TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36571 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 16, 2010 1:51 pm

O ESTADO DE SÃO PAULO – 16/03/10
VENEZUELA - Chávez recebe primeiros caças comprados da China



O negócio com a Venezuela, que o Brasil perdeu em 2005 por causa de um veto dos EUA, a China ganhou, e já está entregando o produto - 18 caças K-8, bombardeiros leves, de ataque e treinamento. Na semana passada os seis primeiros jatos chegaram a uma base não identificada da Força Aérea Bolivariana. Uma esquadrilha foi apresentada no sábado ao presidente Hugo Chávez. O pacote completo, que inclui treinamento e peças, é avaliado em US$ 300 milhões.



A encomenda original discutida com o Brasil era maior. O negócio estimado em R$ 1,2 bilhões envolvia 12 caças AMX-T e 24 Supertucanos, ambos da Embraer. Parte desse lote seria montado na Venezuela. O presidente Lula foi a Caracas para a formalização da "aliança estratégica bilateral", em 15 de fevereiro de 2005. O acordo, porém, terminou depois que o governo dos EUA vetou o fornecimento das aeronaves alegando o uso de sistemas e componentes produzidos com tecnologia americana. O episódio foi lembrado, sábado, pelo ministro da Defesa, Carlos Mata: "Tentamos obter essas aeronaves em outro fabricante, mas fomos impedidos." Chávez disse que os jatos K-8 serão utilizados "na luta contra o narcotráfico e a vigilância das fronteiras". Sobre a transação, destacou "a ajuda de Deus e o apoio de nações amigas para que a Venezuela seja uma potência socialista". O K-8 é semelhante ao AMX - ambos são tripulados por 2 pilotos, voam na faixa de 900 a 1.000 km/hora, têm alcance na faixa de 2,7 mil km. O AMX leva 3,8 toneladas de cargas de combate. O K-8, apenas 2,2 mil quilos.
Extremamente pertinente ao FX.
Aos que sabem ver, que vejam finalmente, ainda há tempo de se converterem.

Desse pessoal que vamos depender estrategicamente?
É ruim hein!?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36572 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Mar 16, 2010 1:56 pm

Carlos Mathias escreveu:
O ESTADO DE SÃO PAULO – 16/03/10
VENEZUELA - Chávez recebe primeiros caças comprados da China



O negócio com a Venezuela, que o Brasil perdeu em 2005 por causa de um veto dos EUA, a China ganhou, e já está entregando o produto - 18 caças K-8, bombardeiros leves, de ataque e treinamento. Na semana passada os seis primeiros jatos chegaram a uma base não identificada da Força Aérea Bolivariana. Uma esquadrilha foi apresentada no sábado ao presidente Hugo Chávez. O pacote completo, que inclui treinamento e peças, é avaliado em US$ 300 milhões.



A encomenda original discutida com o Brasil era maior. O negócio estimado em R$ 1,2 bilhões envolvia 12 caças AMX-T e 24 Supertucanos, ambos da Embraer. Parte desse lote seria montado na Venezuela. O presidente Lula foi a Caracas para a formalização da "aliança estratégica bilateral", em 15 de fevereiro de 2005. O acordo, porém, terminou depois que o governo dos EUA vetou o fornecimento das aeronaves alegando o uso de sistemas e componentes produzidos com tecnologia americana. O episódio foi lembrado, sábado, pelo ministro da Defesa, Carlos Mata: "Tentamos obter essas aeronaves em outro fabricante, mas fomos impedidos." Chávez disse que os jatos K-8 serão utilizados "na luta contra o narcotráfico e a vigilância das fronteiras". Sobre a transação, destacou "a ajuda de Deus e o apoio de nações amigas para que a Venezuela seja uma potência socialista". O K-8 é semelhante ao AMX - ambos são tripulados por 2 pilotos, voam na faixa de 900 a 1.000 km/hora, têm alcance na faixa de 2,7 mil km. O AMX leva 3,8 toneladas de cargas de combate. O K-8, apenas 2,2 mil quilos.
Extremamente pertinente ao FX.
Aos que sabem ver, que vejam finalmente, ainda há tempo de se converterem.

Desse pessoal que vamos depender estrategicamente?
É ruim hein!?

CONCORDO PLENAMENTE !!!!!




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36573 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 16, 2010 2:00 pm

A gente se lascou por conta de diferenças na política externa deles e a nossa. Perdemos dinheiro, empregos e etc porque eles tem inimigos no mundo todo.
É esse o parceiro que precisamos?
Esse parceiro precisa de nós exatamente prá quê?

Se os sistemas do ST e AMX fossem franceses ou russos, seriam vetados?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36574 Mensagem por Sterrius » Ter Mar 16, 2010 2:04 pm

Pra adicionar mais conteudo novo. Os materiais usados no rafale.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36575 Mensagem por Barao Vermelho » Ter Mar 16, 2010 3:12 pm

Caros amigos,
realmente fica claro que o Brasil deve se afastar da dependencia Americana para sua defesa e posteriormente para seus negocios, os criticos que criticam o valor do Rafaele se esquecem que "O melhor custa caro mesmo", o Rafaele se enquadra na linha do Tiphoon, e compete com seus superiores Pak-fa, F-15 SE, F-22 e F-35, os demais são muito inferiores, seja tecnologicamente ou mesmo em performace.
Se levar-mos em conta apenas o melhor equipamento disponivel com transferencia de tecnologia sem se ater preço, veremos que a melhor proposta no FX é o Rafaele, só lamento não termos entrado no Pak-Fa, agora F-18 ultrapassado tecnologicamente, sujeito a inumeros embargos ou um caça que tambem dependera muito do EUA e que ainda assim é um caça que é projeto incerto tando em desempenho como seu real preço, visto que tal caça não existe, oque existe até o momento é um caça de projeto velho com novo recheio só isso.
Sem Pak-fa o melhor e o Rafaele, caro mesmo, mas o melhor que o Brasil pode comprar.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36576 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 16, 2010 3:32 pm

PRick escreveu: Você se lembra do que falaram aqui sobre a END, queremos conhecimento para desenvolver um caça nacional, esse seria o 5ª geração. Além do KC-390, EC-725 e outros aviões da Embraer. O FX-2 não é um grande negócio lucrativo, mas o trampolim para nossa capacitação.

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- Olhem o END :)

x2 PRick!

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36577 Mensagem por Penguin » Ter Mar 16, 2010 5:34 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu: Você se lembra do que falaram aqui sobre a END, queremos conhecimento para desenvolver um caça nacional, esse seria o 5ª geração. Além do KC-390, EC-725 e outros aviões da Embraer. O FX-2 não é um grande negócio lucrativo, mas o trampolim para nossa capacitação.

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CB_Lima
Bom, já que há um certo consenso que o F-X2 é um importante trampolim para a nossa capacitação e que todos os 3 caças atendem em termos de desempenho aos requerimentos da FAB, aquele que oferecer o melhor pacote tecnológico e industrial deveria estar em franca vantagem de acordo com o END. Mais cristalino do que isso...

Sem os "necessários" conhecimentos de desenvolvimento de caças de 4a geração, não me parece plausível pular direto ao um projeto e produção de um caça de 5a nacional. Há muitas lacunas de know how: aerodinâmica supersônica, tecnologias de redução de assinatura, processos de fabricação avançados (materiais compostos e usinagen), etc, etc (lembram das 10 tecnologias requeridas?).

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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36578 Mensagem por PRick » Ter Mar 16, 2010 5:55 pm

Santiago escreveu:
cb_lima escreveu: Repetindo o Marino...

- Olhem o END :)

x2 PRick!

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CB_Lima
Bom, já que há um certo consenso que o F-X2 é um importante trampolim para a nossa capacitação e que todos os 3 caças atendem em termos de desempenho aos requerimentos da FAB, aquele que oferecer o melhor pacote tecnológico e industrial deveria estar em franca vantagem de acordo com o END. Mais cristalino do que isso...

Sem os "necessários" conhecimentos de desenvolvimento de caças de 4a geração, não me parece plausível pular direto ao um projeto e produção de um caça de 5a nacional. Há muitas lacunas de know how: aerodinâmica supersônica, tecnologias de redução de assinatura, processos de fabricação avançados (materiais compostos e usinagen), etc, etc (lembram das 10 tecnologias requeridas?).

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Então vamos fazer antes um caça de 3ª geração, antes de fazer um de 4ª geração, ora a função da parceria estratégica e das ToT´s é, exatamente, queimar etapas, o caça de 4ª geração será construído, no máximo, sob-licença, agora DESENVOLVER é para o caça de 5ª geração.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36579 Mensagem por GDA_Fear » Ter Mar 16, 2010 6:08 pm

aham aquele papo de Tots "irrestritas" [003] [003] [003]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36580 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 16, 2010 6:15 pm

PRick escreveu:Então vamos fazer antes um caça de 3ª geração, antes de fazer um de 4ª geração, ora a função da parceria estratégica e das ToT´s é, exatamente, queimar etapas, o caça de 4ª geração será construído, no máximo, sob-licença, agora DESENVOLVER é para o caça de 5ª geração.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36581 Mensagem por Penguin » Ter Mar 16, 2010 6:18 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu: Bom, já que há um certo consenso que o F-X2 é um importante trampolim para a nossa capacitação e que todos os 3 caças atendem em termos de desempenho aos requerimentos da FAB, aquele que oferecer o melhor pacote tecnológico e industrial deveria estar em franca vantagem de acordo com o END. Mais cristalino do que isso...

Sem os "necessários" conhecimentos de desenvolvimento de caças de 4a geração, não me parece plausível pular direto a um projeto e produção de um caça de 5a nacional. Há muitas lacunas de know how: aerodinâmica supersônica, tecnologias de redução de assinatura, processos de fabricação avançados (materiais compostos e usinagen), etc, etc (lembram das 10 tecnologias requeridas?).

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Então vamos fazer antes um caça de 3ª geração, antes de fazer um de 4ª geração, ora a função da parceria estratégica e das ToT´s é, exatamente, queimar etapas, o caça de 4ª geração será construído, no máximo, sob-licença, agora DESENVOLVER é para o caça de 5ª geração.

[]´s
-----------------------------------------------------

E as tecnologias que serão repassadas/adquiridas são as relacionadas com um caça de 4a geração e não de 5a (e nem com o de 3a, obsoleta)! Os três são caças de 4a!!! [033]

O X da questão é quem oferece o melhor pacote de conhecimentos para o Brasil desenvolver um caça nacional de 5a geração? Se a decisão final couber ao MRE....temo!

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36582 Mensagem por PRick » Ter Mar 16, 2010 6:19 pm

GDA_Fear escreveu:aham aquele papo de Tots "irrestritas" [003] [003] [003]
Aquele papo é algo fundamental para um caça de 5ª geração feito em parceria. Afinal, para isso os requisitos e as ToT´s da FAB são insuficientes. O MD baseado na END deve ir muito mais longe, pensar coisas que a FAB não precisa.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36583 Mensagem por Wardog » Ter Mar 16, 2010 6:20 pm

A única coisa que vamos queimar é dinheiro.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36584 Mensagem por PRick » Ter Mar 16, 2010 6:25 pm

Santiago escreveu:

E as tecnologias que serão repassadas/adquiridas são as relacionadas com um caça de 4a geração e não de 5a (e nem com o de 3a, obsoleta)! Os três são caças de 4a!!! [033]

O X da questão é quem oferece o melhor pacote de conhecimentos para o Brasil desenvolver um caça nacional de 5a geração? Se a decisão final couber ao MRE....temo!

[]s
Não, as ToT´s repassadas servem para qualquer caça, afinal, um caça de 5ª geração é derivado do conhecimento dos caças de 4ª geração, a função das ToT´s é queimar etapas, quer dizer, vamos desenvolver as ToT´s recebidas. Vamos DESENVOLVER um caça de 5ª geração, quer dizer pegar as ToT´s repassadas e desenvolvê-las, caso seja necessário. Para isso o parceiro terá que ter domínio de todo o processo de DESENVOLVIMENTO de um caça.

Vou repetir, ToT´s nada tem haver com a construção sob-licença e nacionalização de itens.

A questão é quem pode repassar a totalidade da tecnologia necessária, tem necessidade de um caça de 5ª geração, inclusive capacidade financeira e vontade política. É muito simples, basta analisarmos os 03 países fornecedores, e veremo quem pode, quem quer e quem precisa. Leia-se França, o resto não pode ou não quer.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36585 Mensagem por Túlio » Ter Mar 16, 2010 6:33 pm

Mas é muita falta de assunto: "vai ter ToT", "não vai ter ToT", é de terceira, quarta, quinta, não percebem que já discutimos isso aqui trocentas vezes, de todos os modos possíveis e imagináveis?

Vamos esperar a decisão, não adianta ficar requentando assunto antigo só para ter o que postar, o que se arranja com isso é flame e suas consequências...




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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