BenderBender escreveu:Eu comentei seu post.Carlos Lima escreveu:So para deixar claro, ja que tinham alguns posts meus comentados... eu nao estou comparando o Chile com o Brasil em termos absolutos, e sim o fato de no CHILE o seu governo da atencao a Defesa e no Brasil existe uma verdadeira apoteose para que isso ocorra.
Mesmo a MB apesar de algumas importantes vitorias esta' tendo que tirar do $$$ proprio apesar da Presidente dizer "SIM" para os 3 OPVs porque o setor de 'planilhas' do Governo criar uma confusao sobre o assunto quase fazendo a MB perder muito com isso...
Ou seja, 'e uma luta de foice dentro do proprio pais para que se consiga algo que para muitos outros paises 'e tido como essencial... principalmente quando um Pais est'a crescendo.
E dai que veio o meu comentario sobre o 'F-35' no Chile. Nao ha como negar que eles dao uma importancia a Defesa que parece que nao damos.
[]s
CB_Lima
Só que sua comparação é feita tendo em conta uma premissa de governo responsável vs governo irresponsável: "no CHILE o seu governo da atencao a Defesa e no Brasil existe uma verdadeira apoteose para que isso ocorra" ,quando na realidade isso não tem nada a ver com governo,e sim com uma garantia constitucional anterior a democracia de percentuais da lei do cobre para as FAs deixada pela ditadura chilena.
Seria então o caso de discutirmos uma garantia constitucional por aqui também,o que seria bem vindo e a prova de apoteoses?. Tudo bem então se o ponto for esse.
Parece também que com 190 milhões de habitantes e um forte contingente de desassistidos,não existe espaço orçamentário hoje para se dar mais importância as questões da defesa,de forma inclusive justa com as necessidades mais prementes da população civíl , já que as FAs consomem verbas extraordinárias somente para mantê-las vegetativamente sem estado de guerra.
Seria o caso também então de discutirmos seu tamanho e encargos?
O essencial para o todo da nossa sociedade hoje é a melhoria da infra estrutura e do bem estar da mesma,isso é um governo para 190 milhões ter responsabilidade em tempo de paz com a sociedade,a importância que damos as questões da defesa é o que o orçamento do país nos permite hoje,diante das ameaças que vislumbramos.
As FAs do Chile não dependem do orçamento de seu país,nem de planilhas do planejamento,nem do presidente da república,nem de político algum,sua comparação portanto é incorreta no meu modo de ver seja de que maneira for,com F35 ou não.
SDS.
Assim como o governo chileno cumpre os royalties da extração do cobre, temos também os royalties da extração do petróleo na plataforma continental.
Pergunto: o governo brasileiro cumpre? Não teriamos pelo menos uma MB muito melhor equipada e adestrada se o royalty fosse realmente destinado?
Hélio