TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29011 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 08, 2010 10:43 am

Santiago escreveu:Parlamentares: governo deveria repensar preferência por caça francês


Luciana Abade

BRASÍLIA - O relatório técnico do comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, de renovação da Força Aérea Brasileira (FAB), que apontou o Gripen N/G, da empresa sueca Saab, como melhor caça a ser adquirido pelo Brasil, segundo o jornal Folha de S. Paulo, já movimenta o Congresso Nacional. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) afirmou que chamará o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), para fazer uma visita ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante o recesso parlamentar, para que o ministro possa explicar quais os critérios que vão nortear a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em setembro do ano passado, Lula já havia sinalizado o interesse de fechar negócio com a empresa francesa Dassault, fabricante do Rafale. O anúncio do presidente foi feito durante a visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil.

– Agora estamos com dúvidas – afirmou Casagrande, autor do requerimento de convocação de Jobim ao Senado no ano passado. – As dúvidas aumentaram porque o relatório vem contra o que o ministro (Jobim) e o presidente Lula haviam sinalizado.

Na opinião do senador, o governo deve avaliar com atenção o relatório da FAB porque a compra dos caças pesará no Orçamento:

– Não sabemos qual o comprometimento que Lula teve com Sarkozy, mas ele deve ter ressaltado que a decisão dependeria também da avaliação técnica.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania, deputado Wilson Picler (PDT-PR), o relatório de 30 mil páginas da Aeronáutica é a chance de o presidente Lula reparar “a atitude equivocada” que teve ao anunciar antecipadamente que fecharia a compra com a França.

– Com o relatório nas mãos, o presidente pode mudar de ideia – acredita Picler. – Ele não é obrigado a fechar com a França porque anunciou antes. Somos soberanos e a decisão deve ser pautada pela legítima defesa da soberania brasileira.

O deputado é autor de uma abaixo-assinado que defende a priorização da análise técnica da Aeronáutica sobre os aspectos políticos na escolha dos caças militares. O documento foi entregue aos presidentes da Câmara, Michel Temer (PSDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP), para que os dois possam defendê-lo no Conselho de Segurança Nacional.

A ideia de coletar as assinaturas surgiu depois de uma audiência pública realizada na Câmara para debater a aquisição dos caças.

– Nos bastidores do debate percebi que já havia uma divergência entre a decisão do Lula pelo Rafale e a análise do comando da Aernáutica. O Lula não precisa da aprovação do Parlamento, mas é preciso considerar a vantagem que o caça sueco tem na questão de transferência de tecnologia.

Em nota, a Aeronáutica afirmou terça-feira que apesar do relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes estar concluído, o mesmo não havia sido enviado Ministério da Defesa. A nota ressalta que o relatório “permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial e transferência de tecnologia”. Até o fechamento desta edição, o Ministério da Defesa não havia se manifestado sobre o assunto.

Integração de sistemas é vantagem para suecos

A competição entre os três modelos de caça expõe uma divisão de conceitos clara. Enquanto os americanos da Boeing e os franceses da Dassault trabalham com uma visão de transferência de tecnologia limitada dentro de políticas estratégicas, os suecos da Saab usam um modelo aberto. Em termos técnicos, isso significa que os dois primeiros exercem todo o controle sobre os softwares dos jatos – o cerne da licitação – enquanto os nórdicos balizam a expertise na integração de subsistemas já existentes. Parece complicado, mas seria como ir a um supermercado comprar itens de diferentes fornecedores e depois criar e montar o modelo por conta própria. As peças estão à venda, mas o modo de construção é exclusivo.

– A nossa diferença, principalmente em relação ao Rafale, está no fato de termos uma estratégia horizontalizada de produção do Gripen N/G. Os franceses, por questões de estratégia, têm uma forma mais verticalizada, o que não só reduz a quantidade de fornecedores como encarece o resultado final – compara o diretor-geral da Gripen International no Brasil, Bengt Janér.

No caso do caça sueco, a participação brasileira no projeto será bastante abrangente.

