Fotos e Fotos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Fotos e Fotos

#5386 Mensagem por PRick » Sex Abr 24, 2009 10:31 pm

nukualofa77 escreveu:Mesmo não sendo a configuração ideal, talvez o maior problema seja a cesta, não o probe...

Talvez uma cesta de pelúcia resolva qualquer possível problema :mrgreen:...

E rosinha para combinar com a delicadeza do equipamento. :mrgreen: :lol: [003]

[]´s

PRick

#5387 Mensagem por PRick » Sex Abr 24, 2009 10:35 pm

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:Essa sonda é uma gambiarra, que mais cedo ou mais tarde, se ficar operacional vai ser causa de perda de Gripens NG por conta da injestão da sonda pela turbina.

[]´s
:?: :?: :?:

Meu garoto, essa sonda é usada pelos Gripen desde mais ou menos 1998, quando começou os vôos de teste com a RAF. Pouco tempo depois entrou em operação na Suécia. Não só na Suécia, mas também Rep Tcheca, Hungria, Africa do Sul e futuramente Tailândia. Nas duas Red Flag que os suecos participaram, fizeram REVO sem os menores problemas. E agora, José???

Tais brincando, isso aí nem países são, fazem revo uma vez por ano, se fizerem, é como ficar fazendo revo num território do tamanho do Estado do Rio, não precisa. Quando o Gripen for vendido para um país de verdade, e não para nanicos aí vamos ver, as tais qualidade de pousar em rodovias, vamos fazer os Gripen usar uma aqui perto de Niterói, ela está nos trinques, parace com a superfície Lunar! :twisted: :mrgreen:

[]´s

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5388 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 24, 2009 10:38 pm

Tá ok. Não discuto mais. Com argumentos como esse não debato. Estás certo, ô sábio Paulo Ricardo (alias, como vai o RPM?).

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
rcolistete
Sênior
Sênior

#5389 Mensagem por rcolistete » Sáb Abr 25, 2009 3:28 am

Carlos Mathias escreveu: Finalmente, a sonda não está no lugar ideal, está no lugar possível no caso do Gripen.
Olá pessoal,

Acho que devemos evitar dicotomias (sim x não, etc). Na minha opinião, o Carlos Mathias está correto em dizer que a sonda REVO do Gripen é uma solução de compromisso. Assim como outras sondas REVO em outros caças.

Toda operação REVO tem riscos que dependem de N fatores, nenhuma operação REVO é 100% segura (assim como o próprio fato de decolar em um caça). A Saab calculou que a sonda REVO do Gripen gera riscos aceitáveis nas operações REVO.

Para mim e Carlos Mathias esse risco é maior do que em outros caças com sondas REVO mais distantes da entrada de ar, por exemplo.

Lembrando que a sonda REVO fixa do Rafale foi assim determinada pela AdlA (Armée de l'Air), a Dassault queria e poderia fazer uma retrátil. Porém a sonda fixa tem vantagens em ser menos complexa e menos propensa a panes (a retrátil pode não sair durante uma operação REVO e levar à perda do caça por falta de combustível). Outro exemplo de solução de compromisso, onde vários fatores têm pesos que são escolhidos pelo usuário/fabricante.

Outra dicotomia é FOD da entrada de ar ventral do F-16. Os próprios EUA admitem que o F-16 é mais propenso a FOD. Isso inviabiliza as operações de F-16 ? Não. Todo caça precisa de cuidados na pista devido a FOD, o F-16 precisa de mais cuidados do que outros caças (p.e., A-10).

Pessoal, evitem dicotomias do tipo "sonda REVO do Gripen é uma droga" x "sonda REVO do Gripen é perfeita". Todo caça é solução de compromisso.

Abraços, Roberto

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5390 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2009 10:05 am

Rcolistete, nessa novela toda eu só não concordo com um ponto:
rcolistete escreveu:
Para mim e Carlos Mathias esse risco é maior do que em outros caças com sondas REVO mais distantes da entrada de ar, por exemplo.
Isso é a impressão que muitos tem, mas sinceramente acho que vêem pêlo em ovo. A Sonda fica distante da entrada de ar o suficiente para não ser mais perigosa que qualquer outra sonda.

Existem vídeos e mais vídeos de REVO onde a cesta passa na boca da entrada de ar dos motores de vários caças, e não se soltam, não entram, não causam acidentes. Aí me pegam um vídeo de uma falha da cesta e perguntam como seria com o Gripen. [101]

Ora, se foi uma falha de cesta, isso seria um risco para qualquer avião! Imagina se uma cesta se solta no nariz de um Mirage 2000 e corre toda a fuselagem até a entrada de ar, alguma coisa impede ela de entrar? A altura da sonda? Ah, então a altura da sonda do Gripen não surte efeito, mas a do Mirage sim! :mrgreen:
Mas sinceramente nem quero entrar nessa discussão, por que já ví que as "provas" de acusação são "irrefutáveis", a ponto de "espancar" quem tem opinião contrária. :roll:

Espancar seria colocar vídeos e fotos de REVO de Mirages IIIOP do Paquistão com a sonda muito mais próxima da entrada de ar e operando sem problemas, ou então de Harrier com a cesta passando pela grande boca de entrada de ar antes de chegar na sonda e não acontecer nada, ou até mesmo um Atlas Cheetah...aí vem falar do Gripen que tem uma entrada de ar pequena e a sonda distante. [104]

Como dizem, vou é "me tirar fora dessa"... :lol:

Fui, um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#5391 Mensagem por Wolfgang » Sáb Abr 25, 2009 10:13 am

Um post ponderado. Parabéns!

P.S. PRick, se o Rio não está com estradas boas, mande os caças para São Paulo... :twisted:

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#5392 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 4:13 pm

Também acho muito improvável um cesta entrar em uma turbina. É mais fácil ele ficar grudada no probe. De qualquer maneira os riscos devem ter sido exaustivamente calculados. Os caras não seriam amadores a tal ponto de não ponderar todos possíves e até impossíveis riscos...

Enlil
Sênior
Sênior

#5393 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 7:00 pm

Imagem

Aerospatiale AS-365N-2 Dauphin 2 (Chile Navy, Pucon_Chile, Jan-09)

Enlil
Sênior
Sênior

#5394 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 7:05 pm

Imagem

IAI Kfir C7 [Colombia-AF, Rionegro (Medellin) - Jose Maria Cordova_Colombia, Jun-08]

Enlil
Sênior
Sênior

#5395 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 7:08 pm

[091]!!!! Agora sou cinco estrelinhas :mrgreen:...

trabuco
Avançado
Avançado

#5396 Mensagem por trabuco » Sáb Abr 25, 2009 7:31 pm

PRick escreveu: Tais brincando, isso aí nem países são, fazem revo uma vez por ano, se fizerem, é como ficar fazendo revo num território do tamanho do Estado do Rio, não precisa. Quando o Gripen for vendido para um país de verdade, e não para nanicos aí vamos ver, as tais qualidade de pousar em rodovias, vamos fazer os Gripen usar uma aqui perto de Niterói, ela está nos trinques, parace com a superfície Lunar! :twisted: :mrgreen:

[]´s
O Rafale está perdendo todas as concorrências, só deve ganhar a de um "grande" país chamado Líbia.... :twisted:

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#5397 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Abr 25, 2009 7:48 pm

trabuco escreveu:
PRick escreveu: Tais brincando, isso aí nem países são, fazem revo uma vez por ano, se fizerem, é como ficar fazendo revo num território do tamanho do Estado do Rio, não precisa. Quando o Gripen for vendido para um país de verdade, e não para nanicos aí vamos ver, as tais qualidade de pousar em rodovias, vamos fazer os Gripen usar uma aqui perto de Niterói, ela está nos trinques, parace com a superfície Lunar! :twisted: :mrgreen:

[]´s
O Rafale está perdendo todas as concorrências, só deve ganhar a de um "grande" país chamado Líbia.... :twisted:
Cuidado eim!!

Muito cuidado. Os russos JÁ estão farejando oportunidades por lá. Pode ser que nem essa o Rafa leve.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#5398 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 25, 2009 8:44 pm

Porra, mas colocar um BM na frente dum Rafale é esculacho. 8-]

E este Kfir tá bonito hein? :D

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#5399 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 25, 2009 9:29 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Enlil
Sênior
Sênior

#5400 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 9:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Porra, mas colocar um BM na frente dum Rafale é esculacho. 8-]

E este Kfir tá bonito hein? :D
Os C7 do inventário da FAC serão convertidos para o padrão C10, fora os q serão recebidos da reserva da IAF... pro nosso contexto até q dá um caldo...

Responder