TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29026 Mensagem por PRick » Sex Jan 08, 2010 11:17 am

Santiago escreveu:Perder força não é ter a posição no ranking alterada. As notícias não são contraditórias. Segundo as mais espeificas, o resultado final não se alterou.

Há 6 macro-aspectos levados em conta na avaliação. Não é apenas custo e não é apenas aspectos técnicos. Houve uma melhora nas propostas, a Dassault deve ter melhorado o preço, mas não no nível prometido e a Boeing deve ter melhorado as ToT.

São seis os critérios analisados no processo:


1) técnica (garantias e adequação à necessidade brasileira);
2) operacional (logística, armamento e capacidade de carregamento de armas);
3) transferência de tecnologia (em que níveis);
4) "offset" (contrapartida da empresa vencedora em investimentos tecnológicos);
5) comercial (preços e condições de pagamento);
6) gerenciamento do programa (pelos próximos 30 anos).



Evitemos as simplificações exageradas. A imprensa é leiga, não entende o processo de avaliação. Tende a tese do oito ou oitenta (para eles 250 é o mesmo que 2500. Não há há mínima sensibilidade). Devemos filtrar e dar o desconto.

Se o desempenho do airframe fosse o único critério, muito provavelmente o Su-35 ou o Typhoon seriam os escolhidos.

[]s

Oras, Segundo a FSP. a FAB não alterou o relatório, na verdade, a FSP nem sabe da existência de um segundo relatório.

O que de fato existiu é que a parte final do Relatório, onde existe o critério de valorização, quer dizer onde se atribuiem pesos aos diversos quesitos, foi totalmente refeita, segundo a END, quer dizer ToT primeiro, depois o resto.

O mesmo deixa claro que a FAB relegou a segundo plano o desempenho dos caças, o que é muito estranho para uma Força Aérea, eu diria, péssimo mesmo. Porque isso é atribuir pouca importância ao seu ofício. 8-] 8-]

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29027 Mensagem por Marino » Sex Jan 08, 2010 11:17 am

JB:
Artigo

Autonomia de vôo

Paulo Baía

Coordenador do Núcleo de Sociologia do Poder e Assuntos Estratégicos (IFCS/UFRJ)



Ao promover o vazamento de um relatório reservado da Força Aérea Brasileira sobre a preferência pela aeronave Gripen NG para reestruturar o sistema de defesa aéreo nacional, um grupo de oficiais generais da FAB e alguns ex-ministros de Estado fizeram uma escolha política.

Conhecendo como os oficiais generais de nossas Forças Armadas trabalham, sei que não são ingênuos nem primários em uma questão vital para a defesa nacional.

Nossos oficiais generais pensam estrategicamente e conhecem bem as teorias dos jogos e das escolhas racionais em contextos diferenciados de natureza psicossocial e geopolítica.

Portanto, existem muitos outros relatórios, que não foram vazados, em que cenários prospectivos são elaborados tendo o maior número possível de alternativas para uma tomada de decisão em um jogo de trocas políticas. E sendo trocas, são assimétricas necessariamente. Da mesma forma, toda tomada de decisão é uma escolha política, e a compra de material e equipamentos bélicos para reequipar e promover a reestruturação de nossas forças militares de dissuasão será necessariamente uma decisão de política estratégica para o Estado brasileiro.

Assim já sinalizaram o presidente Lula e o Ministro da Defesa Nelson Jobim, e agora os militares que vazaram um dos relatórios da FAB.

Não existe planejamento estratégico com um único cenário. Ao ler as notícias, somos levados a crer que três alternativas estão postas na mesa do jogo e que as principais variáveis são a transferência de tecnologia, o domínio pleno do processo de produção do conhecimento que engenheirou as aeronaves e seu custo financeiro. Amigos, não é bem assim.

Se o domínio sobre o processo de produção científica e tecnológica é condição sine qua non para a soberania nacional e o menor preço traz sempre vantagens aparentes, quando se está em um jogo assimétrico de trocas materiais e políticas que envolvem a soberania nacional e a defesa do território brasileiro os cenários são necessariamente mais complexos do que o simplório raciocínio contábil de custo baixo e maior benefício de desempenho. A estratégia nacional de defesa em um Estado Democrático de Direito não pode abrir mão de uma visão prospectiva do Brasil em múltiplos cenários geopolíticos e com aceleradas mutações nas dinâmicas psicossociais das relações entre as nações e povos.

Assim, com rapidez e agilidade, o Ministro Nelson Jobim, os três Comandantes Militares e os parlamentares da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, liderada pelos Deputados Raul Jungmann, Aldo Rabelo, Ibsen Pinheiro, entre tantos outros, articularam-se de forma eficiente e eficaz para que a questão da defesa nacional não ficasse exclusivamente na cabeça de uns poucos sábios e/ou técnicos especializados. O presidente Lula entendeu bem e desempenhou magistralmente o seu papel de Chefe de Estado e Chefe de Governo. A defesa nacional é o eixo para a soberania da nação brasileira, e soberania não se tem sendo dependente ou por escolhas políticas subordinadas à hipocrisia do discurso tecnicista neutro. Pois toda vez que se fala em escolhas exclusivamente técnicas está se fazendo uma escolha política; e escolhas implicam necessariamente em ganhadores e perdedores.

Não é a toa que os agentes políticos e empresariais dos Estados Unidos da América, da França e da Suécia estão em campo jogando estrategicamente com os aliados internos de seus interesses legítimos no seio da sociedade brasileira.

Trata-se portanto de saber o que está em jogo, quais as trocas políticas que estão sendo pensadas, e não apenas de uma análise da aerodinâmica, dos motores de propulsão, da autonomia de vôo e do poder de fogo das aeronaves em disputa. O que se está disputando é o papel que o Estado brasileiro vai desempenhar do tempo presente para o futuro, como potência regional e uma das principais nações emergentes no contexto mundializado dos dias de hoje.

O Brasil, pelo ponto de vista político e estratégico, situa-se entre os quinze Estados-Nações de ponta no cenário geopolítico e psicossocial contemporâneo. Basta uma pequena análise do que vem ocorrendo nas reuniões do G-8 e G-20, assim como na recente conferência mundial sobre mudanças climáticas, em que os Estados Unidos e a França buscaram, cada um a seu modo, aliançar-se com o Estado brasileiro.

A França vem há alguns anos, e de forma mais enfática de 2008 para cá, apresentando-se como uma aliada de um Estado brasileiro soberano e independente. Os acordos bilaterais assinados pelos presidentes Lula e Sarkozy sobre biodiversidade na Amazônia e outras trocas materiais e políticas são indícios significativos.

Entretanto, os EUA não têm ficado atrás. Embora de forma mais acanhada e sempre com uma visão centralizada em seus próprios interesses, também acenam com parcerias estratégicas que respeitam a autonomia e a independência do Estado-Nação brasileiro, sobretudo incentivando o Brasil a ser uma potência regional no Hemisfério Sul.

É importante ressaltar que no campo da defesa nacional este é um dos momentos mais ricos desde o dia em que o ex-presidente Ernesto Geisel rompeu unilateralmente o acordo militar do Brasil com os EUA, em um ato de nacionalismo radical para a época. Assim, aparentemente, no complexo jogo estratégico da defesa nacional a França vem oferecendo um conjunto muito amplo de variáveis estratégicas pelo ponto de vista geopolítico e psicossocial para o Estado brasileiro.

Como analista, estou com uma relativa tranquilidade, pois a estratégia nacional de defesa foi encorpada por uma densidade democrática e os cenários para a tomada de decisão política do presidente Lula são bastante ricos e diversificados. A escolha não será de natureza contábil e técnica; será sim uma escolha técnico-política centrada em um pensamento estratégico de autonomia, independência e soberania da Nação brasileira.

Nossos governantes atuais, depois do presidente Geisel, são responsáveis o suficiente para não subordinar o Brasil militarmente a uma outra potência estrangeira, como infelizmente governos recentes fizeram. Não é a toa que o presidente Lula, fazendo as devidas ressalvas quanto ao caráter autoritário e ditatorial do governo Geisel, fez elogios públicos à maneira como este, de forma patriótica, estruturou as bases e a infra-estrutura do Brasil do tempo presente. Termino afirmando que, conhecendo as notícias vazadas e em muitas conversas, tendo a perceber a França como uma parceira estratégica preferencial.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29028 Mensagem por P44 » Sex Jan 08, 2010 11:18 am

o clube de fãs da cantanhede está aí em força




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29029 Mensagem por suntsé » Sex Jan 08, 2010 11:18 am

sergiobraz escreveu:MUITO FÁCIL sair de mais esta bananada do Lula

Anuncia a vitória dos dois, Gripen e Rafale.
Compra 36 Rafales e 36 Gripens.

