Mas sem dúvida o M2k e MIII (por analogia) também arrebentam a boca do balão

[]s
CB_Lima
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Os caças Dassault são robustos. O M-III são um bom exemplo.kekosam escreveu:Então a Dassault é a Lada dos céus???
O Prick agora é Europeu?!HIGGINS escreveu: Na europa, considera-se o Rafale bem mais robusto que o Eurofighter... Afinal, é um Dassault.
Olá Fontoura,Mapinguari escreveu: Na entrevista do Merialdo na última Seguraça& Defesa
Fontoura, pegue dados públicos de disponibilidade da USAF, RAF, AdlA, etc ao longo do ano, nas suas bases. Nunca são 100%, nem mesmo 90%. Pois sempre há N aviões em manutenção, seria muito caro manter estoques grandes de sobressalentes para altíssima disponibilidade, etc. Em missões operacionais, tipo a do Afeganistão, escolhe-se os meios militares que não tenham manutenção programada no período de uso, destina-se grande estoque de sobressalentes e material de manutenção, etc, assim conseguindo disponibilidade de 90-100%. Isso vale para todas as grandes forças aéreas.Mapinguari escreveu: ele afirma que a operacionalidade do Rafale no Armée De L´Air tem sido de 70%, mas que, no Afeganistão, conseguiram quase 100%. Pô! 70% operando em casa, no país fabricante, acho pouco! E, no Afeganistão, onde uma frota muito pequena está operando, é quase que uma obrigação, conseguir altos índices. Não sei.
PRick escreveu:Paisano escreveu: Vide o problema ocorrido nos F-15.
Pior foi na FAB com seus Gloster, a frota inteira foi para o vinagre. Porém, essa é uma das grandes vantagens dos caças da Dassault, eles não sofrem de fatiga estrutural, ao contrário, costumam durar mais que os pilotos.
![]()
[]´s
A partir dos limites de tempo de uso calculados/ensaiados por cada fabricante, a estrutura de qualquer caça tende a sofrer perigosamente os efeitos da fadiga quando superados os limites.Maintenance
Dassault is always keen to emphasize the longevity of the Mirage 2000. The airframe life has been increased to 7,500 hours and is guaranteed to 5,000 hours.
[]sFadiga dos Materiais
É o efeito observado em estruturas com estado de tensões bem abaixo da tensão de ruptura quando se pode desenvolver um acúmulo do dano com cargas cíclicas continuadas conduzindo a uma falha do componente ou estrutura.
August Whöler demonstrou que o efeito de fadiga não era afetado somente por tensões cíclicas, mas também por efeito de tensões médias uniformes.
Olá Sintra,Sintra escreveu:O Prick agora é Europeu?!HIGGINS escreveu: Na europa, considera-se o Rafale bem mais robusto que o Eurofighter... Afinal, é um Dassault.![]()
Falhas não previstas podem ocorrer. Investiga-se, descobre as causas, sana-se se possível e a vida continua. Ambos continuam voando.Carlos Mathias escreveu:Então Santiago,a Boeing anda cascateando. Os F-15 a pouco ficaram TODOS groundeados por falhas estruturais, os Hornets começaram a rachar a espinha bem antes dessas 200.000 horas de operação exclusiva em porta aviões no meio de tempestades ciclônicas numa pern só.
Tá parecendo aquela coisa dos hiper cadilaquis sabres versus os calhambeques MIG-15.![]()
Pois é, que coisa estranha, os caças dos EUA tem 20000 milhões de horas de vida útil, mas vivem caindo por fadiga estrutural, vivem groundeados, já os M-3 e M-2000 estão por aí, nunca li nenhuma notícia de que qualquer frota deles tenha ficado groundeados, e eles continuam voando com 45, 50 anos depois de construídos. Que coisa estranha? Ou então os dados dos fabricantes dos EUA não valem nada.Santiago escreveu:Falhas não previstas podem ocorrer. Investiga-se, descobre as causas, sana-se se possível e a vida continua. Ambos continuam voando.Carlos Mathias escreveu:Então Santiago,a Boeing anda cascateando. Os F-15 a pouco ficaram TODOS groundeados por falhas estruturais, os Hornets começaram a rachar a espinha bem antes dessas 200.000 horas de operação exclusiva em porta aviões no meio de tempestades ciclônicas numa pern só.
Tá parecendo aquela coisa dos hiper cadilaquis sabres versus os calhambeques MIG-15.![]()
[]s
cb_lima escreveu:Prick,
em Taiwan ficaram Groundeados por um bom tempo...
Alem disso os nossos M2k tem "prazo" de validade bem explicito e pelo menos um deles teve que ter a asa trocada antes do recebimento por n'os porque senao... bau bau.
Menos cara... muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito menos.
'E claro que temos que lembrar que os F-15 estavam sofrendo tambem pois com 2 guerras e depois do 11 de Setembro eles extrapolaram demais o previsto de horas voadas por ano, e dai temos os problemas.
Para todo aviao existe um limite de horas por ano que seria bom ser respeitado em pr'o da preservacao da celula... mesmo os M2k da vida .
[]s
CB_Lima
rcolistete escreveu:Sintra escreveu: O Prick agora é Europeu?!![]()
Novo passatempo dos portugueses : frequentar fóruns chilenos para curtir a inveja deles![]()