Implosões, Demolições e etc

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Implosões, Demolições e etc

#1 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 13, 2010 3:41 pm

Pessoal, abro esse tópico para discutir esse assunto que tem me chamado muito a atenção ultimamente.

Todos nós já vimos vídeos de implosões, principalmente fora do Brasil, e desafio alguem a falar que não gosta de ouvir as explosões e ver um gigante caindo. :mrgreen:

Porém, vi duas implosões recentes aqui no Brasil que sinceramente, me deixaram assustado.

A primeira foi de uma ponte na Via Dutra, estrada que liga Rio de Janeiro a São Paulo, onde claramente o processo foi todo feito "nas coxas", e resultou em uma explosão da estrutura, ao invés da implosão segura e controlada. Um risco enorme por que tinha muita gente assistindo, e os destroços voaram longe.

:arrow: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... 06,00.html

Uma tremenda irresponsabilidade.

A segunda implosão que vi foi hoje, aqui no centro do Rio, deu até pra ouvir daqui de Copacabana e se tratava do primeiro presídio do Brasil, construído no império. Penitênciária Frei Caneca.

Desta vez o erro foi o oposto. A contenção dos detritos foi feita corretamente com mantas e tudo parecia ok.
Na implosão, os prédios desceram perfeitamente na vertical, porém, a implosão só destruiu os dois primeiros andares, os dois últimos ficaram relativamente inteiros e vão ter que ser demolidos justamente da forma que a implosão tenta evitar, a marretadas. E dessa vez em uma estrutura completamente instável e irregular.

:arrow: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... ODIDO.html

Ora, eu vejo muitos vídeos e gosto até de um programa que passa na Discovery só sobre implosões...e a coisa parece muito mais profissional e técnica. As coisas dão errado ainda, mas nada absurdo desse jeito.

Gostaria de discutir esse assunto. Coincidência? Falta de preparo? Leis muito rígidas para empresas usarem explosivos de qualidade e dedicados a implosões? Como é esse mercado no Brasil?

Ah, e quem não quiser comentar e só postar vídeos de implosões espetaculares, fique a vontade! :mrgreen:
(As de Las Vegas são lindas)

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Responder