Fragatas FREMM franco-italianas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#646 Mensagem por gaitero » Ter Fev 21, 2012 10:15 am

Vou focar no que interessa em um tópico da Marinha...
Pepê Rezende escreveu:
Lord Nauta escreveu:1º Lote do PROSUPER: 10 fragatas e 2 NaApLo;
Com Niteróis remotorizadas e Broadsword modernizadas o primeiro lote é mais que aceitável. Depois virão mais 13...

5 anos de construção, inicio em 2013/2014, conclusão em 2018/2019, as T-22 darão baixa entre 2020 e 2022, ou seja, enquanto as Fragatas de 6000T chegam, as T-22 saem... assim, exclua duma vez a modernização das T-22 da sua conta... porque elas serão "modernizadas" apenas para suprir a carência de meios até a chegada dos escoltas de 6000T (modernização de 40 milhões não existe, não haverá nada além de uma repotencialização bem básica...). Com relação aos demais lotes, o problema é quando virão as 13, e ai é que eu bato na tecla, se não houver continuidade tudo vai a pique... e é isto que eu cobro, um segundo lote tem que ser anunciado até 2016, para ser entregue em 2021, o que fica a mercê da boa vontade do próximo presidente... então não me venha com este papo de mais 13 virão, porque nem eu nem ninguém pode afirmar isso... o que se tem de realidade são 5 unidades...
Lord Nauta escreveu:2 NMP até 2015;
Os dois navios-doca que temos acabaram de sair de reforma.

Só conheço 1... pode me dizer qual é o segundo navio-doca que acabou de sair da reforma?
Lord Nauta escreveu:Lotes adicionais de SH70 para a MB;
parte dos EC 725 será equipada como antisubmarino e antinavio...

No total deram baixa 16 SH-3... quantos helicópteros estão previstos mesmo? 8 EC e 6 SH? quer dizer que você acha que trocar 16 por 14, para uma força que pensa em ampliar sua capacidade é suficiente? Precisaremos de 10 SH apenas para suprir as 5 novas escoltas, sem contar o A-12, e os NDCC... Um segundo lote é necessário sim, pelo menos até 2020. Agora é obvio, que no primeiro momento, não faz o mínimo sentido comprar helicópteros se nem temos navios...
Lord Nauta escreveu:Recursos para manutenção em alto nível da operacionalidade dos meios existentes;
Em providência

Veremos quando vai acabar esta novela. Te garanto que até o proximo PPA não vai mudar, continuaremos com este orçamento minguadinho...
Lord Nauta escreveu:O que espero e que de fato as decisões sejam tomadas, os programas ampliados e agilizados e que as empresas nacionais sejam beneficiadas gerando importantes empregos e renda.
Mudou de opinião? Vc é o rei da sucata defendendo compras de "oportunidade" como as do Chile, para encher a MB de equipamentos que já saíram de produção.

As suas FA's durante as duas ultimas décadas foram a rainha da sucata, não o Lord, não eu, nem você... então mais respeito por favor...

Lord Nauta escreveu:Vamos aguardar e torcer. As vezes penso em jogar a tolha e esquecer deste assunto em minha vida. Mas felizmente ou talvez infelizmente a preocupação com a Defesa da nossa nação sempre se sobrepõe a mim mesmo. Por outro lado e nosso papel de homens de bem defender o trabalho daqueles que um dia poderão dar suas vidas pela nossa liberdade, que são os militares de nossas FFAA's. Sendo assim e impossível jogar a toalha.
Belo discurso, mas nada tem a ver com a posição do MRE, que nunca se opôs a FFAA fortes.

Meu deus.... agora você pegou pesado em? Vamos torcer para que pelo menos 10% da turminha pense assim...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#647 Mensagem por Brigadeiro » Ter Fev 21, 2012 11:01 am

Gaitero,

A argumentação é válida e a discussão também. Mas o que disse para o usuário Pepê Rezende é válido também para as suas mensagens: Cuidado para que a discussão não vire um "ringue de palavras"!

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#648 Mensagem por gaitero » Ter Fev 21, 2012 11:31 am

Brigadeiro escreveu:Gaitero,

A argumentação é válida e a discussão também. Mas o que disse para o usuário Pepê Rezende é válido também para as suas mensagens: Cuidado para que a discussão não vire um "ringue de palavras"!

Até mais!
Peço desculpas, não tocarei mas no assunto... vou voltar para o meu canto... não tem mais motivos para discussões, já vimos a situação que se encontra os programas, então lá por 2025, poderemos pensar em discutir defesa neste país... até lá, continuaremos na situação em que se encontramos, um pouco melhor, um pouco pior, mas fazer o que? nosso país tem 200 milhões de habitantes, não é a minoria quem vai fazer acontecer... abraço...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#649 Mensagem por Lord Nauta » Ter Fev 21, 2012 12:50 pm

Prezado Sr. Pepê Rezende


Agradeço sua especial atenção e criticas ao meu texto.Espero sinceramente que o prezado colega tenha razão em sua exposição de motivos. Caso tenha razão estaremos iniciando uma nova era, o que sera bom para o nosso país, que todos nos queremos. Entretanto considero prudente aguardarmos até 2025. Como o tempo e o senhor da razão veremos então qual de nos dois esta de fato coberto pela realidade dos fatos.
Quanto as aeronaves mencionadas no referido texto, aproveito para melhor esclarecer meu pensamento;
1) A ampliação do nº de aviões da FAB, neste primeiro lote do FX.2, de 36 para 48 permitira uma distribuição mais equilibrada entre o 1º GDA, 1º GaVCa e o 1º/14º GaV.
2) 0s 12 exemplares da MB, juntamente com as 12 unidades adicionais da FAB, contribuiriam para ampliação de escala e consequentemente em aspectos da negociação em curso. Considerando a tomada de decisão, assinatura de contratos, ciclo de construção dos aviões e recebimento dos exemplares da FAB as unidades da MB demandariam alguns anos. Neste espaço de tempo estaria sendo construído o novo NAe, caso este projeto de fato siga em frente. Mesmo que este ainda não esteja operacional quando da chegada do FX.2 na MB os pilotos navais já iniciariam sua qualificação no novo vetor, mesmo voando a partir de terra sobre a Amazônia Azul, ou de NAe de nações amigas. Acredito que esta argumentação invalida a tese que no momento não existe NAe capaz de operar F18E/F ou Rafale , o que seria impeditivo de acrescentar ao FX.2 unidades para a MB.



Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#650 Mensagem por Túlio » Ter Fev 21, 2012 12:58 pm

gaitero escreveu:
Brigadeiro escreveu:Gaitero,

A argumentação é válida e a discussão também. Mas o que disse para o usuário Pepê Rezende é válido também para as suas mensagens: Cuidado para que a discussão não vire um "ringue de palavras"!

Até mais!
Peço desculpas, não tocarei mas no assunto... vou voltar para o meu canto... não tem mais motivos para discussões, já vimos a situação que se encontra os programas, então lá por 2025, poderemos pensar em discutir defesa neste país... até lá, continuaremos na situação em que se encontramos, um pouco melhor, um pouco pior, mas fazer o que? nosso país tem 200 milhões de habitantes, não é a minoria quem vai fazer acontecer... abraço...

Não foi isso que o Moderador quis dizer, GAITERO: ele apenas alertou para a acidez que começava a tomar conta do debate. Nós MODERAMOS, ou seja, tentamos manter a CIVILIDADE e CORDIALIDADE.

CENSURA não é a nossa praia, assim, debatas a vontade, bem como o NAUTA e o PEPÊ, só mantenham um olho no Regulamento. Apenas isso. De resto, seu conceito - dos três - perante o Conselho é excelente. Mantenhamos assim... :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#651 Mensagem por gaitero » Ter Fev 21, 2012 1:55 pm

Túlio escreveu:
gaitero escreveu: Peço desculpas, não tocarei mas no assunto... vou voltar para o meu canto... não tem mais motivos para discussões, já vimos a situação que se encontra os programas, então lá por 2025, poderemos pensar em discutir defesa neste país... até lá, continuaremos na situação em que se encontramos, um pouco melhor, um pouco pior, mas fazer o que? nosso país tem 200 milhões de habitantes, não é a minoria quem vai fazer acontecer... abraço...

Não foi isso que o Moderador quis dizer, GAITERO: ele apenas alertou para a acidez que começava a tomar conta do debate. Nós MODERAMOS, ou seja, tentamos manter a CIVILIDADE e CORDIALIDADE.

CENSURA não é a nossa praia, assim, debatas a vontade, bem como o NAUTA e o PEPÊ, só mantenham um olho no Regulamento. Apenas isso. De resto, seu conceito - dos três - perante o Conselho é excelente. Mantenhamos assim... :wink: 8-]

Só quis destacar que o que discutimos hoje será o mesmo que discutiremos em 2025, um substituto pro AM-X, pras Niterói e Inhaúma, pro Leopard 1A5, pro M-113... pro A-12, Pros A-4, tuuuuudo o que discutimos hoje...

então vou poupar minha saliva por 13 anos... e em 2025 eu volto... abraço a todos.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#652 Mensagem por Túlio » Ter Fev 21, 2012 2:19 pm

Não fala assim que eu também SUMO!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#653 Mensagem por Lord Nauta » Ter Fev 21, 2012 2:38 pm

Só quis destacar que o que discutimos hoje será o mesmo que discutiremos em 2025, um substituto pro AM-X, pras Niterói e Inhaúma, pro Leopard 1A5, pro M-113... pro A-12, Pros A-4, tuuuuudo o que discutimos hoje...

então vou poupar minha saliva por 13 anos... e em 2025 eu volto... abraço a todos.[/quote]



Prezado Colega,

Sentiremos sua falta. As vezes me sinto inclinado ao mesmo. Como escrevi no texto em resposta ao colega Pepê Rezende: - ''O tempo e o Senhor da Razão''. Vamos aguardar 2025 e aferir quem tem de fato razão em suas argumentações.


Tudo de bom prezado colega.

Forte abraço,


Lord Nauta




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#654 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 21, 2012 3:05 pm

gaitero escreveu:Vou focar no que interessa em um tópico da Marinha...
Pepê Rezende escreveu: Com Niteróis remotorizadas e Broadsword modernizadas o primeiro lote é mais que aceitável. Depois virão mais 13...

5 anos de construção, inicio em 2013/2014, conclusão em 2018/2019, as T-22 darão baixa entre 2020 e 2022, ou seja, enquanto as Fragatas de 6000T chegam, as T-22 saem... assim, exclua duma vez a modernização das T-22 da sua conta... porque elas serão "modernizadas" apenas para suprir a carência de meios até a chegada dos escoltas de 6000T (modernização de 40 milhões não existe, não haverá nada além de uma repotencialização bem básica...). Com relação aos demais lotes, o problema é quando virão as 13, e ai é que eu bato na tecla, se não houver continuidade tudo vai a pique... e é isto que eu cobro, um segundo lote tem que ser anunciado até 2016, para ser entregue em 2021, o que fica a mercê da boa vontade do próximo presidente... então não me venha com este papo de mais 13 virão, porque nem eu nem ninguém pode afirmar isso... o que se tem de realidade são 5 unidades...

[color]
Pepê,

Na minha opinião, a preocupação do Gaitero e do Lord Nauta procedem. Até 2026 todas as nossas fragatas serão retiradas de operação. O PROSUPER deveria contemplar 10 escoltas (pensando na Dods), sendo entregues 1 por ano a partir de 2018 para não haver risco de formar uma lacuna.


Se a segunda encomenda do PROSUPER atrasar por exemplo 4 ou 5 anos, as Niteróis teriam de permanecer em serviço por 50 anos para não formar essa lacuna. Elas aguentariam??
Um outro dado, é que o financiamento do atual PROSUPER tem duração de 12 anos. Se for decidido neste ano, o contrato será assinado em 2013. O financiamento vai acabar por volta de 2025. A área econômica teria de concordar em pagar parcelas sobrepostas por pelo menos 4 anos das encomendas suplementares para não haver atrasos...

São por esses motivos que eu vejo a necessidade do PROSUPER ser ampliado para mais escoltas HOJE.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#655 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 21, 2012 4:16 pm

A melhor coisa seria uma encomenda maior, com um financiamento mais extendido (aliás, com uma encomenda maior, propiciaria melhor as condições do financiamento extendido). Se eu fosse algum almirante da MB eu faria o Min. de Planejamento e o Min. da Fazenda enxergar como seria oportuna essa ideia.
(aliás, se eu fosse vc, eu falaria isso para a turma do MD...)




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Fev 21, 2012 4:18 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2918
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#656 Mensagem por saullo » Ter Fev 21, 2012 4:17 pm

Concordo em tudo.
Se conseguirem 5 agora, para ter mais 5 em médio prazo será um parto de burro.
Tem que ser 10 ou 12 já, inclusive com umas 4 para defesa antiaérea de área.

Abraços




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#657 Mensagem por Andre Correa » Ter Fev 21, 2012 6:15 pm

saullo escreveu:Concordo em tudo.
Se conseguirem 5 agora, para ter mais 5 em médio prazo será um parto de burro.
Tem que ser 10 ou 12 já, inclusive com umas 4 para defesa antiaérea de área.

Abraços
Se Defesa fosse levada a sério no Brasil, seria então, na minha opinião, um primeiro lote de 8 unidades FREMM e 2 unidades Horizon, mas como estamos a falar de Brasil, temos de baixar a bola para 5 FREMM e talves, lá na frente, mais 13... :oops:

Na MB que vejo ser necessária, começaríamos com 8 FREMM e 2 Horizon no 1º lote, ficaríamos já a disposição de passar 2 FREMM e 2 Niteróis, e as Type 22 para a 2ª Esquadra.

Ficavamos em 2022 com:

1ª Esquadra com 12 escoltas:

6 FREMM
2 Horizon para AAAe
4 Niteroi
1 NAe

2ª Esquadra:

2 FREMM
2 Niteroi
3 Type 22

Ao que em 2022 estariam a finalizar 2º NAe, iniciando a construção dos 2 primeiros Navio de Assalto Anfibio, com entrega para 2025 juntamente com o 1º NAe, e mais algumas escoltas recém-incorporadas, e em 2025 estaríamos com:

1ª Esquadra com 10 escoltas:

8 FREMM
2 Horizon para AAAe
1 Navio de Assalto Anfíbio
1 NAe (A-1X)

2ª Esquadra com 8 escoltas:

6 FREMM
2 Horizon para AAAe
1 Navio de Assalto Anfíbio
1 NAe (A-12)

Não seria uma Super-Marinha a lá EUA ou Rússia, mas já seria capaz de defender os nossos mares na superfície (sem falar nos SSA e SSN e Meios Aéreos).

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#658 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 21, 2012 6:55 pm

Corsário01 escreveu:Eu gosto muito desse, mas os indianos fizeram uma encomenda de um maior e melhor com casco duplo.
Penso que deveriamos seguir os indianos.

Imagem


Vejam ele aqui:


Imagem

SERÁ QUE VAMOS PENSAR GRANDE, PELO MENOS DESTA VEZ?
Com o Plano de financiamento apresentado pelos italianos, que está sendo reputado como irrecusável, diria que deveríamos escolher os DOIS tipos.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#659 Mensagem por Lord Nauta » Ter Fev 21, 2012 7:14 pm

knigh7 escreveu:
gaitero escreveu:Vou focar no que interessa em um tópico da Marinha...

5 anos de construção, inicio em 2013/2014, conclusão em 2018/2019, as T-22 darão baixa entre 2020 e 2022, ou seja, enquanto as Fragatas de 6000T chegam, as T-22 saem... assim, exclua duma vez a modernização das T-22 da sua conta... porque elas serão "modernizadas" apenas para suprir a carência de meios até a chegada dos escoltas de 6000T (modernização de 40 milhões não existe, não haverá nada além de uma repotencialização bem básica...). Com relação aos demais lotes, o problema é quando virão as 13, e ai é que eu bato na tecla, se não houver continuidade tudo vai a pique... e é isto que eu cobro, um segundo lote tem que ser anunciado até 2016, para ser entregue em 2021, o que fica a mercê da boa vontade do próximo presidente... então não me venha com este papo de mais 13 virão, porque nem eu nem ninguém pode afirmar isso... o que se tem de realidade são 5 unidades...

[color]
Pepê,

Na minha opinião, a preocupação do Gaitero e do Lord Nauta procedem. Até 2026 todas as nossas fragatas serão retiradas de operação. O PROSUPER deveria contemplar 10 escoltas (pensando na Dods), sendo entregues 1 por ano a partir de 2018 para não haver risco de formar uma lacuna.


Se a segunda encomenda do PROSUPER atrasar por exemplo 4 ou 5 anos, as Niteróis teriam de permanecer em serviço por 50 anos para não formar essa lacuna. Elas aguentariam??
Um outro dado, é que o financiamento do atual PROSUPER tem duração de 12 anos. Se for decidido neste ano, o contrato será assinado em 2013. O financiamento vai acabar por volta de 2025. A área econômica teria de concordar em pagar parcelas sobrepostas por pelo menos 4 anos das encomendas suplementares para não haver atrasos...

São por esses motivos que eu vejo a necessidade do PROSUPER ser ampliado para mais escoltas HOJE.[/quote]


Como cidadão recolhedor régio de impostos concordo em gênero e grau com o texto do colega.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#660 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 21, 2012 7:35 pm

WalterGaudério escreveu: Com o Plano de financiamento apresentado pelos italianos, que está sendo reputado como irrecusável, diria que deveríamos escolher os DOIS tipos.
Tomara meu amigo... tomara!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder