TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21751 Mensagem por Penguin » Qui Out 22, 2009 9:36 am

É esse tipo de coisa que me faz desconfiar da proposta da Dassault...muitos interlocutores falando coisas diferentes.

Antes
A previsão é de que sejam gerados 29 mil empregos nos dez anos seguintes à aquisição do Rafale pelo Projeto FX-2. Serão 3500 empregos diretos e 11500 empregos indiretos com as atividades de fabricação. Além disso, a criação de subprodutos provenientes da demanda da Aeronáutica poderá gerar 4500 empregos diretos e 9500 empregos indiretos.
Hoje
Formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales, o consórcio prevê que, se o contrato for assinado no ano que vem, uma linha de montagem começará a operar na Embraer dois anos depois, criando mil empregos diretos e 2 mil indiretos.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21752 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 22, 2009 9:39 am

AlbertoRJ escreveu: Wesley, acho que você não entendeu.
O radar está lá no nariz do Gripen Demo mais por causa da concorrência brasileira (e indiana) do que por razão de um cronograma real. Eles precisam de um radar AESA para já.
Na verdade, se o Gripen NG não vencer aqui, corre o risco desse radar nem ser fabricado.
Vai por mim.

[]'s
Caro Alberto,

Dessa maneira é forçar a barra por demais. É lógico que ele precisa estar lá, você espera que a Saab faça somente testes em solo? Além do mais, nos testes efetuados por pilotos da FAB, o radar deve ter sido um dos ítens avaliados. Mas acho que não é preciso lembrar desse detalhe.

Só citei essa informação para confrontar com a sua afirmação abaixo. Estranhei, pois desinformado você não é, tanto que comentou essa info. Sou levado a acreditar que você está apenas ignorando. Mas aí é um direito seu de agir dessa forma.
Noticiam que o radar que nunca foi sequer testado fará vôos como se estivesse pronto, numa clara intenção de influenciar o processo do FX-2.
Outro detalhe que é ignorado pela maioria das pessoas. Parte do que for desenvolvido para o Girpen NG pode ser adotado nos Gripens das gerações anteriores (A/B e C/D) na forma de um MLU.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21753 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 22, 2009 10:34 am

FIGHTERCOM escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Wesley, acho que você não entendeu.
O radar está lá no nariz do Gripen Demo mais por causa da concorrência brasileira (e indiana) do que por razão de um cronograma real. Eles precisam de um radar AESA para já.
Na verdade, se o Gripen NG não vencer aqui, corre o risco desse radar nem ser fabricado.
Vai por mim.

[]'s
Caro Alberto,

Dessa maneira é forçar a barra por demais. É lógico que ele precisa estar lá, você espera que a Saab faça somente testes em solo? Além do mais, nos testes efetuados por pilotos da FAB, o radar deve ter sido um dos ítens avaliados. Mas acho que não é preciso lembrar desse detalhe.

Só citei essa informação para confrontar com a sua afirmação abaixo. Estranhei, pois desinformado você não é, tanto que comentou essa info. Sou levado a acreditar que você está apenas ignorando. Mas aí é um direito seu de agir dessa forma.
Noticiam que o radar que nunca foi sequer testado fará vôos como se estivesse pronto, numa clara intenção de influenciar o processo do FX-2.
Outro detalhe que é ignorado pela maioria das pessoas. Parte do que for desenvolvido para o Girpen NG pode ser adotado nos Gripens das gerações anteriores (A/B e C/D) na forma de um MLU.


Abraços,

Wesley
Wesley,
Não estou ignorando a informação, sei que houve tal anúncio, mas o que eu quero dizer é que é necessário separar o marketing da realidade. Vamos ser francos, o acordo com a Salex saiu há 7 meses atrás mas precisam demonstrar que não estão em inferioridade em relação aos concorrentes.
A possibilidade desse radar ser usado em um MLU dos Gripen C/D vai depender do sucesso das concorrências brasileiras e indiana e do interesse do governo sueco, lembrando que muitos dos Gripens foram incorporados recentemente na Força Aérea Sueca e que não faz sentido um MLU com tão poucas horas de uso. Isso aconteceria muito mais a diante.
E é obvio que os oficiais da FAB não testaram o Gripen Demo com radar AESA.
O Rafale tem dois aviões com o RBE2-AESA que já foram testados pelas forças aéreas da Suiça, EAU, Índia e Brasil.

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21754 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 22, 2009 10:41 am

Santiago escreveu:É esse tipo de coisa que me faz desconfiar da proposta da Dassault...muitos interlocutores falando coisas diferentes.