A Embraer será responsável pelo desenvolvimento de 40% dessa tecnologia de integração dos subsistemas e dividirá o marketing de vendas em licitações de todo o mundo conosco. Além disso, o Brasil irá com a Gripen ao mercado mundial como fabricante, já que 80% da aeroestrutura da aeronave serão projetados e fabricados aqui. Isso significa que um caça para a força aérea sueca terá essa parte feita em uma fábrica brasileira – acrescenta o diretor da Gripen, avaliando um potencial de vendas de 250 unidades de jatos monomotores para os próximos 15 anos. A empresa encarregada fica em São José dos Campos.

Turbinas

Bengt Janér disse não ter informações sobre o relatório da FAB, mas rebateu um dos pontos mais comentados – e criticados pelos concorrentes – no projeto do caça sueco. O jato possui uma turbina só, quando o F-18 SuperHornet e o Rafale possuem duas. Para os rivais, uma desvantagem tática na hora de serem rapidamente acionados.

Segundo o diretor, o Gripen N/G obteve um resultado importante em testes ao passar a barreira do som e chegar à velocidade de 1,2 Mach sem a necessidade de sobrequeima (afterburner), recurso que multiplica a potência tanto quanto o consumo do avião. Em situações de acionamento emergencial, e para o tipo de missão de interceptação para o qual a FAB emprega as aeronaves do esquadrão de Anápolis, tal resultado representaria uma considerável economia de custos. O jato que participou da prova estava configurado na versão ar-ar, que deve ser a mais utilizada.

– Hoje em dia, as principais ameaças que demandam investimentos em defesa aérea são assimétricas. São missões que exigem muito tempo de voo e para isso ter um custo operacional baixo é um fator vital – completa Janér. O Gripen N/G é oferecido a R$ 120 milhões a unidade, contra R$ 172 milhões do SuperHornet e R$ 240 milhões do Rafale, que teria ficado em último lugar na avaliação técnica conduzida pela Aeronáutica.

Isso é blá, blá, blá.

A única vantagem que o Gripen NG pode ter sobre os demais é preço e isso está claro até na notinha da FSP. Se o GF quer bancar coisa melhor, tem mais é que fazer.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29012 Mensagem por Penguin » Sex Jan 08, 2010 10:53 am

Perder força não é ter a posição no ranking alterada. As notícias não são contraditórias. Segundo as mais espeificas, o resultado final não se alterou.

Há 6 macro-aspectos levados em conta na avaliação. Não é apenas custo e não é apenas aspectos técnicos. Houve uma melhora nas propostas, a Dassault deve ter melhorado o preço, mas não no nível prometido e a Boeing deve ter melhorado as ToT.

São seis os critérios analisados no processo:


1) técnica (garantias e adequação à necessidade brasileira);
2) operacional (logística, armamento e capacidade de carregamento de armas);
3) transferência de tecnologia (em que níveis);
4) "offset" (contrapartida da empresa vencedora em investimentos tecnológicos);
5) comercial (preços e condições de pagamento);
6) gerenciamento do programa (pelos próximos 30 anos).



Evitemos as simplificações exageradas. A imprensa é leiga, não entende o processo de avaliação. Tende a tese do oito ou oitenta (para eles 250 é o mesmo que 2500. Não há há mínima sensibilidade). Devemos filtrar e dar o desconto.

Se o desempenho do airframe fosse o único critério, muito provavelmente o Su-35 ou o Typhoon seriam os escolhidos.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29013 Mensagem por Cunha » Sex Jan 08, 2010 11:01 am

Vantagem para EUA e França

Novo relatório da aeronáutica para aquisição de 36 aeronaves teria indicado superioridade militar dos modelos americano e francês sobre o sueco

Jornal do Comércio, via Hangar do Vinna




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8658
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29014 Mensagem por prp » Sex Jan 08, 2010 11:03 am

Divino Alves escreveu:
P44 escreveu:thchiiiiiiiiiiii a cantanhede ataca de novo :shock:

prevejo 2000 páginas até ao fim do dia :twisted: :twisted: :twisted:
E sempre muito bem:

Eliane Cantanhêde

O que é "estratégico"?


A aliança estratégica Brasil-França foi um passo importante do governo Lula. Os dois países não são alinhados a nenhum eixo de poder e reagem a um "mundo unipolar" que gire em torno de uma potência: os Estados Unidos.

O Brasil reforça a posição da França entre os países ricos do sobrevivente G8, e a França ajuda a alavancar o Brasil como líder emergente. Que sejam felizes para sempre, ou seja eterno enquanto dure.

