PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#931 Mensagem por Zepa » Qua Fev 03, 2010 6:59 pm

P44 escreveu:estes grandes técnicos que por aqui polulam, por coincidência grandes amigos dos americanos, deviam procurar emprego na indústria aeronáutica, afinal que grandes perdas para a ciência, alguém que arranje os contactos da sukhoi para que eles expliquem ao imbecis dos engenheiros de lá que eles nem aviões sabem conceber.

Quantos Nobels perdidos por aqui, oh má sorte!
:shock: :shock: :shock: :shock:

[018] [018] [018] [018]

Imagem
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#932 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 03, 2010 7:10 pm

Wolfgang escreveu:A 18 km ou mais de altura, nicho do Raptor, qual o índice de umidade?
Geralmente muito pequeno, as nuvens mais densas já ficaram bem para baixo. A pior situação possível para quem quer se esconder de sensores IIR.

Leandro G. Card

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#933 Mensagem por Enlil » Qua Fev 03, 2010 7:22 pm

Skyway escreveu:Tudo bem que o Pak nunca foi pensado para ser um F-22 russo....mas de onde tiraram que o desenho dele não favorece a furtividade?

A única coisa ali que na minha opinião não favorece, é a entrada de ar que não tem muito espaço para curvas para esconder as lâminas, mas ele pode usar a mesma solução do F-18E/F não? Aquela peça refletora, sei la o nome daquilo.

Alem de tudo, ja repararam como o Pak de lado é fino? Compacto?
http://img197.imageshack.us/img197/2024/pak2.jpg

E mais, o chapeamento dele é muito diferente do que se costuma ver nos caças russos. Ele parece mais sólido, mais bem feito. Uma preocupação muito maior no acabamento. Acho que a geração de aviões russos amassados já era... :lol:
http://img402.imageshack.us/img402/5646/pak1x.jpg

Penso que, por ser um protótipo, muita coisa pode mudar...mas o que já foi apresentado ta muito bem feito, e acho que faz ele ficar entre um F-22 e um F-35.

Não vou comparar o F-22 com ele no sentido de ver quem venceria ou quem é melhor equipado, por que as doutrinas são diferentes, as táticas são diferentes, a maneira de pensar do russo é muito diferente.
Acho insano enveredar por esse caminho.

Um abraço!
Foi tu q fez essa vista do PAK-FA Sky?

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#934 Mensagem por Thor » Qua Fev 03, 2010 8:49 pm

LeandroGCard escreveu:
Wolfgang escreveu:A 18 km ou mais de altura, nicho do Raptor, qual o índice de umidade?
Geralmente muito pequeno, as nuvens mais densas já ficaram bem para baixo. A pior situação possível para quem quer se esconder de sensores IIR.

Leandro G. Card
Não vi o teto operacional do F-22, mas 18km é muito alto para ser o perifl normal de vôo. Normalmente nesses níveis, só aviões de reconhecimento, com grandes asas (U2, SR-71) ou o Mig-25 que era o interceptador para esses alvos.
Acima do FL500 os pilotos devem usar trajes pressurizados, pois se ocorrer uma despressurização é morte certa, devido a pressão o sangue literalmente ferve, sem falar que a manobrabilidade da aeronave reduz bastante.
O problema de umidade em equipamentos eletrônicos embarcados normalmente não se dá em vôo, e sim quando a aeronave está no solo, exposta a várias horas nesse ambiente. Uma vez energizado, a maioria dos componentes possui ar condicionado (seco), ventilação e o próprio aquecimento que minimizam esse problema.
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

#935 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 03, 2010 8:59 pm

Thor, ele quis dizer umidade no sentido de nuvens e etc.
Atrapalharia a detecção de alvos por sistemas IR.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#936 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 03, 2010 9:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Thor, ele quis dizer umidade no sentido de nuvens e etc.
Atrapalharia a detecção de alvos por sistemas IR.
Exato, obrigado por exclarecer.

Leandro G. Card

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#937 Mensagem por Skyway » Qui Fev 04, 2010 1:47 am

Enlil escreveu:
Skyway escreveu:Tudo bem que o Pak nunca foi pensado para ser um F-22 russo....mas de onde tiraram que o desenho dele não favorece a furtividade?

A única coisa ali que na minha opinião não favorece, é a entrada de ar que não tem muito espaço para curvas para esconder as lâminas, mas ele pode usar a mesma solução do F-18E/F não? Aquela peça refletora, sei la o nome daquilo.

Alem de tudo, ja repararam como o Pak de lado é fino? Compacto?
http://img197.imageshack.us/img197/2024/pak2.jpg

E mais, o chapeamento dele é muito diferente do que se costuma ver nos caças russos. Ele parece mais sólido, mais bem feito. Uma preocupação muito maior no acabamento. Acho que a geração de aviões russos amassados já era... :lol:
http://img402.imageshack.us/img402/5646/pak1x.jpg

Penso que, por ser um protótipo, muita coisa pode mudar...mas o que já foi apresentado ta muito bem feito, e acho que faz ele ficar entre um F-22 e um F-35.

Não vou comparar o F-22 com ele no sentido de ver quem venceria ou quem é melhor equipado, por que as doutrinas são diferentes, as táticas são diferentes, a maneira de pensar do russo é muito diferente.
Acho insano enveredar por esse caminho.

Um abraço!
Foi tu q fez essa vista do PAK-FA Sky?
Nop, até ia fazer, mas bateu preguiça de ter que ver milhões de fotos do bicho ainda pouco conhecido pra tentar adivinhar como são alguns detalhes.... :lol:

Peguei no Wiki mesmo. :mrgreen:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 651 vezes

#938 Mensagem por Pablo Maica » Qui Fev 04, 2010 2:22 am

Sky, este problema da reflexão das palhetas da turbina no PAK não foi sanado totalmente com a angulação aplicada na entrada de ar?

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/01/PAK-FA-RCS-analysis-500x498.jpg

Ou mesmo com essa agulação elas ainda estão se fazendo visiveis?

Um abraço e t+ :D

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2985 vezes
Agradeceram: 2679 vezes

#939 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 6:55 am

Carlos Mathias escreveu:Dependendo de quem vê, até Gripen-NG>avião com protótipo pronto, voando e com encomendas.

É uma questão de ponto de vista.

quanta maldade... [082] [022]

*Turn on the news and eat their lies*
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6814 vezes
Agradeceram: 7108 vezes
Contato:

#940 Mensagem por Túlio » Qui Fev 04, 2010 8:09 am

Raptor em FL600? Acho meio que brabo, vai pegar quem lá em cima? E vai ficar tão stealth quanto um A380, creio...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#941 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 04, 2010 8:26 am

18km? Nem tanto, no máximo uns 10km.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#942 Mensagem por Skyway » Qui Fev 04, 2010 9:05 am

Pablo Maica escreveu:Sky, este problema da reflexão das palhetas da turbina no PAK não foi sanado totalmente com a angulação aplicada na entrada de ar?

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/01/PAK-FA-RCS-analysis-500x498.jpg

Ou mesmo com essa agulação elas ainda estão se fazendo visiveis?

Bom, na minha opinião o problema é que motores russos são enoooormes...e ai nessa foto da pra ver perfeitamente que não sobra muito espaço pra fazer alguma curva. Pensando em fluxo de ar, que deve ser um absurdo de gigante tendo em vista a potência desses motores russos, acho que fazer curva num duto de ar tão curto seria uma obra de arte de tããão difícil.

Eu não duvido até que tenha uma singela curva, ou abaulado, mas duvido que as palhetas estejam escondidas.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#943 Mensagem por Pablo Maica » Qui Fev 04, 2010 1:45 pm

Realmente Sky o tamanho das turbinas é um problema, não tem mesmo muito espaço para se esconder as palhetas na totalidade. Vamos ver se os russos deram uma tapeada ou arrumaram uma outra solução para o caso!

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2985 vezes
Agradeceram: 2679 vezes

#944 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 1:59 pm

vcs deviam telefonar para a Sukhoi :mrgreen:

*Turn on the news and eat their lies*
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#945 Mensagem por Pablo Maica » Qui Fev 04, 2010 2:30 pm

Vo da uma olhada pra ve se no site deles tem uma caixinha de mensagem ndaquelas "duvidas frequentes"... :P

Responder