EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2071 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Dez 07, 2011 8:01 am

Defesa -Correio Braziliense

07 Dez 2011

Brasília-DF
Luiz Carlos Azedo

A gaúcha AEL Sistemas S.A., parceira da Embraer no desenvolvimento de Veículos Aéreos NãoTripulados (VANTs), lança hoje em Porto Alegre a pedra fundamental da ampliação de seu Centro Tecnológico de Sistemas de Defesa, no qual produzirá sistemas eletrônicos aeronáuticos, espaciais e de superfície integrados, um deles para o novo blindado do Exército, o Guarani.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2072 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jan 11, 2012 5:35 pm

A chance dos argentinos entrarem na produção dos Urutu III é grande. Deve sair té Março/2012.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39940
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6257 vezes
Agradeceram: 3518 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2073 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 12, 2012 8:56 pm

Walter, no que eles basicamente poderiam trabalhar(cooperar) no projeto? Haveria alguma compensação de compra para materiais militares produzidos na argentina?

abs.




Carpe Diem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2074 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 12, 2012 10:27 pm

FCarvalho escreveu:Walter, no que eles basicamente poderiam trabalhar(cooperar) no projeto? Haveria alguma compensação de compra para materiais militares produzidos na argentina?

abs.
O Projeto está pronto. No MRE(claro que esta integração só poderia ter partido dali) o que se comenta é que os argies fabricariam algumas peças apenas para justificar a copra de algumas unidades.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2075 Mensagem por alexmabastos » Sex Jan 13, 2012 12:28 am

WalterGaudério escreveu:
FCarvalho escreveu:Walter, no que eles basicamente poderiam trabalhar(cooperar) no projeto? Haveria alguma compensação de compra para materiais militares produzidos na argentina?

abs.
O Projeto está pronto. No MRE(claro que esta integração só poderia ter partido dali) o que se comenta é que os argies fabricariam algumas peças apenas para justificar a copra de algumas unidades.
Alguém saberia chutar quantas unidades??




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2076 Mensagem por helio » Sex Jan 13, 2012 1:03 pm

Lembrem-se que a Fiat tem uma subsidiária na Argentina e fabrica autos exportados para cá.
A Fiat argentina inclusive ajudou na modernização dos halftracks daquele pais fornecendo os motores.


Hélio




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2077 Mensagem por joao fernando » Sex Jan 13, 2012 1:33 pm

Mas dá pra confiar neles???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2949
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 604 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2078 Mensagem por saullo » Sex Jan 13, 2012 2:25 pm

É, se agirem como dizem que foi na malfadada modernização dos motores dos Skyhawks, melhor nem começar...

Abraços




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceu: 207 vezes
Agradeceram: 271 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2079 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Jan 13, 2012 6:43 pm

Com aquela perua peronista, anti-Brasil e anti-Mercosul, no poder, é bom ficar com as barbas de molho.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2080 Mensagem por joao fernando » Sáb Jan 14, 2012 9:14 am

CBA123
Motor dos A4(que fodeu meia MB, pela demora...)
Pedradas no MNercosul

Bem, tem como fugir fugir desses cara




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2081 Mensagem por helio » Sáb Jan 14, 2012 11:10 am

saullo escreveu:É, se agirem como dizem que foi na malfadada modernização dos motores dos Skyhawks, melhor nem começar...

Abraços
Este capítulo da revisão dos motores ainda está nebuloso para mim, pois não foi esclarecido de forma cristalina.
Segundo a MB a Argentina assinou um contrato para adestrar o pessoal da Aviação Naval, a manter o A4, visto que o Brasil quando adquiriu, contratou apenas uma empresa estadunidense para ensinar a voar com estes aviões. Haja visto que o primeiro pouso e decolagem dos A4 da MB no Minas foram efetuados por pilotos estadunidenses.
Tendo em vista a necessidade de adestrar os mecanicos a manutenir os F4 foram contratados os argentinos. Os argentinos assinaram também um contrato de revisar os motores, mas quando o assessoramento junto aos mecanicos estavam em curso, os argentinos decidiram reajustar o preço das revisões dos motores, aumento este não aceito pela MB, e por isto interrompido.
Posteriormente foi contratado uma empresa israelense, que tinha perdido a concorrencia com os argentinos. Não sei dizer se o preço dos israelenses foi melhor do que os argentinos.
O fato é que, desde 2004 voam apenas de 2 a 4 A4 , se de fato os israelenses revisaram os motores, isto não aumentou a disponibildade pois parece que não foi feito de toda frota.
São pouquissimos os pilotos de caça da MB, me surpreendeu mais ainda o fato de somente no ano passado conseguirem finalmente fazer disparar seus canhões, pior do que isto, noticiar isto na mídia como se fosse um grande feito.
Diante disto, não acredito que é somente por causa dos argentinos é que tivemos este atraso. Obviamente tem mais coisa por trás.