A questão que se coloca é se a aliança é suficiente para justificar a a opção pelo caça Rafale, da francesa Dassault -que é classificado como "Mercedes" ou "Ferrari" e custa o dobro do avião sueco, o Gripen NG, e muito mais do que o norte-americano, o F-18 da Boeing, considerado o melhor do mundo.

A aliança Brasil-França já se materializa nas áreas mais diversas -em comércio, programas, cooperação, troca de técnicos- e tem o seu ponto de apoio mais concreto ($$$) justamente na área militar: um pacote de R$ 22,5 bilhões em helicópteros, submarinos convencionais e construção de submarino de propulsão nuclear para as Forças Armadas brasileiras. É pouco?

O governo, hoje, parece dividido entre os que defendem acatar o relatório técnico da FAB e os que querem a compra dos Rafale a qualquer custo (literalmente...). Ou entre os pragmáticos, que olham os caças nos céus com os pés no chão, e os "francófilos" (para não dizer antiamericanos), que veem exclusivamente a questão política.

A palavra final é de Lula, que deve pensar menos em conveniências de momento e mais nas questões práticas, técnicas, financeiras e efetivamente estratégicas.

Afinal, o que significa "estratégica(o)"? A aliança dos governos Lula e Sarkozy ou um pacote aeronáutico entre dois Estados que terá reflexo industrial e tecnológico nos próximos 30 anos?
Eliane fica falando essas besteiras por ai, depois aparece nunha vala e não sabe o porquê.

Melhor do mundo. afh.




sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 4:17 pm
Localização: brasília
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29015 Mensagem por sergiobraz » Sex Jan 08, 2010 11:04 am

MUITO FÁCIL sair de mais esta bananada do Lula

Anuncia a vitória dos dois, Gripen e Rafale.
Compra 36 Rafales e 36 Gripens.

Desde que o trem descambou, eu defendo a tese de possuir Rafales como primeira linha
e os Gripens em maior número. Duas aeronaves diferentes não é nenhum tipo de bicho
de 7 cabeças, afinal de contas praticamente todas a potencias operam mais de um tipo
de caça.




Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29016 Mensagem por U-27 » Sex Jan 08, 2010 11:05 am

claro que é melhor só ele abateu ovnis em combate




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54819
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2317 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29017 Mensagem por P44 » Sex Jan 08, 2010 11:06 am

prp escreveu:
Divino Alves escreveu: E sempre muito bem:

Eliane Cantanhêde

O que é "estratégico"?


A aliança estratégica Brasil-França foi um passo importante do governo Lula. Os dois países não são alinhados a nenhum eixo de poder e reagem a um "mundo unipolar" que gire em torno de uma potência: os Estados Unidos.

O Brasil reforça a posição da França entre os países ricos do sobrevivente G8, e a França ajuda a alavancar o Brasil como líder emergente. Que sejam felizes para sempre, ou seja eterno enquanto dure.

A questão que se coloca é se a aliança é suficiente para justificar a a opção pelo caça Rafale, da francesa Dassault -que é classificado como "Mercedes" ou "Ferrari" e custa o dobro do avião sueco, o Gripen NG, e muito mais do que o norte-americano, o F-18 da Boeing, considerado o melhor do mundo.

A aliança Brasil-França já se materializa nas áreas mais diversas -em comércio, programas, cooperação, troca de técnicos- e tem o seu ponto de apoio mais concreto ($$$) justamente na área militar: um pacote de R$ 22,5 bilhões em helicópteros, submarinos convencionais e construção de submarino de propulsão nuclear para as Forças Armadas brasileiras. É pouco?

O governo, hoje, parece dividido entre os que defendem acatar o relatório técnico da FAB e os que querem a compra dos Rafale a qualquer custo (literalmente...). Ou entre os pragmáticos, que olham os caças nos céus com os pés no chão, e os "francófilos" (para não dizer antiamericanos), que veem exclusivamente a questão política.

A palavra final é de Lula, que deve pensar menos em conveniências de momento e mais nas questões práticas, técnicas, financeiras e efetivamente estratégicas.

Afinal, o que significa "estratégica(o)"? A aliança dos governos Lula e Sarkozy ou um pacote aeronáutico entre dois Estados que terá reflexo industrial e tecnológico nos próximos 30 anos?
Eliane fica falando essas besteiras por ai, depois aparece nunha vala e não sabe o porquê.

Melhor do mundo. afh.

Vê.se logo que a criatura é muito ISENTA!!!!!!




Triste sina ter nascido português 👎
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29018 Mensagem por helio » Sex Jan 08, 2010 11:06 am

prp escreveu:
Divino Alves escreveu: E sempre muito bem:

Eliane Cantanhêde

O que é "estratégico"?


A aliança estratégica Brasil-França foi um passo importante do governo Lula. Os dois países não são alinhados a nenhum eixo de poder e reagem a um "mundo unipolar" que gire em torno de uma potência: os Estados Unidos.

O Brasil reforça a posição da França entre os países ricos do sobrevivente G8, e a França ajuda a alavancar o Brasil como líder emergente. Que sejam felizes para sempre, ou seja eterno enquanto dure.

A questão que se coloca é se a aliança é suficiente para justificar a a opção pelo caça Rafale, da francesa Dassault -que é classificado como "Mercedes" ou "Ferrari" e custa o dobro do avião sueco, o Gripen NG, e muito mais do que o norte-americano, o F-18 da Boeing, considerado o melhor do mundo.

A aliança Brasil-França já se materializa nas áreas mais diversas -em comércio, programas, cooperação, troca de técnicos- e tem o seu ponto de apoio mais concreto ($$$) justamente na área militar: um pacote de R$ 22,5 bilhões em helicópteros, submarinos convencionais e construção de submarino de propulsão nuclear para as Forças Armadas brasileiras. É pouco?

O governo, hoje, parece dividido entre os que defendem acatar o relatório técnico da FAB e os que querem a compra dos Rafale a qualquer custo (literalmente...). Ou entre os pragmáticos, que olham os caças nos céus com os pés no chão, e os "francófilos" (para não dizer antiamericanos), que veem exclusivamente a questão política.

A palavra final é de Lula, que deve pensar menos em conveniências de momento e mais nas questões práticas, técnicas, financeiras e efetivamente estratégicas.

Afinal, o que significa "estratégica(o)"? A aliança dos governos Lula e Sarkozy ou um pacote aeronáutico entre dois Estados que terá reflexo industrial e tecnológico nos próximos 30 anos?
Eliane fica falando essas besteiras por ai, depois aparece nunha vala e não sabe o porquê.

Melhor do mundo. afh.
Agora vcs me acreditam quando afirmei que muita gente de fora lê este forum?
Tá na cara que a Equipe da Eliane consulta o DB.

Hélio




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29019 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jan 08, 2010 11:11 am

Mas essa tia fazendo lobby para o Super Hornet é que é phoda.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29020 Mensagem por Penguin » Sex Jan 08, 2010 11:12 am

Tem gente assanhada esses dias...
SILVIO NAVARRO (interino)

PAINEL

SÍLVIO NAVARRO(interino)

Esquadrilha. O governo se articula para tentar evitar desgaste com a convocação de ministros e do Comando da Aeronáutica em comissões no Congresso, na volta do recesso, para tratar da compra dos caças. Os petistas Ricardo Berzoini (SP) e José Genoino (SP) formam a linha de frente.

Painel

Aéreo 1. Na tentativa de desconstruir o favoritismo apontado no relatório da aeronáutica pelos caças Gripen NG, o principal argumento colocado até agora pelo governo na praça é o fato de apenas um terço dos componentes ser produzido na Suécia. O restante é americano ou de outro país europeu.

Aéreo 2. O discurso é usado para tentar desbancar a tese de que os suecos levam vantagem no quesito transferência de tecnologia ao Brasil.

Munição. José Genoino (PT-SP) rebate as críticas na própria base aliada contra a preferência do governo pelos franceses: "Agindo de maneira corporativa, a aeronáutica cria uma situação que pode impedi-la de obter os aviões e, assim, melar o negócio".

(os caras não entende xongas de transferencia de tecnologia e querem desconstruir uma proposta complexa e a melhor avaliada por quem entende...putz! Isso é muito desespero e apego. E tem gente que acha bonito!)

"Não se pode comprar equipamento militar como se fosse um objeto em uma prateleira de um shopping", disse o deputado José Genoino (PT-SP). "Essa visão da Aeronáutica é equivocada e parcial. A discussão é de parceria estratégica com a França." Para um assessor de Lula, "não dá para comparar equipamentos que existem com caças que estão no papel".




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29021 Mensagem por suntsé » Sex Jan 08, 2010 11:13 am

P44 escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Por sinal, por onde anda o Super Hornet?

não sei, mas se calhar ao menos os tipos da Boeing têm algum pingo de vergonha na cara e mandaram o lobby para casa.

Já os suecos parece que estão a desembarcar em força

O Motivo é simples...o Super Hornet não tem a MINIMA CHANCE!

Ja o Gripen tem alguma chance mesmo que remota!




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29022 Mensagem por Penguin » Sex Jan 08, 2010 11:14 am

helio escreveu:
prp escreveu:[ quote="Divino Alves"] E sempre muito bem:

Eliane Cantanhêde

O que é "estratégico"?


A aliança estratégica Brasil-França foi um passo importante do governo Lula. Os dois países não são alinhados a nenhum eixo de poder e reagem a um "mundo unipolar" que gire em torno de uma potência: os Estados Unidos.

O Brasil reforça a posição da França entre os países ricos do sobrevivente G8, e a França ajuda a alavancar o Brasil como líder emergente. Que sejam felizes para sempre, ou seja eterno enquanto dure.

A questão que se coloca é se a aliança é suficiente para justificar a a opção pelo caça Rafale, da francesa Dassault -que é classificado como "Mercedes" ou "Ferrari" e custa o dobro do avião sueco, o Gripen NG, e muito mais do que o norte-americano, o F-18 da Boeing, considerado o melhor do mundo.

A aliança Brasil-França já se materializa nas áreas mais diversas -em comércio, programas, cooperação, troca de técnicos- e tem o seu ponto de apoio mais concreto ($$$) justamente na área militar: um pacote de R$ 22,5 bilhões em helicópteros, submarinos convencionais e construção de submarino de propulsão nuclear para as Forças Armadas brasileiras. É pouco?

O governo, hoje, parece dividido entre os que defendem acatar o relatório técnico da FAB e os que querem a compra dos Rafale a qualquer custo (literalmente...). Ou entre os pragmáticos, que olham os caças nos céus com os pés no chão, e os "francófilos" (para não dizer antiamericanos), que veem exclusivamente a questão política.

A palavra final é de Lula, que deve pensar menos em conveniências de momento e mais nas questões práticas, técnicas, financeiras e efetivamente estratégicas.

Afinal, o que significa "estratégica(o)"? A aliança dos governos Lula e Sarkozy ou um pacote aeronáutico entre dois Estados que terá reflexo industrial e tecnológico nos próximos 30 anos?
Eliane fica falando essas besteiras por ai, depois aparece nunha vala e não sabe o porquê.

Melhor do mundo. afh.
Agora vcs me acreditam quando afirmei que muita gente de fora lê este forum?
Tá na cara que a Equipe da Eliane consulta o DB.

Hélio[/quote]

----------------------------------------------

Basta ir ao "Super Hornet News" e está tudo lá. 8-] :lol:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54819
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2317 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29023 Mensagem por P44 » Sex Jan 08, 2010 11:15 am

helio escreveu:




Agora vcs me acreditam quando afirmei que muita gente de fora lê este forum?
Tá na cara que a Equipe da Eliane consulta o DB.

Hélio

"Eliane Cantanhêde" não será pseudónimo de Dieneces? :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8658
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29024 Mensagem por prp » Sex Jan 08, 2010 11:16 am

Jobim fará relatório próprio sobre caças para levar a Lula

Ministro da Defesa poderá rever critérios que levaram FAB a escolher avião sueco - Jobim deve dar mais peso a pontos de interesse do Planalto, que prefere o caça francês, para alterar documento da aeronáutica

ELIANE CANTANHÊDE

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva seu próprio relatório sobre a renovação da frota da Força Aérea Brasileira, podendo rever o critério de pontuação dos seis itens avaliados tecnicamente para cada avião e que, confrontados, deram o primeiro lugar ao sueco Gripen NG, fabricado pela empresa Saab. "É importante ver se a pontuação [do relatório da FAB] bate com a posição da gente, que é baseada na Estratégia Nacional de Defesa e dá prioridade à transferência de tecnologia", disse Jobim à Folha.

A aeronáutica manteve o ranking antecipado pela Folha na última terça-feira para a compra dos 36 caças por até R$ 10 bilhões: o Gripen NG em primeiro lugar, o F-18 da Boeing norte-americana, em segundo, e o Rafale, da Dassault francesa, em terceiro. O francês é o preferido de Jobim e de Lula, que defendem negócio com a França porque o país é seu "parceiro estratégico", com o qual assinou grande acordo militar em 2009.

Jobim, porém, irá analisar todas as informações e a confrontação de dados e poderá fazer a reavaliação do sistema de pesos e notas para cada critério antes de levar uma posição da Defesa a Lula, a quem cabe a decisão final da compra. Como hipótese: a aeronáutica pontua mais a questão operacional (20%) e menos a contrapartida comercial (15%), e Jobim não descarta, em tese, inverter esse peso.

No limite, uma mexida assim pode até mesmo resultar numa mudança no ranking. Ninguém no governo admite abertamente a possibilidade, apesar da preferência pelos Rafale. A aeronáutica formalizou entre anteontem e ontem a entrega do seu relatório final a Jobim -que, entretanto, já o conhecia desde o final do ano passado, quando foi ratificado pelo comando da Força Aérea.

O trabalho foi dividido em três partes: uma peça "master" com 390 páginas, um "sumário" com 117 (incluindo sete com a definição de abreviaturas) e uma apresentação em Power Point com as explicações sobre a metodologia e comparando as vantagens e desvantagens dos finalistas.

Todo o material foi enviado em um pen drive para Jobim, que está em férias, passou por Brasília nesta semana e só retorna à Defesa na próxima segunda-feira, mesmo dia em que Lula voltará a dar expediente.
Jobim pretende estudar o conteúdo do relatório, preparar uma coluna de dúvidas (pontos que não entender) e outra com questionamentos (sobre dados com os quais não concorda) e depois se reunir com o comandante da aeronáutica, Juniti Saito.

"Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculos e levar as minhas conclusões para o presidente Lula. A decisão depende dele, e vou levar o máximo de análise que possa ajudá-lo nessa decisão", disse o ministro.

Ao contrário da aeronáutica, que quer decidir a questão o mais rapidamente possível para evitar a contaminação do ano eleitoral, Jobim disse que não tem pressa. Ele acha que a reunião com Lula pode acontecer na semana que vem, mas alerta que, antes de qualquer anúncio oficial, ainda será necessário ouvir o Conselho de Defesa Nacional para ratificar a decisão do presidente.

O conselho é apenas consultivo. Mas participam dele os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, e há o temor em setores do governo de que um deles, senão ambos, possa insistir em pedir vista do processo, o que seria difícil de negar politicamente. Além disso, seria uma forma de levar o assunto para debate no Congresso, o que poderia acabar arrastando o desfecho da compra durante meses.

O relatório da FAB foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), presidida pelo brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, um oficial aviador com MBA em projeto pela Fundação Getulio Vargas. Reuniu cerca de 30 mil páginas, em quase um ano de trabalho, com viagens internacionais, consultas e confronto de dados.

São seis os critérios analisados pela aeronáutica: técnica (garantias e adequação à necessidade brasileira); operacional (logística, armamento e capacidade de carregamento de armas); transferência de tecnologia (em que níveis); "offset" (contrapartida da empresa vencedora em investimentos tecnológicos); comercial (preços e condições de pagamento) e gerenciamento do programa (pelos próximos 30 anos).

Foi do confronto desses critérios, com um peso decisivo dado ao fator preço, que o Gripen NG acabou escolhido. O avião, que tem um protótipo demonstrador voando há mais de um ano, é um desenvolvimento de duas gerações anteriores do mesmo caça. Assim, o pacote ficou mais atrativo para a aeronáutica por compartilhar métodos de produção. Além disso, mais leve e monomotor, tem custo de operação mais baixo.




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29025 Mensagem por U-27 » Sex Jan 08, 2010 11:16 am

O governo, hoje, parece dividido entre os que defendem acatar o relatório técnico da FAB e os que querem a compra dos Rafale a qualquer custo (literalmente...). Ou entre os pragmáticos, que olham os caças nos céus com os pés no chão, e os "francófilos" (para não dizer antiamericanos), que veem exclusivamente a questão política.



ela realmente esta lendo e viu posts do prick




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Responder