Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#1 Mensagem por jambockrs » Ter Jul 14, 2009 11:46 am

Meus prezados:
VIAGEM APERTADA
Poltrona de avião é pequena, diz Anac
Um estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revela que as poltronas dos aviões não atendem às necessidades de parte dos passageiros de voos domésticos no Brasil. Um dos pontos de maior desconforto é o encosto dos assentos. Eles têm, em média, 45 centímetros de largura, mas cerca de 70% dos passageiros pesquisados têm mais de 45 centímetros de largura entre os ombros.

Adistância entre as cadeiras mostrou menos diferença em relação às necessidades dos passageiros. Dos 22 tipos de poltronas avaliadas, 17 têm distância entre as poltronas maior ou igual a 73,6 cm. Esse comprimento atende 95% dos passageiros. No entanto, se a distância fosse de 76,2 cm, todos os passageiros seriam atendidos, segundo o estudo.

A pesquisa avaliou aeronaves da TAM e da Gol, as duas maiores empresas aéreas do país. Foram analisadas as medidas de 5.305 homens nos 20 principais aeroportos do Brasil. Mulheres não entraram na pesquisa porque elas são 20% dos passageiros da aviação civil.

No Brasil, só há regras relativas à segurança – o espaço deve ser o suficiente para que, numa situação de emergência, os passageiros consigam deixar a aeronave em 90 segundos. O mesmo padrão seguido nos EUA.

A Gol informou que a configuração interna de suas aeronaves acompanha os padrões internacionais. A TAM não havia se manifestado sobre o assunto.
fonte: jornal "Zero Hora" 14 de julho de 2009




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#2 Mensagem por Vitor » Qua Jul 15, 2009 12:47 pm

Vai para a rodoviária e pega ônibus então, viajando por 2 dias nas nossas ótimas estradas logo vai achar as 3 horas do avião uma maravilha. É tudo questão de perspectiva. :mrgreen:




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#3 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 16, 2009 12:51 am

Vitor escreveu:Vai para a rodoviária e pega ônibus então, viajando por 2 dias nas nossas ótimas estradas logo vai achar as 3 horas do avião uma maravilha. É tudo questão de perspectiva. :mrgreen:
Ah, eu conheço bem isso. Eu viajo todo dia. [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#4 Mensagem por jambockrs » Seg Jul 20, 2009 5:04 pm

Meus prezados:
Anac estuda criar selo certificador para assentos de aviões por causa de desconforto
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) quer criar um selo que indique as dimensões das poltronas dos aviões comerciais. Concebida a partir de uma pesquisa sobre o espaço interno dos aviões, a ideia é criar, com base nos dados disponibilizados pelas próprias empresas, um quadro semelhante ao usado para indicar o nível de consumo energético de eletrodomésticos, informando as distâncias entre as fileiras.

"Estamos pensando em colocar algo que possa ser facilmente identificável pelo usuário na hora dele comprar sua passagem. O selo é uma coisa simples para que as pessoas pesquisem seu significado", explicou o superintendente de Segurança Operacional da Anac, Carlos Eduardo Pelegrino.

Segundo ele, o selo será uma referência a mais para que os usuários possam avaliar a qualidade dos serviços. "A informação é importante porque, com base nela, na hora em que você vai comprar sua passagem você pode decidir [com qual companhia viajar]. O que é confortável para mim, que tenho 1,87 metro, pode ser diferente para quem tem 2 metros", afirmou, explicando que o selo não servirá como referência para outros aspectos que influenciam na percepção do conforto, como os serviços de bordo.

Pelegrino disse que os técnicos da Anac ainda estão finalizando a proposta, que não tem data para entrar em vigor e, antes, deve ser discutida com os representantes das companhias aéreas.

"Estamos fazendo força para lançá-lo ainda este ano. Não é nada para perder de vista, embora eu prefira não fechar uma data porque ainda estamos trabalhando nisso e precisamos envolver as empresas aéreas e outros institutos que queremos que conheçam nossa ideia para validá-la."

Ele explica que as empresas são livres para definir o tamanho de suas poltronas, desde que a configuração final atenda às regras internacionais de segurança, certificada por meio de um teste que checa o tempo que os passageiros e a tripulação levam para deixar a aeronave em caso de emergência.

"Todo mundo tem que abandonar a aeronave em 90 segundos. Sem a distância adequada entre as poltronas, as pessoas vão ter dificuldades para sair de seus assentos", disse Pelegrino, assegurando que, hoje, todas as empresas aéreas brasileiras atendem a esse requisito de segurança.

Sobre a pesquisa, realizada no ano passado, o superintendente afirmou que o resultado final demonstrou que a distância entre as poltronas é suficiente para acomodar confortavelmente a maioria dos passageiros brasileiros, mas a distância lateral é "desconfortável". "Muitas vezes, se dois ou três homens sentam numa mesma fileira, eles têm que se sentar meio de lado, mudando constantemente de posição."
fonte: Câmera 2 19.07.09 - 08:25




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#5 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 20, 2009 6:31 pm

Bolovo escreveu:
Vitor escreveu:Vai para a rodoviária e pega ônibus então, viajando por 2 dias nas nossas ótimas estradas logo vai achar as 3 horas do avião uma maravilha. É tudo questão de perspectiva. :mrgreen:
Ah, eu conheço bem isso. Eu viajo todo dia. [003]
Você vai e volta pra São Paulo todo dia?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#6 Mensagem por Bolovo » Seg Jul 20, 2009 6:40 pm

Atualmente sim, ando com poucas aulas... não compensa ficar lá :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#7 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 20, 2009 6:53 pm

Bolovo escreveu:Atualmente sim, ando com poucas aulas... não compensa ficar lá :wink:
Ah tá.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Poltrona de avião é pequena, diz ANAC

#8 Mensagem por jambockrs » Qui Ago 20, 2009 7:55 pm

Meus prezados:
Anac abre consulta sobre proposta de aviso sobre distância de poltronas de avião

Modelo de selo da Anac que vai identificar distância entre assentos.
Está em consulta pública no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma proposta de aviso que irá identificar as aeronaves das companhias aéreas que oferecem mais espaço entre as poltronas.

O Selo Dimensional Anac será opcional para as empresas, como forma de diferenciar o serviço, mas aquelas que aderirem poderão fixar as etiquetas nas aeronaves e publicá-las nos sistemas de compra de passagens via internet.

A decisão da agência atende a uma reivindicação antiga do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Quando assumiu o cargo, em 2007, ele prometeu resolver o problema da falta de espaço em poucos meses. A ideia do selo foi anunciada em março deste ano.

A proposta quer criar cinco categorias de distância: A (maiores ou iguais a 76 cm), B (de 73,5 cm a 75,9 cm), C (de 71 cm a 73,4 cm), D (de 68,5 cm a 70,9 cm) e E (de 66 cm a 68,4 cm).

Segundo a agência, a distância é medida do ponto de fixação de um assento até o mesmo ponto do assento à frente, de modo a evitar alterações devido a deformações do encosto ou da almofada pelo tempo de uso. A medição será feita por oficinas de manutenção certificadas e, para efeito da classificação, será considerada a menor distância encontrada em cada aeronave.

A proposta da Anac foi baseada em estudo que coletou os dados de 5.305 homens nos 20 principais aeroportos do país e as distâncias das poltronas de aeronaves das duas maiores companhias (que respondem por 86% do transporte aéreo).

O estudo concluiu que a maioria dos assentos avaliados atendem a 95% dos passageiros, mas, em relação ao padrão de largura do encosto usado pelas companhias (45 cm), 70% dos passageiros têm medidas maiores. O selo da Anac deve informar tanto a distância das poltronas quanto a largura do assento.

A audiência pública recebe contribuições até 18h de 18 de setembro. Após encerrar, a Anac irá avaliar as sugestões e levará o assunto para a decisão da diretoria da agência.
fonte: site Clóvis Duarte 20.08.09 - 16:55




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder