"Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#16 Mensagem por Snowmeow » Qua Mar 28, 2012 8:41 pm

Túlio escreveu:Bem, eu nunca ia ter dinheiro mesmo para comprar um treco desses...EHAHEHAHEHAHEHAHEHAHEH
Imagem
Ao que eu sei, tem um à venda no Brasil. R$ 45.000. Achei aqui.




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#17 Mensagem por Túlio » Qua Mar 28, 2012 9:41 pm

Snowmeow escreveu:
Túlio escreveu:Bem, eu nunca ia ter dinheiro mesmo para comprar um treco desses...EHAHEHAHEHAHEHAHEHAHEH
Imagem
Ao que eu sei, tem um à venda no Brasil. R$ 45.000. Achei aqui.


"SÓ ISSO"???

Hôme, eu sou o 'gaijo' mais pobre do DB, tenho um Gol 1.0 98 e uma moto Hyosung 125 2000, se vendesse OS DOIS a bom preço não daria para pagar a entrada da compra desse avião. O Brasil pode ser um dos Países mais ricos do mundo mas sua população está BEM longe de o ser. Estava lendo dias atrás uma bombástica reportagem sobre o imenso aumento da pobreza nos EUA e tudo ia bem até eu ver quanto se tem que ganhar para ser simplesmente pobre lá: a conclusão foi que eu estaria abaixo da linha da miséria nos States, mesmo sendo classe média aqui... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#18 Mensagem por Snowmeow » Qua Mar 28, 2012 10:06 pm

O que mata são os impostos, a taxa de juros, a especulação monetária e os políticos sanguessugas.

Tira isso tudo e vai ver como o povo melhora... :mrgreen:




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#19 Mensagem por rodrigo » Qui Mar 29, 2012 2:11 pm

Leva logo o original:

Imagem




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#20 Mensagem por alcmartin » Qui Mar 29, 2012 8:14 pm

Andre Correa escreveu:
Túlio escreveu:Há ainda a questão de ter mais de um propulsor, se não me engano PP é só para mono... 8-]

Piloto Privado é apenas para aeronaves com motor a pistão.
Para mono-turbina, é necessário o PC/IFR, e MULTI se for bi-turbina.

[009]
Nao e' bem assim, Andre e Tulio. Pelo menos, aqui e nos USA, cujos regulamentos sao bem parecidos. Os americanos copiaram nossos regulamentos, so' que por antecipacao, telepatia... :roll: :mrgreen:
O PP pode voar jato, pois PP, PC, PLA, isso tudo e' licenca, nao e' amarrado a equipamento. Uma vez que tirou, e' para o resto da vida. O que e' amarrado a equipamento e' habilitacao. Essas sim, exigem treinamento e tem prazo de validade.
Quando voce voa monomotor a pistao ou multimotor a pistao, pela legislacao, voce esta apto a voar todos eles. nao precisa de curso especifico do aviao, so adaptacao rapida com IN.
Mas, o jato ou turbohelice sao uma categoria diferente, aqui chamadas "Tipo". E ai precisa de "ground school" em entidade homologada e treinamento especifico, normalmente em simulador, para cada modelo. E para voar tipo, o IFR e' obrigatorio. Como a prova de IFR e' a mesma de PC, normalmente voce ja tira tudo de uma vez, e' de graca mesmo! :mrgreen:
Resumindo, por lei, voce poderia ser PP/IFR e voar jato, nao ha problema. E tambem poderia pular para um jato(que e' categoria "Tipo") bimotor, sem nunca ter tirado o MULTI, que e' tirado em aviao bimotor com motor a pistao... [101]

Coisas de regulamentos... :D

Sobre os modelos "caseiros", o meu preferido e' o Viperjet. O kit esta em torno dos trezentos mil doletas, mas desmontado. Se quiser montado e mais um curso de adaptacao( e' "saudavel", visto que ninguem quer pagar uma grana dessas e arriscar a quebrar no primeiro pouso!! :shock: [002] ), ai ele chega na casa do milhaozinho de dolares... :cry: O motor dele e' de um APU dos comerciais. Como esses caseiros sao todos experimentais, caem um pouco as exigencias regulamentares. E seus custos.
Ja' os milicos legitimos acha-se bastante no mercado, sobretudo os do bloco sovietico. E baratos. O galho e' que podem estar bem cavucados e o custo de recuperacao e manutencao sobem. Para exemplificar, achei um MIG 15, na Russia, por US$ 35.000,00!!! :shock: :shock: [075] para terem uma ideia, ta' mais barato que um Cessna 172 usado. Ou o mesmo de um C150. Mas... e ai? Quem faria a manu? Vou pagar o translado de um mecanico angolano ou cubano toda vez que precisar trocar o oleo e os filtros? :? Fora as pecas.

