Foto mostra rendição soldado mais alto Batalha da Normandia

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Foto mostra rendição soldado mais alto Batalha da Normandia

#1 Mensagem por jambockrs » Qua Jun 09, 2010 11:21 pm

Meus prezados:
Foto mostra rendição do soldado mais alto da Batalha da Normandia
Imagem
Roberts, de 1,71m e o nazista de 2,32.
O canadense Bob Roberts, ex-combatente da 2.ª Guerra Mundial, recebeu recentemente uma foto de um historiador na qual pedia que ele identificasse um oficial que teria combatido ao seu lado durante a Batalha da Normandia, ocorrida em 1944, uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial e que deu início à retomada da França pelos Aliados contra o Eixo. As informações são da versão online do jornal britâncio Daily Telegraph.
O retrato mostrava um pequeno soldado relativamente baixo rendendo um gigante alemão que media 2,32 metros de altura, que parecia sorrir com a inusitada situação. Mais inusitado ainda foi que Roberts identificou imediatamente o oficial em questão: ele mesmo.

Roberts, hoje aos 87 anos, vive em Bournemouth, sul da Inglaterra, ao lado de sua esposa Vera, com quem casou logo após a Guerra e teve quatro filhos, dez netos e seis bisnetos. "Não acreditei quando recebi essa foto após todos esses anos. Me levou à memória de um momento de rara leveza instantes depois de eu estar a um paso da morte", afirmou Roberts, que hoje é um pintor e decorador aposentado.

Com 21 anos e 1,71 m na época, era membro do regimento da Costa Norte de New Brunswick, no Canadá. Ele participou do Dia D , em junho de 1944, na operação que tomo a praia de Juno, na região da Normandia (noroeste da França).
No momento em que a foto foi tirada, tanto os oficiais britânicos como até mesmo os alemães capturados riram da situação, o que foi um raro momento de descontração após uma das mais sangrentas e importantes batalhas da Segunda Guerra.

"Na hora, não prestei muita atenção nesse sujeito porque estava muito concentrado em olhar o que os alemães estavam fazendo após o que aconteceu comigo", disse Roberts.
O ex-cabo se referia a um incidente ocorrido minutos antes do encotro entre os dois opostos, quando enfrentou uma situação de alto risco. Durante a vistoria dos alemães, um outro soldado nazista tentou resistir à prisão e apontou uma pistola em sua direção, no momento em que fingia se entregar. Roberts foi mais rápido e atirou primeiro, matando o opositor.

Depois do duelo, Roberts afirma que não houve mais nenhuma resistência por parte dos soldados nazistas capturados. Após terem tomado a Normandia, Roberts continuou batalhando com seu regimento em territórios belgas e holandeses até fevereiro de 1945, quando sua perna direita o deixou incapacitado para lutar após ser alvejada por vários tiros de uma metralhadora na fronteira da Holanda com a Alemanha.
Fonte: G1 09.06.10 - 17:28




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder