Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Faz sentido, mas não explica tudo.LeandroGCard escreveu:Não vejo porque isto seria estranho.Túlio escreveu:
Pois é, estranho mesmo. Ainda mais quando o primeiro da lista é seu COMANDANTE, o Brigadeiro Saito. Está no WL.
A tradição da FAB sempre foi muito mais voltada para ataque ao solo do que ao combate aéreo, pelo menos desde a campanha na Segunda Guerra Mundial (aliás, quando foi que algum piloto da FAB esteve sequer perto de um combate aéreo real?), então não admira que muitos oficiais dela se sintam mais à vontade com caças-bombardeiros do que com caças puro sangue. Quando decidiu-se desenvolver um avião de combate a jato no país escolheu-se o que? Um caça-bombardeiro puro (AMX). O ataque é uma das principais prioridades da FAB, só perdendo para o transporte de autoridades e de índios.
Tudo bem que o Gripen e o Rafale até seriam multi-tarefas, mas o Gripen é o mais fraquinho dos três mesmo, nem dá para discutir isso, e as capacidades ar-solo do Rafale ainda estão em desenvolvimento. Sobra o SH, o caça-bombardeiro por excelência. Muito natural que tenha gente na FAB que o prefira pelo que ele é.
Leandro G. Card
Outra, os dados desse relatório do GAO (1996) referente ao Super Hornet eram estimativas.Penguin escreveu:Esse relatório do "tribunal de contas" americano é de junho de 1996! O caça ainda se encontrava em fase de testes e desenvolvimento. Entre 1996 e 2001 (5 anos) até ele atingor o IOC (2001) muita coisa aconteceu e uma série de modificações e aperfeiçoamentos foram incorporadas na aerodinâmica, no sistema de controle de vôo e mesmo na motorização.rcolistete escreveu: Olá pessoal,
O soultrain e Prick tiveram pena do Super Hornet e não quiseram bater, sabe como é, parece covardia. Quem já acompanha o FX 1.0, FX-1.5 e FX-2 há uns bons anos já sabe de tudo isso, mas obviamente tem pessoas com memória seletiva aí é bom relembrar dados dos EUA sobre o F/A-18E/F :
"Relatório (105 páginas, PDF de 1,7 MB) do GAO para o Congresso dos EUA, de 1996, sobre o Super Hornet.
http://www.gao.gov/cgi-bin/getrpt?NSIAD-96-98
Por exemplo, pág. 32 mostra :
- At 5,000 feet at maximum thrust, the F/A-18C accelerates from 0.8 Mach to 1.08 Mach in 21 seconds, whereas the F/A-18E will take 52.8 seconds.
- At 20,000 feet at maximum thrust, the F/A-18C accelerates from 0.8 Mach to 1.2 Mach in 34.6 seconds, whereas the F/A-18E takes 50.3 seconds.
- At 35,000 feet at maximum thrust, the F/A-18C accelerates from 0.8 Mach to 1.2 Mach in 55.80 seconds, whereas the F/A-18E takes 64.85 seconds. The F/A-18C accelerates from 0.8 Mach to 1.6 Mach in 2 minutes 12 seconds, whereas the F/A-18E takes 3 minutes and 4 seconds."
Ou seja, o Super Hornet é (bem) pior que o Hornet em aceleração em todos os regimes acima. Se comparar então com F-15, Eurofighter, Gripen C/D, Rafale, Su-30/35, aí meu, corre-se o risco de ter gente pulando da ponte de depressão...
[]s, Roberto
- Em 1992 a USN encomenda o Super Hornet.
- O 1o vôo do SH correu em novembro de 1995.
- Os vôos de ensaio e teste se iniciaram em 1996.
- A fase LRIP (Low rate initial production) se iniciou em 1997.
- Os vôos de testes e desenvolvimentos continuaram até 1999, quando ele é submetido à avaliação a testes operacionais (OPEVAL) e é aprovado (2000).
- IOC foi atingido em 2001.
De qq forma não é segredo nenhum que o Hornet e o Super Hornet privilegiam a aceleração em regimes subsônicos (até Mach 1), onde a grande totalidade dos combates são travados.
Se vc tiver informações sobre acelerações de caças nos mais variados regimes, o debate será engrandecido.
[]s
[]sthe mission payload/range is greatly increased by flying unswept, as is air combat maneuvering. Why the latter? Because dedicated air combat occurs at below about 0.8 because of high turning drag
Roberto,rcolistete escreveu:Caro Penguin-azulado,Penguin escreveu: Esse relatório do "tribunal de contas" americano é de junho de 1996! O caça ainda se encontrava em fase de testes e desenvolvimento. Entre 1996 e 2001 (5 anos) até ele atingor o IOC (2001) muita coisa aconteceu e uma série de modificações e aperfeiçoamentos foram incorporadas na aerodinâmica, no sistema de controle de vôo e mesmo na motorização.
- Em 1992 a USN encomenda o Super Hornet.
- O 1o vôo do SH correu em novembro de 1995.
- Os vôos de ensaio e teste se iniciaram em 1996.
- A fase LRIP (Low rate initial production) se iniciou em 1997.
- Os vôos de testes e desenvolvimentos continuaram até 1999, quando ele é submetido à avaliação a testes operacionais (OPEVAL) e é aprovado (2000).
- IOC foi atingido em 2001.
De qq forma não é segredo nenhum que o Hornet e o Super Hornet privilegiam a aceleração em regimes subsônicos (até Mach 1), onde a grande totalidade dos combates são travados.
Se vc tiver informações sobre acelerações de caças nos mais variados regimes, o debate será engrandecido.
[]s
A motorização e célula do Super Hornet não mudaram. A não ser pequenas mudanças nas asas para corrigir/diminiuir flutter, wing-drop, etc.
Para os flankeiros que eram alvo do papo "o Su-35 consome combustível demais", adivinha qual dos 3 caças do FX-2 que mais consome combustível para a mesma missão ? Começa som "Super" e termina com "Hornet"...
Para mim, qualquer um dos 3 caças para o FX-2 é aceitável e um salto quântico para a FAB. Os 3 tem vantagens e desvantagens : riscos, menor/maior desempenho X ou Y, custos, menor/maior dependência, etc. O Super Hornet compensa a célula mediana com motor e aviônicos bons a excelentes, isso é dito inclusive por oficiais da US Navy.
[]s, Roberto
É isso mesmo, com AOA em torno de 60 graus, dependendo da carga externa, o SH tem tanto "buffering", quer dizer, a porcaria chacoalha tanto, que o piloto não consegue ler as informações do HUD!!!!! Pelo que me lembro dos relatos da época, um deles se machucou ao bater o capacete violentamente contra a cabine.One test pilot commented dryly, “I’d like the buffeting levels to be a little lower so I could read the heads-up display!”
Porque a FAB esperava que a LM entrasse com o F-35, me lembro até dos Slides sobre o FX-2, tinha o Rafale, Su-35, F-35 e o Typhoon. Mas aí nós vimos a importância que o Brasil tem face ao EUA.kekosam escreveu:Bom, se era pra escolher algo americano para entrar na Shor List, por que não o Viper? Se ele é melhor? A desculpa de ter que ser bimotor não cola, pois o Gripen é mono.
Se preocupa não amigo... rola uma certa dor na altura do cotovelo...henriquejr escreveu:Poxa, vendo esses comentários eu fico imaginando que na FAB só tem incompetentes, pior ainda é na Força Aérea Australiana que escolheu o SH!
Engraçado que até agora ninguém quis o Rafale!
Pois é. A galera não bota fé na FAB.henriquejr escreveu:Poxa, vendo esses comentários eu fico imaginando que na FAB só tem incompetentes, pior ainda é na Força Aérea Australiana que escolheu o SH!
Acredito que esta seja a sua opinião. Estou apenas questionando, pois apesar de gostar do assunto, não sou muito versado e nem tenho acesso a informações privilegiadas. Pelo que vejo acontecendo, tenho muito orgulho da minha FA, que consegue tirar leite de pedra para cumprir sua missão. Peço desculpas se estou passando esta imagem.henriquejr escreveu:Poxa, vendo esses comentários eu fico imaginando que na FAB só tem incompetentes, pior ainda é na Força Aérea Australiana que escolheu o SH!
Me desculpe, mas acho bem difícil um SH aproximar-se o suficiente de um RAFALE a ponto de abate-lo com um AIM-9X, nesse caso o mais provável seria o SH ser abatido muito antes disso a partir do lançamento de um míssil BVR que poderia tanto ser o MICA como um METEOR. Isso se o SH não fugisse antes espantado com algum fantasma eletrônico lançado pelos sistemas eletrônicos do RAFALE.vplemes escreveu:Acho engraçado estes "argumentos" dizendo que o SH não é um caça, mas um caça bombardeiro (como se ele não fosse um multi-role), principalmente quando se leva em conta que o SH é o "CAÇA" que tem a responsabilidade de garantir a proteção aérea da maior marinha do mundo. Super trunfo realmente é algo muito bom, mas na vida real qualquer caçador em um combate WVR entre um SH equipado com HMD e AIM-9X e um rafale com MICA IR preferiria o SH (Pelo menos os que tem algum amor à pele).