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Mensagem
por Marino » Sex Mai 11, 2012 10:38 am
FAB envia pedido para 2 aviões-tanque
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou hoje o pedido formal de oferta para a compra de dois novos aviões-tanque de longo alcance. Estão na disputa a EADS europeia, a Boeing americana e a IAI israelense.
Os fabricantes europeu e americano produzem, respectivamente, o Airbus-A330MRTT e o KC-767, baseados em modelos civis. A empresa israelense é especializada em preparar aviões usados para a missão de reabastecimento, o que custa em média um terço do valor de um modelo novo _que pode chegar a US$ 300 milhões (quase R$ 600 milhões hoje).
O RFP (pedido de oferta, na sigla inglesa) é o segundo passo para a compra, e dá 90 dias para que as ofertas sejam enviadas à FAB.
Ele não faz referência ao novo avião presidencial, apelidado de Aerodilma.
O plano original da FAB, de 2010, era para que um dos aviões-tanque tivesse previsão para uma área VIP presidencial.
Depois, o Planalto admitiu que poderia comprar um novo avião só para transporte de longa distância, já que o atual Aerolula (um Airbus-A319 executivo) não tem autonomia para ir sem escalas de Brasília à Europa, por exemplo.
Ao assumir, Dilma Rousseff parou o processo e ainda não há decisão final sobre a nova aquisição, conforme a Folha revelou na semana passada.
Questionada, a FAB disse que não informaria nada além da nota publicada ontem sobre o RFP _ou seja, não fica claro se voltou ao plano de 2010 de incluir a possibilidade de uma área VIP no avião-tanque ou se haverá um pedido separado para a compra do Aerodilma.
A FAB precisa dos novos aviões porque hoje opera antigos Boeing-707 reabastecedores fabricados nos anos 60. São os famosos "Sucatões", que praticamente não têm mais condições de operação. Além de reabastecimento aéreo, eles servem para transporte de tropas e carga, além de evacuação médica.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco