:: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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angelogalvao
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:: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?

#1 Mensagem por angelogalvao » Qui Jul 19, 2012 5:54 pm

E ae? Quais são suas apostas e opiniões sobre essa possível compra?

__________________
Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noti ... ncial.jhtm

Dilma conversa com Boeing para novo avião presidencial

A presidente Dilma Rousseff está em conversas com a Boeing para adquirir um novo avião presidencial, disseram quatro fontes à Reuters, sinalizando uma entrada maior para a fabricante norte-americana em um dos maiores mercados emergentes do mundo.

Dilma quer um avião maior, mais consistente com o crescente poderio político e econômico do Brasil, e está avaliando a compra de um Boeing 747 similar ao Air Force One, aeronave usada pelo presidente dos Estados Unidos, disseram as fontes sob condição de anonimato.

Atualmente, Dilma usa um Airbus A319, que foi comprado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004. No entanto, a aeronave é incapaz de realizar longos percursos e teve de realizar duas paradas para abastecimento durante a viagem da presidente à Índia, em março, disseram as fontes.

"Presidentes brasileiros irão viajar à Índia e à China uma vez por ano todos os anos a partir de agora, e não devemos ter que fazer paradas como esta", disse uma das fontes.

Outra fonte disse que a opção pela Boeing era a única sendo seriamente analisada por Dilma.

Se a compra for realizada, será uma vitória simbólica nos esforços da Boeing de ganhar mercado na maior economia da América Latina e a sexta do mundo. A questão ganhou urgência já que os tradicionais mercados da companhia nos Estados Unidos e na Europa apresentam baixas previsões de crescimento.

Relações próximas

A Boeing anunciou um acordo neste mês para fornecer um novo sistema de armas para o avião de combate leve Super Tucano, fabricado pela Embraer (EMBR3), que está tentando expandir suas operações na área da defesa.

As companhias também anunciaram em junho que iriam colaborar no desenvolvimento e marketing do jato militar e de reabastecimento KC-390, também da Embraer.

É possível que um relacionamento mais próximo com o governo brasileiro e a maior fabricante de aeronaves do país possa dar à Boeing uma vantagem em outro negócio muito maior, de ao menos 5 bilhões de dólares: a nova geração de caças da Força Aérea Brasileira.

A francesa Dassault e a sueca Saab são as outras duas concorrentes para o negócio. Dilma não deve tomar nenhuma decisão até o início de 2013, disseram autoridades.

Jim Proulx, um porta-voz da Boeing, disse por e-mail: "Nós não comentamos na mídia as discussões que podemos ou não ter com clientes potenciais."

O Boeing 747 tem quatro turbinas ante duas na maioria dos modelos mais novos. Pode, portanto, oferecer maior segurança em caso de um problema em motor em pleno voo --uma prioridade para Dilma após problemas de segurança recentes com seu avião atual, disseram as fontes.

Em junho, o Airbus presidencial sofreu um problema relacionado à pressurização da cabine durante viagem entre Rio de Janeiro e Brasília. Apesar de não ter deixado feridos, o avião teve de retornar ao Rio e Dilma foi forçada a voar a bordo de uma aeronave reserva menor, desembarcando em casa depois da meia-noite.

O jornal "O Globo" informou no sábado que Dilma "morre de medo" de turbulência e instruiu seus pilotos algumas vezes a alterar o plano de voo para desviar de tempestades ou outros problemas.

Outra grande compra de um grande avião presidencial, apenas oito anos após a última aquisição, poderá causar disputas políticas. O ex-presidente Lula enfrentou grandes críticas por gastos excessivos ao comprar o Airbus por alegados US$ 57 milhões.

No entanto, as ambições políticas e econômicas cresceram desde então. O Produto Interno Bruto brasileiro superou o da Grã-Bretanha em 2011, e sua influência cresceu em fóruns internacionais e em outros mercados emergentes, especialmente em países africanos.

Até mesmo uma viagem recente à Etiópia precisou de uma parada de abastecimento no oeste africano, disse uma das autoridades.

O Airbus A319 tem uma autonomia de 3.740 milhas náuticas, segundo o site da companhia na Internet. A distância de voo entre São Paulo e Nova Délhi é de aproximadamente 7.800 milhas náuticas. A Airbus pertence ao grupo europeu EADS.




Editado pela última vez por Andre Correa em Sex Jul 20, 2012 12:52 am, em um total de 1 vez.
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#2 Mensagem por bcorreia » Qui Jul 19, 2012 6:55 pm

747? Acho que se o intuito é um avião que vá até a Asia sem reabastecer um 777LR seria mais indicado, não?




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#3 Mensagem por JT8D » Qui Jul 19, 2012 6:59 pm

bcorreia escreveu:747? Acho que se o intuito é um avião que vá até a Asia sem reabastecer um 777LR seria mais indicado, não?
É que tem que ser "igual ao Air Force One".

[]´s,

JT




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#4 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 19, 2012 7:01 pm

Dilma conversa com Boeing sobre novo avião presidencial
19 de julho de 2012 • 17h55 • atualizado às 18h18
Imagem
Aeronave oferecida seria semelhante ao Air Force One, usado pelo presidente americano Barack Obama
Foto: AFP
A presidente Dilma Rousseff está em conversas com a Boeing para adquirir um novo avião presidencial, disseram quatro fontes à Reuters. A negociação sinalizaria uma entrada maior para a fabricante norte-americana em um dos mercados mais emergentes do mundo.

Sob condição de anonimato, as fontes disseram que Dilma quer um avião maior, mais consistente com o crescente poderio político e econômico do Brasil. Ela está avaliando a compra de um Boeing 747 similar ao Air Force One, aeronave usada pelo presidente dos Estados Unidos.

Atualmente, Dilma usa um Airbus A319, que foi comprado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004. No entanto, segundo as fontes, a aeronave é incapaz de realizar longos percursos e teve de realizar duas paradas para abastecimento durante a viagem da presidente à Índia, em março.

"Presidentes brasileiros irão viajar à Índia e à China uma vez por ano todos os anos a partir de agora e não devemos ter que fazer paradas como esta", disse uma das fontes.

A opção pela Boeing seria a única que está sendo seriamente analisada por Dilma, informou outra fonte. Se a compra for realizada, será uma vitória simbólica nos esforços da Boeing de ganhar mercado na maior economia da América Latina e a sexta do mundo. A questão ganhou urgência, já que os tradicionais mercados da companhia nos Estados Unidos e na Europa apresentam baixas previsões de crescimento.

Relações próximas
A Boeing anunciou um acordo neste mês para fornecer um novo sistema de armas para o avião de combate leve Super Tucano, fabricado pela Embraer, que está tentando expandir suas operações na área da defesa. As companhias também anunciaram em junho que iriam colaborar no desenvolvimento e marketing do jato militar e de reabastecimento KC-390, também da Embraer.

É possível que um relacionamento mais próximo com o governo brasileiro e a maior fabricante de aeronaves do País possa dar à Boeing uma vantagem em outro negócio muito maior, de ao menos U$ 5 bilhões: a nova geração de caças da Força Aérea Brasileira.

A francesa Dassault e a sueca Saab são as outras duas concorrentes para o negócio. Dilma não deve tomar nenhuma decisão até o início de 2013, disseram autoridades. "Nós não comentamos na mídia as discussões que podemos ou não ter com clientes potenciais", colocou Jim Proulx, porta-voz da Boeing, por e-mail.

O Boeing 747 tem quatro turbinas ante duas na maioria dos modelos mais novos. Pode, portanto, oferecer maior segurança em caso de um problema em motor em pleno voo - uma prioridade para Dilma após problemas de segurança recentes com seu avião atual, disseram as fontes.

Em junho, o Airbus presidencial sofreu um problema relacionado à pressurização da cabine durante viagem entre Rio de Janeiro e Brasília. Apesar de não ter deixado feridos, o avião teve de retornar ao Rio e Dilma foi forçada a voar a bordo de uma aeronave reserva menor, desembarcando em casa depois da meia-noite.

O jornal O Globo informou no sábado que Dilma "morre de medo" de turbulência e instruiu seus pilotos algumas vezes a alterar o plano de voo para desviar de tempestades ou outros problemas.
Mas, outra compra de um grande avião presidencial, apenas oito anos após a última aquisição, poderá causar disputas políticas. O ex-presidente Lula enfrentou grandes críticas por gastos excessivos ao comprar o Airbus por alegados U$ 57 milhões.

No entanto, as ambições políticas e econômicas cresceram desde então. O Produto Interno Bruto brasileiro superou o da Grã-Bretanha em 2011, e sua influência cresceu em fóruns internacionais e em outros mercados emergentes, especialmente em países africanos.

Até mesmo uma viagem recente à Etiópia precisou de uma parada de abastecimento no oeste africano, disse uma das autoridades. O Airbus A319 tem uma autonomia de 3.740 milhas náuticas, segundo o site da companhia na internet. A distância de voo entre São Paulo e Nova Délhi é de aproximadamente 7,8 mil milhas náuticas. A Airbus pertence ao grupo europeu EADS.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... ncial.html




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#5 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 19, 2012 7:10 pm

bcorreia escreveu:747? Acho que se o intuito é um avião que vá até a Asia sem reabastecer um 777LR seria mais indicado, não?
De acordo com o site da Boeing, na parte de aeronaves VIPS, o 747-8 e 777 tem praticamente o mesmo alcance, mas, a grande diferença está no espaço interno.

O 777-200LR tem 278.8m2, o 777-300ER tem 338.3m2, enquanto que o 747-8 tem 444.6m2.
Comparadas as diferenças de preço entre um e outro, que são praticamente da mesma gama (+/-300 milhões de dólares) sou a favor do que esteja mais adequado, e nesse caso, é preferível sobrar espaço do que faltar...

Há também que ver sistemas disponíveis entre um e outro, pois uma aeronave presidencial é suposto ter algumas coisas "a mais" do que uma aeronave civil.

Entretanto, são conversas, não finalização de compra.

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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#6 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jul 19, 2012 7:13 pm

Andre Correa escreveu:
bcorreia escreveu:747? Acho que se o intuito é um avião que vá até a Asia sem reabastecer um 777LR seria mais indicado, não?
De acordo com o site da Boeing, na parte de aeronaves VIPS, o 747-8 e 777 tem praticamente o mesmo alcance, mas, a grande diferença está no espaço interno.

O 777-200LR tem 278.8m2, o 777-300ER tem 338.3m2, enquanto que o 747-8 tem 444.6m2.
Comparadas as diferenças de preço entre um e outro, que são praticamente da mesma gama (+/-300 milhões de dólares) sou a favor do que esteja mais adequado, e nesse caso, é preferível sobrar espaço do que faltar...

Há também que ver sistemas disponíveis entre um e outro, pois uma aeronave presidencial é suposto ter algumas coisas "a mais" do que uma aeronave civil.

Entretanto, são conversas, não finalização de compra.

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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#7 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 19, 2012 7:18 pm

Quando vejo essas notícias referentes a uma eventual compra de B-747-800 para a presidência da República, me recordo do post do Thor, no início do ano perguntando: "E o que vocês acham do B-747 para avião da presidência?"

Naquela época o cara já tava por dentro desse interesse!! :shock:




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#8 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 19, 2012 7:25 pm

LeandroGCard escreveu:
Andre Correa escreveu: De acordo com o site da Boeing, na parte de aeronaves VIPS, o 747-8 e 777 tem praticamente o mesmo alcance, mas, a grande diferença está no espaço interno.

O 777-200LR tem 278.8m2, o 777-300ER tem 338.3m2, enquanto que o 747-8 tem 444.6m2.
Comparadas as diferenças de preço entre um e outro, que são praticamente da mesma gama (+/-300 milhões de dólares) sou a favor do que esteja mais adequado, e nesse caso, é preferível sobrar espaço do que faltar...

Há também que ver sistemas disponíveis entre um e outro, pois uma aeronave presidencial é suposto ter algumas coisas "a mais" do que uma aeronave civil.

Entretanto, são conversas, não finalização de compra.

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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#9 Mensagem por bcorreia » Qui Jul 19, 2012 7:41 pm

Andre Correa escreveu:
bcorreia escreveu:747? Acho que se o intuito é um avião que vá até a Asia sem reabastecer um 777LR seria mais indicado, não?
De acordo com o site da Boeing, na parte de aeronaves VIPS, o 747-8 e 777 tem praticamente o mesmo alcance, mas, a grande diferença está no espaço interno.