Antes
A previsão é de que sejam gerados 29 mil empregos nos dez anos seguintes à aquisição do Rafale pelo Projeto FX-2. Serão 3500 empregos diretos e 11500 empregos indiretos com as atividades de fabricação. Além disso, a criação de subprodutos provenientes da demanda da Aeronáutica poderá gerar 4500 empregos diretos e 9500 empregos indiretos.
Hoje
Formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales, o consórcio prevê que, se o contrato for assinado no ano que vem, uma linha de montagem começará a operar na Embraer dois anos depois, criando mil empregos diretos e 2 mil indiretos.
Santiago,

Uma citação informa que em 10 anos seriam 29 mil empregos, sendo que relacionados com as atividades de fabricação 3500 diretos e 11500 indiretos.

A segunda citação menciona um prazo de 2 anos e mil empregos diretos e 2 mil indiretos (provavelmente se referindo apenas à fabricação).

Não vejo que sejam contraditórias.

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21755 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 22, 2009 11:24 am

AlbertoRJ escreveu: E é obvio que os oficiais da FAB não testaram o Gripen Demo com radar AESA.
[]'s
Você teria como provar ou isso é mais um achismo?


Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21756 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 22, 2009 11:35 am

FIGHTERCOM escreveu:
AlbertoRJ escreveu: E é obvio que os oficiais da FAB não testaram o Gripen Demo com radar AESA.
[]'s
Você teria como provar ou isso é mais um achismo?


Abraços,

Wesley
Não é achismo, é impossível que tenha ocorrido, até porque o Gripen Demo ainda voará com o tal radar, segundo as informações divulgadas pelos fabricantes.
E mesmo que já tivesse voado. Em menos de 6 meses (digamos que a FAB tenha voado o Gripen Demo mês passado) de integração da antena e desenvolvimento do back-end (que não será simplesmente o PS-05), teriam apresentado "que radar" à FAB?

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21757 Mensagem por Wardog » Qui Out 22, 2009 11:51 am

Entendi agora, a proposta suéca é ruim porque é mentirosa. Ta explicado.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21758 Mensagem por Sintra » Qui Out 22, 2009 11:57 am

FIGHTERCOM escreveu:
AlbertoRJ escreveu: E é obvio que os oficiais da FAB não testaram o Gripen Demo com radar AESA.
[]'s
Você teria como provar ou isso é mais um achismo?


Abraços,

Wesley

Porque o primeiro vôo do Gripen NG com o radar ainda está para acontecer (até ao final deste mês, inicio do próximo). O que não quer dizer que os resultados dos testes efectuados até agora em terra não tenham sido passados para a FAB, quase de certeza que o foram.

Abraço




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21759 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 22, 2009 12:03 pm

AlbertoRJ escreveu: Não é achismo, é impossível que tenha ocorrido, até porque o Gripen Demo ainda voará com o tal radar, segundo as informações divulgadas pelos fabricantes.
E mesmo que já tivesse voado. Em menos de 6 meses (digamos que a FAB tenha voado o Gripen Demo mês passado) de integração da antena e desenvolvimento do back-end (que não será simplesmente o PS-05), teriam apresentado "que radar" à FAB?
[]'s
Caro Alberto,

A questão do back-end já foi explicada aqui no DB, não vou ficar revirando as páginas procurando respostas para essas questões debatidas e explicadas. Isso cansa. Para mim você está ignorando informações sobre o Gripen NG (desinformação acredito que não seja o caso).

PS/05 + Antena fornecida pela Raytheon (2004). Eles não começaram a desenvolver o back-end ontem.

Da minha parte, paro esse debate aqui. Cada uma acredita naquilo que melhor lhe convêm. :wink:


Abraços,

Wesley




Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Qui Out 22, 2009 12:06 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21760 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 22, 2009 12:06 pm

Sintra escreveu: Porque o primeiro vôo do Gripen NG com o radar ainda está para acontecer (até ao final deste mês, inicio do próximo). O que não quer dizer que os resultados dos testes efectuados até agora em terra não tenham sido passados para a FAB, quase de certeza que o foram.

Abraço
Com o radar Selex Galileo, o Vixen 1000E/ES05 Raven.


Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21761 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 22, 2009 12:46 pm

FIGHTERCOM escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Não é achismo, é impossível que tenha ocorrido, até porque o Gripen Demo ainda voará com o tal radar, segundo as informações divulgadas pelos fabricantes.
E mesmo que já tivesse voado. Em menos de 6 meses (digamos que a FAB tenha voado o Gripen Demo mês passado) de integração da antena e desenvolvimento do back-end (que não será simplesmente o PS-05), teriam apresentado "que radar" à FAB?
[]'s
Caro Alberto,

A questão do back-end já foi explicada aqui no DB, não vou ficar revirando as páginas procurando respostas para essas questões debatidas e explicadas. Isso cansa. Para mim você está ignorando informações sobre o Gripen NG (desinformação acredito que não seja o caso).

PS/05 + Antena fornecida pela Raytheon (2004). Eles não começaram a desenvolver o back-end ontem.

Da minha parte, paro esse debate aqui. Cada uma acredita naquilo que melhor lhe convêm. :wink:


Abraços,

Wesley
Wesley,

O back-end pode ser até baseado no PS-05 (e acredito que realmente é), mas não é o PS-05, com certeza.
Concordo que cada um deve acreditar no que acha ser o correto (não o que convêm).

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21762 Mensagem por czarccc » Qui Out 22, 2009 12:56 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Sintra escreveu: Porque o primeiro vôo do Gripen NG com o radar ainda está para acontecer (até ao final deste mês, inicio do próximo). O que não quer dizer que os resultados dos testes efectuados até agora em terra não tenham sido passados para a FAB, quase de certeza que o foram.

Abraço
Com o radar Selex Galileo, o Vixen 1000E/ES05 Raven.


Abraços,

Wesley

Esse é o que importa, já que ele equipará o Gripen NG caso ele vença o F-X2. Que importância haveria se o Gripen Demo (que não é o NG) tivesse voado até mesmo com o APG-77 (se isso fosse possível) ?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21763 Mensagem por davedogman » Qui Out 22, 2009 12:57 pm

Defense ministry to consider proposal to mothball Mirage fighters
Central News Agency

Taipei, Oct. 22 (CNA) Minister of National Defense Kao Hua-chu promised Thursday to consider a proposal to mothball the Air Force's Mirage fighter jets in light of their low performance and high maintenance costs.

Kao said the Ministry of National Defense (MND) will carefully evaluate issues such as how to maintain the balance of combat capabilities across the Taiwan Strait, before making a decision on the matter.

In the meantime, the Air Force will work with the French manufacturer in an effort to fix the problems with the turbine blades of the jet engines so as to upgrade the aircraft's performance, he said.

The proposal to mothball the Mirage fighters was put forward by ruling Kuomintang Legislator Lin Yu-fang during a meeting of the Legislative Yuan's Foreign and National Defense Committee.

According to Lin, the rupture of the engine turbine blades on Mirage 2000 fighters in May resulted in a drop of pilots' average flight hours to six hours that month, which was only 40 percent of the minimum 15 hours required by the MND.

Lin also pointed to the exorbitant costs involved in maintaining the Mirage fleet.


While the maintenance costs of the F-16 fighters and the Indigenous Defense Fighter (IDF) are NT$160,000 and NT$250,000 per flight hour, respectively, it costs NT$800,000 per flight hour to maintain the Mirage jets, he said.
http://www.etaiwannews.com/etn/news_con ... g=eng_news




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21764 Mensagem por moura » Qui Out 22, 2009 1:00 pm

Esses debates me lembram quando em 2001 se discutia qual seria o fuzil do DPF e eu estive a serviço a LAAD e um representante da FN me disse que a empresa estava em adiantadas negociações com o DPF para vender o fuzil FN2000, só que o container com os novos fuzis Bushemaster já estavam no porto de santos.
Aqui estão todos discutindo qual será o caça escolhido,só que se bobiar o contrato já está assinado e os aviões em produção. 8-]
Alguem já pensou nisso?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21765 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 22, 2009 1:08 pm

gomugomu escreveu:Entendi agora, a proposta suéca é ruim porque é mentirosa. Ta explicado.
Também.

Sabe porque?

Porque o Gripen é altamente dependente de tecnologia de terceiros e está regulado pelo ITAR (não podem passar a tecnologia não permitida).
Porque a Suécia não decidiu comprar o Gripen NG porque a decisão lá cabe ao Parlamento.
Porque não fabricarão os 36 aviões aqui e a real proposta não difere quase nada das demais (F-18 e Rafale).
Porque não vão comprar nem Tucanos nem KC-390 como divulgaram (prometeram).
Porque o radar está longe de ficar verdadeiramente operacional.
Porque os pilotos da FAB nunca poderiam ter voado o Gripen NG pois ainda levará uns anos para que o primeiro protótipo voe.
Porque não divulgam que parte do desenvolvimento deverá ser custeado pelo Brasil (com todos os riscos relativos).

E por aí vai.

Pode vir a ser um ótimo avião e um excelente negócio mas os riscos técnicos, financeiros e políticos não compensam, na minha ordinária opinião.

[]'s




Alberto -
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