Desde que o trem descambou, eu defendo a tese de possuir Rafales como primeira linha
e os Gripens em maior número. Duas aeronaves diferentes não é nenhum tipo de bicho
de 7 cabeças, afinal de contas praticamente todas a potencias operam mais de um tipo
de caça.

Eu também sou simpatizante desta ideia.

Só 36 caças não são suficientes para um país que tem pretensão de ser um dos principais player internacional....os paíes de forte poderio militar que possuem experiencia bem sucedida de liderança em ambito internacional possuem caças as centenas...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29030 Mensagem por U-27 » Sex Jan 08, 2010 11:19 am

36 caças é para peru, argentina,colombia

para brasil uns 300 seria um numero ideal




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29031 Mensagem por P44 » Sex Jan 08, 2010 11:19 am

O mesmo deixa claro que a FAB relegou a segundo plano o desempenho dos caças, o que é muito estranho para uma Força Aérea, eu diria, péssimo mesmo. Porque isso é atribuir pouca importância ao seu ofício. 8-] 8-]
8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29032 Mensagem por Marino » Sex Jan 08, 2010 11:20 am

Nacional

Novo caça terá de ser o modelo padrão da frota

Roberto Godoy



O programa FX-2 pretende dar à aviação brasileira uma máquina padrão de guerra aérea, capaz de substituir toda a frota atual, composta por três diferentes tipos de jatos de combate - os interceptadores, os táticos e os de bombardeio de precisão. O primeiro lote, de 36 unidades, será seguido de outros até um total estimado em 120 aeronaves. Dependendo da pressão estratégica que possa haver no futuro, a encomenda será ainda maior.

Fosse essa única referência e o favorito da FAB seria o americano F-18 E/F Super Hornet, robusto, provado em 20 anos de combate, com carga eletrônica avançada e, por meio de duas versões, adaptado a diversos tipos de utilização a partir de bases em terra ou de porta-aviões. O problema é a transferência de conhecimento, um dos fundamentos da FX-2, que aparece sempre com qualificações limitadoras.

Na última nota do fabricante, a Boeing Company, a oferta referente é definida como "programa robusto de transferência que contém oportunidades de codesenvolvimento para a indústria brasileira na evolução do programa".

Não é bem isso o que deseja o Ministério da Defesa, empenhado em obter informação sensível de interesse do complexo aeroespacial formado em redor da Embraer. Nesse caso, quem se aproxima do objetivo pretendido é o consórcio francês Rafale International, que considera "irrestrita" a sua proposta de passagem de tecnologia. O avião é moderno, tem um novo radar notável, entrou em ação no Afeganistão e incorpora recursos digitais que permitem, por exemplo, a reconfiguração da missão durante o voo. De quebra, foi concebido para operar também em navios aeródromos. As virtudes do Gripen NG, sueco, soam como música em determinados setores da Aeronáutica: poder de fogo, custos baixos, possibilidade de participação direta no desenvolvimento final do projeto, produção local.

A combinação desse mosaico é a componente política da escolha por razões de interesse do Estado.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29033 Mensagem por PRick » Sex Jan 08, 2010 11:20 am

prp escreveu:Jobim fará relatório próprio sobre caças para levar a Lula

Ministro da Defesa poderá rever critérios que levaram FAB a escolher avião sueco - Jobim deve dar mais peso a pontos de interesse do Planalto, que prefere o caça francês, para alterar documento da aeronáutica

ELIANE CANTANHÊDE

:lol: :lol: :lol: Esse pessoal não aprende, depois de não haver alteração do Relatório, aparece isso. O NJ não fará relatório nenhum, deve sim, emitir um parecer sobre o Relatório da FAB, quer dizer, explicando e simplificando a parte final do mesmo. Ninguém vai ler milhares de página de nada. Mas um resumo da conclusão do relatório da FAB.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29034 Mensagem por PRick » Sex Jan 08, 2010 11:24 am

suntsé escreveu:
sergiobraz escreveu:MUITO FÁCIL sair de mais esta bananada do Lula

Anuncia a vitória dos dois, Gripen e Rafale.
Compra 36 Rafales e 36 Gripens.

Desde que o trem descambou, eu defendo a tese de possuir Rafales como primeira linha
e os Gripens em maior número. Duas aeronaves diferentes não é nenhum tipo de bicho
de 7 cabeças, afinal de contas praticamente todas a potencias operam mais de um tipo
de caça.

Eu também sou simpatizante desta ideia.

Só 36 caças não são suficientes para um país que tem pretensão de ser um dos principais player internacional....os paíes de forte poderio militar que possuem experiencia bem sucedida de liderança em ambito internacional possuem caças as centenas...
Acho que vocês ainda não entenderam, o escolhido é o Rafale, isso em 07 DE SETEMBRO de 2009, não existe outra escolha, ela já foi feita. O que estamos vendo agora é só movimentos para acomodação da escolha já feita e as negociações.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29035 Mensagem por Bourne » Sex Jan 08, 2010 11:25 am

suntsé escreveu:
sergiobraz escreveu:MUITO FÁCIL sair de mais esta bananada do Lula

Anuncia a vitória dos dois, Gripen e Rafale.
Compra 36 Rafales e 36 Gripens.

Desde que o trem descambou, eu defendo a tese de possuir Rafales como primeira linha
e os Gripens em maior número. Duas aeronaves diferentes não é nenhum tipo de bicho
de 7 cabeças, afinal de contas praticamente todas a potencias operam mais de um tipo
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Eu também...

Porém montar a linha de frente com Rafales é doideira, pois em 2020 os caças de quinta geração entram em operação e já era. Portanto, se é para adquirir um caça que vai ficar conceitualmente defesado logo, que se compre o mais barato e que possa ser adquirido em quantidade suficientes para completar um caça de quinta geração que entrará em operação e ainda permanece indefinido.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29036 Mensagem por Marino » Sex Jan 08, 2010 11:27 am

SEGURANÇA

Saab quer decisão técnica do Brasil sobre caças

Empresa sueca foi escolhida pela Aeronáutica, mas pode perder concorrência para a francesa Dassault por decisão política

Nivaldo Souza



A fabricante sueca de aviões militares Saab ficou animada com a confirmação feita ontem pelo Comando da Aeronáutica de que o caça GripenNGda companhia é o mais adequado para vencer a concorrência do programa FX-2. A confirmação ocorreu após o vazamento de relatório elaborado pela Aeronáutica sobre o projeto de renovação da frota das Forças Armadas com 36 novas aeronaves de combate. “Para nós, éuma boa notícia. Mas não é uma surpresa, porque oferecemos ao governo brasileiro uma parceria de longo prazo”, afirmou ao Brasil Econômico o diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Janér.

O executivo espera que a decisão do governo brasileiro confirme a preferência técnica do comando militar. O relatório será apreciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá decidir a disputa nas próximas semanas. “Resta saber a confirmação final”, confia Janér.

A compra do Gripen, contudo, esbarra no lobby francês para que Lula opte pelo Rafale, da Dassault Aviation. O mandatário já demonstrou estar inclinado ao modelo, de olho no apoio que o presidente da França Nicolas Sarkozy tem dado ao pleito brasileiro de assumir maior importância em fóruns mundiais de decisão. A posição foi reforçada ontem pelo conselheiro diplomático do governo francês Jean David Levitte, que reiterou o interesse do país ao ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, durante o seminário “Novo Mundo, Novo Capitalismo”, em Paris.

“A compra militar de um produto de primeira linha como caças é, antes de tudo,uma decisão geopolítica. O Brasil está alinhado coma França e, nesse sentido, o avião francês está na frente”, avalia Marcos José Barbieri Ferreira, economista especializado em aeronaves de combate do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Universidade de Campinas (Unicamp).



“A compra militar de um produto de primeira linha como os caças é, antes de tudo, uma decisão geopolítica. O Brasil está alinhado com a França e, nesse sentido, o avião francês está na frente

Marcos José Barbieri Ferreira,

especialista do Neit-Unicamp





Tecnologia sueco-brasileira

Caso a Saab vença a disputa, Bengt Janér garante que 40% dos equipamentos de bordo do Gripen serão desenvolvidos por empresas brasileiras. O mesmo vale para 80% da fuselagem, que pode ser desenvolvida na Suécia e fabricada por aqui. “Propusemos essa parceria à Embraer e a outras indústrias do setor. Temos muita confiança de que nossa proposta é mais coerente com a intenção do governo de dar um salto na indústria aeroespacial brasileira”, sugere.

