FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#331 Mensagem por Skyway » Ter Set 08, 2009 12:56 am

Imagem

Que se mate o Carioca freqüentador de barcas que nunca comeu um desses. 8-] :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#332 Mensagem por Mapinguari » Ter Set 08, 2009 12:59 am

Paisano escreveu:Prezados,

Vamos comemorar essa vitória da FAB e do Brasil.

Contudo, tal comemoração não deve ser confundida com desrespeito à colegas de DB não brasileiros, em especial os sul-americanos.

É como diz a letra de um funk bastante conhecido: Cada um no seu quadrado...

Um abraço.
Perfeito, Paisano. Eu já ia escrever isso (mesmo não sendo moderador, esse tipo de comentário me incomoda, até porque sou um dos moderadores de um Fórum Argentino, onde sou muito bem tratado).
Vamos respeitar nossos colegas de outros países. Cada país com suas realidades e necessidades.

Mapinguari

Imagem
Jacobs
Sênior
Sênior

#333 Mensagem por Jacobs » Ter Set 08, 2009 1:00 am

Meus dias vão ser tão vazios agora que eu não vou mais precisar ficar caçando informações do FX-2 aqui no DB, orkut e blog aéreo.

Campanha "Volta FX-2"!!! :mrgreen:

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#334 Mensagem por Mapinguari » Ter Set 08, 2009 1:23 am

R.A.Barros escreveu:O Rafale tem que vir com pintura camuflada.
Essa pintura toda branca é feia!
A pintura não é branca. É cinza. Mas concordo com você. A melhor pintura seria essa:

Imagem

Mapinguari

Imagem
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#335 Mensagem por pafuncio » Ter Set 08, 2009 1:25 am

Mapinguari escreveu: Perfeito, Paisano. Eu já ia escrever isso (mesmo não sendo moderador, esse tipo de comentário me incomoda, até porque sou um dos moderadores de um Fórum Argentino, onde sou muito bem tratado).
Vamos respeitar nossos colegas de outros países. Cada país com suas realidades e necessidades.
Ops, acho que não conheço este fórum. Posta o endereço, xará !!!

gracias.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Mapinguari
Sênior
Sênior

#336 Mensagem por Mapinguari » Ter Set 08, 2009 1:37 am

Walterciclone escreveu:
MARCOS RIBEIRO escreveu:O SUPER LENTO E O GRIPADO......SUBIRAM NO TELHADO...PARABÉNS PRICK....AGORA SÃO AS FREEM E OS RAFA F1....... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
CACETE 20 ANOS NÃO AGUENTAVA MAIS.
Marcos Ribeiro
SEnhores, esta seria a Morte do Gripen NG???? :shock: [005] [005] [005] [005] [005]

Eu acho que sim... :? :? :? :? :?
Depende da Suécia. Acho que, se embarcam mesmo no programa e compram alguns, o programa poderá sobreviver e ainda ganhar concorrências, pois é uma excelente aeronave. Mas, para a maioria dos países, o Gripen C/D é uma excelente opção, que ainda deve vender.

Mapinguari

Imagem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#337 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 08, 2009 2:55 am

Mapinguari escreveu:
orestespf escreveu:Só agora consegui de terminar de ler todos os posts, ufa!!! Mas um agradável "ufa"!

Parabéns ao Brasil, parabéns à FAB, parabéns ao povo brasileiro pela vitória do Rafale!!! Escrevo formalmente o que já havia dito tempos atrás: venceu o melhor caça para o País, isto é o mais importante em minha visão!

Parabéns aos entusiastas que apostaram suas fichas desde o início no caça francês, entre eles, PRick, Alberto, Roberto Colistete, parabéns também aos que perceberam o real valor deste caça durante o andamento do processo do FX-2. Todos venceram, todos nós vencemos! Entendam, ninguém perdeu, nadinha de nada, só houve vitória!