Entao, realmente fica para os ricos. Infelizmente e mais uma vez... [054]

Sds!




Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#21 Mensagem por Snowmeow » Qui Mar 29, 2012 8:30 pm

Na verdade, o Viperjet usa o GE J85, o mesmo motor usado (Em par) pelo F-5 que conhecemos tão bem.
O que usa APU é o BD-5, o miudinho no topo desta página. :mrgreen:




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#22 Mensagem por Andre Correa » Qui Mar 29, 2012 8:34 pm

Sim, quanto ao Tipo sim, tens que tirar a Qualificação de Classe/Tipo, mas, pelo menos em Portugal, se não tens PP(A)/Multi/IFR, e a de Tipo para jactos não podes pilotar uma aeronave jacto bimotor. Para jacto mono-motor, tens que ter PP(A)/IFR e o tipo, pois no curso de PP(A) aprendes somente teoria sobre motores a pistão.

No Brasil, não achei informações conclusivas na Internet, portanto estava então enganado.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#23 Mensagem por alcmartin » Qui Mar 29, 2012 9:24 pm

Snowmeow escreveu:Na verdade, o Viperjet usa o GE J85, o mesmo motor usado (Em par) pelo F-5 que conhecemos tão bem.
O que usa APU é o BD-5, o miudinho no topo desta página. :mrgreen:
:oops: Tem razao...troquei as bolas! E o pior que eu mesmo postei materia sobre o motor dele! E' a bost#%^& da idade!! :evil: :mrgreen: :oops:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... start=1485

Abs!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#24 Mensagem por alcmartin » Qui Mar 29, 2012 9:36 pm

Andre Correa escreveu:Sim, quanto ao Tipo sim, tens que tirar a Qualificação de Classe/Tipo, mas, pelo menos em Portugal, se não tens PP(A)/Multi/IFR, e a de Tipo para jactos não podes pilotar uma aeronave jacto bimotor. Para jacto mono-motor, tens que ter PP(A)/IFR e o tipo, pois no curso de PP(A) aprendes somente teoria sobre motores a pistão.

No Brasil, não achei informações conclusivas na Internet, portanto estava então enganado.

[009]
Aqui nao. Tipo e' tipo. Tanto que tive alunos que nunca subiram num multimotor e pularam do tupi(PA28) direto para o B737. Mas nao se culpe... :) essas coisas de regulamento sao as vezes ate sem nexo. E variam de acordo com a interpretacao(e a vontade) do chefe da epoca. P.Ex. por aqui, voce pode ter habilitacao de MNFR(monomotor IFR) valida e MLTE(multimotor) somente visual, com o IFR do multi vencido. Mas com o do mono valido. Ou seja voce sabe IFR, mas so' para mono!! [101] [101]

abs!




Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#25 Mensagem por Snowmeow » Qui Jun 21, 2012 11:46 am

Achei mais um projeto que, se fosse redirecionado, cairia no mercado civil... A intenção era um cacinha militar de baixo custo.

Da Polônia, o EM-10 Bielik!
(Todas as fotos de Stefenelli.com)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#26 Mensagem por Brasileiro » Qui Jun 21, 2012 11:55 am

rodrigo escreveu:Eu acredito que quem compra uma aeronave dessas quer brincar, e não apenas voar de A para B. Então entra a questão da segurança da aviação civil em um ambiente onde esses caças, de alta velocidade, ficam brincando por aí. Se não houver problema, e espaço para isso, deve ser fantástico.
Sim, puramente recreacional.

É preciso tempo, dinheiro e um par de chifres.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: "Caças" civis: Uma tendência ou uma modinha?

#27 Mensagem por Snowmeow » Qui Jun 21, 2012 6:32 pm

Para quem quer "brincar" estilo Tucano:
Turbine Legend!
Usa turbohélice Walter M601 de 750 shp e é vendido em kit. Biplace tandem e parece um bocado com o Mustang.
Imagem
Imagem
Imagem

Site do bichinho. :mrgreen:




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Responder