Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
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Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
IEAv Apresenta o Motor do Veículo Hipersônico 14-X
Olá amigos!
Segue uma notícia postada hoje (18/03) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) informando que no inicio de março o Diretor do IEAv, Cel. Eng. Marco Antonio Minucci, apresentou ao Diretor-Geral do DCTA, o Ten. Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva, o motor do futuro Veículo Hipersônico 14-X.
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
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IEAv Apresenta o Motor do Veículo Hipersônico 14-X
18/03/2010
No início de março de 2010, o Cel. Eng. Marco Antonio Sala Minucci, Diretor do Instituto de Estudos Avançados, apresentou ao Ten. Brig. Ar Cleonilson Nicácio Silva, Diretor-Geral do DCTA, o motor “scramjet” que será integrado, em futuro próximo, ao Veículo Hipersônico 14-X.
O 14-X, concebido, em meados de 2005, pelo Cel. Marco Antonio, e pelo Dr. Paulo Gilberto de Paula Toro, foi projetado, em 2006 pelo 1º Ten. Eng. Tiago Cavalcanti Rolim, pesquisador do IEAv. A aerodinâmica do Veículo Hipersônico 14-X, que incorpora as tecnologias “waverider” (que possibilita sustentação) e “scramjet” foi realizada experimentalmente no Túnel de Choque Hipersônico T3, do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu (IEAv), com financiamento da FAPESP.
Um dos módulos do motor “scramjet” (primeiro a ser desenvolvido no Brasil), medindo cerca de 1,0 m de comprimento, foi projetado por Gabriela Silva Moura, doutoranda do ITA, e fabricado pela OxTig (Usinagem Industrial e Engenharia). Planeja-se instalar o módulo do motor “scramjet”, em junho de 2010, na seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, o qual possibilita simular as condições de pressão e temperatura, assim como de número de Mach (velocidade) correspondentes ao vôo real em regime hipersônico do Veículo Hipersônico 14-X.
Basicamente, o motor “scramjet” é composto por uma entrada de ar supersônica, pelo combustor (isolador e câmara de combustão) e pela tubeira ou superfície de expansão (bocal). A entrada de ar desacelera o escoamento para velocidade supersônica, transformando a energia cinética associada em pressão. A geometria da entrada de ar é responsável para que o ar a ser aspirado pelo combustor esteja nas condições necessárias para a ignição da mistura ar combustível. O processo de compressão varia de acordo com a faixa de velocidade, comprimento disponível do veículo, entre outros parâmetros geométricos do veículo. No combustor, ao escoamento supersônico é adicionado o combustível, em geral um hidrocarboneto ou mesmo Hidrogênio. Então, os produtos da combustão são acelerados pela tubeira, uma superfície de expansão livre, onde o empuxo é gerado.
Esquema Conceitual de um Scramjet
Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Comentário: Esta é a grande notícia da semana até o momento na minha opinião. O projeto do Veículo Hipersônico 14-X explora a inovadora e ainda não dominada tecnologia hipersônica de propulsão a ar aspirado. O Brasil é um dos países de ponta na pesquisa desta tecnologia e planeja já em 2012 realizar o primeiro vôo deste veículo. O objetivo do mesmo é servir no futuro bem próximo como uma espécie de shuttle para lançamento de nano e microssatélites e num futuro mais distante aproveitar a tecnologia desenvolvida para desenvolver aviões hipersônicos. Parabéns ao IEAv.
Olá amigos!
Segue uma notícia postada hoje (18/03) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) informando que no inicio de março o Diretor do IEAv, Cel. Eng. Marco Antonio Minucci, apresentou ao Diretor-Geral do DCTA, o Ten. Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva, o motor do futuro Veículo Hipersônico 14-X.
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18/03/2010
No início de março de 2010, o Cel. Eng. Marco Antonio Sala Minucci, Diretor do Instituto de Estudos Avançados, apresentou ao Ten. Brig. Ar Cleonilson Nicácio Silva, Diretor-Geral do DCTA, o motor “scramjet” que será integrado, em futuro próximo, ao Veículo Hipersônico 14-X.
O 14-X, concebido, em meados de 2005, pelo Cel. Marco Antonio, e pelo Dr. Paulo Gilberto de Paula Toro, foi projetado, em 2006 pelo 1º Ten. Eng. Tiago Cavalcanti Rolim, pesquisador do IEAv. A aerodinâmica do Veículo Hipersônico 14-X, que incorpora as tecnologias “waverider” (que possibilita sustentação) e “scramjet” foi realizada experimentalmente no Túnel de Choque Hipersônico T3, do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu (IEAv), com financiamento da FAPESP.
Um dos módulos do motor “scramjet” (primeiro a ser desenvolvido no Brasil), medindo cerca de 1,0 m de comprimento, foi projetado por Gabriela Silva Moura, doutoranda do ITA, e fabricado pela OxTig (Usinagem Industrial e Engenharia). Planeja-se instalar o módulo do motor “scramjet”, em junho de 2010, na seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, o qual possibilita simular as condições de pressão e temperatura, assim como de número de Mach (velocidade) correspondentes ao vôo real em regime hipersônico do Veículo Hipersônico 14-X.
Basicamente, o motor “scramjet” é composto por uma entrada de ar supersônica, pelo combustor (isolador e câmara de combustão) e pela tubeira ou superfície de expansão (bocal). A entrada de ar desacelera o escoamento para velocidade supersônica, transformando a energia cinética associada em pressão. A geometria da entrada de ar é responsável para que o ar a ser aspirado pelo combustor esteja nas condições necessárias para a ignição da mistura ar combustível. O processo de compressão varia de acordo com a faixa de velocidade, comprimento disponível do veículo, entre outros parâmetros geométricos do veículo. No combustor, ao escoamento supersônico é adicionado o combustível, em geral um hidrocarboneto ou mesmo Hidrogênio. Então, os produtos da combustão são acelerados pela tubeira, uma superfície de expansão livre, onde o empuxo é gerado.
Esquema Conceitual de um Scramjet
Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Comentário: Esta é a grande notícia da semana até o momento na minha opinião. O projeto do Veículo Hipersônico 14-X explora a inovadora e ainda não dominada tecnologia hipersônica de propulsão a ar aspirado. O Brasil é um dos países de ponta na pesquisa desta tecnologia e planeja já em 2012 realizar o primeiro vôo deste veículo. O objetivo do mesmo é servir no futuro bem próximo como uma espécie de shuttle para lançamento de nano e microssatélites e num futuro mais distante aproveitar a tecnologia desenvolvida para desenvolver aviões hipersônicos. Parabéns ao IEAv.
Editado pela última vez por Brazilian Space em Sex Mar 19, 2010 9:37 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Grande notícia!!!
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Maravilha, bela conquista da nossa Engenharia
, Rumo ao missil Hipersonico no futuro ^^
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Olá Hezekiah!Hezekiah escreveu:Maravilha, bela conquista da nossa Engenharia
, Rumo ao missil Hipersonico no futuro ^^
O projeto do motor hipersônico não prevê o uso do mesmo para qualquer tipo de arma e sim para uso num veículo tipo shuttle para lançamento de nano e microssatélites que é o 14-X e num futuro mais distante a construção de aviões hipersônicos para passageiros, tecnologia esta que certamente interessa a Embraer. No entanto, não resta dúvida que é uma tecnologia dual sendo desenvolvida por um instituto de origem militar.
Forte abraço
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Brazilian Space escreveu:Olá Hezekiah!Hezekiah escreveu:Maravilha, bela conquista da nossa Engenharia
, Rumo ao missil Hipersonico no futuro ^^
O projeto do motor hipersônico não prevê o uso do mesmo para qualquer tipo de arma e sim para uso num veículo tipo shuttle para lançamento de nano e microssatélites que é o 14-X e num futuro mais distante a construção de aviões hipersônicos para passageiros, tecnologia esta que certamente interessa a Embraer. No entanto, não resta dúvida que é uma tecnologia dual sendo desenvolvida por um instituto de origem militar.
