Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Aviação do Exército

#1246 Mensagem por sapao » Qua Ago 15, 2012 8:30 pm

Depende do operador, e até o mesmo operador pode ter esse preço variando durante o ano.
Acho que ele está citando os preços do EB.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 110 vezes
Agradeceram: 119 vezes

#1247 Mensagem por Lywis » Qua Ago 15, 2012 8:35 pm

Ele está citando os preços específicos para o EB!

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1248 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 15, 2012 9:53 pm

sapao,

Será que você poderia explicar melhor...
Que eu saiba o EB ja fez estudos nesse sentido mas chegou a conclusão que em qualquer porte (do C-98 ao C-130) vale mais a pena dispor de horas da FAB do que ter suas proprias aeronaves, seja pela custo como pela operacionalidade.
Se alguem quiser posso me explicar melhor nas conclusões que eu ouvi.
:mrgreen:

É sempre bom aprender com quem convive no dia-a-dia. :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#1249 Mensagem por guilhermecn » Qua Ago 15, 2012 11:35 pm

Sapão,

Esses dois boatos seriam helis de ataque e helis pesados para carga?

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1250 Mensagem por Enlil » Qui Ago 16, 2012 9:07 am

Creio que esses "boatos" se referem a Mi-26 e/ou Mi-35M. Por sua vez se o EB fosse adquirir aeronaves de carga a ideal, na minha opinião, seria um lote de 8-12 CN235-300. Quiçá alguns PC-6 B2 Turbo-Porter para complementar.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6347 vezes
Agradeceram: 3561 vezes

#1251 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 16, 2012 2:21 pm

Como disse anteriormente, a Avex precisa ter, antes de mais nada, equacionada a questão da sua capacidade de transporte, que nunca foi a ideal para as necessidades do EB.

É bom lembrar que a Avex já chegou aos seus 27 anos, portanto mais de um quarto de século, sem registrar modificações de monta, seja em sua estrutura organizacional ou operacional. Os meios a disposição atualmente, no geral, ainda são os mesmos do início de suas atividades. E os únicos avanços estruturais havidos foram a criação do 4o Bavex em Manaus, e mais recentemente, o 3 Bavex em Campo Grande. Afora o CIAVEx que teve enfim sua estrutura melhor adequada as demandas da força.

O EB necessita, e muito, de complementar e aumentar a disponibilidade logística na área do CMA, e para isso, tem interesse em expandir suas atividades aéreas na região de forma a diminuir não só sua dependência da FAB, como diminuir o gargalo existente da distribuição da logística local por seus próprios meios.

Há ainda a intecionalidade de expandir as atividades da Avex para o CMS, mas isto só será possível, quando e se os recursos um dia permitirem. Infelizmente, com a atual disponibilidade de meios, pode até haver uma redistribuição de material e pessoal, mas como disse em outro tópico, o EB continuará com a sina de ter de escolher entre "cobrir a cabeça e descobrir os pés, e vice e versa."

Se os boatos a que faz referencia o Sapão são os já aqui comentados anteriormente neste tópico, salvo engano, podemos estar falando então de M-26T Halo, e talvez, de Mi-35/28, se o EB quiser dar um salto maior que a perna, em minha opinião.

abs.

Carpe Diem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#1252 Mensagem por WalterGaudério » Qui Ago 16, 2012 2:33 pm

Andre Correa escreveu:Eu torceria pelo Mi-28N. Seria o mais ideal para a função de ataque no EB.
Caso contrário, é de heli pesado mesmo.

[009]

Olha, tem um compartimento atrás da cabine, que se for bem aproveitado, dá para entalar uns 6 índios. Ou seja, é ideal mesmo.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#1253 Mensagem por binfa » Qui Ago 16, 2012 3:42 pm

Olha mais Hind aiiiii.

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#1254 Mensagem por Andre Correa » Qui Ago 16, 2012 4:03 pm

WalterGaudério escreveu:
Andre Correa escreveu:Eu torceria pelo Mi-28N. Seria o mais ideal para a função de ataque no EB.
Caso contrário, é de heli pesado mesmo.

[009]

Olha, tem um compartimento atrás da cabine, que se for bem aproveitado, dá para entalar uns 6 índios. Ou seja, é ideal mesmo.
:D

Eu sempre li que neste compartimento, quando não usado para transporte de material, rádio, etc, caberiam de 1 a 2 indivíduos, no máximo 3.

Ele fica bem abaixo do rotor:
Imagem
Não é nada espaço como o Mi-35M, mas para um Helicóptero de Ataque, do tipo puro sangue, até que é demais [003]

[009]

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 256 vezes
Agradeceram: 566 vezes

#1255 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 16, 2012 5:25 pm

Gente, ali não deve haver conforto algum para que possam ser transportados seres humanos. Um lugar escuro e que deve ser um inferno de quente, talvez sem comunicação com a tripulação, não deve ser adequado nem mesmo para o transporte de cadáveres!

Aquilo ali no bojo do Mi-28 talvez sirva para carregar coisas como documentações, alimentos de emergência e em alguns carga geral, que não passe de uns 200 kg.

abraços]

----------------
amor fati
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#1256 Mensagem por WalterGaudério » Qui Ago 16, 2012 6:43 pm

Brasileiro escreveu:Gente, ali não deve haver conforto algum para que possam ser transportados seres humanos. Um lugar escuro e que deve ser um inferno de quente, talvez sem comunicação com a tripulação, não deve ser adequado nem mesmo para o transporte de cadáveres!

Aquilo ali no bojo do Mi-28 talvez sirva para carregar coisas como documentações, alimentos de emergência e em alguns carga geral, que não passe de uns 200 kg.

abraços]
Então é um compartimento perfeito para o José Sarney, o homem que não larga o osso.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
sapao
Sênior
Sênior

#1257 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 10:22 pm

guilhermecn escreveu:Sapão,

Esses dois boatos seriam helis de ataque e helis pesados para carga?
Algo assim, mas como eu disse, escutei na barbearia enquanto esperava para cortar o cabelo, então deixa para lá...

Só quis dividir aqui a expectativa de algo que pode acontecer, até para animar mais debates!

Se não sair, no futuro eu passo o boato para frente.
abraço

sapao
Sênior
Sênior

#1258 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 10:34 pm

Carlos Lima escreveu:sapao,

Será que você poderia explicar melhor...
Que eu saiba o EB ja fez estudos nesse sentido mas chegou a conclusão que em qualquer porte (do C-98 ao C-130) vale mais a pena dispor de horas da FAB do que ter suas proprias aeronaves, seja pela custo como pela operacionalidade.
Se alguem quiser posso me explicar melhor nas conclusões que eu ouvi.
:mrgreen:

É sempre bom aprender com quem convive no dia-a-dia. :)

[]s
CB_Lima
Já houve, a tempos, um estudo por parte do EB para a operação de alguns C-130.
Quando o alto-comando viu a conta da operação (sem contar a manutenção nivel parque que seria feita pela FAB), viu que talvez manter helicopteros não fosse tão caro assim.

Do mesma maneira com o C-98, e o problema residiu em uma equação basica: como tripular as aeronaves?

Na FAB é facil, já que TODOS os oficiais aviadores são pilotos desde o berço, então onde houver uma base da FAB vai haver piloto que só irá necessitar uma adaptação na aeronave.

No EB já é mais complicado, todos os pilotos teriam que ser formados do zero, e mantidos qualificados. Ai entram varios fatores, como a propria movimentação de pessoal e outros afazeres das proprias funções.
E isso apenas para deslocamentos administrativos; houve até a ideia de se comprar as aeronaves e utilizar pilotos da FAB; mas aí chegariamos ao que já existe: o EB solicita horas de vôo disponiveis para as aeronaves da FAB na sua região e as utiliza como bem entender nas aeronaves da FAB com os tripulantes da FAB.

osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#1259 Mensagem por osolamaalua » Qui Ago 16, 2012 11:28 pm

O EB não vai adquirir novos helis tão cedo. A principio as prioridades são a modernização do Pantera, do Esquilo e o recebimento do EC725. Ai será posto em ação o projeto do heli de instrução e o de ataque. A principio previsao de 2015 para lá.
Quanto ao apoio que a FAB dá é assim: Ela disponibiliza um x de horas de voo ao EB não é tão pouco assim. E ai eles decidem como usar, se vão apoiar os PEF ou levar comitiva na esquina para inspeção de cima para baixo dentro do EB que é decidido.
Hoje não vejo o EB conseguindo operar asa fixa. Acredito que uma aeronave do porte do Casa e outa outra do C-98 seriam boas opções, mas por motivos culturais, financeiros e outros não vejo pelo menos para curto ou médio prazo.

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#1260 Mensagem por WalterGaudério » Sex Ago 17, 2012 3:17 pm

osolamaalua escreveu:O EB não vai adquirir novos helis tão cedo. A principio as prioridades são a modernização do Pantera, do Esquilo e o recebimento do EC725. Ai será posto em ação o projeto do heli de instrução e o de ataque. A principio previsao de 2015 para lá.
Quanto ao apoio que a FAB dá é assim: Ela disponibiliza um x de horas de voo ao EB não é tão pouco assim. E ai eles decidem como usar, se vão apoiar os PEF ou levar comitiva na esquina para inspeção de cima para baixo dentro do EB que é decidido.
Hoje não vejo o EB conseguindo operar asa fixa. Acredito que uma aeronave do porte do Casa e outa outra do C-98 seriam boas opções, mas por motivos culturais, financeiros e outros não vejo pelo menos para curto ou médio prazo.

Vamos esperar então(nâo há outro jeito mesmo), mas a boataria est´´a aumentando. Mas me sinto na mesma situaçãodo Sapão. Se eu der a deixa, vou ser o boi de piranha. Aí não.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder