Nova Metralhadora de Apoio para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Escolha a melhor opção de Metralhadora de Apoio para o EB

A. MAG/MINIMI
131
68%
B. IMI NEGEV
25
13%
C. MG
8
4%
D. DENEL
7
4%
E. PKM
9
5%
F. OUTRAS
14
7%
 
Total de votos: 194

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36497
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#46 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 27, 2011 7:17 pm

Por isso, creio ser mais do que acertado, já começarmos desde agora a procura por uma nova arma de apoio coletivo as undes de infantaria, e que seja feita sob os auspícios do MD, e não do EB, a fim de facilitar que também outros critérios, como o do CFN/BINFA's sejam postos como contra-peso aos requerimetos daquela força.

Quem sabe se tal empreendimento for assim organizado, não tenhamos uma solução mais eficiente e conclusiva no curto prazo, evitando-se assim a repetição vergonhosa da substituição do FAL.

Uma boa idéia seria a emissão de uma RFI pelo MD no ano que vem para os interessados, a fim de buscar informações sobre a evolução e as novas tecnologias aplicadas neste tipo de armamento, posto que, entendo, o nós ainda estarmos muito atrasado no que compete estes dois pontos.

Seria muito interessante ver em que medida tal RFI chamaria a atenção da empresas fabricantes, já que em um primeiro momento, tal empreendimento requeriria a substituição de mais ou menos 1000 armas. Isso se muito.

Se podemos nos dar ao luxo de gastar US 1,5bi para recauchutar nossa AAe com canhões e diretoras de tiro com trinta anos, porque não gastar 1/4 disso com novas metralhadoras de apoio, tão necessárias à modernidade do combate infante de hoje.

A LAAD 2013 vem aí.

Abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#47 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 20, 2012 12:40 pm

Guerra escreveu:Meu momento Dandolo. Fiz um esquema no paint.

Imagem

O azul são os fuzis e seus respectivos limites, o quadrinho seria a metralhadora e seu limite batendo toda frente do Gc e cruzando fogos com o vizinho.

Com dois Gcs em primeiro escalão cada metralhadora teria que bater de 80 a 125 m de frente (eu disse frente, não profundidade). Não sei se é viavel num pelotão blindado, porque a frente seria de 200 a 400 m. Talvez seria o caso de duas mtr nesse caso.
Me desculpem o atraso ao ler esse tópico e levantar a questão.

Guerra, uma das explicações que eu li sobre o Guarani ter o armamento de cano numa posição mais alta, além de não comprometer o espaço interno, é devido ao fato dele prestar apoio de fogo ao GC. (mas eu não sei se isso é verdade de fato).

Nesse quadro que vc montou, o GC não deveria também receber apoio de fogo das viaturas (M113, Urutu, Guarani)?




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#48 Mensagem por Guerra » Seg Fev 27, 2012 9:06 pm

FCarvalho escreveu:Por isso, creio ser mais do que acertado, já começarmos desde agora a procura por uma nova arma de apoio coletivo as undes de infantaria, e que seja feita sob os auspícios do MD, e não do EB, a fim de facilitar que também outros critérios, como o do CFN/BINFA's sejam postos como contra-peso aos requerimetos daquela força.

Quem sabe se tal empreendimento for assim organizado, não tenhamos uma solução mais eficiente e conclusiva no curto prazo, evitando-se assim a repetição vergonhosa da substituição do FAL.

Uma boa idéia seria a emissão de uma RFI pelo MD no ano que vem para os interessados, a fim de buscar informações sobre a evolução e as novas tecnologias aplicadas neste tipo de armamento, posto que, entendo, o nós ainda estarmos muito atrasado no que compete estes dois pontos.

Seria muito interessante ver em que medida tal RFI chamaria a atenção da empresas fabricantes, já que em um primeiro momento, tal empreendimento requeriria a substituição de mais ou menos 1000 armas. Isso se muito.

Se podemos nos dar ao luxo de gastar US 1,5bi para recauchutar nossa AAe com canhões e diretoras de tiro com trinta anos, porque não gastar 1/4 disso com novas metralhadoras de apoio, tão necessárias à modernidade do combate infante de hoje.

A LAAD 2013 vem aí.

Abs.
FCarvalho, com todo respeito que eu tenho por vc, mas acho que esta sendo ingenuo em acharque o MD tem capacidade de "organizar" uma compra de armamento para infantaria melhor que o EB. Ate memso porque o MD não é mais um orgão recente a procura de um lugar no caos da defesa. O MD esta ai a muito tempo, e o EB que fez merda na substituição do FAL, já esta a comando do MD a tempo suficiente para que alguém diga: "ei, isso ai tá errado,vamos fazer de outrojeito". e ninguém faz isso porque o MD é um orgão politico. E como tal esta cagando e andando para qual fuzil o soldado vai usar. Estão preocupados em fazer politica. E quem esta lá para fazer as engrenagens da operacionalidade se encaixar na engrenagem da politica esta fazendo tão bem seu papel que duzentos anos depoisde sua criação do MD o EB não mudou nada na pratica.
Desculpe, mas essa esperança que o MD vai ser a salvação porque vai distruibuir melhor os meios, recursos, ideias etc já é passado. O melhor é pensar no que temos. E o que temos são 3 forças botando a mão na massa para manter um nivel de operacionalidade da melhor forma. O resto é politico fazendo politica no melhor estilo brasileiro.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#49 Mensagem por Guerra » Seg Fev 27, 2012 9:11 pm

knigh7 escreveu:Nesse quadro que vc montou, o GC não deveria também receber apoio de fogo das viaturas (M113, Urutu, Guarani)?
Sim. É uma formação de assalto. Se for um Gc blindado/mecanizado e esse apoio for possivel.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38080
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#50 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 07, 2012 8:53 am

A nova 7.62mm NEGEV NG7 é linda e relativamente leve...adorei!

http://cdn5.thefirearmsblog.com/blog/wp-content/uploads/2012/03/iwi_negev_ng7_with_x4-tfb.jpg

:arrow: http://www.thefirearmblog.com/blog/2012 ... ith-optic/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36497
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#51 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 10, 2012 3:05 pm

Guerra escreveu:
FCarvalho escreveu:Por isso, creio ser mais do que acertado, já começarmos desde agora a procura por uma nova arma de apoio coletivo as undes de infantaria, e que seja feita sob os auspícios do MD, e não do EB, a fim de facilitar que também outros critérios, como o do CFN/BINFA's sejam postos como contra-peso aos requerimetos daquela força.

Quem sabe se tal empreendimento for assim organizado, não tenhamos uma solução mais eficiente e conclusiva no curto prazo, evitando-se assim a repetição vergonhosa da substituição do FAL.

Uma boa idéia seria a emissão de uma RFI pelo MD no ano que vem para os interessados, a fim de buscar informações sobre a evolução e as novas tecnologias aplicadas neste tipo de armamento, posto que, entendo, o nós ainda estarmos muito atrasado no que compete estes dois pontos.

Seria muito interessante ver em que medida tal RFI chamaria a atenção da empresas fabricantes, já que em um primeiro momento, tal empreendimento requeriria a substituição de mais ou menos 1000 armas. Isso se muito.

Se podemos nos dar ao luxo de gastar US 1,5bi para recauchutar nossa AAe com canhões e diretoras de tiro com trinta anos, porque não gastar 1/4 disso com novas metralhadoras de apoio, tão necessárias à modernidade do combate infante de hoje.

A LAAD 2013 vem aí.

Abs.
FCarvalho, com todo respeito que eu tenho por vc, mas acho que esta sendo ingenuo em acharque o MD tem capacidade de "organizar" uma compra de armamento para infantaria melhor que o EB. Ate memso porque o MD não é mais um orgão recente a procura de um lugar no caos da defesa. O MD esta ai a muito tempo, e o EB que fez merda na substituição do FAL, já esta a comando do MD a tempo suficiente para que alguém diga: "ei, isso ai tá errado,vamos fazer de outrojeito". e ninguém faz isso porque o MD é um orgão politico. E como tal esta cagando e andando para qual fuzil o soldado vai usar. Estão preocupados em fazer politica. E quem esta lá para fazer as engrenagens da operacionalidade se encaixar na engrenagem da politica esta fazendo tão bem seu papel que duzentos anos depoisde sua criação do MD o EB não mudou nada na pratica.
Desculpe, mas essa esperança que o MD vai ser a salvação porque vai distruibuir melhor os meios, recursos, ideias etc já é passado. O melhor é pensar no que temos. E o que temos são 3 forças botando a mão na massa para manter um nivel de operacionalidade da melhor forma. O resto é politico fazendo politica no melhor estilo brasileiro.

Meu amigo Guerra,

eu particularmente não tenho a ilusão de que o MD vá fazer as coisas melhores ou piores do que as forças a quem comanda. Mas convenhamos, nestes pouco mais de 12 anos de MD no Brasil, fizemos alguns avanços palpáveis, e creio que, mesmo parte da tropa já aderiu à ideia de um mando civil nas ffaa's brasileiras a organizar-lhes as operações e discutir as demandas. O resto, sinceramente é questão de tempo e gestão.

Acho que se vamos ter que ter um MD pelo resto de nossas vidas fazendo politica no lugar do militares junto ao GF, o que acredito ser muito bom, pois serve de fator de atração e responsabilização da sociedade sobre a temática, então temos que acreditar que a coisa possa dar efetivamente certo.

Ao menos no que tenho visto nestes últimos anos, as ações do MD tem sido, apesar de esparsas e atemporais, efetivas no que lhe compete o cumprimento do dever, que seja, trazer a defesa ao nível da discussão de projeto de Estado e de sociedade.

E creio que ele esteja fazendo isso agora. Mal ou bem. Mas faz. Neste sentido, esperamos uma evolução das coisas, ainda que muito devagar. A organização das compras de materiais e recursos para as ffaa's através do MD também já está se tornando uma realidade. Acho isso uma vantagem não só comercial, como organizacional e financeira para o Estado brasileiro. Espero que dê certo, pois em outros países sérios, é assim.

Um RFI conjunto emitido pelo MD para uma nova metralhadora de apoio poderia ser um bom teste para sabermos se efetivamente a retórica politica sobre o e do MD está funcionando ou não, e em que medida.

O caminho é este. Creio que não podemos mais voltar atrás.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6752
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 769 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#52 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Mar 10, 2012 3:48 pm

Bom, a minha sugestão fica aqui, conforme postei no tópico de fotos. A Negev NG7, calibre 7.62x51mm:

Imagem

http://www.thefirearmblog.com/blog/2012 ... chine-gun/




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#53 Mensagem por Guerra » Sáb Mar 10, 2012 7:04 pm

FCarvalho escreveu:Meu amigo Guerra,

eu particularmente não tenho a ilusão de que o MD vá fazer as coisas melhores ou piores do que as forças a quem comanda. Mas convenhamos, nestes pouco mais de 12 anos de MD no Brasil, fizemos alguns avanços palpáveis,
FCarvalho, qual foi o grande projeto militar brasileiro liderado pelo MD que já esta pronto nos últimos 12 anos? A reestruturação das forças blindadas do EB que começou no final dos anos 90 e até hoje não esta pronto? Vou ficarpor aqui para não falar do FX, porque Falar no FX é covardia, vamos pegar leve.
e creio que, mesmo parte da tropa já aderiu à ideia de um mando civil nas ffaa's brasileiras a organizar-lhes as operações e discutir as demandas. O resto, sinceramente é questão de tempo e gestão.


Sim. A transição (se é que houve alguma) já esta feita.O que mais precisa? Tempo? Mais 12 anos?
Acho que se vamos ter que ter um MD pelo resto de nossas vidas fazendo politica no lugar do militares junto ao GF, o que acredito ser muito bom, pois serve de fator de atração e responsabilização da sociedade sobre a temática, então temos que acreditar que a coisa possa dar efetivamente certo.
Descupe, mas eu já passei dessa fase. O MD veio para afastar o militar ainda mais da política.
Ao menos no que tenho visto nestes últimos anos, as ações do MD tem sido, apesar de esparsas e atemporais, efetivas no que lhe compete o cumprimento do dever, que seja, trazer a defesa ao nível da discussão de projeto de Estado e de sociedade.


O MD nunca moveu um palito pela defesa, muito menso pelos militares. A maior prova disso é que no governo que o criou os militares não tivereram umcentavo de aumento.No governo Lula, para negociar um aumento parcelado em duzentas vezes levaram um ano.
Por isso que eu digo que se depender do MD fazer algum para os militares, nós estamos lascados.
E creio que ele esteja fazendo isso agora. Mal ou bem. Mas faz.


Ué, mas nessa filosofia, se o cara mais incompetente da face da terra estivesse no MD tb estava valendo. Porque o MD a unica coisa que fez foi afastar ainda mais os militates da politica. Isso até eu faria. batsa ficarsentado na cadeira e não fazer nada.
Neste sentido, esperamos uma evolução das coisas, ainda que muito devagar. A organização das compras de materiais e recursos para as ffaa's através do MD também já está se tornando uma realidade. Acho isso uma vantagem não só comercial, como organizacional e financeira para o Estado brasileiro. Espero que dê certo, pois em outros países sérios, é assim.
Falu tudo. O Brasil não sério. Quanto tempo levou até o japão passar de pais destruido pela boMba atomica até ser potência?
Já estamos ai com decadas e fazendo projeções para mais decadas.
Um RFI conjunto emitido pelo MD para uma nova metralhadora de apoio poderia ser um bom teste para sabermos se efetivamente a retórica politica sobre o e do MD está funcionando ou não, e em que medida.

O caminho é este. Creio que não podemos mais voltar atrás.


Mas tb não podemos ficar parado esperando a boa vontade de quem não a tem. O MD foi feito para ficar parado ou parq fazera coisa andar?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36497
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#54 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 11, 2012 12:42 am

Guerra escreveu:
FCarvalho escreveu:Meu amigo Guerra,

eu particularmente não tenho a ilusão de que o MD vá fazer as coisas melhores ou piores do que as forças a quem comanda. Mas convenhamos, nestes pouco mais de 12 anos de MD no Brasil, fizemos alguns avanços palpáveis,
FCarvalho, qual foi o grande projeto militar brasileiro liderado pelo MD que já esta pronto nos últimos 12 anos? A reestruturação das forças blindadas do EB que começou no final dos anos 90 e até hoje não esta pronto? Vou ficarpor aqui para não falar do FX, porque Falar no FX é covardia, vamos pegar leve.

Os avanços Guerra, foram de valor imaterial. Uma década não é nada na linha da história. E em se tratando de politica e das relações civis x militares no Brasil, acredite, vai demorar muito mais ainda. A palavra-chave para isso é paciência. Ou tu esperas que os/a políticos/sociedade vão simplesmente ignorar/esquecer séculos de distanciamento e indiferença com relação à defesa e assumir com maturidade de gente grande responsabilidades que nunca tiveram ou quiseram?
e creio que, mesmo parte da tropa já aderiu à ideia de um mando civil nas ffaa's brasileiras a organizar-lhes as operações e discutir as demandas. O resto, sinceramente é questão de tempo e gestão.


Sim. A transição (se é que houve alguma) já esta feita.O que mais precisa? Tempo? Mais 12 anos?

Sim. Precisamos de tempo e educação. Já disse isso aqui mais de uma vez, mas não custa repetir: é mais fácil mudar materiais do que doutrinas nas ffaa's. Mudar culturas é mais complicado do que se pensa. Cirar uma, pior ainda. Nada neste e nem em qualquer outro país desenvolvido se fez ou faz sem isso.
Acho que se vamos ter que ter um MD pelo resto de nossas vidas fazendo politica no lugar do militares junto ao GF, o que acredito ser muito bom, pois serve de fator de atração e responsabilização da sociedade sobre a temática, então temos que acreditar que a coisa possa dar efetivamente certo.
Descupe, mas eu já passei dessa fase. O MD veio para afastar o militar ainda mais da política.

E isso é bom ou ruim para nós? Politica é coisa para políticos. Guerra é coisa para milicos. Cada um no seu quadrado. Agora, ambos tem necessidade uns dos outros. Como preferimos fazer essa integração? Ou é melhor não fazê-la porque os nossos políticos são tão burros, corruptos e ineptos em defesa, como de resto em qualquer assunto sério, que não valeria a pena crer na mudança?
Ao menos no que tenho visto nestes últimos anos, as ações do MD tem sido, apesar de esparsas e atemporais, efetivas no que lhe compete o cumprimento do dever, que seja, trazer a defesa ao nível da discussão de projeto de Estado e de sociedade.


O MD nunca moveu um palito pela defesa, muito menso pelos militares. A maior prova disso é que no governo que o criou os militares não tivereram umcentavo de aumento.No governo Lula, para negociar um aumento parcelado em duzentas vezes levaram um ano.
Por isso que eu digo que se depender do MD fazer algum para os militares, nós estamos lascados.

Tu estás ficando muito cético e ranzinza velho amigo... mais que eu mesmo. :) Começo a achar que nós dois já estamos há tempo demais aqui no fórum discutindo sempre as mesmas coisas. E o tempo parece estar cobrando o seu preço. Mas tente ver a coisa por outro ângulo. O MD não foi feito para defender o interesse das ffaa's, e nem dos militares. Foi feito para exercer o poder civil sobre elas. Simples assim. E a sociedade civil exerce esse seu seu poder a partir daquilo que ela mesma entende e aceita como sendo prioritário para si mesma. E neste caso podemos ambos os dois sentir muito, pois a sociedade civil brasileira não dá a mínima para a defesa. Apesar das pesquisas dizerem o contrário. No meu campo de trabalho também é a mesma coisa. Todo mundo no Brasil acha que educação é importante e etc, mas isso não se traduz necessariamente em melhores condições de trabalho ou melhores salários para mim. A mesma lógica vale para você. Então não espere mudanças drásticas. Elas virão. Mais cedo ou tarde.
E creio que ele esteja fazendo isso agora. Mal ou bem. Mas faz.


Ué, mas nessa filosofia, se o cara mais incompetente da face da terra estivesse no MD tb estava valendo. Porque o MD a unica coisa que fez foi afastar ainda mais os militates da politica. Isso até eu faria. batsa ficarsentado na cadeira e não fazer nada.

O MD é fruto do governo do país. E o governo é fruto da sociedade que temos. E a sociedade que temos é resultado daquilo que ela pensa e quer de si mesma. E o que a sociedade brasileira pensa ou quer de si hoje?
Neste sentido, esperamos uma evolução das coisas, ainda que muito devagar. A organização das compras de materiais e recursos para as ffaa's através do MD também já está se tornando uma realidade. Acho isso uma vantagem não só comercial, como organizacional e financeira para o Estado brasileiro. Espero que dê certo, pois em outros países sérios, é assim.
Falu tudo. O Brasil não sério. Quanto tempo levou até o japão passar de pais destruido pela boMba atomica até ser potência?
Já estamos ai com decadas e fazendo projeções para mais decadas.

Pois é. Levamos décadas para fazer coisas que outros fizeram em anos. E não fazemos coisas por comodidade ou omissão, porque sempre achamos que tudo pode ficar pra depois, quando outros fizeram quando deviam ter feito. E de quem é a responsabilidade disso? Acredito que seja nossa. Parece-me que só muito recentemente a sociedade vem reconhecendo tal responsabilidade. E daí vem todo o resto.
Um RFI conjunto emitido pelo MD para uma nova metralhadora de apoio poderia ser um bom teste para sabermos se efetivamente a retórica politica sobre o e do MD está funcionando ou não, e em que medida.

O caminho é este. Creio que não podemos mais voltar atrás.


Mas tb não podemos ficar parado esperando a boa vontade de quem não a tem. O MD foi feito para ficar parado ou parq fazera coisa andar?

Ele anda ou para na justa medida em que o governo refletir a consciência da sociedade com o assunto defesa, e não por aquilo que as ffaa's pensarem. Quem tem que ter vontade é a sociedade civil. E esta, mal ou bem está representada nos politicos. É aquele velho adágio: "cada povo merece o governo que tem... e eu acrescentaria, ... a defesa que não tem."
abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#55 Mensagem por Guerra » Seg Mar 12, 2012 11:14 pm

FCarvalho escreveu:Os avanços Guerra, foram de valor imaterial. Uma década não é nada na linha da história. E em se tratando de politica e das relações civis x militares no Brasil, acredite, vai demorar muito mais ainda. A palavra-chave para isso é paciência. Ou tu esperas que os/a políticos/sociedade vão simplesmente ignorar/esquecer séculos de distanciamento e indiferença com relação à defesa e assumir com maturidade de gente grande responsabilidades que nunca tiveram ou quiseram?
Grande avanço com a presidente querendo punir militar da reserva.
10 anos é pouco? Quanto tempo então?
Para mim a coisa é bem simples. O que tinha que acontecer já deveria ter pelo menos iniciado (por favor não me venha com planos e intenções, porque essa fase já foi)

E isso é bom ou ruim para nós? Politica é coisa para políticos. Guerra é coisa para milicos. Cada um no seu quadrado. Agora, ambos tem necessidade uns dos outros. Como preferimos fazer essa integração?

Ruim. Ninguém sobrevive sem representação politica. Os militares nãopodem fazer politica e não tem um representante. E o MD não assumiu e nunca vai assumir esse papel.
Ou é melhor não fazê-la porque os nossos políticos são tão burros, corruptos e ineptos em defesa, como de resto em qualquer assunto sério, que não valeria a pena crer na mudança?
E o que mais precisa para acreditar nisso? Mais 20 anos de Fx? Mais 30 anos sem dinheiro para comida e papel higiênico?


O MD não foi feito para defender o interesse das ffaa's, e nem dos militares. Foi feito para exercer o poder civil sobre elas. Simples assim. [/quote]

É por isso que depois da tanto tempo nada mudou. Porque parafazer esse papel de ficar com um chicote na mão batendo nos militares e engavetando as necessidades da forças qualquer um pode ser ministro da defesa. E é isso que sempre aconteceu com o MD. A não ser NJ, que pelo menos tentou, nenhum fez porcaria nenhuma.

E a sociedade civil exerce esse seu seu poder a partir daquilo que ela mesma entende e aceita como sendo prioritário para si mesma. E neste caso podemos ambos os dois sentir muito, pois a sociedade civil brasileira não dá a mínima para a defesa. Apesar das pesquisas dizerem o contrário. No meu campo de trabalho também é a mesma coisa. Todo mundo no Brasil acha que educação é importante e etc, mas isso não se traduz necessariamente em melhores condições de trabalho ou melhores salários para mim. A mesma lógica vale para você. Então não espere mudanças drásticas. Elas virão. Mais cedo ou tarde.


Mas é isso que estou sempre dizendo. Tudo que o Gf fala sobre defesa são promessas que nunca vai cumprir. Simplesmente porque esses que estão no poder não tem interesse em fazer algo pela defesa. E se algum militar tentar dizer algo ganha um cala boca na forma de um discurso que "militar tem que ficar calado".
Nunca foi tão facil destruir um exército como no Brasil. Basta não fazer nada. Infelizmente existe lei paratudo no Brasil.Lei que obriga dar dinheiro para todo mundo. Menos para educação e defesa.
Agora, só não me diga para acreditar nesse sistema, porque é um pouco dificil.

O MD é fruto do governo do país. E o governo é fruto da sociedade que temos. E a sociedade que temos é resultado daquilo que ela pensa e quer de si mesma. E o que a sociedade brasileira pensa ou quer de si hoje?


Tudo bem. mas não venha me dizer que as FAs são fruto dessa sociedade que não liga para defesa, porque isso não é verdade. Se fosse o Brasil não teria mais Fas a muito tempo, porque as 3 forças não fizeram outra coisa ao longo da história se naõ tentar sobreviver.
Agora, dentro desse quado vc acredita mesmo que se as 3 forças sentarem em seus banquinhos e esperar o MD exercer seu poder civil e organizar uma compra de MTr algum dia vamos ter esse tipo de arma da forma como desejamos?
Pode até ser a unica opção, mas que o MD é a grande solução inventada pela inspiração divina para resolver os problemas da defesa,isso não é mesmo.


Pois é. Levamos décadas para fazer coisas que outros fizeram em anos. E não fazemos coisas por comodidade ou omissão, porque sempre achamos que tudo pode ficar pra depois, quando outros fizeram quando deviam ter feito. E de quem é a responsabilidade disso? Acredito que seja nossa. Parece-me que só muito recentemente a sociedade vem reconhecendo tal responsabilidade. E daí vem todo o resto.


Esse negocio de dizer que a culpa de tudo estar uma merda é muito comodo para aqueles que dão soco na mesa e se declaram "o poder civil".
Eu como militar, mal posso votar, pois só posso votar se não estiver de serviço no dia da eleição. Não tenho partido politico, não tenho representantes e como vc mesmo disse, se quer tenho alguém no "poder civil" para se preocupar comos meus problemas.
Para mim a culpa é dos politicos. Simples assim.

Ele anda ou para na justa medida em que o governo refletir a consciência da sociedade com o assunto defesa, e não por aquilo que as ffaa's pensarem. Quem tem que ter vontade é a sociedade civil. E esta, mal ou bem está representada nos politicos. É aquele velho adágio: "cada povo merece o governo que tem... e eu acrescentaria, ... a defesa que não tem."
[/quote]

Ok. Vou esperar a sociedade civil achar que o EB precisa de uma mtr e convencer a presidente, e essa dar o ordem para o MD estudar essa possibilidade.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36497
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#56 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 13, 2012 5:12 pm

Guerra escreveu:Grande avanço com a presidente querendo punir militar da reserva.
Guerra, quem procura acha. E o pessoal do CM, procurou. E achou.

10 anos é pouco? Quanto tempo então?
Levamos 21 anos para sair do regime militar. Quanto tempo tu achas que vai levar para defesa ser um assunto importante para o Brasil. Ainda temos outras prioridades. E defesa não é uma delas. Já disse e repito. Paciência é a palavra-chave. Os cmtdes as ffaa's já entenderam isso. Eles sabem com que tipo de gente estão tratando. No final das contas, dos males o menor. É a regra para os negócios da defesa no Brasil. É por isso que estou estudando exatamente neste momento. É o único jeito que tenho para "ganhar melhor" e/ou ter melhores condições de trabalho.

Para mim a coisa é bem simples. O que tinha que acontecer já deveria ter pelo menos iniciado (por favor não me venha com planos e intenções, porque essa fase já foi)

As coisas estão acontecendo. Mas é como eu te disse. Não dá pra esperar bldos novos, art de última geração ou fuzis do sec 21, se não temos se quer uma legislação que propicie estabilidade para o investimento em tais coisas. Infelizmente, parece que ainda estamos fazendo o contrário. Tínhamos que começar pelo básico. Tornar a defesa um assunto defensável para a sociedade. Isto ainda não aconteceu. Sem isso, nenhum politico vai se desdbrar, porque o assunto continua sendo o que sempre foi: coisa de milico que "não tem o que fazer".

Ruim. Ninguém sobrevive sem representação politica. Os militares nãopodem fazer politica e não tem um representante. E o MD não assumiu e nunca vai assumir esse papel.

Como disse, tal representação acontecerá na medida do amadurecimento da sociedade. E por consequência do poder civil representeado. Eu não espero que ninguém no GF vá reconhecer "concretamente' meu trabalho antes de eu estar aposentado - e isso vai demorar um pouquinho :D. É aquela coisa, "Pouca farinha, meu pirão primeiro."

E o que mais precisa para acreditar nisso? Mais 20 anos de Fx? Mais 30 anos sem dinheiro para comida e papel higiênico?

Não há respostas minhas para esta, e tantas outras questões. Mas sinceramente, gostaria de tê-las.

É por isso que depois da tanto tempo nada mudou. Porque parafazer esse papel de ficar com um chicote na mão batendo nos militares e engavetando as necessidades da forças qualquer um pode ser ministro da defesa. E é isso que sempre aconteceu com o MD. A não ser NJ, que pelo menos tentou, nenhum fez porcaria nenhuma.

Temos que lembrar Guerra, que o contexto em que o MD foi criado, foi um contexto de auto-afirmação do poder civil no governo. E mesmo hoje, sabemos que muitos dos políticos que estão aí no GF ainda estão atrelados a fantasmas e ideologias passadas que os fazem crer que as ffaa's ainda são uma ameaça para a sociedade, quer dizer, uma ameaça a eles. Teremos que conviver com isso até que uma nova geração, depurada dos conflitos do tempo do regime militar chegue ao poder, com outra visão, com outras perspectivas. Aí quem sabe, as coisas comecem a acontecer com maior celeridade para a defesa. Os militares mudaram. sociedade está mudando. Os políticos, estes infelizmente não. Conviva-se com isso.

Mas é isso que estou sempre dizendo. Tudo que o Gf fala sobre defesa são promessas que nunca vai cumprir. Simplesmente porque esses que estão no poder não tem interesse em fazer algo pela defesa. E se algum militar tentar dizer algo ganha um cala boca na forma de um discurso que "militar tem que ficar calado".
Nunca foi tão facil destruir um exército como no Brasil. Basta não fazer nada. Infelizmente existe lei paratudo no Brasil.Lei que obriga dar dinheiro para todo mundo. Menos para educação e defesa.
Agora, só não me diga para acreditar nesse sistema, porque é um pouco dificil.

Nem eu acredito nele. Depois de mais de 20 anos acompanhando assuntos de defesa no Brasil, tornei-me cético quanto a mesmo.

Tudo bem. mas não venha me dizer que as FAs são fruto dessa sociedade que não liga para defesa, porque isso não é verdade. Se fosse o Brasil não teria mais Fas a muito tempo, porque as 3 forças não fizeram outra coisa ao longo da história se naõ tentar sobreviver.
Agora, dentro desse quado vc acredita mesmo que se as 3 forças sentarem em seus banquinhos e esperar o MD exercer seu poder civil e organizar uma compra de MTr algum dia vamos ter esse tipo de arma da forma como desejamos?
Pode até ser a unica opção, mas que o MD é a grande solução inventada pela inspiração divina para resolver os problemas da defesa,isso não é mesmo.

Concordo contigo. Mas gostemos ou não, o MD é nossa única, talvez última, esperança de que, a partir da responsabilização dos civis pela defesa deste país, um dia ela venha a ser levada a sério. O contrário disso, é melhor alugar o Brasil.

Esse negocio de dizer que a culpa de tudo estar uma merda é muito comodo para aqueles que dão soco na mesa e se declaram "o poder civil".
Eu como militar, mal posso votar, pois só posso votar se não estiver de serviço no dia da eleição. Não tenho partido politico, não tenho representantes e como vc mesmo disse, se quer tenho alguém no "poder civil" para se preocupar com os meus problemas.Para mim a culpa é dos politicos. Simples assim.


Pois é. Mas os políticos não estão onde estão por osmose. Alguem colocou eles lá.

Ok. Vou esperar a sociedade civil achar que o EB precisa de uma mtr e convencer a presidente, e essa dar o ordem para o MD estudar essa possibilidade.

Infelizmente Guerra, é assim que funciona. Afinal são nossos impostos que mantém essas coisas. Se a sociedade não se incomoda em pagar para os políticos mandarem os filhos passear em Paris ou estudar em Oxford com dinheiro público, então que se dirá da Defesa?
Abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#57 Mensagem por Guerra » Ter Mar 13, 2012 8:11 pm

FCarvalho escreveu:Guerra, quem procura acha. E o pessoal do CM, procurou. E achou.
FCarvalho, ali é a mais perfeita simbiose politica. Enquanto depender desses dois lados, o avanço nas relaçoes militar e civil vai ser sempre zero.


Levamos 21 anos para sair do regime militar. Quanto tempo tu achas que vai levar para defesa ser um assunto importante para o Brasil.

Mais de 21 de poder civil já foi, então deve faltar só mais umas 3 eternidades e meia.
O fato é que nada é importante no Brasil. A educação, saúde, tecnologia, tudo isso esta em segundo plano.A prioridade numero um é o poder. E quem esta fora do jogo do poder esta condenado. Quem tem vez são as ONGS que estão nadando em dinheiro, partido politicos, sindicatos etc. O resto tenta sobreviver.
Ainda temos outras prioridades. E defesa não é uma delas.
na verdade quem tem prioridade é o governo. sea prioridade fosse nossa, estariamos investindo tudo em educaçãoe tecnologia, e não na compra de aliança politica.

Já disse e repito. Paciência é a palavra-chave. Os cmtdes as ffaa's já entenderam isso.
Os cargos dos cmt são de confiança. Eles estão no cargo para ficar calado. Dessa forma, o entendimento deles é a que menos conta


As coisas estão acontecendo.

mas o que esta acontecendo? Me diga pelo menos um projeto de peso que o MD encabeçou e que já esta fazendo alguma diferença.
A unica coisa que vi até agora foram promessas pré-eleição.


Como disse, tal representação acontecerá na medida do amadurecimento da sociedade. E por consequência do poder civil representeado. Eu não espero que ninguém no GF vá reconhecer "concretamente' meu trabalho antes de eu estar aposentado - e isso vai demorar um pouquinho :D. É aquela coisa, "Pouca farinha, meu pirão primeiro."

Eu tb não espero nada. Depois de mais de 20 anos se eu estivesse esperando alguma coisa de politico só se eu estivesse louco. Por isso que eu disse que esperar algo do MD é inocencia.
O MD não fez nada pela defesa. Não fez porque o governo simplesmente não tem interesse de fazer. Todo estardalhaço de meses atrás foi só para faturar mais uma eleição.
É sempre assim. Candidato antes das eleições falta pouco lamber as botas dos militares. Dois dias depois da eleição esta enquadrando os militares em nome da democracia. Simplesmente foi assim com todos os presidentes depois de 85. E assim sempre será.
E se rolar uns leopard durante o reinado do presidente civil é muito, porque afinal de contas, as FAs não podem estar aparelhadas porque os militares ainda não aprenderam a respeitar o poder civil.



Temos que lembrar Guerra, que o contexto em que o MD foi criado, foi um contexto de auto-afirmação do poder civil no governo. E mesmo hoje, sabemos que muitos dos políticos que estão aí no GF ainda estão atrelados a fantasmas e ideologias passadas que os fazem crer que as ffaa's ainda são uma ameaça para a sociedade, quer dizer, uma ameaça a eles. Teremos que conviver com isso até que uma nova geração, depurada dos conflitos do tempo do regime militar chegue ao poder, com outra visão, com outras perspectivas. Aí quem sabe, as coisas comecem a acontecer com maior celeridade para a defesa. Os militares mudaram. sociedade está mudando. Os políticos, estes infelizmente não. Conviva-se com isso.

Eu convivo. Só não aceito.


Concordo contigo. Mas gostemos ou não, o MD é nossa única, talvez última, esperança de que, a partir da responsabilização dos civis pela defesa deste país, um dia ela venha a ser levada a sério. O contrário disso, é melhor alugar o Brasil.

Mas eu nunca disse que o MD precisa ser implodido. Assim como eu acho que o ministério da educação não precisa serdestruido para mudar a educação. Só acho que suas politicas - se é que existem de verdade - são totalmente desnorteadas.


Pois é. Mas os políticos não estão onde estão por osmose. Alguem colocou eles lá.

Mas de tanto a gente falar uma hora um ou outro acredita.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#58 Mensagem por Everson Garcia » Qua Mar 14, 2012 9:10 pm

Olá amigos, estava assistindo o filme black hawk dow pela milésima vês, assim como o fabuloso lágrimas do sol, este dois filmes são um exemplo em como a infantaria americana luta, e seu extremo poder de fogo seja o us army ou os marines, além de estar lendo o espetacular livro de CASA em CASA em falluja, escrita pelo sargento Belavia tantos os filmes como esse livro demonstra o ridiculo poder de fogo de um pelotão de infantaria brasileiro, é de estrema urgência que o exercito equipe a infantaria brasileira como a americana, ter pelo menos uma metralhadora pesada como a MAG e duas SAWs( metralhadoras leves) leves para apoio de fogo além de priorizar o combate noturno como os americanos fazem, em falluja com certeza se os americanos tivessem o apoio do M-113 ou URUTU eles estariam em maus lençois, pelo contrario eles tinham o apoio dos blindados pesados com seus canhões de 25 mm que salvaram os americanos de inumeras emboscadas armadas pelos insurgentes já que seus tiros demoliam as casas onde esses se escondiam!!!
É imperativo que o exercito brasileiro pense em sua infantaria a rainha dos campos de batalhas, espero que esta discussão gere frutos e o exercito resolva aumentar o poder de fogo de seus pelotões de infantaria eles merecem.


abraços.

Ps: Uma sugestão para os amigos, quando vocês estiverem lendo ou postando uma mensagem no setor das forças terrestres, escutem LEAVE NO MAN BEHIND- HANZ ZIMMER, He Is daead & cover fire - hanz zimmer, The Jorney- Hanz Zimmer,
Fortunet son - creedence, guimme shelter - rolling stones, vcs entraram no clima do defesa Brasil.




BRASIL ACIMA de TUDO
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36497
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#59 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 15, 2012 12:02 am

Everson, veja quanta pgs tem o tópico do novo fuzil para o EB, que a coisa mais básica que tem em qualquer exercito, e quanta discussão rendeu, e até agora nós não temos nenhuma definição clara do que vai ser feito, imagine-se então aqui neste tópico, sobre metralhadoras de apoio, que nós mal conseguimos fazer uma discussão pois não temos se quer a perspectiva de uma análise para a aquisição de tal equipamento para a infantaria do EB?

tem coisas que realmente só acontecem no EB. será que vamos precisar de uma guerra mesmo pra justificar maior celeridade nas compras de material militar básico, como uma simples metralhadora?

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#60 Mensagem por Everson Garcia » Qui Mar 15, 2012 1:57 am

Plenamente de acordo!!!
Com excessão da infantaria no haiti e dos fuzileiros navais.
A nossa infantaria está abandonada, infelismente.
Eu que tenho origem do interior paulista, sou prova disso, o nosso exercito desperdiça dinheiro precioso nas dezenas de Tiros de guerra.
Que são organizações inuteis e que nem pra bucha de canhão serve!!!!
Estive conversando com um atirador do TG de minha cidade e fiquei abismado com sua total falta de conhecimento militar.
E depois temos que ver essas porras de infantes ao dar baixa do TG, desfilando com camistas da infantaria, esses putos nem sabem o que significa infantaria de verdade.
Ver esses fanfarrões desfilarem com a roupa do exercito é uma desonra para os batalhões de linhas.
gostaria de ver eles servirem em unidade de verdade, como eu servi em Três lagoas-MS.


Infantaria!!!!!


PS: Desculpem o desabafo voltemos ao tema.




BRASIL ACIMA de TUDO
Responder