O diretor rebate a crítica de que a empresa estaria vendendo uma aeronave que ainda não saiu do papel. Segundo ele, existem 230 caças nas versões C e D do Gripen no acervo militar de cinco países. “Queremos ir para uma nova geração da aeronave e estamos propondo ao Brasil fazer uma parceria para o desenvolvimento conjunto de tecnologia.”

Para o especialista do Neit- Unicamp, o Gripen é o modelo que mais permite um avanço tecnológico significativo da indústria aeroespacial brasileira, como na fabricação de trem de pouso. “A indústria pode ser mais beneficiada. Ela vai poder desenvolver algo novo. Se o Brasil escolher o modelo da Boeing ou o da Dassault, ele só irá reproduzir o que essas empresas produzem nos Estados Unidos e na França. Ou seja, uma cópia”, compara Ferreira.

A cooperação tecnológica foi colocada com o principal ponto do programa FX-2, do qual também participa o F-18 Super Hornet da americana Boeing. Procurados pelo Brasil Econômico, os executivos da empresa não se manifestaram. Em nota, a companhia afirmou apenas que o “governo dos Estados Unidos e a Boeing esperam que a decisão final seja tomada com base nas propostas técnicas e estratégias prioritárias do governo brasileiro”.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29037 Mensagem por Marino » Sex Jan 08, 2010 11:29 am

Algumas bobagens, mas...
============================
Política

POLÊMICA

Pronto para a batalha

Janey Costa*



A discussão sobre o projeto FX2 e o reaparelhamento de nossas Forças Armadas ganharam fôlego nos últimos dias. No centro das atenções, os três aviões que lutam pela preferência do governo brasileiro que declara que a decisão final será política. O acorde envolve múltiplos interesses de todas as partes e questões de extrema relevância para o futuro do Brasil. A Aeronáutica manifestou sua preferência pelo Grippen, da fábrica sueca Saab, mais barato e com menores custos de manutenção, e pelo F-18 Super Hornet, da americana Boeing, que, apesar de caro, tem eficácia conhecida em inúmeras frentes de batalha. O relatório técnico dos militares brasileiros aponta o caça francês Rafale como demasiadamente caro. As relações da FAB com a francesa Dassault, fabricante do Rafale que ainda guardam um certo ranço por conta dos vários problemas técnicos e de manutenção com os velhos Mirage podem ter influenciado a preferência dos militares pelo concorrente sueco, mas o governo tem seus olhos voltados não só para os céus, mas para uma série de outras questões de interesse nacional.

Uma parceria mais ampla que envolva um bom aporte de tecnologia e atenda às necessidades do país em várias frentes é o que está na mira do presidente Lula. Sob esse ponto de vista, o acordo com a França pode representar mais vantagens para o Brasil que as propostas dos concorrentes. Na roda, a tecnologia para o desenvolvimento do casco de um submarino baseado no Scopène francês cuja trancrissão pode viabilizar a antiga ambição do submarino nuclear brasileiro. O casco hidrodinâmico do Scopène é projetado para oferecer alto desempenho tanto em velocidade como em manobras e de tamanho ideal para abrigar o reator nuclear já em desenvolvimento pela Marinha. O local para a construção do submarino já está sinalizado: será na baia de Sepetiba no Rio de Janeiro e acredita-se que em 2013 o submarino nuclear brasileiro já esteja em operação ampliando o alcance e a eficiência da nossa força naval no patrulhamento e proteção de nossas água territoriais. A parceria com os francese não para por aí, ainda entran no pacote a construção de seis fragatas classe Fremm, projeto de um consórcio franco-italiano, nos estaleiros do Arsenal de Marinha, no Rio e a modernização e restauração do porta-aviões São Paulo. Outra parceria importante com a empresa Eurocopter do grupo franco-alemão EADS, trouxe para o Brasil US$ 400 milhões em investimentos etecnologia de ponta para a instalação de uma planta industrial para a produção de helicópteros EC 725 Cougar pela brasileira Helibrás em Itajubá.

O Brasil tem conquistado cada vez mais visibilidade e credibilidade no cenário internacional, despertando o interesse de vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, fato que vem sendo explorado com inteligência pelo nosso governo. Aproveitando a boa fase, o governo Lula se mostra muito hábil em costurar alianças pelo mundo afora, da Alemanha chegam os blindados Leopard, da África do Sul a parceria para o desenvolvimento do míssil de médio alcance A-Darter que pode equipar os novos caças, com os hermanos argentinos a criação de um consórcio binacional para o enriquecimento de urânio e muito mais. Além dos milhões de dólares em investimentos por aqui o governo consegue trazer a tecnologia que faltava para devolver ao Brasil uma posição de destaque na cena mundial.

* Outras fontes: Le Monde Diplomatique




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29038 Mensagem por prp » Sex Jan 08, 2010 11:33 am

Relatório da FAB sobre caças ameaça convivência do presidente Lula com os militares – publica jornal francês

Um dos principais jornais franceses afirma hoje que o vazamento de um relatório da FAB recomendando a compra de caças suecos “ameaça criar um atrito entre o presidente Lula e os militares”. "Braço de ferro entre Lula e os militares", diz o diário Les Echos na capa de sua edição, observando que há "um aumento na tensão entre Luiz Inácio Lula da Silva e seu Exército". Em setembro, durante uma visita do presidente da França a Brasília, Lula havia manifestado a sua preferência pelos caças franceses Rafale, fabricados pela Dassault. Mas uma reportagem publicada ontem pela “Folha de São Paulo” afirmava que um relatório da Aeronáutica enviado ao Ministério da Defesa apontava o caça Grippen NG, da empresa sueca Saab, como a melhor opção entre três concorrentes para a renovação da frota brasileira. O conteúdo da reportagem não foi confirmado oficialmente, apesar de a Aeronáutica ter confirmado que o relatório sobre a análise dos concorrentes já foi concluído.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29039 Mensagem por PRick » Sex Jan 08, 2010 11:34 am

helio escreveu:Continuo insistindo:

Texto do relatório da FAB entregue a NJ:
O Rafale ficou em ultimo lugar....

Texto do relatório entregue pelo NJ ao presidente Lula:
o maravilhoso Rafale obteve um belissimo terceiro lugar na contenda....

Hélio

Não Hélio, está tudo muito claro, a armação de um Grupo Fabiano tentando passar uma atitude política como técnica, foi desmascarada e acabou por atingir a credibilidade da Força, como órgão técnico. Como falei antes, um Relatório técnico que coloca o Gripen NG em primeiro lugar, não é técnico, deu para entender? Não preciso de nenhum engenheiro para fazer sistema de valoração. Por sinal, o NJ é muito mais capaz de fazer isso que qualquer engenheiro ou Brigadeiro da FAB.

Tentou-se dar peso artificial ao preço, para que o Gripen NG tivesse uma boa colocação, só que isso é uma manobra tão simplória que fez a manobra política ruir.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29040 Mensagem por PRick » Sex Jan 08, 2010 11:36 am

prp escreveu:Relatório da FAB sobre caças ameaça convivência do presidente Lula com os militares – publica jornal francês

Um dos principais jornais franceses afirma hoje que o vazamento de um relatório da FAB recomendando a compra de caças suecos “ameaça criar um atrito entre o presidente Lula e os militares”. "Braço de ferro entre Lula e os militares", diz o diário Les Echos na capa de sua edição, observando que há "um aumento na tensão entre Luiz Inácio Lula da Silva e seu Exército". Em setembro, durante uma visita do presidente da França a Brasília, Lula havia manifestado a sua preferência pelos caças franceses Rafale, fabricados pela Dassault. Mas uma reportagem publicada ontem pela “Folha de São Paulo” afirmava que um relatório da Aeronáutica enviado ao Ministério da Defesa apontava o caça Grippen NG, da empresa sueca Saab, como a melhor opção entre três concorrentes para a renovação da frota brasileira. O conteúdo da reportagem não foi confirmado oficialmente, apesar de a Aeronáutica ter confirmado que o relatório sobre a análise dos concorrentes já foi concluído.
O Jornal Les Echos é rei em rebatimento de notícias, pena que não tem gente qualificada por aqui, ficam lendo a Catenhede e no final escrevem esses coisas. 8-] 8-]

[]´s




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