Hélio




brisa

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2082 Mensagem por brisa » Sáb Jan 14, 2012 11:56 am

O negocio dos motores foi com a Locheed Martin (LMASA).

Pilotos da MB foram adestrados pelo COAN (formação primaria nos Turbo Mentor), e a parte de pouso e decolagem navais, nos EUA pela Navy.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2083 Mensagem por helio » Sáb Jan 14, 2012 2:30 pm

brisa escreveu:O negocio dos motores foi com a Locheed Martin (LMASA).

Pilotos da MB foram adestrados pelo COAN (formação primaria nos Turbo Mentor), e a parte de pouso e decolagem navais, nos EUA pela Navy.
Os pilotos foram treinados pelo COAN, mas a conversão dos A4 foi feito por uma empresa estadunidense, que empregou veteranos inclusive para o pouso e decolagem deles no Minas.




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2949
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 604 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2084 Mensagem por saullo » Sáb Jan 14, 2012 2:54 pm

joao fernando escreveu:CBA123
Motor dos A4(que fodeu meia MB, pela demora...)
Pedradas no MNercosul

Bem, tem como fugir fugir desses cara
Muito bem lembrado, os nossos vizinhos tem uma mão meio podre.
Ficaria feliz se eles nem participassem do KC-390 e nem do Urutu III, porque Guarani é índio paraguaio.

Abraços




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2085 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Fev 20, 2012 9:27 am

Opinião sobre o GUARANI:



Eu ainda acredito na seriedade dos técnicos do CTEx em escolher e indicar o veículo mais adequado para o EB.

A aquisição do Piranha por parte do CFN é devido ao fato de eles na ocasião não terem mais VBTP sobre rodas.

Dizer que o Piranha é superior aos Urutus é óbvio, mas afirmar que seja o substituto ideal já não posso dizer.

Por mais incrível que pareça, quase 75% do peso do antigo veiculo Urutu, cai sobre as rodas dianteiras, ou seja as rodas duplas traseiras estão lá para darem a “impressão” que o carro é um 6X6!

Reparem que no Guarani, o 2º eixo se desloca para frente, mais perto do eixo dianteiro do que do traseiro, para receber uma carga maior, o que revela um cuidadoso estudo de distribuição de peso.

O CFN é diferente do EB, pois por ser bem menor possui uma — logística/custo — de manutenção menor. Isto possibilita operar veículos mais caros sem a preocupação que o EB possui, no futuro o Guarani estará presente nos quatro cantos do país.

A substituição dos EE-9 e EE-11 do EB é complexa e recheada de várias influencias, é preciso analisar o custo unitário, e a capacidade/custo de manutenção de um veículo caro em nossas unidades.

A orientação inicial foi no sentido de que todas as versões fossem 6×6.

Tal orientação teve por base estudos de viabilidade técnica e econômica em uma avaliação inicial da demanda do mercado internacional por veículos blindados de rodas com menores custos de aquisição e operação.




No entanto, cálculos preliminares realizados por engenheiros do exército, indicaram que serão grandes as dificuldades de instalação de uma provável torre com canhão de 105 mm num carro 6×6, especialmente com duplo esterçamento à frente. Neste sentido poderá, muito provavelmente, ser a única baseada numa solução 8×8.

Em suma, eu acho que o EB tomou uma decisão correta em adotar um veiculo 6X6.

Fica claro, pelo menos para mim, e de forma bem coerente, a opção pela configuração 6×6, foi de acordo com a realidade orçamentária e financeira do Brasil e de suas Forças Armadas, porém sem perder a melhor solução técnica quando se anuncia a possibilidade da versão 8×8.

Se não é a melhor opção, é uma decisão com os pés no chão.

Fonte: Comentário no PB do Konner/via PLANO BRASIL




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Responder