Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#1 Mensagem por JL » Seg Abr 27, 2009 12:53 pm

Saiu na defesa net excelente entrevista com o Vice-Almirante (RM1) RONALDO FIÚZA DE CASTRO
Gerente do Projeto de Desenvolvimento do míssil nacional superfície-superfície (SSM).
Detalhes interessantes sobre as antigas questões envolvendo a oferta do Gabriel e da antiga fabrica de torpedos, que não foram para frente.
link
http://www.defesanet.com.br/04_09/mb_ssm.htm




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#2 Mensagem por Brasileiro » Seg Abr 27, 2009 7:44 pm

Alguns fatos interessantes sobre o projeto:
-"Os sensores inerciais estão contratados junto ao CTMSP (Centro tecnológico da Marinha em S. Paulo)"
-"A plataforma inercial será produzida pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM)."
-"A carga útil deve ser produzida pela FAJCMC, a fábrica de munições da MB."


1) e 2)
Por que a Marinha contratou seus próprios centros de tecnologia, se as empresas de SJC já dominam a fabricação de sensores inerciais a fibra ótica como os utilizados no MAR-1? Não seria suficiente adaptação/evolução do sistema? Não seria reinventar a roda já que Mectron e Optsents já dominam essa tecnologia? Não seria um estímulo maior à indústria (geração de demanda) se os sensores inerciais fossem contratados junto a ela?
3) Britanite/Avibras/Imbel/Ares não são capazes de fabricar uma cabeça de guerra? Volta-se à questão anterior, do estímulo à indústria e transferência de tecnologia à indústria.
Parece-me haver uma grande dispersão de esforços, cada força inventado suas próprias soluções de forma isolada e incomunicáveis.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 27, 2009 9:02 pm

Eu acredito que esses Centros vão atuar mais como parceiros, mais na gerência do projeto do que propriamente no seu desenvolvimento. Acho que o caminho natural será procurar essas empresas para queimar etapas. Não acredito que os Centros atuarão de maneira isolada, até porque vai contra a END. Como é um projeto da Força, é natural que os seus Centros atuem nos projetos, assim como fazem o CTA e o CTEx nos projetos da FAB e EB, respectivamente.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#4 Mensagem por JL » Seg Abr 27, 2009 11:01 pm

Visto que nós vivemos em um país com um litoral imenso, considerando que o míssil anti-navio é uma arma eficaz para realizar a dissuação de ações hostis no nosso mar, como ficou demonstrado na Guerra das Malvinas, através de 05 AM 39 lançados dos Super Etandard e de um MM 38 lançado de terra contra a Royal Navy.

Considero que para a nossa defesa deveríamos ter muitos mísseis deste tipo disponíveis, lançados do mar, do ar e da terra.

Mas analisando os diversos embargos de armas sofridos por muitos países em época de conflito.

Exemplos de embargos de armas:
1- Argentina durante guerra das Malvinas;
2- Chile durante ditadura Pinochet;
3- África do Sul durante o apartheid e tendo que lutar na Namíbia contra forças guerrilheiras e cubanos.
4- Portugal na guerra colonial e toda a dificuldade para conseguir armas e meios;
5- O Irã atualmente

Penso que um arsenal de armas nacionais, entre elas o míssil anti-navio, que pudessem dar o mínimo de independência ao Brasil, seria questão fundamental para a nossa afirmação de soberania.

Nós já deveríamos ter esse míssil a muito tempo, são muitos os países que desenvolveram sistemas de armas anti-navio, exemplos: China, Japão, França, Alemanha, Itália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Índia, Grã-Bretanha, Noruega, Rússia, EUA, África do Sul, Suécia, Israel, Irã é o que me lembro no momento, cada um buscou o seu caminho, tem os seus projetos.

Acho que para 2009, estamos muito atrasados. Alguém sabe alguma coisa sobre o tal BARRACUDA da Avibrás.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Heer.Skuda
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 10:16 pm

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#5 Mensagem por Heer.Skuda » Seg Mai 04, 2009 10:53 pm

5 engenheiros? o que significa isso?!

As vezes acho que este é o tipo de projeto que existe apenas para existir, nao senti firmeza alguma na entrevista.

Este projeto nao vai para frente, se continuar deste tamanho.




"Minha experiência pessoal diz que as decisões ousadas e arriscadas constituem a melhor promessa da vitória"

Erwin Johannes Eugen
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#6 Mensagem por Marino » Ter Mai 05, 2009 8:43 am

Heer.Skuda escreveu:5 engenheiros? o que significa isso?!

As vezes acho que este é o tipo de projeto que existe apenas para existir, nao senti firmeza alguma na entrevista.

Este projeto nao vai para frente, se continuar deste tamanho.
Vc não entendeu.
O projeto está nas mãos de empresas civis, como a Mectron e a Avibrás. Os 5 engenheiros são a estrutura montada na MB para acompanhamento/gerenciamento do projeto.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#7 Mensagem por caixeiro » Ter Mai 05, 2009 8:46 am

Heer.Skuda escreveu:5 engenheiros? o que significa isso?!

As vezes acho que este é o tipo de projeto que existe apenas para existir, nao senti firmeza alguma na entrevista.

Este projeto nao vai para frente, se continuar deste tamanho.

Esse projeto ja foi para geladeira ...


Abracos Elcio Caixeiro




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#8 Mensagem por Marino » Ter Mai 05, 2009 8:48 am

caixeiro escreveu:
Heer.Skuda escreveu:5 engenheiros? o que significa isso?!

As vezes acho que este é o tipo de projeto que existe apenas para existir, nao senti firmeza alguma na entrevista.

Este projeto nao vai para frente, se continuar deste tamanho.

Esse projeto ja foi para geladeira ...


Abracos Elcio Caixeiro
Leia meu post acima.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#9 Mensagem por caixeiro » Ter Mai 05, 2009 8:56 am

Marino escreveu:
caixeiro escreveu:
Esse projeto ja foi para geladeira ...


Abracos Elcio Caixeiro
Leia meu post acima.
Vomos ver julho ou Agosto ..

Abracos Elcio Caixeiro




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#10 Mensagem por Marino » Ter Mai 05, 2009 9:42 am

Safo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#11 Mensagem por Marino » Ter Mai 05, 2009 9:44 am

Entenda o seguinte: o contrato foi assinado, publicado em DOU, os recursos empenhados, o lote mínimo que torna econômica a pesquisa/investimento foi aceito pela MB.
Acha quue tem volta?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#12 Mensagem por caixeiro » Ter Mai 05, 2009 11:47 am

Marino escreveu:Entenda o seguinte: o contrato foi assinado, publicado em DOU, os recursos empenhados, o lote mínimo que torna econômica a pesquisa/investimento foi aceito pela MB.
Acha quue tem volta?
Vai depender muito do que o NJ poder salvar da degola, o Saito foi mais explicito possivel, "quero acabar o FX-2 esse ano que ano que vem e ano eleitoral", eu nao ia com a cara do NJ mais posso garantir aos forista do DB ele esta lutando para manter a palavra empenhada junto aos Militares, agora a coisa nao anda boa em Brasilia, nao vai ter dinheiro para tudo e para todos o noticia ja foi ventilada, ele quase saiu do cargo pq nao aceitou os cortes (Dizem que saiu mais houve conversas nao tem como confimar), agora hoje se podesse resumir tudo em uma palavra diria "medo".

Agora parece ironia mais depende muito o que o Obama vai fazer la na economia dele do que algo que possamos fazer aqui, o que poderiamos fazer nao vai acontecer em ano de eleicao, entam resta ter fe e rezar.

Abracos Elcio Caixeiro




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#13 Mensagem por Brasileiro » Qui Set 24, 2009 10:42 am

Vou falar neste post sobre os orçamentos do projeto do míssil antinavio da Marinha:

Previsão orçamentária inicial do projeto (milhões de reais):
2008: 4.800.000
2009: 7.200.000
2010: 19.200.000
2011: 22.560.000

Realizado (milhões de reais):
2008: 4.320.000
2009 (previsto): 7.200.000

Agora, o que está previsto no orçamento de 2010:
2010: 4.333.165
Mas o que estava previsto inicialmente para 2010 eram 19,2 milhões :?

Porém, temos de levar em conta que, no programa de subvenção econômica da FINEP, foi aprovado recurso de 4,90 milhões de reais para o autodiretor do míssil, que serão liberados apartir do ano que vem, portanto (até onde dá pra saber) o dinheiro previsto para o programa no próximo ano é de 9,23 milhões, ou seja, menos da metade dos 19 milhões anteriormente previstos.

Então digo: Há alguma coisa errada com o projeto do míssil? Ou ele receberá dinheiro por outras fontes de financiamento que não sejam diretamente da Marinha?



abraços]




----------------
amor fati
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#14 Mensagem por WalterGaudério » Qui Set 24, 2009 10:49 am

Vinicius Pimenta escreveu:Eu acredito que esses Centros vão atuar mais como parceiros, mais na gerência do projeto do que propriamente no seu desenvolvimento. Acho que o caminho natural será procurar essas empresas para queimar etapas. Não acredito que os Centros atuarão de maneira isolada, até porque vai contra a END. Como é um projeto da Força, é natural que os seus Centros atuem nos projetos, assim como fazem o CTA e o CTEx nos projetos da FAB e EB, respectivamente.


Os centros atuarão como contratantes de suas respectivas áreas, com exceção da parte da ogiva. Fatalmente indústrias privadas serão engajadas no processo.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: Entrevista do gerente do projeto do míssil anti-navio

#15 Mensagem por Brasileiro » Qui Set 24, 2009 11:02 am

Mas por que a Ogiva (FAJCMC) e a plataforma inercial (IPqM) não serão contratadas também à indústria nacional, como vai ser o caso do motor (Avibras) e radar (Omnisys)? Para baratear?

Imbel, Britanite e Avibrás são perfeitamente capazes de produzir a carga útil. E a plataforma inercial do MAR-1 já é fabricada pela Optsensys.

Só não pode deixar acontecer com o míssil o que acontece com nosso programa espacial, quase que totalmente fabricado pelos institutos de pesquisa.



abraços]




----------------
amor fati
Responder