F-5EM continua sendo um caça com airframe absolutamente obsoleto e com desempenho pífio e não há eletrônica no mundo que mude essa realidade.


[].
Em teoria você está correto,

Na prática da maneira como a nossa política de Defesa funciona... não apostaria nessa lógica.

Sim... o F-5 é muito aquém do M2k.

[]s
CB_Lima
Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "interagir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...

SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.

E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...

É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Ago 18, 2012 6:13 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#139 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 17, 2012 9:28 pm

WalterGaudério escreveu:
Carlos Lima escreveu: Em teoria você está correto,

Na prática da maneira como a nossa política de Defesa funciona... não apostaria nessa lógica.

Sim... o F-5 é muito aquém do M2k.

[]s
CB_Lima
Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...

SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.

E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...

É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.
Olá amigo,

O M2k grego opera perfeitamente junto com o E-99 Grego e outras aeronaves da OTAN. O que basta é o Upgrade (assim como o F-5 recebeu).

Existem vários níveis diferentes de upgrade e aí cabe a FAB ver o que seria rasoável para as suas necessidades.

O problema é que até aonde consta essas células de M2k precisam ir de volta para o 'osso' assim como aconteceu com os F-5 antes da modernização para extender a sua vida útil.

Mas e aí? Vale a pena dar mais '10' anos de vida útil ao M2k?? Isso acabaria de vez com a chance do F-X ser resolvido em algum momento próximo (lembrar que a encomenda inicial do F-X visa justamente substituir os M2k).

Quanto a células, a França está tirando M2k de serviço as pencas então isso não seria problema.

Eu só não gosto nem um pingo dessa solução. :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#140 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 18, 2012 12:03 am

Me parece a mais econômica, não obstante. Ia dar umas belas dezenas de milhões por caça - se se resolvesse dar um up de verdade - mas durariam, creio eu, uns 15 anos.

Para quem não sabe o que quer ser quando crescer, tá mais do que bueno... 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#141 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Ago 18, 2012 12:25 am

Carlos Lima escreveu:
WalterGaudério escreveu:

Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...

SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.

E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...

É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.
Olá amigo,

O M2k grego opera perfeitamente junto com o E-99 Grego e outras aeronaves da OTAN. O que basta é o Upgrade (assim como o F-5 recebeu).

Existem vários níveis diferentes de upgrade e aí cabe a FAB ver o que seria rasoável para as suas necessidades.

O problema é que até aonde consta essas células de M2k precisam ir de volta para o 'osso' assim como aconteceu com os F-5 antes da modernização para extender a sua vida útil.

Mas e aí? Vale a pena dar mais '10' anos de vida útil ao M2k?? Isso acabaria de vez com a chance do F-X ser resolvido em algum momento próximo (lembrar que a encomenda inicial do F-X visa justamente substituir os M2k).

Quanto a células, a França está tirando M2k de serviço as pencas então isso não seria problema.

Eu só não gosto nem um pingo dessa solução. :(

[]s
CB_Lima
Mas será que a França teria alguma boa vontade de nos fornecer mais mirages 2000 depois de levar um pé na bunda com o Rafale?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#142 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 18, 2012 12:38 am

Ué, iam ganhar uma grana legal nas modernizações e negócio é negócio... :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#143 Mensagem por Bourne » Sáb Ago 18, 2012 1:00 am

A Dassault e fornecedores vão ser muito simpáticos ao negócio. Se não forem a SAAB, EADS, Boeing e LM o serão. A MiG e Sukhoi poderiam ficar, mas acho que russo não rola. :|




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#144 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 18, 2012 1:16 am

WalterGaudério escreveu:
Carlos Lima escreveu: Em teoria você está correto,

Na prática da maneira como a nossa política de Defesa funciona... não apostaria nessa lógica.

Sim... o F-5 é muito aquém do M2k.

[]s
CB_Lima
Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...

SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.

E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...

É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.

É. Mirage 2000-9 não será tampão. Só estará disponível quando os EAU receber todos os caças.
E os caças ainda nem foram encomendados. Então, pode demorar MUITOS anos.

No nosso contrato com os franceses de aquisição dos 12 M2000C nós temos a opção de adquirir 4 exemplares extras, totalizando 16 unidades.
Uma modernização simples, apenas para colocar um datalink e integrar um missil ARGH, como o Derby, já foi dibulgado aqui no DB que custaria U$ 9 mi.
Cada M2000C saiu por E$ 6,67 mi, ou seja, aproximadamente U$ 8,3 mi.
4 unidades adicionais = U$ 33,2 mi
Modernização: 16 x 9 = U$ 144 mi
Total Aproximado: U$ 177,2 mi
Pronto. Ta ai um tampão.

Poderíamos adquirir mais 20 exemplares de M2000C dos franceses para atingirmos 36 aeronaves.
A aquisição destas 20 unidades adicionais sairia por U$ 166 mi (se os franceses aceitarem vender pelo mesmo preço que pagamos no primeiro contrato dos M2000C)
A modernização destas 20 unidades (modernização simples) sairia por U$ 180 mi.

