Carlos Mathias escreveu:O FAL é muito preciso Bolovo, segundo meu pai que atirou com os dois, melhor que o Garand.
Eu sei que é. Porém o porto de articulação do FAL fica entre o carregador e a empunhadura. A abertura da caixa de culatra separa o fuzil praticamente em duas partes. No FAL, a massa da mira fica em uma parte e a alça em outra. Com os eventuais disparos que farão o fuzil tremer por inteiro, o conjunto da mira pode ficar desajustado, prejudicando a precisão. Isso ocorre quando já se disparou muito e o fuzil está bem gasto. Eu imagino como deve estar alguns dos FAL brasileiros, com os seus 45 anos de uso. O M-16 tem muitas falhas de projeto, mas algo que foi bem sucedido foi deixar a articulação após o carregador, deixando toda mira e cano sempre alinhados. A prova de que estou certo é o design do FAL nunca mais foi utilizado em algum fuzil, diferente do do M-16 que evoluiu bastante com o tempo, sendo utilizado por milhares de fuzis. Vou ilustrar.
Escolhi alguns a dedo. Primeiro o imaculado FAL, depois o mal-passado e defumado MD-97L, o FNC (sucessor do FAL belga) e o AR-15 que representa toda familia M-16. A linha vermelha é a divisão entre o upper e o lower. O circulo verde mostra onde fica a "dobra", a junção das duas partes. E em azul são as miras. Como podem ver, o conjunto da mira nos dois primeiros fica separado e nos dois ultimos, projetos mais recentes, ficam na mesma peça. Nem vou perguntar quem está certo.
Agora analisando os renders do "fuzil A2".
Como podem ver, mudou nada do FAL para o MD-97L para o A-2. É por isso que me dá coceira esse papo de que "a Imbel vai resolver todos os problemas do MD-97" sendo que o principal deles, esse que eu mostrei, que interfere em ergonomia, mira, modularidade, vai continuar lá, de um jeito ou o de outro. Gente, não é uma coronha bonita, alguns trilhozinhos e uma mira holográfica que vão resolver isso. Se a Imbel quer fazer um fuzil nacional, ótimo, que faça, mas que não seja maquiando o FAL. Não vai adiantar versão A2, A3, A4.
Tem que ser um projeto novo. E isso se faz assim: abrindo o SolidWorks (valeu FIGHTERCOM hehe), indo na aba "Arquivo" e clicando em "Novo projeto".
Abraços