Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Novo Fuzil para o EB

#3946 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 08, 2009 6:09 pm

Pô Bolovo, essa tranqueira aí? Tá forçando demais assim cara. :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3947 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 6:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Bem Bolovo, conceitos modernos são os que funcionam. Os AKs da vida por exemplo, são sempre "modernos" prá quem usa e nunca deixa na mão, entende? Talvez esse detalhe não seja de maior importância pro EB se a arma funcionar bem, não tiverem que gastar o que não tem prá reprojetar uma parte da arma já pronta e de domínio deles. O EB cara, é uma miséria só, temos que ver essas coisas com olhos de muquiranas, de mortos de fome mesmo, porque a coisa na vasta maioria das unidades é assim. Seria ótimo fabricar SCAR, HK-416, G-36, mesmo o mais bobinho oficial do EB sabe disso, mas sabe também que sonhar é uma coisa, e puxar moedas do fundo do bolso é outra mais condizente com a realidade infeliz do nosso EB. Infelizmente é assim. O Fuzil é o que dá prá fazer com o pouco que tem, pouco mesmo. :?
Não Carlos. Não entendo sua tara pelo AK, sendo que nem falei nele, mas enfim. Os fuzis que conhecemos hoje nasceram quase tudo na mesma época, lá nos 40 e 50 e os que vendem hoje são descendentes desses. Era tudo muito pioneiro, então erros apareceram. Por exemplo, o Stg 45 deu origem ao MAS46 francês, que originou o CETME espanhol, que originou o G3 alemão. E desse nasceu toda a família MP5, que até hoje vende. O AK-47 deu origem ao AKM, ao AK-74 e aos atuais AK-10X. Do AR-10 nasceu o AR-15 que virou o M-16 que virou o M-4 que vende até hoje. Agora o FAL, bem, o FAL não originou nada além dele mesmo. Todo seu projeto foi abandonado e a FN apostou no FNC, que utilizou sistemas provadamente melhores do que os utilizados no FAL, como o ferrolho rotativo. Acertaram. Os atuais projetistas usam o que ficou provado o que é bom. Por exemplo, eu diria que o lower receiver do M-16 é imbatível pela ergonomia e o mesmo foi utilizado no FN SCAR. O ferrolho rotativo, utilizado por AK e M-16, hoje é utilizado qualquer tipo de projeto. Hoje os fuzis são quase todos iguais. Porém o MD-97 mantém aquela junção da caixa da culatra bem no meio do fuzil, ferrando ergonomia, precisão, durabilidade e um monte de coisa. É que nem querer fazer um projeto de carro atual usando um chassis de um carro dos anos 50. Entenda, não estou entendo seus argumentos, não estou falando de G36, se o M-16 é o melhor do mundo. Nada disso.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior

#3948 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 6:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô Bolovo, essa tranqueira aí? Tá forçando demais assim cara. :lol:
Porcaria por porcaria, é mil vezes melhor que qualquer MD-XX. É baseado no Galil.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#3949 Mensagem por Guerra » Ter Dez 08, 2009 7:27 pm

Bolovo escreveu:Os fuzis que conhecemos hoje nasceram quase tudo na mesma época, lá nos 40 e 50 e os que vendem hoje são descendentes desses. Era tudo muito pioneiro, então erros apareceram. Por exemplo, o Stg 45 deu origem ao MAS46 francês, que originou o CETME espanhol, que originou o G3 alemão. E desse nasceu toda a família MP5, que até hoje vende. O AK-47 deu origem ao AKM, ao AK-74 e aos atuais AK-10X. Do AR-10 nasceu o AR-15 que virou o M-16 que virou o M-4 que vende até hoje. Agora o FAL, bem, o FAL não originou nada além dele mesmo.
Se alguém tem duvida que o FAL já era, o Bolovo fechou a questão.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Vitor
Sênior
Sênior

#3950 Mensagem por Vitor » Ter Dez 08, 2009 9:04 pm

Quem usa os FNC são os suecos, lá é chamado de Ak5. E bem, se o fuzil aguenta o frio da Suécia, é pq é muito bem feito. Já vi história de M16 falhando sem nem dar um tiro no clima escandinavo.

NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
PRick

#3951 Mensagem por PRick » Ter Dez 08, 2009 10:13 pm

Bolovo escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:O problema desse FAL “melhorado” é que o mesmo pode vir a possuir as limitações do projeto original, mas como se trata apenas de uma proposta inicial precisamos esperar para sabermos qual será o resultado, que quase sempre difere das primeiras propostas (lembram-se do Urutu-III?). Abraços, Wesley
O problema é esse mesmo. O MD-97 tem vícios de projeto do FAL. Acredito que essa escolha foi feita pela Imbel pelos motivos: utilizar o conhecimento que têm com o FAL, utilizando o que puder do desenho e peças do FAL, com o fim de economizar no projeto. Afinal o EB nos 80 e 90 não tinha grana para pensar em algo maior. Porém, hoje em dia, acho que é página virada. Insistir no MD-97, através do "fuzil A2" é brincadeira, deveriam banir esses caras da Imbel por trollagem. Nos 80 e 90 a Argentina estava tão mal quanto nós, eu diria até pior, e tentaram fazer um fuzil. Assim como nós, não deu certo. Faltou dinheiro. Carlos Meném tirou todo o orçamento da defesa. Porém, projeto fracassado por projeto fracassado, o FARA 83 era muito bom, lembrando bastante o Galil. O que os hermanos tinham que nós não tínhamos, que possibilitou ao menos projetar algo decente? Imagine nós com esse FARA 83 no lugar do MD-97, um fuzil moderno conceitualmente, era só fazer uma modificação ou outra e pronto, teríamos um dos melhores fuzis do mundo. E não um produto de um anacronismo dos anos 50.

Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/FARA_83
Esses requisitos não vieram da IMBEL, na verdade o MD-97 derivou dos MD-1 e MD-2, porque o EB pediu um FAL com calibre de 5,56mm, queria um fuzil o mais próximo possível do FAL.

[]´s

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#3952 Mensagem por Franz Luiz » Ter Dez 08, 2009 10:26 pm

Pessoal, eu concordo com o Bolovo. Quando o CTEX entrou no reprojeto deveria ter-se começado
um projeto novo. Utilizaria-se o que de melhor tem nos demais projetos mundiais. Mas tentar melhorar
um projeto de outra era (anos 80) eu acho desnecessário.
Eu vejo o MD-97 (mini-FAL) verdadeiramente como uma idéia infeliz que só a penúria dos anos 80 e 90 poderia
fazer alguém conceber. Acreditem no Guerra, foi uma época horrível. E fazer uma nova versão do FAL
com ferrolho rotativo foi péssimo. Manter aquela péssima ergonomia do punho, da telha e daquela coronha
não foi nada bom. Mas já que iriam gastar mais com melhorias, que se começasse um novo projeto.
Mas também, como lembrou o amigo Wesley, ainda não sabemos o que vai sair do CTEX. Aquelas duas
fotos de baixa resolução podem ser apenas esboços iniciais e depois quando os protótiposvierem à público
ser outro fuzil, com outro sistema de junção das partes.
Mas sempre é bom chiar. Quem sabe os amigos do CTEX acolhem nossas sugestões.

Grande abraço

Franz Luiz

Bolovo
Sênior
Sênior

#3953 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 11:24 pm

PRick escreveu:Esses requisitos não vieram da IMBEL, na verdade o MD-97 derivou dos MD-1 e MD-2, porque o EB pediu um FAL com calibre de 5,56mm, queria um fuzil o mais próximo possível do FAL. []´s
Alguém poderia confirmar? Se for vero, então foi o pior pedido já feito. Eu coloco o MD-2 na lista dos piores fuzis do mundo. O MD-97 é só um pouquinho menos ruim.
Franz Luiz escreveu:Pessoal, eu concordo com o Bolovo. Quando o CTEX entrou no reprojeto deveria ter-se começado um projeto novo. Utilizaria-se o que de melhor tem nos demais projetos mundiais. Mas tentar melhorar um projeto de outra era (anos 80) eu acho desnecessário. (...) Mas sempre é bom chiar. Quem sabe os amigos do CTEX acolhem nossas sugestões. Grande abraço Franz Luiz
É isso aí, Franz.

Eu acredito que o Ctex tenha boas idéias. Mas é melhor aproveita-las em um projeto novo. Tentar arrumar uma aberração do passado é desperdiçar o intelecto desse pessoal gabaritado.

Eu, como gosto de tudo feito rápido, tentaria trazer a dupla Galil/Negev para o Brasil, sendo fabricado na Imbel ou Taurus. Imagina o poder de fogo que um CG desses teria. A Taurus vai fabricar o Tavor, mas acho ele muito acima (principalmente em $$$) do que o Exército esteja procurando, talvez exceto equipar algumas tropas de elite (PQD, Aeromovel, Comandos, FE, CFN, etc).

E seguindo os princípios da END, eu gostaria de algo conjunto entre as três forças. Não entendo até hoje porque cada uma tem que ter um fuzil diferente, sendo que fuzil é praticamente tudo igual no fim das contas. Por incrível que pareça, a FAB tem os melhores fuzis (SIG 551 e HK33).

Tem algo errado por essas bandas.

