TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21001 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 11, 2009 11:35 am

Senhores, eu estou parando de acompanhar este tópico por ordens médicas.

Explico: As minhas recentes tonturas foram diagnosticadas pelos médicos como sendo causadas por excesso de loopings.
Então vou ficar um pouco no chão para ver se melhoro. :lol: :lol: :lol: :lol:

Cuidado, isso pode acontecer também com você!
[003] [003] [003]

Imagem
Imagem
Imagem


Depois de tantos, só parando mesmo. :twisted:




Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21002 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 11, 2009 5:55 pm

Calma azulados, calma! :roll: :lol:
A Suécia leva, e os motores vão continuar sendo os mesmos, com as mesmíssimas implicações de 60 anos atrás, ao final da II-GM.

:roll: 8-] :twisted:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62899
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6811 vezes
Agradeceram: 7105 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21003 Mensagem por Túlio » Seg Out 12, 2009 9:06 am

Mandamento XI - Flankeiros jamais se rendem. 8-]




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21004 Mensagem por Franz Luiz » Seg Out 12, 2009 9:16 am

Bom dia aos amigos

Por favor. Uma dúvida:

Muito se tem batido em cima do custo alto de operação do Rafale.
Não tenho conhecimento de operação e manutenção de aeronaves. O pouco conhecimento que
tenho é em custos gerados em linha de produção industrial.
Mas dentro de conceitos simples, não é possível realizar levantamentos e mapear
os ítens e serviços mais complexos, mais caros e rotineiros das manutenções requeridas,
exigir o repasse de tecnologia nestas áreas para se fazer aqui e diminuir estes custos?
Porquê acredito, se o GovFed está pedindo no FX-2 transferência de tecnologias
avançadas visando a qualificação do país, deve também estar exigindo tais coisas
em cima da manutenção feita aqui.
Com este planejamento, diferente do que o país podia fazer nos anos 70 com o MIII,
não se conseguirá uma manutenção mais enxuta e eficiente do que estamos acostumados
a ver na FAB?
Aguardo a ajuda dos amigos que conhecem o ramo aeronáutico e queiram comentar
mais sobre o que é a manutenção-operação de uma aeronave sofisticada e o que
pode-se fazer em cima de um planejamento adequado ao caso.
Obrigado

Franz Luiz




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3248
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21005 Mensagem por alcmartin » Seg Out 12, 2009 12:30 pm

Olá, Franz! Bom dia!

Olha, não estou íntimo da manutenção de caças modernos, mas na aviaçào geral moderna, hoje em dia, o que pega são justamentes os itens sofisticados. Os tais portadores dos códigos, os computadores FCC(flight controls computers), os FADEC e por aí vai... e a manutençào deles é toda modular. Em geral, manutençào em campo só de software. Reset mesmo, igual a PC. Se mais sério, tira e poe outro(na base, que em geral são poucos...). O "em pane" vai para o construtor ou autorizado, por CLS ou não.
A figura do mecanico cheio da graxa é só para pneu, motor e hidraulicos nas periódicas e preventivas. No geral, esses itens dào até menos manutençào hoje em dia, seja pela confiabilidade destes, seja pela grande quantidade de computadores sujeitos a dar pau, pelo outro lado... :D
E conseguir que os donos liberem as "caixas pretas" é que pega... :( Ou seja, é difícil responder sua pergunta sem cair na velha história de quem libera Know how de anos e anos... :twisted:

abs!!




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21006 Mensagem por Sintra » Seg Out 12, 2009 7:03 pm

Luís Henrique escreveu:kkkk

A campanha vai surtir efeito, o Su-35BM será o escolhido.

O BM leva AMPLA vantagem em quase todos os quesitos.

DOBRO do raio de ação
DOBRO do alcance de detecção do radar
50% mais em carga bélica
MUITO mais manobrável
MAIS veloz
MAIS rápido (aceleração/razão de subida)
MAIOR supercruise (M 1,3 com 6 misseis)
MAIS barato de adquirir
50% mais potência que o SH, 100% mais potência que o Rafale e 200% mais potência que o Gripen NG.

Flanker Rulez.
Mach 1.3 com seis AAM´s? Alguma coisa oficial?
Que eu saiba nenhum dos protótipos ainda sequer vôou com AAM´s!

Abraço




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21007 Mensagem por soultrain » Seg Out 12, 2009 7:09 pm

Imagem





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21008 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 12, 2009 7:14 pm

Que eu saiba nenhum dos protótipos ainda sequer vôou com AAM´s!
http://www.knaapo.ru/media/rus/gallery/aircrafts/combat/su-35/su-35_02_small.jpg http://www.knaapo.ru/media/rus/gallery/aircrafts/combat/su-35/su-35_01_small.jpg
http://www.sukhoi.org/img/gallery/wallpaper/new_su35/_SPS1805.jpg




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21009 Mensagem por Sintra » Seg Out 12, 2009 7:16 pm

Imagem




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21011 Mensagem por Sintra » Seg Out 12, 2009 7:20 pm

Carlos Mathias escreveu:X2. 8-]
Isso, agora bate no ceguinho... :mrgreen:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21012 Mensagem por Bolovo » Seg Out 12, 2009 7:22 pm

Que aviãozinho ruim é esse? Coisa feia...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21013 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 12, 2009 7:30 pm

Aquele pendurado no cabide ventral do Su-35BM? É um Gripen-NG, cresceu e agora dá até prá levar, antes era pequeno e fraco demais até prá ser carga do BM.

TOMA!!!! TOMA!!!! TOMA!!!! :lol:




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21014 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 12, 2009 8:03 pm

Túlio escreveu:Mandamento XI - Flankeiros jamais se rendem. 8-]
"Aqueles que pedirem perdão por escolherem outros caças serão salvos"

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Ter Out 13, 2009 1:09 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21015 Mensagem por Thor » Seg Out 12, 2009 8:10 pm

Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Por favor. Uma dúvida:

Muito se tem batido em cima do custo alto de operação do Rafale.
Não tenho conhecimento de operação e manutenção de aeronaves. O pouco conhecimento que
tenho é em custos gerados em linha de produção industrial.
Mas dentro de conceitos simples, não é possível realizar levantamentos e mapear
os ítens e serviços mais complexos, mais caros e rotineiros das manutenções requeridas,
exigir o repasse de tecnologia nestas áreas para se fazer aqui e diminuir estes custos?
Porquê acredito, se o GovFed está pedindo no FX-2 transferência de tecnologias
avançadas visando a qualificação do país, deve também estar exigindo tais coisas
em cima da manutenção feita aqui.
Com este planejamento, diferente do que o país podia fazer nos anos 70 com o MIII,
não se conseguirá uma manutenção mais enxuta e eficiente do que estamos acostumados
a ver na FAB?
Aguardo a ajuda dos amigos que conhecem o ramo aeronáutico e queiram comentar
mais sobre o que é a manutenção-operação de uma aeronave sofisticada e o que
pode-se fazer em cima de um planejamento adequado ao caso.
Obrigado

Franz Luiz
Olá Franz,
O Alcmartins já respondeu quase tudo o que eu também iria falar, mas até mesmo os proprietários dos equipamentos embarcados, que possuem todo o conhecimento do desenvolvimento, da produção e do pós-entrega, além das linhas de montagem com seu ferramental estabelecido, não conseguem reduzir os custos porque podemos achar que nós brasileiros conseguiríamos?
Essa tal transferência de tecnologia é um tanto quanto duvidosa, pois só passar determinado conhecimento sem necessidade e emprego imediato é quase igual a nada...
Vamos continuar por um bom tempo dependentes em aviônica embarcada, radares de caça, sistemas ESM, motores a reação de alto desempenho, etc...
Só para se ter uma idéia, quando um item crítico dá pane, é preciso recolher esse item da aeronave, fazer os registros internos no sistema de logística (às vezes o parque central é em outra localidade), fazer um processo de exportação e envio, conserto na fábrica de origem, processo de importação de volta, recebimento na alfândega (quando a receita NÃO está em greve leva algumas semanas), registro na logística, recebimento no cliente final, serviço de reinstalação, cheques de aceitação e pronto!!! Quantos meses você acha que isso levou??
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Responder