O 777-200LR tem 278.8m2, o 777-300ER tem 338.3m2, enquanto que o 747-8 tem 444.6m2.
Comparadas as diferenças de preço entre um e outro, que são praticamente da mesma gama (+/-300 milhões de dólares) sou a favor do que esteja mais adequado, e nesse caso, é preferível sobrar espaço do que faltar...

Há também que ver sistemas disponíveis entre um e outro, pois uma aeronave presidencial é suposto ter algumas coisas "a mais" do que uma aeronave civil.

Entretanto, são conversas, não finalização de compra.

[009]
Se a desculpa para a compra de um vip de grande porte é o alcance, não creio que o 748 seria a melhor opção, um voo de Brasilia a Pequim teria coisa de 17000 quilômetros de distância, coisa que o 747-800 com alcance projetado de cerca de 15000 quilômetros não conseguiria fazer, enquanto o 777LR já tem registro de voos com mais de 21000 quilômetros de distância.




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#10 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 19, 2012 7:52 pm

bcorreia escreveu:
Andre Correa escreveu: De acordo com o site da Boeing, na parte de aeronaves VIPS, o 747-8 e 777 tem praticamente o mesmo alcance, mas, a grande diferença está no espaço interno.

O 777-200LR tem 278.8m2, o 777-300ER tem 338.3m2, enquanto que o 747-8 tem 444.6m2.
Comparadas as diferenças de preço entre um e outro, que são praticamente da mesma gama (+/-300 milhões de dólares) sou a favor do que esteja mais adequado, e nesse caso, é preferível sobrar espaço do que faltar...

Há também que ver sistemas disponíveis entre um e outro, pois uma aeronave presidencial é suposto ter algumas coisas "a mais" do que uma aeronave civil.

Entretanto, são conversas, não finalização de compra.

[009]
Se a desculpa para a compra de um vip de grande porte é o alcance, não creio que o 748 seria a melhor opção, um voo de Brasilia a Pequim teria coisa de 17000 quilômetros de distância, coisa que o 747-800 com alcance projetado de cerca de 15000 quilômetros não conseguiria fazer, enquanto o 777LR já tem registro de voos com mais de 21000 quilômetros de distância.
Dentre os VIP's que a Boeing oferece no seu site, não há nenhum com essa capacidade.

http://www.boeing.com/commercial/bbj/index.html

[009]




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#11 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 19, 2012 7:55 pm

Putz,

Quem tem esses assessores da Presidência, não precisa de inimigos. Sendo verdade ou não que a Dilma tem essa intenção, jogar uma notícia dessas na mídia num período desses (contenção fiscal, greve em parte expressiva do funcionalistmo público, período próximo de votação do orçamento do próximo ano...), é por demais desastroso.




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#12 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 19, 2012 7:59 pm

Sem dúvida o 747 é o pai dos espelhinhos...

É um espelho de corpo inteiro... :lol:

[029]

[]s
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#13 Mensagem por bcorreia » Qui Jul 19, 2012 8:03 pm

Andre Correa escreveu:
bcorreia escreveu:

Se a desculpa para a compra de um vip de grande porte é o alcance, não creio que o 748 seria a melhor opção, um voo de Brasilia a Pequim teria coisa de 17000 quilômetros de distância, coisa que o 747-800 com alcance projetado de cerca de 15000 quilômetros não conseguiria fazer, enquanto o 777LR já tem registro de voos com mais de 21000 quilômetros de distância.
Dentre os VIP's que a Boeing oferece no seu site, não há nenhum com essa capacidade.

http://www.boeing.com/commercial/bbj/index.html

[009]
Uai, olha o gráfico do 777LR e do 748vip, verá que ele é bem maior




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#14 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 19, 2012 8:10 pm

Bem safado o titulo desse tópico, né não? Parece que está afirmando, mas é uma dúvida. Alias, pra mim é até um devaneio! Deveria ser "Nova aeronave presidencial?"...




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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747

#15 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 19, 2012 8:15 pm

bcorreia escreveu:
Andre Correa escreveu: Dentre os VIP's que a Boeing oferece no seu site, não há nenhum com essa capacidade.

http://www.boeing.com/commercial/bbj/index.html

[009]
Uai, olha o gráfico do 777LR e do 748vip, verá que ele é bem maior
Mas nem um nem outro alcança Tóquio, por exemplo.

[009]




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