Que os amigos e colegas foristas entendam que este anúncio não representa o final, representa sim o início, tanto de coisas boas quanto de coisas "problemáticas". Estes anúncios e outros que virão colocam o Brasil em uma posição boa, mas delicada, as pressões vão se intensificar, mas nossos líderes já demonstraram total consciência e capacidade de enfrentá-las. A luta apenas começou, mas a luta de transformar este País em uma nação verdadeiramente grande; o primeiro passo foi dado!

Que continue todo este entusiasmo!

Orestes, o "entusiasmado".
X2. Embora tivesse preferência pelo Gripen NG, pelas razões que todos aqui conhecem, não posso deixar de reconhecer que foi uma excelente escolha e que a FAB e o Brasil ganharão muito. Sem contar a MB, que poderá operar o mesmo caça que a FAB (vai ser uma rivalidade interessante essa!).
Se a FAB conseguir dos franceses o apoio para integrar nossos armamentos, como o A-Darter e o MAR-1, será aind amelhor.
Isso, é claro, sem contar a participação da França no programa do KC390. Uma cereja no sundae da Embraer... :mrgreen:
x3!!
Agora a coisa vai começar a ficar mais interessante ainda!!

Realmente meus parabéns e no fim o 1GavCa e o GDA (a principio) estão muito bem servidos :)

Sem contar com a possibilidade da MB e ainda como disse o amigo a Embraer sendo beneficiada também... :wink:

E tem mais coisa por aí... :D

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Mapinguari
Sênior
Sênior

#338 Mensagem por Mapinguari » Ter Set 08, 2009 3:03 am

pafuncio escreveu:
Mapinguari escreveu: Perfeito, Paisano. Eu já ia escrever isso (mesmo não sendo moderador, esse tipo de comentário me incomoda, até porque sou um dos moderadores de um Fórum Argentino, onde sou muito bem tratado).
Ops, acho que não conheço este fórum. Posta o endereço, xará !!!

gracias.
http://fdra.superforos.com/index.php

Acho o melhor dos fóruns argentinos. Um pessoal educado e racional, sem as paixonites de outros fóruns.
Na verdade, é um fórum de fóruns sobre geopolítica e forças armadas. Sou moderador de todos os Fóruns referentes ao Brasil.

Mapinguari

Imagem
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#339 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Set 08, 2009 6:00 am

Prezados colegas foristas, como havia brincado tempos atrás, a missa vai ser de ação de graças e não fúnebre! Mas num ponto concordo com o Juarez, que disse junto com o prezado Orestes no BM: só saberemos se a escolha foi acertada com o tempo.

Mas, de agora em diante, sou Rafale total, pois quero que tudo dê certo para o futuro caça de nosso país.

Parece que a tal desculpa de se falar que a FAB torcia também pelo Rafale, afinal estava na sua short-list, acena uma dúvida cruel: isso será verdade ou o caça francês foi "colocado" na short-list por pressão, ainda que indireta? É que soa estranho o Presidente da República anunciar a preferência, o MD dar destaque (várias notas no seu site) e no site da FAB, a natural beneficiada, nenhuma nota! Estranho...

O que os prezados colegas acham que ocorrerá na cúpula fabiana: tudo seguirá normal, afinal o clima é harmônico? Há diferenças, mas serão "aceitas" e a cúpula ficará satisfeita? Há espaço para entrega de cargos?

Viva Brasil. Viva FAB. Parabéns Rafale.

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#340 Mensagem por P44 » Ter Set 08, 2009 7:20 am

*Turn on the news and eat their lies*
Red_Star
Novato
Novato

#341 Mensagem por Red_Star » Ter Set 08, 2009 7:49 am

Por fín terminó la telenovela del FX, sin llegar al 3.0 :mrgreen:

Muchas felicidades muchachos, bien mercidos se tienen los aviones después de tantas postergaciones.

Saludos desde el Pacífico.

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#342 Mensagem por P44 » Ter Set 08, 2009 8:13 am

Compra de caças ilustra corrida por armas na AL, diz 'Monde'

Para o jornal francês, Brasil quer reforçar sua posição estratégica na região e se opor à influência americana

- O acordo para a compra de caças franceses pelo Brasil, anunciado nesta segunda-feira, 7, pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, ilustra a corrida armamentista vivida atualmente pela América Latina, diz o jornal francês Le Monde desta terça-feira, 8.