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Já fiquei sabendo até de uma versão do MAN (ASM) com essa brincadeira aí.
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Olá jumentodonordeste!jumentodonordeste escreveu:Brazilian Space escreveu: Olá Hezekiah!
O projeto do motor hipersônico não prevê o uso do mesmo para qualquer tipo de arma e sim para uso num veículo tipo shuttle para lançamento de nano e microssatélites que é o 14-X e num futuro mais distante a construção de aviões hipersônicos para passageiros, tecnologia esta que certamente interessa a Embraer. No entanto, não resta dúvida que é uma tecnologia dual sendo desenvolvida por um instituto de origem militar.
Forte abraço
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Já fiquei sabendo até de uma versão do MAN (ASM) com essa brincadeira aí.
Se algo assim existe, não foi divulgado na mídia. O que foi divulgado é o que eu já falei. No entanto, como eu já disse a mesma é uma tecnologia dual que está sendo desenvolvida por um instituto de origem militar e nesse contexto nada impede que sejam desenvolvidos projetos para área de defesa se valendo dessa tecnologia.
Forte abraço
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Peruas, várias peruas.Brazilian Space escreveu: Olá jumentodonordeste!
Se algo assim existe, não foi divulgado na mídia. O que foi divulgado é o que eu já falei. No entanto, como eu já disse a mesma é uma tecnologia dual que está sendo desenvolvida por um instituto de origem militar e nesse contexto nada impede que sejam desenvolvidos projetos para área de defesa se valendo dessa tecnologia.
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Peruas hipersônicas afro-descendentes.
Parabéns pelo BLOG.
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
Valeu jumentodonordeste!jumentodonordeste escreveu:Peruas, várias peruas.Brazilian Space escreveu: Olá jumentodonordeste!
Se algo assim existe, não foi divulgado na mídia. O que foi divulgado é o que eu já falei. No entanto, como eu já disse a mesma é uma tecnologia dual que está sendo desenvolvida por um instituto de origem militar e nesse contexto nada impede que sejam desenvolvidos projetos para área de defesa se valendo dessa tecnologia.
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Peruas hipersônicas afro-descendentes.
Parabéns pelo BLOG.
rsrsrs
e obrigado pelo reconhecimento ao meu trabalho
Abs
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
[coveiro/off]
Só hoje que vi essa brilhante notícia (mexendo em um fórum argentino ainda ).
Brilhante, numa época em que criticamos nossos investimentos em P&D achar coisas como essa.
Só hoje que vi essa brilhante notícia (mexendo em um fórum argentino ainda ).
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Re: Projeto do Veículo Hipersônico 14-X
SantaCatarinaBR - Entrevista com o Tenente Reinaldo Flores Coelho do IEAv sobre o 14-X e o VANT
Durante a realização da “VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (VII SNCT)” em Brasília, o programa “Encontros” da TV Senado entrevistou o Tenente Reinaldo Flores Coelho do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) do Comando da Aeronáutica, sobre os projetos do “Veículo Hipersônico 14-X” e do Sistema de Navegação e Controle do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).
A entrevista do Tenente Flores nos traz novas informações, especialmente sobre o projeto do 14-X que agora tem como previsão o ano de 2013 para o seu primeiro teste de vôo.
Durante a realização da “VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (VII SNCT)” em Brasília, o programa “Encontros” da TV Senado entrevistou o Tenente Reinaldo Flores Coelho do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) do Comando da Aeronáutica, sobre os projetos do “Veículo Hipersônico 14-X” e do Sistema de Navegação e Controle do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).
A entrevista do Tenente Flores nos traz novas informações, especialmente sobre o projeto do 14-X que agora tem como previsão o ano de 2013 para o seu primeiro teste de vôo.
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