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O A-400 esta ai pra nos provar... era visto como sucesso garantido, e agora esta definhando.Skyway escreveu:Enlil escreveu:O PAK-FA é um protótipo de um programa de defesa PRIORITÁRIO da Rússia. Logo, independente do q aconteça (vide Topol-M/Bulava, Borei class, dentre outros) o programa seguirá em frente pelo simples fato de q a futura Defesa Aérea russa está calcada nesse projeto. Os Su-27SM/Mig-31M serão efetivos no máximo até meados da metade da década de 20.
Enlil, entendo que a prioridade é máxima, mas prioridade não é certeza.
Entenda que, mesmo sendo prioridade, nunca se sabe o dia de amanha. Isso em qualquer projeto de qualquer país.
Veja bem, não estou torcendo para que o Pak não dê certo, antes que alguem confunda tudo e conclua isso. Pelo contrário, achei o projeto espetacular! Mas assim como não discuto as capacidades e nem especulo embates entre F-35 e outra aeronave, não faço o mesmo com o PAK, simplesmente por não achar correto. Acho um erro contar com o "ovo" antes de sair do fiofó da galinha. Penso o mesmo até do KC-390!
Reconheço o potencial enorme do KC, mas até ele voar nas cores da FAB, ainda é um projeto com risco de acabar no dia seguinte. O Pak não é diferente.
A história é cheia de projetos que deram em água, são muitos exemplos para serem ignorados.
É o que penso.
Um abraço.
Enlil escreveu:Entendi seu ponto de vista Skyway só q acho extremamente improvável, pela eventualidade q for q seja, q o programa possa ser cancelado. Aviões de transporte/tanques são necessários mas não são de absoluta prioridade para defender um país. A Europa e o Brasil podem "sobreviver" sem um A400 ou KC390; já a futura e efetiva Defesa Aérea da Rússia depende capitalmente dessa aeronave. Saliento novamente: durante a década de 1990, terrível para Rússia, os programas de ICBMs e SSBNs russos receberam prioridade absoluta pelo simples fato de q dissuasão nuclear do país frente ao EUA/OTAN em expansão para as suas fronteiras precisava ser garantida a qualquer custo. Consolidados esses caríssimos programas chegou a hora das "segundas" e atuais prioridades absolutas: a garantia de q a Força Aérea do país tenha um vetor efetivo q defenda um espaço aéreo de mais de 17 milhões de quilômetros quadrados só de terra. Q substituirá não somente as versões modernizadas do MiG-31 (M) e do Su-27 (SM) (q estarão no fim de suas vidas úteis) mas também o Su-35BM (já a meio caminho). Enfim, mesmo q sozinhos não tenho dúvida q os russos seguirão com o programa. E não é um questão de fé (como diria o cupincha Túlio) mas de uma obviedade em se tratando de Rússia.
http://www.domain-b.com/defence/general ... eView.htmlHigh-powered Russian defence delegation to firm up cooperation
08 February 2010
India and Russia will discuss the development schedule of the Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA) when Russian deputy prime minister, SS Sobyanin, visits India sometime in the middle of the month.
Sukhoi design bureau's PAK FA (Perspektivniy Aviatsionniy Komplex - Frontovoy Aviatsii, or, the Future Front line Aircraft System), project, to give it its Russian designation, is touted as a competitor for the American F-22 Raptor stealth, advanced fighter aircraft programme. Informally, it is also referred to as the 'Raptorski.'
Rich in radar evasion characteristics, the prototype made its maiden flight late last month.
India has a joint development programme for the project where though it will foot development costs on an equal-share basis it will be responsible for the development of 25-30 per cent of the systems, particularly the twin-seat variant asked for by the IAF.
The Russians are developing the single-seat variant.
The FGFA aircraft will act as considerable force-multipliers in the region and will serve to boost the capabilities of a force that is gradually inducting 250-plus Sukhoi-30MKI fighters, currently rated as possibly the best conventional 4th generation fighter in operation with any of the world's air forces.
Unlike the heavy weight Sukhois, India is also set to induct atleast 126 medium category frontline multi-role fighter aircraft over the coming decades under the multi-role medium range combat role aircraft programme (MMRCA).
These too will greatly enhance capabilities of the air force. There are currently six vendors are in the fray for the supply of these aircraft.
The PAK FA/FGFA programme is expected go into mass production in about five years.
Besides the talks on the FGFA programme, the military-technical team accompanying Sobyanin will also hold discussions on the acquisition of additional T-90S tanks, the MiG-29K, which is a naval variant, additional Su-30MKI aircraft and the multi-role transport aircraft project, defence sources said.
Lately, the bilateral defence relationship has made huge progress with the resolution of the vexed issue of re-pricing the Adm Gorshkov project. Russia is now poised to commence deliveries of additional stealth frigates to the Indian Navy.
It is also scheduled to transfer an Akula-II class nuclear-powered submarine to India by the middle of this year.
Sobyanin's visit will be watched with interest in defence circles and will also likely lay the groundwork for premier Vladimir Putin's visit sometime in March or April.
Tá beleza. Mas duas observações: 1) já surgiram tecnologias mais baratas do q um "stealth puro", digamos clássico; tanto q os europeus (Rafale/Eurofighter) e os russos (PAK-FA) não priorizaram tanto o "design". Novas tecnologias (sensores passivos e ativos) surgiram e estão surgindo para questionar a suposta inconteste (atual) superioridade do F-22. Não há dúvida de q ele foi o caça (em uma época de multifuncionais) superlativo dos últimos 20 anos. No entanto, as tecnologias evoluíram muito nesse tempo e diminuíram consideravelmente o gap.Skyway escreveu:Enlil escreveu:Entendi seu ponto de vista Skyway só q acho extremamente improvável, pela eventualidade q for q seja, q o programa possa ser cancelado. Aviões de transporte/tanques são necessários mas não são de absoluta prioridade para defender um país. A Europa e o Brasil podem "sobreviver" sem um A400 ou KC390; já a futura e efetiva Defesa Aérea da Rússia depende capitalmente dessa aeronave. Saliento novamente: durante a década de 1990, terrível para Rússia, os programas de ICBMs e SSBNs russos receberam prioridade absoluta pelo simples fato de q dissuasão nuclear do país frente ao EUA/OTAN em expansão para as suas fronteiras precisava ser garantida a qualquer custo. Consolidados esses caríssimos programas chegou a hora das "segundas" e atuais prioridades absolutas: a garantia de q a Força Aérea do país tenha um vetor efetivo q defenda um espaço aéreo de mais de 17 milhões de quilômetros quadrados só de terra. Q substituirá não somente as versões modernizadas do MiG-31 (M) e do Su-27 (SM) (q estarão no fim de suas vidas úteis) mas também o Su-35BM (já a meio caminho). Enfim, mesmo q sozinhos não tenho dúvida q os russos seguirão com o programa. E não é um questão de fé (como diria o cupincha Túlio) mas de uma obviedade em se tratando de Rússia.
Eu entendi seu ponto de vista Enlil, e também acho improvável, entende?
Não é por que eu tenho um pé atras com todo projeto que eu não ache que ele vai sair. Até escrevi uns postes atras que o PAK era muito pormissor!
Mas veja, dei também os exemplos do que poderia ocorrer para um eventual cancelamento do PAK ou de qualquer aeronave, e não são apenas fatores econômicos. Na verdade eu só citei algum exemplo naquele post, e fator econômico é apenas um deles.
Imagine o surgimento de uma nova tecnologia para caças, muito melhor e muito mais barata que a stealth?
Imagine um surgimento de um novo governo na Rússia, governo contra as forças armadas "à lá" argentina?
São coisas improváveis também, mas você me da a certeza que em 10 anos, que é o tempo do PAK ficar operacional, tudo vai continuar na mesma?
Um abraço!
Ilya Ehrenburg escreveu:Por obséquio, o valor proposto para o PAK-FA (T-50), é superior ou inferior, àquele aventado em prol do Rafale?
http://www.siberianlight.net/sukhoi-pak ... st-flight/Russia has pumped almost $10 billion into research and development for their new stealth plane. In order to recoup all that money, they won’t be able to just reserve it for the Russian military. Yes, the Russian air force will order around 150-200, at a cost of around $100 million apiece
Nunca se sabe Enlil. Se tem uma coisa tão certa quanto a morte, é que o futuro é incerto para todos.Enlil escreveu:Tá beleza. Mas duas observações: 1) já surgiram tecnologias mais baratas do q um "stealth puro", digamos clássico; tanto q os europeus (Rafale/Eurofighter) e os russos (PAK-FA) não priorizaram tanto o "design". Novas tecnologias (sensores passivos e ativos) surgiram e estão surgindo para questionar a suposta inconteste (atual) superioridade do F-22. Não há dúvida de q ele foi o caça (em uma época de multifuncionais) superlativo dos últimos 20 anos. No entanto, as tecnologias evoluíram muito nesse tempo e diminuíram consideravelmente o gap.Skyway escreveu:
Eu entendi seu ponto de vista Enlil, e também acho improvável, entende?
Não é por que eu tenho um pé atras com todo projeto que eu não ache que ele vai sair. Até escrevi uns postes atras que o PAK era muito pormissor!
Mas veja, dei também os exemplos do que poderia ocorrer para um eventual cancelamento do PAK ou de qualquer aeronave, e não são apenas fatores econômicos. Na verdade eu só citei algum exemplo naquele post, e fator econômico é apenas um deles.
Imagine o surgimento de uma nova tecnologia para caças, muito melhor e muito mais barata que a stealth?
Imagine um surgimento de um novo governo na Rússia, governo contra as forças armadas "à lá" argentina?
São coisas improváveis também, mas você me da a certeza que em 10 anos, que é o tempo do PAK ficar operacional, tudo vai continuar na mesma?
Um abraço!
Não surgiram tecnologias, apenas variações voltadas ao mesmo objetivo, de ser Stealth. Veja bem que eu falei novas tecnologias, não variação de tecnologia Stealth.![]()
2) É mais fácil os EUA virarem um país comunista do q surgir um líder na Rússia contra as FAs. [].
Frederico Vitor escreveu:Olha ele lá em Anápolis:
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Mas olha a diferença do produto.P44 escreveu:Ilya Ehrenburg escreveu:Por obséquio, o valor proposto para o PAK-FA (T-50), é superior ou inferior, àquele aventado em prol do Rafale?
parece ser superior
http://www.siberianlight.net/sukhoi-pak ... st-flight/Russia has pumped almost $10 billion into research and development for their new stealth plane. In order to recoup all that money, they won’t be able to just reserve it for the Russian military. Yes, the Russian air force will order around 150-200, at a cost of around $100 million apiece