"Sarkozy também finaliza em Brasília a venda de helicópteros de combate e a construção de quatro submarinos convencionais e um submarino nuclear - o que configura o maior contrato militar já assinado pelo Brasil", afirma o diário.

"Com isso, o Brasil está tentando reforçar sua posição estratégica na região (da América Latina) e se opor à influência americana sobre o continente sul-americano."

Em entrevista ao Le Monde, analistas ressaltam que a decisão do Brasil de procurar parceiros fora da América Latina para a obtenção de know-how de tecnologia militar pode "provocar uma corrida armamentista no continente e ser um obstáculo a uma maior cooperação com os países vizinhos no setor da defesa".

Colômbia e EUA

Segundo o jornal, o orçamento militar dos países sul-americanos aumentou 91% entre 2003 e 2008.

O diário cita como exemplos a aquisição pelo Chile de tanques Leopard 2 e o recente acordo de cooperação militar entre os Estados Unidos e a Colômbia, que provocou reações negativas da Venezuela e do próprio Brasil.

"Esses anúncios aceleraram a compra de armamentos por Argentina, Peru, Equador e Bolívia", afirma o Le Monde.

"Além disso, a tensão se agravou nos últimos meses, com o golpe de Estado em Honduras, que lembrou aos países latino-americanos que as armas ainda têm sua voz no continente."

Ainda de acordo com os analistas ouvidos pelo jornal, por se oferecer a fabricantes franceses, o Brasil acabou contrariando seu próprio discurso de ser soberano em matéria de armamentos.

"O Brasil deveria dar o exemplo e não contribuir para a criação, no continente, de um cenário de possíveis enfrentamentos geopolíticos entre grandes potências estrangeiras", disse ao diário o analista brasileiro Thiago de Aragão.

'Bilhete premiado'

O acordo entre França e Brasil também foi destaque no jornal francês Libération, segundo o qual, trata-se de um "bilhete premiado" para a indústria bélica francesa, que atualmente atravessa uma crise.

O diário informa que os aviões Rafale, que o Brasil deve importar, serão vendidos "nus", o que deve obrigar o país a comprar também da França os armamentos que vão equipar as aeronaves.

O Libération diz ainda que, sem o mercado brasileiro, a fabricante do Rafale, a Dessault Aviation, poderia fechar.

"Desde sua chegada ao poder, Nicolas Sarkozy se dedica a dar a Serge Dessault, o grande patrão da empresa e também do jornal Le Figaro, um lugar central no jogo industrial francês", comenta o diário de oposição.
http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 1095,0.htm

Editado pela última vez por P44 em Ter Set 08, 2009 8:33 am, em um total de 1 vez.
*Turn on the news and eat their lies*
Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

#343 Mensagem por Oziris » Ter Set 08, 2009 8:29 am

Finalmente acabou.

[]'s

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#344 Mensagem por Francoorp » Ter Set 08, 2009 8:36 am

Jacobs escreveu:Meus dias vão ser tão vazios agora que eu não vou mais precisar ficar caçando informações do FX-2 aqui no DB, orkut e blog aéreo.

Campanha "Volta FX-2"!!! :mrgreen:

Nem Brinca com esse Volta!! [004]

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#345 Mensagem por orestespf » Ter Set 08, 2009 8:48 am

Rodrigoiano escreveu:Prezados colegas foristas, como havia brincado tempos atrás, a missa vai ser de ação de graças e não fúnebre! Mas num ponto concordo com o Juarez, que disse junto com o prezado Orestes no BM: só saberemos se a escolha foi acertada com o tempo.

Mas, de agora em diante, sou Rafale total, pois quero que tudo dê certo para o futuro caça de nosso país.

Parece que a tal desculpa de se falar que a FAB torcia também pelo Rafale, afinal estava na sua short-list, acena uma dúvida cruel: isso será verdade ou o caça francês foi "colocado" na short-list por pressão, ainda que indireta? É que soa estranho o Presidente da República anunciar a preferência, o MD dar destaque (várias notas no seu site) e no site da FAB, a natural beneficiada, nenhuma nota! Estranho...

O que os prezados colegas acham que ocorrerá na cúpula fabiana: tudo seguirá normal, afinal o clima é harmônico? Há diferenças, mas serão "aceitas" e a cúpula ficará satisfeita? Há espaço para entrega de cargos?

Viva Brasil. Viva FAB. Parabéns Rafale.
Olá Rodrigo,

enquanto durar nossa euforia ficará difícil conseguir compreender as coisas, falo inclusive por mim. Acho que as respostas para muitas perguntas virão em breve, pelo menos até a assinatura do contrato, que imagino ser mesmo no dia 23 de outubro.

O Rafale não entrou na short list por pressão, estava lá por seus méritos. É bom que se diga também que não estar na short list não implica em ser um caça questionável ou mesmo ruim; saíram o SU-35, o EF-2000 e o F-16. Não se pode falar mal do F-16 inclusive, no máximo que ele não é um vetor com o perfil desejado pela FAB. Por outro lado, o que dizer do SU-35 e o EF-2000? Ótimos vetores, mas com custos elevados de manutenção e realmente com problemas de transferência de tecnologias desejadas pela FAB/Governo.

Sempre ouvi dizer que a FAB queria o Gripen NG, ou seja, pelas especificações do caça em si, mas vários fatores atrapalharam o caça, como não existir ainda, não conseguir provar que estaria pronto dentro do prazo, não ter sido comprado por ninguém e nem pelo país de origem, entre outros. Politicamente não atendia aos interesses do Governo, no máximo da FAB. Só que a FAB não iria dar mole desta vez, precisava da certeza de ter um caça moderno e nas mãos. Desta vez os franceses não apareceram com um caça no final da vida útil (M-2000), tinham um caça à altura dos demais e com enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. Aliado a tudo isso existe a possibilidade futura de desenvolvimento conjunto de um novo caça; a França sozinha, dificilmente desenvolveria um novo caça, ela percebeu isso e teve que "diversificar", digamos assim.

Ouvia dizer também que o F-18 SH sempre ficou na rabeira entre os três caças da short list. Aliás este caça estar na short list é que foi a grande surpresa, qualquer outro (menos o F-16) não seria surpresa alguma. Tenho por mim que a proposta dos americanos não foi muito diferente do caça russo, a diferença estaria no fato do F-18 ser um caça operacional e de ter tecnologia ocidental, sem falar do inquestionável suporte pós-venda dos americanos. Como caça em si, nunca brigou de verdade para ser considerado com um provável vencedor.

Os motivos da FAB ter selecionado o F-18 SH na short list, não sei, porém politicamente estou convencido dele ter ido para o grupo dos finalistas. Deu-se oportunidade aos americanos para mudarem de postura em relação ao Brasil, de mostrá-los o que queríamos, mas eles a perderam. Na reta final houve uma tentativa, mas tímida do ponto de vista comercial e violenta do ponto de vista político e geopolítico. O tiro saiu pela culatra. Agindo assim o Brasil deixou claro, através do Governo, que não existia uma política anti-americana, mas que nem por isso deixaria de levar adiante os seus planos. A coisa foi tão bem arrumada que houve um enorme estrago, dos americanos, que afundaram de vez na região, ou seja, se enforcaram na própria corda.

Com este resultado (Rafale), ganha o Brasil, ganha a França. O Brasil consegue seu espaço no cenário internacional e não só apenas regional. A França precisava fazer concessões para deslanchar o Rafale e não ficar refém de seus produtos militares; marcou pontos no cenário internacional, deve vender mais Rafales e outros produtos. Um dos pontos importantes foi o anúncio de compra do C-390, antes mesmo de se anunciar compras do A-400 (não falo de intenções de compra). Este assunto é mais importante e deve ser analisado, mas de minha parte, em outro post.

Grande abraço,

Orestes

Responder