Abraços

Carlos Mathias

#3954 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 08, 2009 11:34 pm

Não Carlos. Não entendo sua tara pelo AK
Quem usa os FNC são os suecos, lá é chamado de Ak5

Bolovo
Sênior
Sênior

#3955 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 11:43 pm

Hmmm... sei :mrgreen:

Como é mesmo, Carlos? "Ahã, ahã..." :lol:

Abraços

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#3956 Mensagem por Moccelin » Qua Dez 09, 2009 12:18 am

Bom, resumindo a ópera... Enquanto não vermos FOTOS REAIS do novo fuzil da dupla Imbel/CTEx, não podemos falar NADA. Porque por agora:
a) não sabemos se ele vai ter os defeitos crônicos do MD-97, como a posição onde ele bascula;
b) não sabemos se ele vai ser um projeto novo;
c) não sabemos se ele vai usar o nome MD-97;
d) não sabemos se essa demora toda é porque simplesmente perceberam que com a estrutura atual da Imbel a coisa não vai sair.

Gente, infelizmente a coisa até pouco tempo atrás estava feia pra Defesa como um todo. Por exemplo, um ENGENHEIRO MECÂNICO civil da Imbel, CONCURSADO, ganhava menos de r$1500... Engenheiro do IME queria passar longe de lá. Que tipo de genialidade vocês querem de um corpo técnico assim?

The cake is a lie...
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 443 vezes

#3957 Mensagem por prp » Qua Dez 09, 2009 1:42 am

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:Esses requisitos não vieram da IMBEL, na verdade o MD-97 derivou dos MD-1 e MD-2, porque o EB pediu um FAL com calibre de 5,56mm, queria um fuzil o mais próximo possível do FAL. []´s
Alguém poderia confirmar? Se for vero, então foi o pior pedido já feito. Eu coloco o MD-2 na lista dos piores fuzis do mundo. O MD-97 é só um pouquinho menos ruim.
Abraços
Esta estória escutei de um armeiro que fez curso na imbel, ele disse que na época que eles progetaram o md2 foi tudo feito meio que nas coxas, parece que a única especificaçao que passaram para os progetistas era que o fuzil tinha de ser o calibre 556, então para fazer um fuzil 556 barato e com o projeto rápido eles simplesmente diminuiram o calibre do fal, pronto o projeto esta pronto. Ele me falou também que o relponsalvel do eb (coronel) que foi verificar o fuzil na época quase teve um troço, ficou muito pu... ai já viu né foi tudo pra gaveta e começaram o projeto do md97

Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 108 vezes
Agradeceram: 117 vezes

#3958 Mensagem por Lywis » Qua Dez 09, 2009 3:13 am

Todo mundo metendo o pal no fuzil baseados numa foto!

Até ai tudo bem, só gostaria de falar rapidamente que:

1 - o FAL não deu origem a nenhum projeto posterior interessante porque o sistema de ferrolho basculhante que vincula seu trancamento à estrutura da arma, não permite que se tenha uma caixa de culatra com materiais leves como polímeros ou mesmo o alumínio, sendo a caixa de culatra deste construída em aço usinado.

2 - O MD97 utiliza o sistema de ferrolho rotativo, completamente diferente do FAL, a única coisa que tem em comum com o FAL é a amarração do retém do carregador (que o BOLOVO mostrou na foto) esta amarração não traz nenhum problema mecânico a arma pois não interfere no funcionamento de nenhum mecanismo interno. Qualquer engenheiro (não falo isto apenas pelo fato de ser engenheiro porque existe muito sobre isto na internet) sabe que o maior problema do FAL é que este não possui um sistema de trancamento manual e se o fuzil travar so resta ao soldado sacar sua pistola (ou rezar). No entando este é um problema que o MD97 não tem.

3 - Os MD97 tem um probelma sim e é sério, no percutor. Este, quando submetido a intenso stress simplesmente quebra. Por esta razão a IMBEL está utilizando agora na versão A2 um percutor de titânio (só em saber que é em titânio mesmo sem conhecer o projeto garanto que não quebra, não porque to botando fé na IMBEL, mas porque se é de titânio então não vai quebrar)

Espero não causar nenhuma briga com isto hehehe... um abraço a todos.

Editado pela última vez por Lywis em Qua Dez 09, 2009 2:53 pm, em um total de 1 vez.
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 108 vezes
Agradeceram: 117 vezes

#3959 Mensagem por Lywis » Qua Dez 09, 2009 3:18 am

Ah só pra complementar, os MD97 usam o sistema de embolo de gases do fal, mas este sistema é utilizado em quase todos os projetos modernos, com diferenças apenas no número de ressaltos de trancamento, já que o sistema "auto-limpante" dos M-16 são limitados e é o calcanhar de aquiles desta arma.

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#3960 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Dez 09, 2009 8:14 am

Caros Amigos,
Vejo todo mundo se referir ao FAL e a Imbel, não entendo pq ninguem comenta que a Taurus esta para começar a fabricação de um Fuzil Israelense de ultima geração que sequer e cogitado pelo EB, não entedo isso nem qual mercado a Taurus esta focando, visto que no EB parece que so existe a Imbel e seu Jurassico MD-97.

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Responder