Total para as 20 unidades: U$ 346 mi
Total para as 36 unidades (incluindo os 12 que já possuímos): U$ 523,2 mi

Agora uma modernização profunda como o que a Índia está fazendo para o -9 custaria MUITO dinheiro.
Não acho que valeria a pena.
Ai seria MUITO mais barato, adquirir F-16 e modernizar ou MiG-29SMT.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#145 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 18, 2012 9:16 am

Se a FAB chegar a entender, ou receber indicativos do planalto central, de que até o final do ano não haverá decisão sobre o FX, ou que a mesma será postergada ad ifinitum, ou seja, cancelamento e fim do mesmo, então haverá a possibilidade de se estudar a viabilidade financeira e técnica de se esticar a vida dos F-2000 até quando possível, com as correspondentes condicionantes logísticas e materiais.

Conquanto esta opção não seja vislumbrada publicamente, creio que a FAB já a dispôs na mesa do Comaer a tempos, e a estão guardando na manga para quando e se a coisa feder de vez em relação ao FX.

Estou na realidade começando a acreditar de fato que o GF, de posse destas ponderações que fiz, está caminhando para indiretamente liquidar por inação o programa FX, e deixá-lo inerte e esquecido da grande mídia e de atenções outras, a fim de fomentar, talvez, aquela solução primeira comentada acima, de forma a tornar o próprio F-2000 o FX de si mesmo.

Se esta é solução pensada pelo planalto, e realmente parece encaminhar-se para sê-la, de certa forma caracteriza a saída mais conivente, e conveniente, para eles, já que demonstraram mais de uma vez seu desgosto - e despreparo - por qualquer decisão sobre o cito programa.

Ficam todos felizes. A FAB ganha uns trocados para o seu "FTampão" e o governo atual (DR) se livra de um imbróglio que nunca quis para si mesmo, posto que o recebeu involuntáriamente de seu antecessor.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#146 Mensagem por Enlil » Sáb Ago 18, 2012 1:25 pm

Luís Henrique escreveu:
WalterGaudério escreveu: Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...

SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.

E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...

É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.

É. Mirage 2000-9 não será tampão. Só estará disponível quando os EAU receber todos os caças.
E os caças ainda nem foram encomendados. Então, pode demorar MUITOS anos.

No nosso contrato com os franceses de aquisição dos 12 M2000C nós temos a opção de adquirir 4 exemplares extras, totalizando 16 unidades.
Uma modernização simples, apenas para colocar um datalink e integrar um missil ARGH, como o Derby, já foi dibulgado aqui no DB que custaria U$ 9 mi.
Cada M2000C saiu por E$ 6,67 mi, ou seja, aproximadamente U$ 8,3 mi.
4 unidades adicionais = U$ 33,2 mi
Modernização: 16 x 9 = U$ 144 mi
Total Aproximado: U$ 177,2 mi
Pronto. Ta ai um tampão.

Poderíamos adquirir mais 20 exemplares de M2000C dos franceses para atingirmos 36 aeronaves.
A aquisição destas 20 unidades adicionais sairia por U$ 166 mi (se os franceses aceitarem vender pelo mesmo preço que pagamos no primeiro contrato dos M2000C)
A modernização destas 20 unidades (modernização simples) sairia por U$ 180 mi.

Total para as 20 unidades: U$ 346 mi
Total para as 36 unidades (incluindo os 12 que já possuímos): U$ 523,2 mi

Agora uma modernização profunda como o que a Índia está fazendo para o -9 custaria MUITO dinheiro.
Não acho que valeria a pena.
Ai seria MUITO mais barato, adquirir F-16 e modernizar ou MiG-29SMT.
A estrututa e proficiência para operação do M2000 já existe. Optar por outro caça "tampão" para substituí-lo sairia muito mais caro que modernizá-los para um padrão como os dos F1 do Marrocos, por exemplo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#147 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 18, 2012 2:05 pm

Concordo totalmente: se é para ter TAMPAX, que fiquemos com os que já temos e conhecemos.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#148 Mensagem por Paisano » Sáb Ago 18, 2012 2:13 pm

Fazendo uma simulação de super trufo, seria interessante uma possível modernização do MIRAGE 2000C para um padrão idêntico aos efetuados nos F-5, A-1 e Super Tucano, como por exemplo a utilização dos aviônicos da Elbit, DASH, data link, além da substituição do radar original pelo Elta EL/M-2052.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#149 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 18, 2012 2:26 pm

Aí ia ter que convencer os Franceses. Acho brabo... 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#150 Mensagem por Enlil » Sáb Ago 18, 2012 2:36 pm

E porque não fazer uma modernização em um padrão similar ao Dassault Mirage F1E 'MF-2000' com um radar RDY-3:

Morocco-AF, Unknown_France, Jul-2009

http://i.imgur.com/GCLBX.jpg

http://i.imgur.com/8GsF9.jpg

* Unknown

Não há dúvida que é uma configuração significativamente mais capaz que a do F-5EM, que não pode ser o teto, quiçá, no máximo o piso. Aliás, seria um desperdício da plataforma. No mínimo o radar tem que ter mais alcance, assim como os mísseis BVR.




Responder