Incorporação exército suíço

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

Incorporação exército suíço

#1 Mensagem por Pasquale Catozzo » Ter Mai 15, 2012 5:09 pm

Essa semana fui recrutado no exército suíço, pois tinha obtido a nacionalidade ano passado e sendo o serviço obrigatorio não tive como escapar(recebi uma carta do serviço militar em menos de 3 meses depois da naturalização). Fui recrutado come soldado de Hospital, com a IBG (instrução basica geral) em Moudon no cantão Vaud (http://www.he.admin.ch/internet/heer/fr ... hulen.html). Queria compartilhar com vocês o modus operandi do SMO suíço.
O alistamento prevê uma serie de testes fisicos, medicos e psicologicos para testar os futuros soldados. Os testes fisicos são basicamente 5: equilibrio, força dos braços, força das pernas, força do tronco e resistencia fisica.

Cada prova da o max de 25 pontos. De 0 a 34 pontos, insuficiente; de 35-64 pontos, suficiente; 65-79 pontos, bom;80-99, muito bom e de 99-125 excelente. Para ser granadeiro tem que fazer mais de 90 pontos; com 80 se obtem o ribbon de esporte.
Os testes psicologicos são um porrada de perguntas como "já pensou ao suicidio?" " Se alguem falasse mal de você, como você agiria se fosse armado?" etc. Testes medicos são os de sempre, vista, ouvido, sangue, testicolos etc... Depois de tudo isso se faz uma conversinha com o oficial de alistamento e ali se decide onde ir. Tem também a fase de controle sobre a segurança, na qual avaliam se você pode receber a arma de serviço, o FAS 90.
Eu fiz 61 pontos nos testes fisicos, testes medicos quase tudo ok (pressão alta e uns 13 quilos ha mais...), e psicologicos também, com a possibilidade de avançar de grau a sargento/tenente. Vou começar dia 29 outubro, com a escola recruta 3 (começam sempre em março(1),julho(2) e outubro(3) ). A minha ER será de 18 semanas, outras duram normalmente 21 e os granadeiros 25.
Passei dos dias no centro de reclutamento do Monte Ceneri (Tessino), fui pagado 4.- francos ao dia (soldo), total 8, mais 124.- francos de indenização (62 francos ao dia pra quem não trabalha, 80% do salario diario pra quem trabalha.), ou seja 132 francos por dois dias no quartel (280.58 R$ no cambio de hoje 15/05/2012). No final do segundo dia recebemos as botas militares para começar a se adaptar á elas.




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

Re: Incorporação exército suíço

#2 Mensagem por Pasquale Catozzo » Ter Mai 15, 2012 5:10 pm

A escola recruta são de 7 semanas, nas quais se aprende as coisas basica como montar barracas, montar/desmontar o FAS90 em 60 seg, atirar etc... Depois das 7 semanas se torna soldado, com a insigna "/"(para todas as insignas http://www.vtg.admin.ch/internet/vtg/it ... icheni.pdf). Os que foram selecionados para avançar de grau vão para a escola de suboficias de duração de 8 semanas, quem foi selecionado para ser tenente faz ainda mais 9 semanas de escola quadro, apos as escolas quadro os novos sargentos/tenentes prestam serviço em uma escola recruta instruindo na IBG. Os outros vão para a intrução de reparto como soldados, la são seguidos por oficiais de profissão e em menor grau por oficiais de milicia.




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Incorporação exército suíço

#3 Mensagem por Clermont » Ter Mai 15, 2012 6:09 pm

Muito legal essa possibilidade de conhecer o interior da vida militar de um país tão peculiar quanto a Suiça. Agora, se vc encontrar algum general suíço dando sopa por aí, dá pra fazer um perguntinha?

Por quê a Suiça escolheu adotar o calibre 5,56 mm e nunca pensou em sair dele, mesmo não fazendo parte da OTAN? Eles não poderiam ter ficado com algum outro tipo de cartucho, talvez mais eficiente?

Sempre tive essa curiosidade.

(Ah, por falar nisso, as mulheres prestam serviço militar? Se prestam, não esqueça de mandar umas fotos pra gente. De preferência, as mais comprometedoras possíveis. :twisted:)




Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: Incorporação exército suíço

#4 Mensagem por FoxTroop » Ter Mai 15, 2012 6:54 pm

Boa sorte nessa nova fase da sua vida. É algo que muda sempre o Ser de um Homem. Felicidades.




Imagem
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

Re: Incorporação exército suíço

#5 Mensagem por Pasquale Catozzo » Ter Mai 15, 2012 7:02 pm

Clermont escreveu:Muito legal essa possibilidade de conhecer o interior da vida militar de um país tão peculiar quanto a Suiça. Agora, se vc encontrar algum general suíço dando sopa por aí, dá pra fazer um perguntinha?

Por quê a Suiça escolheu adotar o calibre 5,56 mm e nunca pensou em sair dele, mesmo não fazendo parte da OTAN? Eles não poderiam ter ficado com algum outro tipo de cartucho, talvez mais eficiente?

Sempre tive essa curiosidade.

(Ah, por falar nisso, as mulheres prestam serviço militar? Se prestam, não esqueça de mandar umas fotos pra gente. De preferência, as mais comprometedoras possíveis. :twisted:)
Se for como no alistamento não se pode conversar a longo com um oficial de profissão, era só gritaria o tempo todo... As mulheres podem fazer o serviço militar, mas ficam em quartos separados, assim como, quando possivel, separam os soldados por lingua [006] Até hoje, nas minhas idas e vindas de trem nunca vi uma mulher bonita com farda, só uma vez uma com o grau de capitão que era uma gata! Mas o resto :roll:




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

Re: Incorporação exército suíço

#6 Mensagem por Pasquale Catozzo » Ter Mai 15, 2012 7:04 pm

FoxTroop escreveu:Boa sorte nessa nova fase da sua vida. É algo que muda sempre o Ser de um Homem. Felicidades.
Obrigado, espero proprio de avançar a tenente, pelo menos assim não perco um ano de universidade em vão.




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Incorporação exército suíço

#7 Mensagem por rodrigo » Qua Mai 16, 2012 12:21 pm

Obrigado por compartilhar a experiência e as informações. Se possível, podia tirar umas fotos e postar?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

Re: Incorporação exército suíço

#8 Mensagem por Pasquale Catozzo » Sáb Mai 19, 2012 5:42 pm

Descobri que como soldado de hospital nao vou receber o FAS 90, mas a pistola. http://en.wikipedia.org/wiki/SIG_Sauer_P220
Ao menos não vou ter peso para carregar! :D




"Gutta cavat lapidem"
Johnson
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 12:44 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: Incorporação exército suíço

#9 Mensagem por Johnson » Sáb Mai 19, 2012 8:39 pm

Esse sistema de recruta poder torna-se oficial de carreira é bastante interessante para formar oficiais do melhor nível.




Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

Re: Incorporação exército suíço

#10 Mensagem por Pasquale Catozzo » Sex Nov 02, 2012 11:13 pm

Hoje fui liberado para o fim de semana, estou todo dolorido. Não sei como é nos roquarteis brasileiros, mas aqui até os zipes das camisas tem que estar na mesma, uma josta...fui parar numa seção francesa, não entendendo nada de francês. Uma das coisas que marca o serviço militar na Suíça são linguas, um choque enorme. A comida não è mal, o problema até agora éco tempo, das 05:30 as 22:00 temos sempre algo pra fazer, ir no banheiro? esquece. Hoje usei pela primeira vez a minha pistola 75, que ao fim do serviço posso comprar por 100 fr. Fotos são proibidas mas posso conseguir umas atraves do fotografo de companhia.




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60698
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Incorporação exército suíço

#11 Mensagem por Túlio » Sex Nov 02, 2012 11:20 pm

Para mim servem... :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Incorporação exército suíço

#12 Mensagem por irlan » Sáb Nov 03, 2012 10:35 am

Opa cara, tudo bem?, como anda aí no serviço militar obrigatório?, já saiu de recruta? ^^....thx

Nã se esqueça das fuetos.. :mrgreen: :mrgreen:




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38149
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2633 vezes

Re: Incorporação exército suíço

#13 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 03, 2012 1:16 pm

Pasquale Catozzo escreveu:Hoje fui liberado para o fim de semana, estou todo dolorido. Não sei como é nos roquarteis brasileiros, mas aqui até os zipes das camisas tem que estar na mesma, uma josta...fui parar numa seção francesa, não entendendo nada de francês. Uma das coisas que marca o serviço militar na Suíça são linguas, um choque enorme. A comida não è mal, o problema até agora éco tempo, das 05:30 as 22:00 temos sempre algo pra fazer, ir no banheiro? esquece. Hoje usei pela primeira vez a minha pistola 75, que ao fim do serviço posso comprar por 100 fr. Fotos são proibidas mas posso conseguir umas atraves do fotografo de companhia.
Na minha tropa era proibido tirar fotografias durante a instrução, já dentro da "companhia" (o edificio onde dormiamos) não havia problema. A alvorada era às 05.30/06.00h o destroçar era...quando o graduado de serviço entende-se. Cheguei a ter noites onde dormiamos 6 horas outras onde só dormimos 2! Na semana de campo dormimos um total de 12 durante toda a semana (já a contar na noite que já dormimos na unidade e onde o destroçar foi relativamente cedo).

Quanto tempo vai ser o teu CFO?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder