30 segredos que os pilotos de avião não contam

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

30 segredos que os pilotos de avião não contam

#1 Mensagem por wagnerm25 » Qui Jan 20, 2011 9:59 am

30 segredos que os pilotos de avião não contam

Esses são 30 segredos que os pilotos de aeronaves nunca contam aos passageiros. A lista foi elaborada pela revista Reader’s Digest, que teve o trabalho de perguntar a pilotos de várias companhias aéreas dos Estados Unidos o que nunca é falado dentro do avião.

Vamos a lista:

1. “Nós também sentimos falta dos amendoins.”
Piloto da US Airways

2. “Estou constantemente preocupado em carregar menos combustível do que acho confortável. Empresas Aéreas estão sempre olhando para os limites, e você queima combustível quando carrega combustível. Algumas vezes, se você carrega só o suficiente e enfrenta tempestades ou atrasos, de repente está sem combustível e precisará ir a um aeroporto alternativo”
Comandante de uma grande empresa

3. “Às vezes a companhia não nos dá pausas para almoço ou até tempo para comer. Nós temos que atrasar voos para conseguir comer alguma coisa.”
Primeiro Oficial de transportadora regional

4. “Nós contamos aos passageiros o que eles precisam saber. Nós não contamos coisas que irão assustá-los demais. Você nunca vai me escutar dizer: ‘Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha no motor’, mesmo se isso for verdade.”
Jim Tilmon, piloto aposentado da American Airlines

5. “A verdade é que nós estamos cansados. Nossas regras de trabalho nos obrigam a estar em serviço por 16 horas sem intervalo. São muitas horas a mais que um motorista de caminhão, que podem descansar na próxima parada, nós não podemos parar na próxima nuvem.”
Comandante de uma grande empresa.

6. “Algumas regras da FAA [Administração Federal de Aviação, EUA] não fazem sentido para nós também. Como o fato de estarmos a 30 mil pés, a 400 milhas por hora em um avião que pode pegar turbulência a qualquer minuto, comissários de bordo podem andar e servir café quente. Mas quando estamos no chão, em um pedaço de asfalto a cinco milhas por hora, eles devem ficar de cinto como se estivessem numa corrida de carro.”
Jack Stephan, comandante da US Airways

7. “Em alguns aeroportos com pistas muito curtas, nos não teremos um pouso suave, mesmo se formos muito bem.”
Joe D’Eon, piloto de uma grande empresa

8. “Eu posso estar de uniforme, mas isso não significa que sou a melhor pessoa para pedir informações em aeroportos. Nós andamos por tantos que geralmente não temos ideia.”
Piloto de transportadora regional

9. “Você pode entrar no site de uma companhia aérea e comprar uma passagem, passar por sua bancada e entrar em uma aeronave que tem o mesmo nome pintado, mas metade do tamanho, você está é numa linha regional. Ela não têm os mesmos padrões de segurança das maiores: seus pilotos não têm tanto treinamento e experiência, e o cliente não sabe disso.”
Capitão de uma empresa grande

10. “A maioria das vezes, o pouso é um bom indicador da habilidade do piloto. Então, se você quiser dizer algo legal para um piloto quando descer do avião, diga: ‘Boa aterrissagem’. Nós gostamos disso.”
Joe D’Eon

11. “As empresas aéreas ajustam seu tempo de viagem para se saírem bem no quesito chegadas pontuais. Então elas dizem que um voo dura duas horas quando ele realmente dura uma hora e 45 minutos”
Comandante da AirTran

12. “Uma coisa é quando o piloto coloca o sinal para os passageiros apertarem os cintos. Mas, quando ele diz para que os comissários de bordo se sentarem, é melhor escutar. Significa que há uma turbulência forte.”
John Greaves, advogado de acidentes aéreos e comandante aposentado

13. “Pouso na água não existe. O nome correto é colisão com o oceano.”
Piloto

14. “Um avião voa para uma corrente ascendente, a qual não conseguimos ver no radar à noite, é como um solavanco de 500 milhas por hora. Joga tudo para o alto e para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que chacoalha tudo por algum tempo.”
John Nance, analista de segurança na aviação e comandante aposentado

15. “Viajar como um bebê no colo é seguro? Não, é extremamente perigoso. Se há algum impacto ou desaceleração, há uma boa chance de você não conseguir segurar seu filho e ele se torna um projétil. Mas a lógica do governo é que se mandarmos você comprar um assento para seu bebê, você irá de carro, e você tem mais chances de se machucar viajando de automóvel do que de avião.”
Patrick Smith

16. “Pilotos ficam bobos em ver que tanta gente tem medo de turbulência. É impossível que ela cause uma queda. Nós evitamos turbulência porque ela é incômoda.”
Patrick Smith

17. “Fui atingido por raios duas vezes. Muitos pilotos são. As aeronaves são construídas para suportar isso. Você ouve um barulho alto, vê uma luz forte e é isso. Não vai cair.”
Piloto de transportadora regional

18. “Muitos não dirigiriam por uma estrada a 100 Km/h sem usar cinto de segurança. Mas quando estamos no ar a 800 km/h e desligamos o sinal do cinto, metade tira. Mas se atingirmos uma bolsa de ar, a cabeça dos passageiros vai para o teto.”
Comandante de empresa grande

19. “Não lugar seguro para sentar-se. Em um acidente, as pessoas do fundo estarão mortas e, depois, é a vez das pessoas da frente.”
John Nance

20. “O lugar mais tranquilo para sentar é perto da asa. Onde mais balança é no fundo. O avião é como uma gangorra, se você vai no meio, não balança muito.”
Patrick Smith

21. “Se você é tem medo de voar, marque um voo de manhã. O calor do solo mais tarde causa correntes de ar, e é mais comum tempestades com trovões à tarde.”
Jerry Johnson, piloto

22. “Nós não fazemos você guardar seu laptop porque temos medo de interferência eletrônica. É por que não queremos transformar ele num projétil. Eu não sei de você, mas eu não quero ser atingido por um MacBook a 300 km/h.”
Patrick Smith

23. “As pessoas não entendem por que não podem usar seus celulares. O que pode acontecer se 12 pessoas decidirem ligar para alguém antes de pousarmos é que eu posso ter uma falsa leitura dos instrumentos dizendo o avião está numa altura maior do que está de verdade.”
Jim Tilmon

24. “Não queremos acabar com sua diversão quando desligamos seu fone. Nós só queremos que você nos escute, caso exista uma emergência.”
Patrick Smith

25. “Está frio no avião? Avise seu comissário de bordo. Estamos em batalha constante com eles sobre a temperatura. Eles se movimentam o tempo inteiro, por isso estão sempre ligando e pedindo para esfriar. Mas sei que a maioria dos passageiros congela.”
Comandante de uma grande empresa

26. “Muitas pessoas ficam doentes após viajar não por causa do ar que respiram, mas pelo que tocam. Assuma que a bandeja e o botão para reclinar o assento não foram limpos, mas limpamos o banheiro.”
Patrick Smith

27. “O caminho do ar no avião é de frente para o fundo. Se você está preocupado em respirar o ar mais fresco possível ou não passar tanto calor, sente na frente. Aviões são mais quentes no fundo.”
Piloto

28. “Pilotos dormem? Sim. Às vezes é só um cochilo de 10 minutos, mas acontece.”
John Creaves

29. “Lembre-se disso antes de reclamar sobre o preço de uma passagem: as tarifas hoje custam o mesmo do que custavam em 1980.”
Patrick Smith

30. Uma coisa que um piloto nunca dirá: “Estamos com visibilidade zero”. Eles dirão: “Tem neblina na área”.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#2 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jan 25, 2011 4:11 pm

Legal! :lol: :lol: :lol:

Mas essa estória de piloto sem descanso é de lascar...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#3 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jan 25, 2011 4:12 pm

Legal! :lol: :lol: :lol:

Mas essa estória de piloto sem descanso é de lascar...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#4 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 25, 2011 7:21 pm

16. “Pilotos ficam bobos em ver que tanta gente tem medo de turbulência. É impossível que ela cause uma queda. Nós evitamos turbulência porque ela é incômoda.”
Patrick Smith
Fala isso pro pessoal daquele aibus da airfrance que mergulhou no mar.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#5 Mensagem por alcmartin » Ter Jan 25, 2011 11:31 pm

Na verdade ele foi simplório, exagerado, Rodrigo. Velho pecado humano da soberba. Indiretamente, pode causar uma queda, no sentido que se a aeronave estiver voando alto, pesada, com um coffin corner bem estreito, e entrar em uma turbulencia severa, pode entrar em estol. E entraria em queda, mas, assim que entrasse em mergulho, DESDE QUE A TRIPULAÇÃO SOUBESSE, poderia sair do estol. Mas o estresse que geraria na tripulação e nos passageiros seria alto.
Já no caso do air france, o que parece é que não tinham leitura precisa. E...segundo as más linguas especulativas, faltou a experiencia do mais velho... :(

abs!!




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#6 Mensagem por rodrigo » Qua Jan 26, 2011 1:37 pm

Na verdade ele foi simplório, exagerado, Rodrigo. Velho pecado humano da soberba. Indiretamente, pode causar uma queda, no sentido que se a aeronave estiver voando alto, pesada, com um coffin corner bem estreito, e entrar em uma turbulencia severa, pode entrar em estol. E entraria em queda, mas, assim que entrasse em mergulho, DESDE QUE A TRIPULAÇÃO SOUBESSE, poderia sair do estol. Mas o estresse que geraria na tripulação e nos passageiros seria alto.
Já no caso do air france, o que parece é que não tinham leitura precisa. E...segundo as más linguas especulativas, faltou a experiencia do mais velho.
Eu vi um vídeo, disponível em algum site de notícias brasileiros, que mostra a situação meteorológica da região da queda naquele momento e o caminho feito pelos aviões. Diversas aeronaves, oriundas do Brasil e Argentina em direção à Europa, fizeram os mais variados desvios para evitar as formações, e o Air France foi reto. Não tenho a menor condição de afirmar que foi a causa da queda, mas que deve ter complicado e/ou contribuído acho fácil. Também já ouvi que as formações mais perigosas, em nuvens cumulus, ainda podem possuir pedras de gelo perigosas.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#7 Mensagem por alcmartin » Qua Jan 26, 2011 2:59 pm

Voce tocou num ponto sensivel, em que há muitas especulações: realmente, o povo frances ficou famoso por encarar direto as formações. O porque, ninguem afirma diretamente. O sindicato deles já chegou a acusar a cia. por reduzir o combustivel, o que nao daria margem para desvios grandes. E soma-se isso o costume do master, o mais antigo a bordo, ir descansar justamente nessa hora, do voo em rota, que em 99,99% do tempo é o mais tranquilo do voo.
E sem dúvida, a meteorologia atuou diretamente no acidente, seja no possível, quase certo, entupimento dos pitots, quanto nas pesadas cargas aerodinamicas que submeteu o aparelho.
Só lembrando, corroborando o que ouviu: a turbulencia comum, aquelas cargas verticais temporarias, nao se comparam as que sao provocadas pelas CB(cumulus nimbus, a que voce se referiu) essas podem sim, derrubar um avião, seja pelas correntes descendentes, pelo gelo, por raios, enfim, toda uma infinidade de coisas ruins que fazem todos(ou quase todos) desviarem delas... :shock:
abs!!




Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#8 Mensagem por kekosam » Qua Jan 26, 2011 5:29 pm

É uma delícia pegar um CB num Caravan... os instrumentos ficam igual ventiladores!!! :shock: Claro que estou falando de FS... de verdade, nem por baixo gostaria de passar... 8-]
6. “Algumas regras da FAA [Administração Federal de Aviação, EUA] não fazem sentido para nós também. Como o fato de estarmos a 30 mil pés, a 400 milhas por hora em um avião que pode pegar turbulência a qualquer minuto, comissários de bordo podem andar e servir café quente. Mas quando estamos no chão, em um pedaço de asfalto a cinco milhas por hora, eles devem ficar de cinto como se estivessem numa corrida de carro.”
Jack Stephan, comandante da US Airways
Esta aqui foi massa... :mrgreen:




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#9 Mensagem por pafuncio » Seg Jan 31, 2011 2:16 am

Onde os pilotos transam com as aeromoças?????




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: 30 segredos que os pilotos de avião não contam

#10 Mensagem por kekosam » Seg Jan 31, 2011 8:52 am

No hotel, durante a folga... ops... não era pra contar, né???




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Responder